Page 3 of 12 FirstFirst 1234567 ... LastLast
Results 21 to 30 of 112

Thread: Brasileiros do fórum: Qual é sua ascendência?

  1. #21
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    3 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Palmeirista View Post
    o Curupira se eu não estiver errado é totalmente colonial.
    Quase totalmente, tenho um tataravô alemão também. Ou seja, 31/32 colonial. Em alguns ramos da minha família em que pude ir mais longe atrás, descobri antepassados relacionados às famílias bandeirantes. Em Minas Gerais, foram eles quem descobriram o ouro. Mas aí logo chegaram os portugueses, que normalmente se casavam com as filhas dos bandeirantes. A minha ancestralidade é basicamente isso: bandeirantes e portugueses que foram para Minas Gerais no século XVIII. Mas o Brasil é todo aparentado porque a maior parte dos portugueses era do Minho ou dos Açores, e como os Açores têm uma população pequena, e que emigra muito, isso acentua mais ainda o parentesco. Portugal possui uma população menor do que Espanha, o Reino Unido ou a França. Sem contar que os troncos bandeirantes espalharam-se pelo país todo. Eu sinto-me parente de todos os brasileiros, à exceção daqueles que são totalmente japoneses, libaneses, alemães ou italianos.

    Eu tinha aberto esse tópico aqui que ilustra muito bem o que quis dizer, voltando ao início do Brasil:
    http://www.theapricity.com/forum/sho...your-ancestors
    Last edited by curupira; 10-08-2016 at 11:56 PM.

  2. #22
    Best polo player on TA meninodeengenho's Avatar
    Join Date
    Aug 2016
    Last Online
    02-08-2017 @ 01:00 AM
    Location
    Brasília
    Meta-Ethnicity
    Brazilian
    Ethnicity
    Black Brazilian
    Ancestry
    West African, some Portuguese
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Congoid
    Gender
    Posts
    1,826
    Thumbs Up
    Received: 1,583
    Given: 831

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    Quase totalmente, tenho um tataravô alemão também. Ou seja, 31/32 colonial. Em alguns ramos da minha família em que pude ir mais longe atrás, descobri antepassados relacionados às famílias bandeirantes. Em Minas Gerais, foram eles quem descobriram o ouro. Mas aí logo chegaram os portugueses, que normalmente se casavam com as filhas dos bandeirantes. A minha ancestralidade é basicamente isso: bandeirantes e portugueses que foram para Minas Gerais no século XVIII. Mas o Brasil é todo aparentado porque o colonizador, Portugal, possui uma população menor do que as ilhas britânicas então. A maior parte dos portugueses eram do Minho ou dos Açores, e como os Açores têm uma população pequena, e que emigra muito, isso acentua mais ainda o parentesco. Sem contar que os troncos bandeirantes espalharam-se pelo país todo. Eu basicamente sinto-me parente de todos os brasileiros, à exceção daqueles que são totalmente japoneses, libaneses, alemães ou italianos.
    Bah, primo.
    A maioria dos primeiros colonizadores do Nordeste eram do Minho, Trás-os-Montes e Açores. No Maranhão, os primeiros colonizadores eram açorianos. E devo ressaltar que vários colonizadores eram parentes entre si. Meu primeiro antepassado aqui no Brasil, era um fidalgo de província minhoto, que era parente de praticamente todos os outros colonizadores. E o parentesco ainda foi ressaltado por causa que os filhos deles acabaram por se casar entre si.
    Brasília, a capital da esperança

  3. #23
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by meninodeengenho View Post
    Bah, primo. A maioria dos primeiros colonizadores do Nordeste eram do Minho, Trás-os-Montes e Açores. No Maranhão, os primeiros colonizadores eram açorianos. E devo ressaltar que vários colonizadores eram parentes entre si. Meu primeiro antepassado aqui no Brasil, era um fidalgo de província minhoto, que era parente de praticamente todos os outros colonizadores. E o parentesco ainda foi ressaltado por causa que os filhos deles acabaram por se casar entre si.
    É verdade, primo. Os açorianos foram muito importantes no Maranhão, no Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Minho tendia a exportar mais gente porque é e sempre foi a região mais densamente povoada de Portugal. O Algarve foi o que menos mandou portugueses. Em Pernambuco também houve uma contribuição da Madeira, onde já havia se iniciado o cultivo da cana antes mesmo da descoberta do Brasil.

  4. #24
    Banned Spyy's Avatar
    Join Date
    Aug 2016
    Last Online
    03-16-2019 @ 11:11 PM
    Ethnicity
    .
    Country
    Bhutan
    Gender
    Posts
    1,703
    Thumbs Up
    Received: 1,839
    Given: 1,251

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    Quase totalmente, tenho um tataravô alemão também. Ou seja, 31/32 colonial. Em alguns ramos da minha família em que pude ir mais longe atrás, descobri antepassados relacionados às famílias bandeirantes. Em Minas Gerais, foram eles quem descobriram o ouro. Mas aí logo chegaram os portugueses, que normalmente se casavam com as filhas dos bandeirantes. A minha ancestralidade é basicamente isso: bandeirantes e portugueses que foram para Minas Gerais no século XVIII. Mas o Brasil é todo aparentado porque o colonizador, Portugal, possui uma população menor do que as ilhas britânicas então. A maior parte dos portugueses eram do Minho ou dos Açores, e como os Açores têm uma população pequena, e que emigra muito, isso acentua mais ainda o parentesco. Sem contar que os troncos bandeirantes espalharam-se pelo país todo. Eu basicamente sinto-me parente de todos os brasileiros, à exceção daqueles que são totalmente japoneses, libaneses, alemães ou italianos.

    Eu tinha aberto esse tópico aqui que ilustra muito bem o que quis dizer, voltando ao início do Brasil:
    http://www.theapricity.com/forum/sho...your-ancestors
    Eu vi nos registros dos meus avós que meu bisavós eram de Minas Gerais, eu também suspeitava que eles vieram durante o Ciclo do Ouro no século XVIII, talvez até sejamos parentes de longo grau, eu não estou com os papéis comigo agora, mas tenho eles guardados na casa da minha avó, onde está escrito os nomes e sobrenomes dos meus bisavós e tataravós, todos com sobrenomes portugueses como Alves, Batista, Jesus, Carmo (esse aqui parece ser um patronímico), Ribeiro, entre outros, esses são os que lembro agora, mas não lembro de ter visto nenhum Silva.

    Agora nome não muda muito não, são todos Joãos e Marias hahaha

  5. #25
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Palmeirista View Post
    Eu vi nos registros dos meus avós, que meu bisavós eram de Minas Gerais, eu também suspeitava que eles vieram durante o Ciclo do Ouro no século XVIII, talvez até sejamos parentes de longo grau, eu não estou com os papéis comigo agora, mas tenho eles guardados na casa da minha avó, onde está escrito os nomes e sobrenomes dos meus bisavós e tataravós, todos com sobrenomes portugueses como Alves, Batista, Jesus, Carmo, Ribeiro, entre outros, esses são os que lembro agora.Agora nome não muda muito não, são todos Joãos e Marias hahaha
    Até 1920, Minas Gerais tinha a maior população do Brasil, é muito comum ancestralidade mineira em São Paulo, Rio de Janeiro ou no Centro Oeste do Brasil (Goiás, Mato Grosso, por exemplo). A comarca mais importante de Minas Gerais no período do ouro era a de São João del Rei. Vários brasileiros têm ancestralidade desse período, só para citar: João Figueiredo, o cronista dos bandeirantes Taunay, o ator Tarcísio Meira, a atriz e socialite Guilhermina Guinle, etc.

  6. #26
    Best polo player on TA meninodeengenho's Avatar
    Join Date
    Aug 2016
    Last Online
    02-08-2017 @ 01:00 AM
    Location
    Brasília
    Meta-Ethnicity
    Brazilian
    Ethnicity
    Black Brazilian
    Ancestry
    West African, some Portuguese
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Congoid
    Gender
    Posts
    1,826
    Thumbs Up
    Received: 1,583
    Given: 831

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    É verdade, primo. Os açorianos foram muito importantes no Maranhão, no Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Minho tendia a exportar mais gente porque é e sempre foi a região mais densamente povoada de Portugal. O Algarve foi o que menos mandou portugueses. Em Pernambuco também houve uma contribuição da Madeira, onde já havia se iniciado o cultivo da cana antes mesmo da descoberta do Brasil.
    Tinha esquecido dos madeirenses no Pernambuco. Eu mesmo tenho alguns antepassados de Madeira. Porém a contribuição deles não foi tão importante quanto a minhota e açoriana.
    Sim, o Pará tem uma história de colonização parecida com o Maranhão. Ambos foram só uma entidade até XVIII.
    Brasília, a capital da esperança

  7. #27
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by meninodeengenho View Post
    Tinha esquecido dos madeirenses no Pernambuco. Eu mesmo tenho alguns antepassados de Madeira. Porém a contribuição deles não foi tão importante quanto a minhota e açoriana. Sim, o Pará tem uma história de colonização parecida com o Maranhão. Ambos foram só uma entidade até XVIII.
    Eu gosto muito de ler sobre a história e genealogia do Nordeste. O Gilberto Freyre é muito divertido. Li também o Moniz Bandeira, que escreveu sobre a Casa da Torre, além de vários outros autores, inclusive sobre o Maranhão. Eu tinha até aberto um tópico sobre eles, os Senhores de Engenho (falta só acrescentar o João Doria lá!), parece que ele até sumiu do fórum.

    Ops, achei: http://www.theapricity.com/forum/sho...east-Brazil%29

  8. #28
    Best polo player on TA meninodeengenho's Avatar
    Join Date
    Aug 2016
    Last Online
    02-08-2017 @ 01:00 AM
    Location
    Brasília
    Meta-Ethnicity
    Brazilian
    Ethnicity
    Black Brazilian
    Ancestry
    West African, some Portuguese
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Congoid
    Gender
    Posts
    1,826
    Thumbs Up
    Received: 1,583
    Given: 831

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    Eu gosto muito de ler sobre a história e genealogia do Nordeste. O Gilberto Freyre é muito divertido. Li também o Moniz Bandeira, que escreveu sobre a Casa da Torre, além de vários outros autores, inclusive sobre o Maranhão. Eu tinha até aberto um tópico sobre eles, os Senhores de Engenho (falta só acrescentar o João Doria lá!), parece que ele até sumiu do fórum.

    Edit. Achei: http://www.theapricity.com/forum/sho...east-Brazil%29
    O Moniz Bandeira é meu parente. E eu descendo de senhores de engenhos pelo meu lado paterno, meu pai até nasceu em um engenho. E concordo, a genealogia e história nordestinas são interessantes. Me interessa especialmente a Bahia e o Pernambuco. Ambos tem histórias muito interessantes e suas genealogias são ricamente documentadas.
    Brasília, a capital da esperança

  9. #29
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by meninodeengenho View Post
    O Moniz Bandeira é meu parente. E eu descendo de senhores de engenhos pelo meu lado paterno, meu pai até nasceu em um engenho. E concordo, a genealogia e história nordestinas são interessantes. Me interessa especialmente a Bahia e o Pernambuco. Ambos tem histórias muito interessantes e suas genealogias são ricamente documentadas.
    O Moniz Bandeira escreveu muitos livros bons também sobre relações internacionais. Mas o livro dele sobre a Casa da Torre cobre toda a história dessa interessante propriedade rural do Brasil, desde a chegada de Diogo Alvares, o Caramuru, até a extinção do morgado. Tenho o livro do Francisco Doria sobre o assunto também.
    Last edited by curupira; 10-10-2016 at 12:02 AM.

  10. #30
    Banned
    Join Date
    Aug 2016
    Last Online
    09-16-2019 @ 02:30 AM
    Ethnicity
    ...
    Ancestry
    Spain,Portugal,France and Native
    Country
    Iceland
    Age
    21
    Gender
    Posts
    2,471
    Thumbs Up
    Received: 1,816
    Given: 1,754

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    É verdade, primo. Os açorianos foram muito importantes no Maranhão, no Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Minho tendia a exportar mais gente porque é e sempre foi a região mais densamente povoada de Portugal. O Algarve foi o que menos mandou portugueses. Em Pernambuco também houve uma contribuição da Madeira, onde já havia se iniciado o cultivo da cana antes mesmo da descoberta do Brasil.
    Portugueses de quais regiões que povoaram os Açores?

Page 3 of 12 FirstFirst 1234567 ... LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 153
    Last Post: 07-14-2023, 12:04 PM
  2. Qual é o país mais próximo culturalmente do Brasil?
    By meninodeengenho in forum Brazil
    Replies: 214
    Last Post: 02-22-2023, 10:54 PM
  3. Replies: 148
    Last Post: 04-13-2021, 12:39 PM
  4. Replies: 317
    Last Post: 04-26-2019, 07:27 PM
  5. Replies: 13
    Last Post: 10-04-2016, 10:50 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •