PDA

View Full Version : Quais imigrantes e ascendência é mais superestimada pelos brasileiros de forma geral?



Pages : [1] 2 3 4

Tobi
01-30-2015, 12:27 PM
E os mais subestimados?

SupaThug
01-30-2015, 12:29 PM
Mais subestimados: Disputa dura entre portugueses e espanhóis,não tenho certeza
Mais superestimados:Alemães

Thread muito inteligente cara!

Tobi
01-30-2015, 12:36 PM
Mais subestimados: Disputa dura entre portugueses e espanhóis,não tenho certeza
Mais superestimados:Alemães

Thread muito inteligente cara!

Eu ainda acho que os espanhóis ganham nessa. Eles desembarcaram em número considerável por aqui, mas ninguém nem fala da presença e influência deles. Os portugueses ainda são bem citados em diversos aspectos.

curupira
01-30-2015, 12:45 PM
Eu aceito todos. Haitianos, senegaleses, bolivianos, paraguaios, etc. :thumb001: Agora, historicamente, no Brasil, os italianos e os alemães foram mais "prestigiados". No Brasil chegaram muito mais espanhóis do que alemães, por exemplo, e quase não se fala sobre eles. Foram imigrantes como os demais. Chegaram quase 800 mil espanhóis, um número mais do que o dobro maior do que o de alemães, a terceira maior diáspora espanhola após a independência dos países da América Latina (atrás somente de Cuba e da Argentina). E nada de se falar a esse respeito.

SupaThug
01-30-2015, 12:49 PM
Eu ainda acho que os espanhóis ganham nessa. Eles desembarcaram em número considerável por aqui, mas ninguém nem fala da presença e influência deles. Os portugueses ainda são bem citados em diversos aspectos.

Eu tenho a impressão que depende do estado que estamos falando!Aqui em SP,os espanhóis são definitivamente os mais subestimados,as pessoas exageram um pouco o impacto que os italianos tiveram aqui e esquecem os outros imigrantes um pouco(com exceção dos japoneses).Mas no Brasil com um todo o impacto que os colonizadores portugueses tiveram na população é enorme e pouco falado...

SupaThug
01-30-2015, 12:51 PM
Eu aceito todos. Haitianos, senegaleses, bolivianos, paraguaios, etc. :thumb001: Agora, historicamente, no Brasil, os italianos e os alemães foram mais "prestigiados". No Brasil chegaram muito mais espanhóis do que alemães, por exemplo, e quase não se fala sobre eles. Foram imigrantes como os demais. Chegaram quase 800 mil espanhóis, um número mais do que o dobro maior do que o de alemães, a terceira maior diáspora espanhola após a independência dos países da América Latina (atrás somente de Cuba e da Argentina). E nada de se falar a esse respeito.

Aqui em SP então,só se fala de italianos...é chocante ver como os espanhóis(e portugueses em menor grau) são ignorados pela população em geral...Não entendo isso!

curupira
01-30-2015, 12:53 PM
Aqui em SP então,só se fala de italianos...é chocante ver como os espanhóis(e portugueses em menor grau) são ignorados pela população em geral...Não entendo isso!

Eu também acho. E o chocante é que a grande maioria dos imigrantes espanhóis se estabeleceu em São Paulo. E sem entrar ainda que algumas das mais importantes famílias do período colonial de São Paulo, que deixaram milhões de descendentes no Brasil inteiro, como Godoy, Camargo, Bueno, Bonilha, etc, são oriundas de espanhóis que se estabeleceram no período colonial.

Tobi
01-30-2015, 12:54 PM
Eu aceito todos. Haitianos, senegaleses, bolivianos, paraguaios, etc. :thumb001: Agora, historicamente, no Brasil, os italianos e os alemães foram mais "prestigiados". No Brasil chegaram muito mais espanhóis do que alemães, por exemplo, e quase não se fala sobre eles. Foram imigrantes como os demais. Chegaram quase 800 mil espanhóis, um número mais do que o dobro maior do que o de alemães, a terceira maior diáspora espanhola após a independência dos países da América Latina (atrás somente de Cuba e da Argentina). E nada se falar a esse respeito.


Falando apenas historicamente. Os italianos ainda são mais superestimados que alemães, na minha pífia opinião. Ao lado do sítio do meu avô há uma colonia italiana (Venetianos), a maioria deles ainda vivem em casa de tábuas, casam-se entre família apenas (para manter a pureza, só nessa atual geração que começaram a se misturar) e vivem de agricultura de subsistência. Não entendo como essas pessoas podem ter contribuído imensamente para a cultura e história do Brasil como a mídia exalta.

Mas eles são pessoas legais, eu gosto deles. Os pais da minha atual namorada são de lá, eu a conheci numa festa nessa colonia. :thumb001:

curupira
01-30-2015, 12:56 PM
Os italianos ainda são mais superestimados que alemães, na minha pífia opinião. Ao lado do sítio do meu avô há uma colonia italiana (Venetianos), a maioria deles ainda vivem em casa de tábuas, casam-se entre família apenas (para manter a pureza, só nessa atual geração que começaram a se misturar) e vivem de agricultura de subsistência. Não entendo como essas pessoas podem ter contribuído imensamente para a cultura e história do Brasil como a mídia exalta

E haja novela, haja ator imitando sotaque e maneirismos de italiano... eu também acho que os italianos são bem mais valorizados que os alemães, e sem dúvida mais que todos os outros grupos imigrantes.

Tobi
01-30-2015, 01:02 PM
Aqui em SP então,só se fala de italianos...é chocante ver como os espanhóis(e portugueses em menor grau) são ignorados pela população em geral...Não entendo isso!

Sim, varia. Aqui no Paraná há uma grande exaltação dos eslavos, por exemplo, dão uma ênfase incrível aos poloneses, sendo que se pode contar nos dedos de uma mão as famílias com origem polonesa na minha região.

curupira
01-30-2015, 01:10 PM
Quanto aos portugueses, acho mais razoável, já que houve uma relação colonial, e é assim, em grande parte, ainda dentro desses parâmetros, que Portugal e os portugueses se relacionam conosco. Também há a questão dos africanos, o tráfico, 4 séculos de escravidão, assim como a dos indígenas, ocupação da terra, "administração", etc. São questões no mínimo controversas e sujeitas a serem olhadas de vários ângulos. Melhor ficar omisso, quanto a eles, então, pelo menos quanto às grandes redes de comunicação. Com os italianos a relação é após a independência do Brasil, então não há nenhum viés colonial. Falo isso como pessoa cujo componente ancestral maior - de longe - é português. Eu já viajei na Europa bastante, e posso dizer que os italianos são os mais simpáticos com o Brasil, no geral. Não tenho problemas com a promoção dos italianos. Só acho que, até para não distorcer o Brasil, os outros grupos deveriam ter mais destaque. Muita gente nem sabe que os espanhóis tiveram impacto numérico maior do que os alemães, por exemplo.

SupaThug
01-30-2015, 01:17 PM
Quanto aos portugueses, acho mais razoável, já que houve uma relação colonial, e é assim, em grande parte, ainda dentro desses parâmetros, que Portugal e os portugueses se relacionam conosco. Também há a questão dos africanos, o tráfico, 4 séculos de escravidão, assim como a dos indígenas, ocupação da terra, "administração", etc. São questões no mínimo controversas e sujeitas a serem olhadas de vários ângulos. Melhor ficar omisso, quanto a eles, então, pelo menos quanto às grandes redes de comunicação. Com os italianos a relação é após a independência do Brasil, então não há nenhum viés colonial. Falo isso como pessoa cujo componente ancestral maior - de longe - é português. Eu já viajei na Europa bastante, e posso dizer que os italianos são os mais simpáticos com o Brasil, no geral. Não tenho problemas com a promoção dos italianos. Só acho que, até para não distorcer o Brasil, os outros grupos deveriam ter mais destaque. Muita gente nem sabe que os espanhóis tiveram impacto numérico maior do que os alemães, por exemplo.

Tenho a impressão que tudo que é colonial e europeu(majoritariamente português) tende a ser ignorado...O impacto genético e cultural que os portugueses tiveram é na minha opinião o mais subestimado no Brasil em geral!Encontra-se a marca dos lusos em praticamente qualquer canto desse país.

Tobi
01-30-2015, 01:19 PM
Quanto aos portugueses, acho mais razoável, já que houve uma relação colonial, e é assim, em grande parte, ainda dentro desses parâmetros, que Portugal e os portugueses se relacionam conosco. Também há a questão dos africanos, o tráfico, 4 séculos de escravidão, assim como a dos indígenas, ocupação da terra, "administração", etc. São questões no mínimo controversas e sujeitas a serem olhadas de vários ângulos. Melhor ficar omisso, quanto a eles, então, pelo menos quanto às grandes redes de comunicação. Com os italianos a relação é após a independência do Brasil, então não há nenhum viés colonial. Falo isso como pessoa cujo componente ancestral maior - de longe - é português. Eu já viajei na Europa bastante, e posso dizer que os italianos são os mais simpáticos com o Brasil, no geral. Não tenho problemas com a promoção dos italianos. Só acho que, até para não distorcer o Brasil, os outros grupos deveriam ter mais destaque. Muita gente nem sabe que os espanhóis tiveram impacto numérico maior do que os alemães, por exemplo.

Talvez a lusofobia desenvolvida por parte da população brasileira durante os séculos XIX e XX seja a maior culpada por essa "ocultação" da presença ibérica e exaltação de povos não-ibéricos no Brasil. O colonizador português acabou sendo transformado em vilão.

curupira
01-30-2015, 01:24 PM
^ Um outro fator é que no geral os portugueses e espanhóis se assimilam bem. Italianos que falavam línguas diferentes e mais ainda os alemães tendiam a estabelecer comunidades mais ou menos isoladas, o que nunca aconteceu no caso dos portugueses e também não no caso dos espanhóis.

Fraga
01-30-2015, 01:29 PM
Eu ainda acho que os espanhóis ganham nessa. Eles desembarcaram em número considerável por aqui, mas ninguém nem fala da presença e influência deles. Os portugueses ainda são bem citados em diversos aspectos.

Acho que os espanhois "ganham" por pouca citação, mas os portugueses na minha opinião são os mais subestimados pois, ao menos aqui no sul, dizer que é de origem portuguesa o ditado é: "sou pelo duro", ou necessariamente misturado... é como que ser de origem portuguesa fosse algo sem história, algo comum demais pra ser citado. Enquanto os que dizem: sou de origem italiana, sou de origem alemã, tem muito mais "appeal". Na realidade o que falta é estudo, principalmente de história pras pessoas...

SupaThug
01-30-2015, 01:31 PM
Acho que os espanhois "ganham" por pouca citação, mas os portugueses na minha opinião são os mais subestimados pois, ao menos aqui no sul, dizer que é de origem portuguesa o ditado é: "sou pelo duro", ou necessariamente misturado... é como que ser de origem portuguesa fosse algo sem história, algo comum demais pra ser citado. Enquanto os que dizem: sou de origem italiana, sou de origem alemã, tem muito mais "appeal". Na realidade o que falta é estudo, principalmente de história pras pessoas...

O brasileiro em geral é ignorante sobre Portugal e os portugueses!No Brasil,nada tem mais história do que ser descendente de portugueses,tenho orgulho de ter ascendência portuguesa.Essa história de eles serem misturados,pura balela!

Tobi
01-30-2015, 01:35 PM
Acho que os espanhois "ganham" por pouca citação, mas os portugueses na minha opinião são os mais subestimados pois, ao menos aqui no sul, dizer que é de origem portuguesa o ditado é: "sou pelo duro", ou necessariamente misturado... é como que ser de origem portuguesa fosse algo sem história, algo comum demais pra ser citado. Enquanto os que dizem: sou de origem italiana, sou de origem alemã, tem muito mais "appeal". Na realidade o que falta é estudo, principalmente de história pras pessoas...

Eu também creio que sim, eles passam longe até das aulas de história.

Concordo plenamente, eles são de longe os mais subestimados. Ter ascendência portuguesa é ser "comum e sem graça" demais aqui onde vivo também. Quanto ao ditado do pelo duro, eu já ouvi muita gente também dizendo que os portugueses não são realmente europeus... lol É uma ignorância de dar vontade de chorar.

Fraga
01-30-2015, 01:37 PM
Aqui em SP então,só se fala de italianos...é chocante ver como os espanhóis(e portugueses em menor grau) são ignorados pela população em geral...Não entendo isso!

E o que acho mais "triste" disso é a questão dos sobrenomes. Quem tem sobrenomes portugueses parece algo sem história, parece que a pessoa não tem "origem". Infelizmente, se todos fizessem uma busca profunda de sua genealogia, descobriria histórias muitas vezes mais bonitas que a dos imigrantes mais recentes como os italianos por exemplo. Tenho a história toda da minha família vinda dos Açores e inclusive há um livro, com o meu ramo familiar lá descrito. É realmente algo que muitos não tem a oportunidade, mas que muitos certamente teriam se fosse mais valorizada a colonização portuguesa e ibérica de uma forma geral aqui no Brasil. O que parece acontecer também, ao meu ver, é que há um certo recentimento no consciente coletivo de todos os brasileiros, e reforçado pelas escolas, de que os portugueses vieram pra explorar o brasil, e os índios e negros coitados foram explorados. Apesar de ser verdade, não é esta a única visão, afinal, a história do mundo SEMPRE foi de povos conquistando outros, e subjugando os conquistados. Índios foram conquisatados, tribos de negros foram conquistadas e vendidas por outras tribos de negros para os portugueses, era assim que o mundo funcionava. Talvez coisas que hoje são normais vão virar algo "horrível" num futuro...

Tobi
01-30-2015, 01:52 PM
E o que acho mais "triste" disso é a questão dos sobrenomes. Quem tem sobrenomes portugueses parece algo sem história, parece que a pessoa não tem "origem". Infelizmente, se todos fizessem uma busca profunda de sua genealogia, descobriria histórias muitas vezes mais bonitas que a dos imigrantes mais recentes como os italianos por exemplo. Tenho a história toda da minha família vinda dos Açores e inclusive há um livro, com o meu ramo familiar lá descrito. É realmente algo que muitos não tem a oportunidade, mas que muitos certamente teriam se fosse mais valorizada a colonização portuguesa e ibérica de uma forma geral aqui no Brasil. O que parece acontecer também, ao meu ver, é que há um certo recentimento no consciente coletivo de todos os brasileiros, e reforçado pelas escolas, de que os portugueses vieram pra explorar o brasil, e os índios e negros coitados foram explorados. Apesar de ser verdade, não é esta a única visão, afinal, a história do mundo SEMPRE foi de povos conquistando outros, e subjugando os conquistados. Índios foram conquisatados, tribos de negros foram conquistadas e vendidas por outras tribos de negros para os portugueses, era assim que o mundo funcionava. Talvez coisas que hoje são normais vão virar algo "horrível" num futuro...

Lusos brasileiros são a nobreza dessa joça, Hahaha

Eu concordo com tudo que você escreveu. Talvez algum dia veremos uma maior explanação da colonização e influência portuguesa sobre o nosso país. As pessoas se esquecem de que os italianos, alemães, eslavos e etc que aqui chegaram foram assimilados com o passar do tempo em um matriz cultural que já existia: a luso-brasileira e não o contrário.

curupira
01-30-2015, 01:56 PM
Eu concordo com tudo isso que falou, mas há vários outros lados da questão, também, por assim dizer. Há um aspecto que você talvez não conheça, e a maior parte dos brasileiros não. O forte sentimento anti-brasileiro em Portugal, que é maior até, eu diria, do que o sentimento negativo que eles têm com relação a Cabo Verde e Angola, por exemplo. Brasileiros são os mais maltratados em Portugal, e o retrato do Brasil, nas redes de comunicação portuguesa, é, no geral, negativo. Não há como negar que os italianos são mais simpáticos aos brasileiros, de longe, do que os portugueses, que estão, facilmente, entre os mais hostis a nós (e já pude constatar isso pessoalmente inclusive no Brasil mas também no exterior; e por isso mesmo não fui nem irei a Portugal).

Concordo que no Brasil as ancestralidades italiana e alemã são privilegiadas, em detrimento da portuguesa. Vejo isso fácil no meu círculo de relacionamentos. Mas há outras razões por trás disso. No período colonial, os brasileiros de origem portuguesa eram maltratados e não tinham condições de ascender no aparato estatal por terem nascido no Brasil. Então há um longo ressentimento aí, e uma história difícil e complicada. Minha ancestralidade, por exemplo, é quase toda portuguesa, mas meus avós nunca falaram em portugueses, e sempre mudaram a conversa quando o assunto era antepassados. Não fossem as minhas próprias pesquisas, testes de DNA, não saberia que minha ancestralidade é quase toda portuguesa. Já o único antepassado alemão que tenho, um tataravô, é super mencionado no meu círculo familiar paterno. Tenho tio que aprendeu alemão, outros que buscaram os documentos dele, etc.

Esses textos aqui mostram a tensão no período colonial, mas eu poderia incluir outros.

Essa narrativa de Bento Furtado Fernandes de Mendonça é muito clara sobre as tensões que existiam (e se projetaram depois). Ele era filho do descobridor de riquezas minerais Salvador Furtado Fernandes de Mendonça, de Taubaté:


Relato clássico dos descobrimentos das Minas Gerais, a "Notícia dos primeiros descobridores das primeiras minas de ouro pertencentes a estas Minas Gerais, pessoas mais assinaladas nestas empresas e dos mais memoráveis casos acontecidos desde os seus princípios", escrita pelo "coronel das três vilas", Bento Furtado Fernandes de Mendonça, falecido em 1765, e filho de um dos mais notáveis bandeirantes dos primeiros anos das minas: Salvador Fernandes Furtado. Esse relato faz menção à Guerra dos Emboabas e permite inferir o estado de espírito daquela época:

"Correndo os tempos em 1709 para 1710 houve o pernicioso levantamento de que em seu lugar daremos notícia dos ingratos filhos da Europa contra os famosos descobridores destes haveres, para remédio de tantos desválidos Europeus, e contra os Paulistas, não menos empregados nos mesmos descobrimentos e benefícios aos mesmos ingratos; nome este de paulistas odioso entre aqueles, que não os puderam imitar, nem deixar de receber destes favores, que os constituíram ingratos; próprias ações a que a arroja a inveja, em que não permanecem merecimentos e sobra a ambição de senhorear o alheio por meios violentos, ou mesmo razoáveis [...] Neste estado se achavam as Minas correspondendo o rendimento ao custoso trabalho dos mineiros com rendosas conveniências, aumentando, de cada vez mais, o concurso dos negócios e do povo, e do povo de várias partes, e maiormente filhos de Portugal, entre os quais vieram muitos que sendo mais ardiolosos para o negócio quiseram inventar contratos de vários gêneros para mais depressa, e com menos trabalho encherem as medidas, a que aspiravam da incansável ambição, como foi um religioso Trino, cujo nome não faltará quem diga com outro religioso, o chamado Frei Conrado, que atravessaram os negociantes antes de entarem nas Minas [...] Defenderam os paulistas, e alguns dos mais bem intencionados Reinóis, que o não conseguissem; motivos estes, por que foram concebendo um ódio mortal aqueles ambiciosos a estes defensores do bem público, e geral de todos os habitantes, que queriam, fossem oprimidos com tão pernicioso enredo de ambição. Fomentou este ódio com mais rigor o poder, e respeito, que os paulistas lograriam como pessoas principais, e fundadoras as povoações e aumentadas em riquezas e venerações dos favorecidos: coisas que aumentam a inveja, e confirmam o mais fino, e inveterado ódio. Não há dúvida de que muitos Paulistas, observavam pacíficos, humanados ao bom trato, e favor dos Reinóis, recolhendo-os em suas companhias, favorecendo-os em tudo, e aumentado-os dos baixos princípios, com que às Minas chegavam. Havia contudo alguns Paulistas que levados da sua soberania de respeito queriam tributos de adorações, como era sobre todos Jerônimo Pedroso de Barros, como foi notório, e seu irmão Valentim Pedroso de Barros, suposto este por elevados brios, e caprichos do príncipe, que de maldade".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
Relatos Sertanistas, Afonso de E. Taunay, Ed. da Universidade de São Paulo

Assim é que Pedro Taques de Almeida Paes Leme descreveu Domingos Rodrigues do Prado, um luso-brasileiro importante no período colonial, que foi maltratado e reagiu, mandando bala no insolente militar:


Pedro Taques de Almeida Paes Leme conta que, tendo feito assento em uma fazenda no sítio além do rio Parnaíba (na estrada geral que ligava Goiás a São Paulo) um capitão de infantaria Português com a sua companhia de 50 soldados infantes do presídio da vila de Santos, sendo ele arrogante por natureza e oposto por inclinação aos filhos do Brasil, descomediu-se nas palavras de tratamento com Domingos Rodrigues do Prado sobre não ter este as farinhas prontas para o fornecimento do pão à infantaria, não admitindo o motivo que Prado lhe deu na ocasião de que não tinha as tais farinhas prontas, mas que elas seriam feitas com toda a presteza, já que não tinha sido avisado de nada. O tal capitão, tomado de um furor fanático, se alterou em vozes e destratou Domingos Rodrigues do Prado. Embora tenha inicialmente tolerado as primeiras injúrias, Domingos Rodrigues do Prado não suportou a arrogância do capitão, e a isso se seguiu uma troca de vozes alteradas. Então o filho de Domingos Rodrigues do Prado disparou uma arma de fogo e matou o capitão Português, o qual caiu morto em seguida. Neste sítio o capitão foi enterrado, com geral sentimento dos seus comandados, os quais confessaram publicamente que o tal capitão procurou o seu destino. Os soldados foram então prontamente atendidos por Domingos Rodrigues do Prado. "A verdade é que seus soldados reconheceram o despotismo do seu capitão para a fatalidade da sua morte, que não foi pensada do agressor dela; e quando contra os merecimentos da razão quisesse tomar despique o dito sargento, já não tinha partido algum contra as forças de Domingos Rodrigues do Prado, que, percebendo o mais mínimo movimento, certamente seria aquela fazenda não Tróia abrasada, mas abrasadora; porque dos 50 soldados não escaparia um só ao ferro de Domingos Rodrigues; e sobretudo nem a companhia vinha fornecida de pólvora e bala para em corpo de batalha cercar a fazenda".Domingos Rodrigues do Prado faleceu em 1738.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Rodrigues_do_Prado

Não se pode deixar de mencionar, também, que a exaltação do elemento português imediatamente coloca a questão africana e indígena. Os mais africanos e indígenas tendem a ter ressentimento, também, compreensivelmente. É só você se colocar no lugar deles para entender isso.




E o que acho mais "triste" disso é a questão dos sobrenomes. Quem tem sobrenomes portugueses parece algo sem história, parece que a pessoa não tem "origem". Infelizmente, se todos fizessem uma busca profunda de sua genealogia, descobriria histórias muitas vezes mais bonitas que a dos imigrantes mais recentes como os italianos por exemplo. Tenho a história toda da minha família vinda dos Açores e inclusive há um livro, com o meu ramo familiar lá descrito. É realmente algo que muitos não tem a oportunidade, mas que muitos certamente teriam se fosse mais valorizada a colonização portuguesa e ibérica de uma forma geral aqui no Brasil. O que parece acontecer também, ao meu ver, é que há um certo recentimento no consciente coletivo de todos os brasileiros, e reforçado pelas escolas, de que os portugueses vieram pra explorar o brasil, e os índios e negros coitados foram explorados. Apesar de ser verdade, não é esta a única visão, afinal, a história do mundo SEMPRE foi de povos conquistando outros, e subjugando os conquistados. Índios foram conquisatados, tribos de negros foram conquistadas e vendidas por outras tribos de negros para os portugueses, era assim que o mundo funcionava. Talvez coisas que hoje são normais vão virar algo "horrível" num futuro...

SupaThug
01-30-2015, 02:04 PM
Eu concordo com tudo isso que falou, mas há vários outros lados da questão, também, por assim dizer. Há um aspecto que você talvez não conheça, e a maior parte dos brasileiros não. O forte sentimento anti-brasileiro em Portugal, que é maior até, eu diria, do que o sentimento negativo que eles têm com relação a Cabo Verde e Angola, por exemplo. Brasileiros são os mais maltratados em Portugal, e o retrato do Brasil, nas redes de comunicação portuguesa, é, no geral, negativo. Não há como negar que os italianos são mais simpáticos aos brasileiros, de longe, do que os portugueses, que estão, facilmente, entre os mais hostis a nós (e já pude constatar isso pessoalmente inclusive no Brasil mas também no exterior; e por isso mesmo não fui nem irei a Portugal).

Concordo que no Brasil as ancestralidades italiana e alemã são privilegiadas, em detrimento da portuguesa. Vejo isso fácil no meu círculo de relacionamentos. Mas há outras razões por trás disso. No período colonial, os brasileiros de origem portuguesa eram maltratados e não tinham condições de ascender no aparato estatal por terem nascido no Brasil. Então há um longo ressentimento aí, e uma história difícil e complicada. Minha ancestralidade, por exemplo, é quase toda portuguesa, mas meus avós nunca falaram em portugueses, e sempre mudaram a conversa quando o assunto era antepassados. Não fossem as minhas próprias pesquisas, teste de DNA, não saberia que minha ancestralidade é quase toda portuguesa. Já o único antepassado alemão que tenho, um tataravô, é super mencionado no meu círculo familiar paterno. Tenho tio que aprendeu alemão, outros que buscaram os documentos dele, etc.

Esses textos aqui mostram a tensão no período colonial, mas eu poderia incluir outros.

Essa narrativa de Bento Furtado Fernandes de Mendonça é muito clara sobre as tensões que existiam (e se projetaram depois). Ele era filho do descobrido de riquezas mineirais Salvador Furtado Fernandes de Mendonça, de Taubaté:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
Relatos Sertanistas, Afonso de E. Taunay, Ed. da Universidade de São Paulo

Assim é que Pedro Taques de Almeida Paes Leme descreveu Domingos Rodrigues do Prado, um luso-brasileiro importante no período colonial, que foi maltratado pela administração, e reagir, mandando bala no insolente militar:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Rodrigues_do_Prado

Não se pode deixar de mencionar, também, que a exaltação do elemento português imediatamente coloca a questão africana e indígena. Os mais africanos e indígenas tendem a ter ressentimento, também, compreensivelmente. É só você se colocar no lugar deles para entender isso.

Todos os portugueses que conheço são gentis comigo.Nunca estive em Portugal,mas tenho muita vontade de estar.Não acredito que realmente exista um sentimento anti-brasileiro forte em Portugal e se existir talvez os portugueses tenham um fundo de razão,é só ver o quão desrespeitosa aquela idiota da Maitê Proença foi com eles.

Tobi
01-30-2015, 02:07 PM
Todos os portugueses que conheço são gentis comigo.Nunca estive em Portugal,mas tenho muita vontade de estar.Não acredito que realmente exista um sentimento anti-brasileiro forte em Portugal e se existir talvez os portugueses tenham um fundo de razão,é só ver o quão desrespeitosa aquela idiota da Maitê Proença foi com eles.

Sim, ele existe. Uma pessoa da minha família foi passar férias em Portugal e disse ter sido muito mal tratada. Eu não tenho nenhuma reclamação a fazer dos portugueses que conheço pessoalmente, mas nunca fui á Portugal também para saber como é de fato as coisas por lá.

SupaThug
01-30-2015, 02:11 PM
Sim, ele existe. Uma pessoa da minha família foi passar férias em Portugal e disse ter sido muito mal tratada. Eu não tenho nenhuma reclamação a fazer dos portugueses que conheço pessoalmente, mas nunca fui á Portugal também para saber como é de fato as coisas por lá.

Pode até existir,mas não acredito que seja tão forte como geralmente propagam pela internet.Os brasileiros que moram em Portugal não tem uma boa fama,ouvi dizer que boa parte da população carcerária em Portugal é formada por brasileiros e que quase todo assalto a banco(que são raros em Portugal) tem algum brasileiro envolvido.Antes de ir aos EUA eu escutava que os americanos de estados menos turísticos como a Carolina do Sul eram super hostis a estrangeiros,o que vi quando estive lá foi algo completamente diferente.

curupira
01-30-2015, 02:13 PM
^ A maior parte dos brasileiros não sabe dessa hostilidade.

curupira
01-30-2015, 02:13 PM
Ela é fortíssima, pode ter certeza disso. Não há nenhuma invenção nisso.


Pode até existir,mas não acredito que seja tão forte como geralmente propagam pela internet.

SupaThug
01-30-2015, 02:21 PM
Ela é fortíssima, poder ter certeza disso. Não há nenhuma invenção nisso.

Mesmo se for forte,tem um pouco de base,não há como negar!Eu tenho muita vontade de conhecer Portugal e esse sentimento não vai me impedir de conhecer Portugal.

curupira
01-30-2015, 02:46 PM
Mesmo se for forte,tem um pouco de base

Concordo. Mas nem sempre há esse "pouco de base", às vezes é totalmente sem base, como aconteceu com uma brasileira, filha de açoriano. Veja esse link: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/06/10/ult1859u205.jhtm .

Uma outra coisa, e mudando de assunto, eu acho que os japoneses são meio esquecidos na televisão. Não vejo muitos atores japoneses em novelas, nem apresentadores. O que acham?

SupaThug
01-30-2015, 02:47 PM
Uma outra coisa, e mudando de assunto, eu acho que os japoneses são meio esquecidos na televisão. Não vejo muitos atores japoneses em novelas, nem apresentadores. O que acham?

No meio midático,sim,concordo que sejam esquecidos!Mas o impacto deles não é,principalmente aqui em SP.

Tobi
01-30-2015, 02:54 PM
Uma outra coisa, e mudando de assunto, eu acho que os japoneses são meio esquecidos na televisão. Não vejo muitos atores japoneses em novelas, nem apresentadores. O que acham?

Na mídia nacional em geral sim, mas por aqui eles se fazem presente. Tanto na mídia, quanto em festas regionais, personalidades, arquitetura, etc. Fora que ser japonês aqui é quase sinônimo de rico e inteligente, Hahaha É um povo com uma "fama" positiva.

Tobi
01-30-2015, 02:57 PM
No meio midático,sim,concordo que sejam esquecidos!Mas o impacto deles não é,principalmente aqui em SP.

Os húngaros são os mais esquecidos, coitada da minha bisavó, mal sabem no Brasil que eles existem :cry2

SupaThug
01-30-2015, 02:58 PM
Na mídia nacional em geral sim, mas por aqui eles se fazem presente. Tanto na mídia, quanto em festas regionais, personalidades, arquitetura, etc. Fora que ser japonês aqui é quase sinônimo de rico e inteligente, Hahaha É um povo com uma "fama" positiva.

Sim,tenho a mesma impressão,Japoneses são junto com os italianos,os ''exóticos'' de SP,enquanto portugueses e espanhóis são os ''chatos,comuns''.

curupira
01-30-2015, 03:04 PM
No Brasil também existe uma grande presença de libaneses e sírios. No geral, eles se dão bem. E até onde eu sei, não há muito preconceito. Quando o Maluf foi candidato concorrendo com o Tancredo, houve comentários de que o Brasil ia ser entregue "aos turcos". Mas no geral acho que a imagem deles é positiva. Concordam?

Dictator
01-30-2015, 03:06 PM
Se Portugueses tem sentimentos anti-Brasil é porque algum motivo tem, nenhum ódio cresce sem motivo.

SupaThug
01-30-2015, 03:07 PM
No Brasil também existe uma grande presença de libaneses e sírios. No geral, eles se dão bem. E até onde eu sei, não há muito preconceito. Quando o Maluf foi candidato concorrendo com o Tancredo, houve comentários de que o Brasil ia ser entregue "aos turcos". Mas no geral acho que a imagem deles é positiva. Concordam?

Sim,concordo que a imagem deles seja positiva no geral.Mas não são exaltados como os italianos e japoneses.

SupaThug
01-30-2015, 03:14 PM
Se Portugueses tem sentimentos anti-Brasil é porque algum motivo tem, nenhum ódio cresce sem motivo.

Justamento o que penso!

Dictator
01-30-2015, 03:14 PM
Se Portugueses tem sentimentos anti-Brasil é porque algum motivo tem, nenhum ódio cresce sem motivo.

E agora me lembrei que temos um usuário do fórum (Português) que teve um parente que levou uma facada de um Brasileiro durante um assalto. Agora imagine um monte desses bostinhas saindo desse lugar (Não precisa nem falar de onde grande parte deles saíram) e indo para Portugal cometer crimes como fazem aqui.

curupira
01-30-2015, 03:16 PM
Se Portugueses tem sentimentos anti-Brasil é porque algum motivo tem, nenhum ódio cresce sem motivo.

Está redondamente enganado. Os africanos historicamente foram injustamente odiados pelos Portugueses. Quem invadiu a África foram os portugueses, quem buscou esse relacionamento foram os portugueses, que não só ocuparam o território, mas traficaram escravos em enormes quantidades, e permaneceram lá até a década de 70 (e só saíram porque foram obrigados a isso), com regulamentos e dispositivos discriminatórios quanto aos nativos (leia o estatuto do indígena que era aplicado em Angola, por exemplo). Se alguém aqui deveria ter ódio, seriam os africanos e não os portugueses, mas não é isso o que normalmente acontece. Os luso-brasileiros que eram maltratados aqui no período colonial não eram presentes em Portugal, e os portugueses já chegavam de lá com esse preconceito. O mesmo acontecia com os índios.

curupira
01-30-2015, 03:19 PM
Criminosos há em todo lugar. Uma minoria de brasileiros é criminosa. Há portugueses criminosos também. Esse brasileiro aqui foi esfaqueado e morto em Portugal só por ser brasileiro:

http://jornaldascaldas.com/brasileiro-morto-com-golpe-de-navalha



E agora me lembrei que temos um usuário do fórum (Português) que teve um parente que levou uma facada de um Brasileiro durante um assalto. Agora imagine um monte desses bostinhas saindo desse lugar (Não precisa nem falar de onde grande parte deles saíram) e indo para Portugal cometer crimes como fazem aqui.

Dictator
01-30-2015, 03:20 PM
Criminosos há em todo lugar. Uma minoria de brasileiros é criminosa. Há portugueses criminosos também. Esse brasileiro aqui foi esfaqueado e morto em Portugal só por ser brasileiro:

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=25E5F4CD-D8B2-41FC-BBB0-5665554EF787&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Não disse que Brasileiros não são tratados de certo modo, disse que existem motivos.

https://xicoriasexicoracoes.wordpress.com/2008/09/19/brasileiros-das-favelas-espalham-medo-em-portugal/

E o link disse que essa pagina não existe.

curupira
01-30-2015, 03:23 PM
Eu já coloquei o link que funciona. Leia a reportagem: http://jornaldascaldas.com/brasileiro-morto-com-golpe-de-navalha.

O ódio nem sempre é fundado. Veja a relação com os africanos. Quem buscou ela foram os portugueses. Quem foi morar lá em Angola foram os portugueses, que também escravizaram eles durante quase 5 séculos. E no entanto a hostilidade maior é do português para com o africano do que do africano para com o português.


Não disse que Brasileiros não são tratados de certo modo, disse que existem motivos..

Dictator
01-30-2015, 03:24 PM
Eu já coloquei o link que funciona. Leia a reportagem. O ódio nem sempre é fundado. Veja a relação com os africanos. Quem buscou ela foram os portugueses. Quem foi morar lá em Angola foram os portugueses, que também escravizaram eles durante quase 5 séculos. E no entanto a hostilidade maior é do português com o africano do que do africano para com o português.

Vamos concordar em discordar. :thumb001:

Smaug
01-30-2015, 04:12 PM
Italianos e Alemães são os melhores.

SupaThug
01-30-2015, 04:16 PM
Italianos e Alemães são os melhores.

Discordo!Portugueses,espanhóis E italianos são os melhores :thumb001:

Smaug
01-30-2015, 04:36 PM
Discordo!Portugueses,espanhóis E italianos são os melhores :thumb001:

Italianos e escoceses são os melhores :P

curupira
01-30-2015, 04:37 PM
E o que acham dos bolivianos que estão chegando?

Tobi
01-30-2015, 04:38 PM
Italianos e Alemães são os melhores.

F A L Á C I A: Entre os não-ibéricos, Húngaros são melhores ! :)

SupaThug
01-30-2015, 04:39 PM
E o que acham dos bolivianos que estão chegando?

Eu acho que são trabalhadores,gosto deles!Um dos melhores amigos do meu pai é casado com uma boliviana.

Tobi
01-30-2015, 04:40 PM
E o que acham dos bolivianos que estão chegando?

Por mim o governo pegava todos eles, enfiava num busão e despachava-os sem volta para La Paz.

Tobi
01-30-2015, 04:47 PM
No Brasil também existe uma grande presença de libaneses e sírios. No geral, eles se dão bem. E até onde eu sei, não há muito preconceito. Quando o Maluf foi candidato concorrendo com o Tancredo, houve comentários de que o Brasil ia ser entregue "aos turcos". Mas no geral acho que a imagem deles é positiva. Concordam?

Eles estão aos montes em Foz do Iguaçu, é um povo bem simpático. Afinal, todos que eu conheço ganham a vida com comércio, não ter como não serem simpáticos. Creio que no Brasil como um todo, a imagem deles seja positiva.

Smaug
01-30-2015, 06:50 PM
E o que acham dos bolivianos que estão chegando?

Que deveríamos deportar todos. São Paulo já tem gente demais! Deveríamos ter parado enquanto ainda tinhamos só 5 milhões de habitantes, estaria ótimo. 12 milhões é muito! É ridículo! E o mais ridículo é que pelo menos 40% nem nasceu aqui...

SupaThug
01-30-2015, 06:57 PM
Que deveríamos deportar todos. São Paulo já tem gente demais! Deveríamos ter parado enquanto ainda tinhamos só 5 milhões de habitantes, estaria ótimo. 12 milhões é muito! É ridículo! E o mais ridículo é que pelo menos 40% nem nasceu aqui...

Quase toda cidade grande tem um grande número de pessoas que não nasceram na cidade!Acredito que Sydney tenha uma proporção ainda maior,já que a Austrália é marcada por ter muitos ''australianos que não nasceram na Austrália''.

Dictator
01-30-2015, 07:00 PM
Quase toda cidade grande tem um grande número de pessoas que não nasceram na cidade!Acredito que Sydney tenha uma proporção ainda maior,já que a Austrália é marcada por ter muitos ''australianos que não nasceram na Austrália''.

Isso é um oximoro.

SupaThug
01-30-2015, 07:01 PM
Isso é um oximoro.

Por isso está entre parênteses!

Dictator
01-30-2015, 07:03 PM
Por isso está entre parênteses!


http://www.theapricity.com/forum/image.php?u=11417&dateline=1422478997

Smaug
01-30-2015, 07:08 PM
Quase toda cidade grande tem um grande número de pessoas que não nasceram na cidade!Acredito que Sydney tenha uma proporção ainda maior,já que a Austrália é marcada por ter muitos ''australianos que não nasceram na Austrália''.

Mas Sydney não tem um zilhão de habitantes como SP. A infraestrutura de SP aguenta no máximo 8 milhões de pessoas. Temos 11-12 milhões. Temos que nos livrar do excesso.

SupaThug
01-30-2015, 07:14 PM
Mas Sydney não tem um zilhão de habitantes como SP. A infraestrutura de SP aguenta no máximo 8 milhões de pessoas. Temos 11-12 milhões. Temos que nos livrar do excesso.

Nova York tem 8 milhões de habitantes e tem uma RM mais populosa do que a de SP,sua mancha urbana é maior e também é cheia de gente que não nasceu em NY.Concordo que nos não temos estrutura,mas deveriamos ter,São Paulo é uma metrópole global tem que sempre estar se adaptando e melhorando sua estrutura,assim como metrópoles em países desenvolvidos fazem,não podemos simplesmente continuar com a mesma estrutura e aceitar que a cidade não suporta mais gente!De qualquer jeito,eu também sou contra ficar enchendo a cidade de gente,mas acho que ficar impedindo as pessoas de vir pra cá não vai resolver isso...Uma menina de favela por ai tem uma porrada de filhos,que nem ela e nem o pai desejam,vão me xingar,mas não acho que essas crianças deveriam nascer,sou a favor do aborto.

Tobi
01-30-2015, 07:25 PM
Nova York tem 8 milhões de habitantes e tem uma RM mais populosa do que a de SP,sua mancha urbana é maior e também é cheia de gente que não nasceu em NY.Concordo que nos não temos estrutura,mas deveriamos ter,São Paulo é uma metrópole global tem que sempre estar se adaptando e melhorando sua estrutura,assim como metrópoles em países desenvolvidos fazem,não podemos simplesmente continuar com a mesma estrutura e aceitar que a cidade não suporta mais gente!De qualquer jeito,eu também sou contra ficar enchendo a cidade de gente,mas acho que ficar impedindo as pessoas de vir pra cá não vai resolver isso...Uma menina de favela por ai tem uma porrada de filhos,que nem ela e nem o pai desejam,vão me xingar,mas não acho que essas crianças deveriam nascer,sou a favor do aborto.

Aborto!? Claro que não, essa pobralhada sem cultura que só serve pra jogar filho no mundo ter que ser é castrada.

SupaThug
01-30-2015, 07:27 PM
Aborto!? Claro que não, essa pobralhada sem cultura que só serve pra jogar filho no mundo ter que ser é castrada.

Nem todo pobre é sem cultura...mas alguns que tinham que ser mesmo!

Tobi
01-30-2015, 07:29 PM
Nem todo pobre é sem cultura...mas tens que tinham que ser mesmo!

Não, mas os supracitados de fato o são e deveriam ser castrados para o bem da sociedade.

SupaThug
01-30-2015, 08:15 PM
Pensei um pouco e cheguei a essa conclusão

Mais subestimados em SP:Espanhóis
Mais superestimados em SP:Italianos

Mais subestimados no Brasil em geral: Portugueses
Mais superestimados no Brasil em geral: Alemães

Ades
01-30-2015, 08:16 PM
Italianos, Alemães e Poloneses são os melhores.

^ Agora sim.

Ades
01-30-2015, 08:18 PM
Aborto!? Claro que não, essa pobralhada sem cultura que só serve pra jogar filho no mundo ter que ser é castrada.

Concordo.

Ades
01-30-2015, 08:26 PM
Acho que os espanhois "ganham" por pouca citação, mas os portugueses na minha opinião são os mais subestimados pois, ao menos aqui no sul, dizer que é de origem portuguesa o ditado é: "sou pelo duro", ou necessariamente misturado... é como que ser de origem portuguesa fosse algo sem história, algo comum demais pra ser citado. Enquanto os que dizem: sou de origem italiana, sou de origem alemã, tem muito mais "appeal".

Isso é verdade. O termo "pelo duro" é muito usado aqui, e os descendentes de portugueses são vistos como parte de uma categoria diferente da dos descendentes de outros imigrantes europeus.

Quanto à questão de ser misturado, é correta na maioria dos casos. Pessoas com origens portuguesas costumam ter sangue indígena/africano.

SupaThug
01-30-2015, 08:29 PM
Isso é verdade. O termo "pelo duro" é muito usado aqui, e os descendentes de portugueses são vistos como parte de uma categoria diferente da dos descendentes de outros imigrantes europeus.

Quanto à questão de ser misturado, é correta na maioria dos casos. Pessoas com origens portuguesas costumam ter sangue indígena/africano.

Acho que ele está se referindo a pessoas que descendem SÓ de imigrantes portugueses!Não de coloniais como eu.As pessoas acham que portugueses não são europeus de verdade por ignorância.

Ades
01-30-2015, 08:36 PM
Acho que ele está se referindo a pessoas que descendem SÓ de imigrantes portugueses!Não de coloniais como eu.As pessoas acham que portugueses não são europeus de verdade por ignorância.

Mas acho que não são muitos os descendentes de imigrantes portugueses recentes. A maioria deles vem do clássico gaúcho, imagino eu. O povo da cultura dos pampas, que tinha origens portuguesas, espanholas e indígenas.

Não creio que seja tão fácil de encontrar pessoas com 8 bisavós portugueses ou algo assim. É claro que existem, mas a maioria deles tem esse passado mais enraizado nas Américas.

Posso estar enganado em parte, pois nunca me interessei em específico pela influência dos portugueses aqui.

SupaThug
01-30-2015, 08:40 PM
Mas acho que não são muitos os descendentes de imigrantes portugueses recentes. A maioria deles vem do clássico gaúcho, imagino eu. O povo da cultura dos pampas, que tinha origens portuguesas, espanholas e indígenas.

Não creio que seja tão fácil de encontrar pessoas com 8 bisavós portugueses ou algo assim. É claro que existem, mas a maioria deles tem esse passado mais enraizado nas Américas.

Posso estar enganado em parte, pois nunca me interessei em específico pela influência dos portugueses aqui.

Mas acredito que no litoral existam muitos descendentes diretos de açorianos.Esses descendentes de açorianos geralmente não são miscigenados.O Fraga é descendente desses açorianos.

Ades
01-30-2015, 08:43 PM
Mas acredito que no litoral existam muitos descendentes diretos de açorianos.Esses descendentes de açorianos geralmente não são miscigenados.O Fraga é descendente desses açorianos.

Eu já vi ele postar os resultados da FTDNA dele aqui.

Ele tem uns 10% de sangue ameríndio.

SupaThug
01-30-2015, 08:46 PM
Eu já vi ele postar os resultados da FTDNA dele aqui.

Ele tem uns 10% de sangue ameríndio.

Mas acredito que existam pessoas 100% açorianas ai no RS.Mesmo ele tendo sangue nativo,acho legal ele se identificar com seu lado português...como ele disse as pessoas tendem a ignorar um pouco as raízes ibéricas do Brasil.Isso fica bem evidente aqui em SP.

Tobi
01-30-2015, 08:47 PM
Mas acho que não são muitos os descendentes de imigrantes portugueses recentes. A maioria deles vem do clássico gaúcho, imagino eu. O povo da cultura dos pampas, que tinha origens portuguesas, espanholas e indígenas.

Não creio que seja tão fácil de encontrar pessoas com 8 bisavós portugueses ou algo assim. É claro que existem, mas a maioria deles tem esse passado mais enraizado nas Américas.

Posso estar enganado em parte, pois nunca me interessei em específico pela influência dos portugueses aqui.

Nós somos brancos também, :cry2

Damião de Góis
01-30-2015, 08:50 PM
As pessoas acham que portugueses não são europeus de verdade por ignorância.

Isso será por questões de colonizador/colonizado? Ou seja, uma certa antipatia devido à História.

SupaThug
01-30-2015, 08:52 PM
Isso será por questões de colonizador/colonizado? Ou seja, uma certa antipatia devido à História.

Exatamente!Mas eu não tenho esse complexo de colonizado,tenho muito orgulho do nosso passado colonial português e de ser descendente de portugueses...muitos brasileiros odeiam a história do próprio país,vergonhoso.

Smaug
01-30-2015, 08:53 PM
Mas acho que não são muitos os descendentes de imigrantes portugueses recentes. A maioria deles vem do clássico gaúcho, imagino eu. O povo da cultura dos pampas, que tinha origens portuguesas, espanholas e indígenas.

Não creio que seja tão fácil de encontrar pessoas com 8 bisavós portugueses ou algo assim. É claro que existem, mas a maioria deles tem esse passado mais enraizado nas Américas.

Posso estar enganado em parte, pois nunca me interessei em específico pela influência dos portugueses aqui.

Aqui há portugueses recentes. São Paulo recebeu muitos portugueses nos anos 1900 e 1920. Eu mesmo tenho um pouco do sangue desses portugueses recentes, mais precisamebte do Minho.

Ades
01-30-2015, 08:53 PM
Mas acredito que existam pessoas 100% açorianas ai no RS.Mesmo ele tendo sangue nativo,acho legal ele se identificar com seu lado português...como ele disse as pessoas tendem a ignorar um pouco as raízes ibéricas do Brasil.Isso fica bem evidente aqui em SP.

Sim, claro que não tem problema de ele sentir orgulho.

Também concordo que existam alguns descendentes de portugueses puros, mas não devem ser muitos. Lembra que o Curupira ta sempre me falando que o sul não é muito diferente do resto do país quanto as misturas africanas/indígenas? Essas misturas viriam dos descendentes de portugueses.

As pessoas "ignoram" a cultura portuguesa aqui porque a própria cultura brasileira é em grande parte portuguesa. É como o caso dos americanos terem uma identidade especial irlandesa ou alemã, mas não inglesa, pois a cultura inglesa é a cultura padrão pra eles.

Ades
01-30-2015, 08:57 PM
Aqui há portugueses recentes. São Paulo recebeu muitos portugueses nos anos 1900 e 1920. Eu mesmo tenho um pouco do sangue desses portugueses recentes, mais precisamebte do Minho.

Seu pelo duro :tongue ;)

Tobi
01-30-2015, 09:00 PM
Isso será por questões de colonizador/colonizado? Ou seja, uma certa antipatia devido à História.

O problema é que os portugueses estão no Brasil há muito tempo. E no começo da colonização, apenas homens vinham para cá e se relacionavam com índias e africanas. Mais tarde, quando a colonia passou a se desenvolver e mais portugueses virem para cá, parte desses mestiços foram absorvidos e assimilados pelos novos imigrantes, criando um fenômeno parecido com o da África do Sul: "brancos coloniais", mais de 90% europeus, porém com alguns genes ameríndios e/ou negros.

A maioria do sangue não-branco dos brasileiros coloniais vem da linhagem materna.

Damião de Góis
01-30-2015, 09:02 PM
O problema é que os portugueses estão no Brasil há muito tempo. E no começo da colonização, apenas homens vinham para cá e se relacionavam com índias e africanas. Mais tarde, quando a colonia passou a se desenvolver e mais portugueses virem para cá, parte desses mestiços foram absorvidos e assimilados pelos novos imigrantes, criando um fenômeno parecido com o da África do Sul: "brancos coloniais", mais de 90% europeus, porém com alguns genes ameríndios e/ou negros.

A maioria do sangue não-branco dos brasileiros coloniais vem da linhagem materna.

Penso que existem mais portugueses imigrantes recentes no Brasil do que descendentes dos primeiros colonos.

SupaThug
01-30-2015, 09:03 PM
O problema é que os portugueses estão no Brasil há muito tempo. E no começo da colonização, apenas homens vinham para cá e se relacionavam com índias e africanas. Mais tarde, quando a colonial passou a se desenvolver e mais portugueses virem para cá, parte desses mestiços foram absorvidos e assimilados pelos novos imigrantes, criando um fenômeno parecido com o da África do Sul: "brancos coloniais", mais de 90% europeus, porém com alguns genes ameríndios e/ou negros.

A maioria do sangue não-branco dos brasileiros vem da linhagem materna.

Nordeste é um lugar recheado desses brancos coloniais.Luiza Erundina é um exemplo.Eu lembro de uma mulher da Bahia que eu conheci aqui em SP,ela era bem humilde e era pálida com traços caucasianos e olhos azuis,não teria problemas passando como inglesa...e ela era do estado mais africano do Brasil.

SupaThug
01-30-2015, 09:05 PM
Penso que existem mais portugueses imigrantes recentes no Brasil do que descendentes dos primeiros colonos.

Na realidade,a maioria dos brasileiros descendem de portugueses e majoritariamente de portugueses que chegaram cá nos tempos coloniais.Descendentes de imigrantes portugueses recente são mais comuns mesmo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Tobi
01-30-2015, 09:06 PM
Penso que existem mais portugueses imigrantes recentes no Brasil do que descendentes dos primeiros colonos.

Sim, de longe...

O Brasil mal era habitado antes das ondas imigratórias. A maioria dos luso-brasileiros da minha geração são bisnetos ou tataranetos de portugueses, meu caso, por exemplo.

Tobi
01-30-2015, 09:08 PM
Na realidade,a maioria dos brasileiros descendem de portugueses e majoritariamente de portugueses que chegaram cá nos tempos coloniais.Descendentes de imigrantes portugueses recente são mais comuns mesmo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Não, eles mal chegavam a um milhão no tempo que a Coroa Portuguesa estava por aqui.

SupaThug
01-30-2015, 09:09 PM
Sim, de longe...

O Brasil mal era habitado antes das ondas imigratórias. A maioria dos luso-brasileiros da minha geração são bisnetos ou tataranetos de portugueses, meu caso, por exemplo.

Mas a grande maioria dos coloniais descendem de portugueses!Descendentes de imigrantes recentes são mais comuns mesmo em SP e RJ.

SupaThug
01-30-2015, 09:11 PM
Não, eles mal chegavam a um milhão no tempo que a Coroa Portuguesa estava por aqui.

Então de onde vem os genes europeus de um cara do Sertão da Bahia por exemplo?É obvio que vem de Portugal.

Tobi
01-30-2015, 09:12 PM
Mas a grande maioria dos coloniais descendem de portugueses!Descendentes de imigrantes recentes são mais comuns mesmo em SP e RJ.

Eu não disse que não, se são coloniais, são obrigatoriamente portugueses, só eles podiam pisar os pés aqui. Porém, os brancos coloniais no nordeste, principalmente Pernambuco e Bahia, tendem a ter algum sangue holandês.

SupaThug
01-30-2015, 09:13 PM
Eu não disse que não, se são coloniais, são obrigatoriamente portugueses, só eles podiam pisar os pés aqui. Porém, os brancos coloniais no nordeste, principalmente Pernambuco e Bahia, tendem a ter algum sangue holandês.

Holandeses foram expulsos!Não deixaram um legado genético significativo.A grande maioria dos coloniais tem ao menos um ancestral português.

Tobi
01-30-2015, 09:14 PM
Então de onde vem os genes europeus de um cara do Sertão da Bahia por exemplo?É obvio que vem de Portugal.

Sim, o quê acontece é que os portugueses eram bem fafados e curtiam bastante uma orgia na senzala ou na oca, por isso os pardos no Brasil e até os negros possuem uma quantidade razoável de sangue europeu.

SupaThug
01-30-2015, 09:18 PM
Sim, o quê acontece é que os portugueses eram bem fafados e curtiam bastante uma orgia na senzala ou na oca, por isso os pardos no Brasil e até os negros possuem uma quantidade razoável de sangue europeu.

Os pardos são em média uns 60% europeus,60% portugueses em outras palavras...Essas ''orgias'' na senzala aconteceram em todas as colonias europeias no Novo Mundo...nos EUA os negros também são cheios de sangue inglês...

Tobi
01-30-2015, 09:19 PM
Holandeses foram expulsos!Não deixaram um legado genético significativo.A grande maioria dos coloniais tem ao menos um ancestral português.

O impacto holandês no nordeste não foi desprezível assim, o quê acontece é que a maioria foi assimilada e depois diluída. Digo a maioria, porque existem judeus holandeses geneticamente intactos ainda hoje em Pernambuco, nunca se miscigenaram com os brasileiros.

Tobi
01-30-2015, 09:21 PM
Os pardos são em média uns 60% europeus,60% portugueses em outras palavras...Essas ''orgias'' na senzala aconteceram em todas as colonias europeias no Novo Mundo...nos EUA os negros também são cheios de sangue inglês...

Pardo = resultado de orgia colonial.

SupaThug
01-30-2015, 09:21 PM
O impacto holandês no nordeste não foi desprezível assim, o quê acontece é que a maioria foi assimilada e depois diluída. Digo a maioria, porque existem judeus holandeses geneticamente intactos ainda hoje em Pernambuco, nunca se miscigenaram com os brasileiros.

O Mas o pernanbucano,alagoano ou paraíbano médio não tem sangue holandês!Sou neto de alagoano,sei que isso dai é ''papo de nordestino'' hahaha

SupaThug
01-30-2015, 09:22 PM
Pardo = resultado de orgia colonial.

Eu sou um resultado de orgia colonial.Olhando meu avô posso perceber que meus ancestrais portugueses curtiam umas índias hahaha

Tobi
01-30-2015, 09:25 PM
O Mas o pernanbucano,alagoano ou paraíbano médio não tem sangue holandês!Sou neto de alagoano,sei que isso dai é ''papo de nordestino'' hahaha

Em relação ao sangue holandês; estamos falando de brancos nordestinos, lembra? Não pardos.


Eu sou um resultado de orgia colonial.Olhando meu avô posso perceber que meus ancestrais portugueses curtiam umas índias hahaha

Esses colonizadores...

SupaThug
01-30-2015, 09:30 PM
...

SupaThug
01-30-2015, 09:31 PM
Em relação ao sangue holandês; estamos falando de brancos nordestinos, lembra? Não pardos.

Mesmo assim,os brancos coloniais do Nordeste não tem uma quantidade significativa de sangue holandês.São maciçamente portugueses,a grande maioria dos holandeses foi chutada após a batalha do Guararapes,os poucos que ficaram se casaram com mulheres normais,poucas holandesas vieram para cá,as poucas que vieram ou foram chutadas tb ou viraram brinquedinho dos lusos.

Ades
01-30-2015, 09:35 PM
Os nordestinos têm um pouco de sangue holandês sim, mas não sei quanto.

Testes do cromossomo y no Brasil mostram que, depois da região sul (por causa dos imigrantes europeus), o nordeste é a região com mais linhagem paterna norte-europeia.

Quanto ao DNA autosomal (que vem de todos os galhos da família), imagino que o típico nordestino das regiões influenciadas por holandeses seja uns 5-10% holandês.

Tobi
01-30-2015, 09:36 PM
Mesmo assim,os brancos coloniais do Nordeste não tem uma quantidade significativa de sangue holandês.São maciçamente portugueses,a grande maioria dos holandeses foi chutada após a batalha do Guararapes,os poucos que ficaram se casaram com mulheres normais,poucas holandesas vieram para cá,as poucas que vieram ou foram chutadas tb ou viraram brinquedinho dos lusos.

Eu não disse que eles são majoritariamente holandeses, eu disse que são passíveis de terem ascendência holandesa. Claro que não vai ser 1/2, devemos esperar algo bem mais diluído, do tipo de 1/8 pra lá.

Tobi
01-30-2015, 09:38 PM
Os nordestinos têm um pouco de sangue holandês sim, mas não sei quanto.

Testes do cromossomo y no Brasil mostram que, depois da região sul (por causa dos imigrantes europeus), o nordeste é a região com mais linhagem paterna norte-europeia.

Quanto ao DNA autosomal (que vem de todos os galhos da família), imagino que o típico nordestino das regiões influenciadas por holandeses seja uns 5-10% holandês.

Exatamente! Eu também penso, que, a ascendência holandesa por lá deve girar em torno de 1/8 à 1/16.

SupaThug
01-30-2015, 09:40 PM
Os nordestinos têm um pouco de sangue holandês sim, mas não sei quanto.

Testes do cromossomo y no Brasil mostram que, depois da região sul (por causa dos imigrantes europeus), o nordeste é a região com mais linhagem paterna norte-europeia.

Quanto ao DNA autosomal (que vem de todos os galhos da família), imagino que o típico nordestino das regiões influenciadas por holandeses seja uns 5-10% holandês.

Então mas como eu falei,a ascendência européia dos brancos no Nordeste é super portuguesa.Mas claro que eles(pardos,brancos e até negros) podem ter um pouco de sangue batavo...meu avô é de Alagoas,que foi dominado por holandeses,de uma cidade relativamente próxima a Pernambuco,eu até posso tem algum ancestral holandês perdido por aí,mas não é certeza e mesmo que eu tenha a minha ascendência européia de Alagoas continua sendo majoritariamente portuguesa.

Ades
01-30-2015, 09:46 PM
Então mas como eu falei,a ascendência européia dos brancos no Nordeste é super portuguesa.Mas claro que eles(pardos,brancos e até negros) podem ter um pouco de sangue batavo...meu avô é de Alagoas,que foi dominado por holandeses,de uma cidade relativamente próxima a Pernambuco,eu até posso tem algum ancestral holandês perdido por aí,mas não é certeza e mesmo que eu tenha a minha ascendência européia de Alagoas continua sendo majoritariamente portuguesa.

Certamente que o lado europeu do nordeste ainda é principalmente português.

Dificilmente um nordestino com sangue holandês vai ser branco, pois creio que eles (holandeses) se aproveitaram das mulheres nativas ou de escravas africanas, como os colonizadores espanhóis fizeram no restante das Américas.

Como você é parte nordestino, é sempre possível que você tenha algum sangue holandês, mas como seria em uma porcentagem muito pequena (menos de 5%), não creio que nenhum teste que existe na atualidade pode provar isso.

Tobi
01-30-2015, 09:48 PM
^ Agora sim.

Ades, já pensou em tentar a vida na Globo? Sendo vc uma mistura de italianos e alemães, deviria conseguir. Apesar deles gostarem mais de judeus.

Ades
01-30-2015, 09:52 PM
Ades, já pensou em tentar a vida na Globo? Sendo vc uma mistura de italianos e alemães, deviria conseguir. Apesar deles gostarem mais de judeus.

Não tenho talento pra trabalhar na TV...

Além do mais, não serviria a Globo nem que me pagassem 1 milhão por segundo :p

Dictator
01-30-2015, 09:53 PM
Não tenho talento pra trabalhar na TV...

Além do mais, na serviria a Globo nem que me pagassem 1 milhão por segundo :p

Eu me venderia pra Globo por tainha ensopada + uma garrafa de laranjinha agua da serra

Lusos
01-30-2015, 09:54 PM
Garanto-vos.Ninguém e maltratado em Portugal.
Sejam pretos ciganos brasileiros alemães ingleses etc.

Nem sei de onde tiraram essa ideia.

Tobi
01-30-2015, 09:55 PM
Não tenho talento pra trabalhar na TV...

Além do mais, não serviria a Globo nem que me pagassem 1 milhão por segundo :p

Qualquer dia eu vou entregar meu currículo lá usando um kippah pra aumentar minhas chances de estágio, Hahaha

Dictator
01-30-2015, 09:56 PM
Garanto-vos.Ninguém e maltratado em Portugal.
Sejam pretos ciganos brasileiros alemães ingleses etc.

Nem sei de onde tiraram essa ideia.

Das desilusões do Curupira.

Lusos
01-30-2015, 09:58 PM
Das desilusões do Curupira.

So pode ser.
Ate porque portugal e sua gente são reconhecidos pela hospitalidade.

Mas também não andamos a dormir.

Dictator
01-30-2015, 09:59 PM
So pode ser.
Ate porque portugal e sua gente são reconhecidos pela hospitalidade.

Mas também não andamos a dormir.

Eu falei pra ele que se existe algum tipo de ódio, ou se alguém de Portugal odeia Brasileiros, motivo tem. Não existe ódio sem motivo.

Lusos
01-30-2015, 10:07 PM
Eu falei pra ele que se existe algum tipo de ódio, ou se alguém de Portugal odeia Brasileiros, motivo tem. Não existe ódio sem motivo.

Sinceramente não há ódio.
Mas quando nos chamam de burros ou que as mulheres tem bigode,óbvio vão levar resposta.
Eu penso que no Brasil,muito Brasileiro pensa em Portugal como se estive-se ainda na Idade Media.

Smaug
01-30-2015, 10:13 PM
Seu pelo duro :tongue ;)

O que é isso?

Dictator
01-30-2015, 10:15 PM
Sinceramente não há ódio.
Mas quando nos chamam de burros ou que as mulheres tem bigode,óbvio vão levar resposta.
Eu penso que no Brasil,muito Brasileiro pensa em Portugal como se estive-se ainda na Idade Media.

Que tal me visitar um dia desses? Tem até lugar pra você parar a nau.

Ades
01-30-2015, 10:23 PM
O que é isso?

É como nós chamamos os descendentes de portugueses aqui no RS.

SupaThug
01-30-2015, 10:24 PM
Sinceramente não há ódio.
Mas quando nos chamam de burros ou que as mulheres tem bigode,óbvio vão levar resposta.
Eu penso que no Brasil,muito Brasileiro pensa em Portugal como se estive-se ainda na Idade Media.

Infelizmente os brasileiros em geral tem uma imagem errada de Portugal!Eles pensam que Portugal inteiro é como aquelas aldeias do Norte como Piódão e Foz D'Égua...eu detesto essas piadas que alguns brasileiros fazem com portugueses e com Portugal,acho um desrespeito com a nossa história!

Smaug
01-30-2015, 10:29 PM
É como nós chamamos os descendentes de portugueses aqui no RS.

Ah. Mas eu não me considero "luso-brasileiro". Minha ascendência portuguesa é tão pequena. Sou mais escocês e vêneto.

Tobi
01-30-2015, 10:31 PM
Ah. Mas eu não me considero "luso-brasileiro". Minha ascendência portuguesa é tão pequena. Sou mais escocês e vêneto.

Qual a porcentagem?

Ades
01-30-2015, 10:33 PM
Ah. Mas eu não me considero "luso-brasileiro". Minha ascendência portuguesa é tão pequena. Sou mais escocês e vêneto.

Sim, eu lembro.

Tava só brincando :p

Smaug
01-30-2015, 10:41 PM
Qual a porcentagem?

Do que?

Lusos
01-30-2015, 10:44 PM
Que tal me visitar um dia desses? Tem até lugar pra você parar a nau.

De Nau ainda ia.Agora 12 horas de Avião.Nem pensar.

Sou exímio nadador.Mas não sei voar não.Ai vai ver a barca furou ne. :)

Lusos
01-30-2015, 10:46 PM
Infelizmente os brasileiros em geral tem uma imagem errada de Portugal!Eles pensam que Portugal inteiro é como aquelas aldeias do Norte como Piódão e Foz D'Égua...eu detesto essas piadas que alguns brasileiros fazem com portugueses e com Portugal,acho um desrespeito com a nossa história!

Temos mais velhas ainda.Com mais de 2000 anos.

Lusos
01-30-2015, 10:48 PM
Do que?

Ele quer saber quanto de Português tens ?

SupaThug
01-30-2015, 10:49 PM
Temos mais velhas ainda.Com mais de 2000 anos.

Quais?

Damião de Góis
01-30-2015, 10:52 PM
Infelizmente os brasileiros em geral tem uma imagem errada de Portugal!Eles pensam que Portugal inteiro é como aquelas aldeias do Norte como Piódão e Foz D'Égua...eu detesto essas piadas que alguns brasileiros fazem com portugueses e com Portugal,acho um desrespeito com a nossa história!

Antes fosse...

http://1.bp.blogspot.com/-jy6el8Xw5fw/UUw8cMz0V0I/AAAAAAAABAw/aaMx0t7OiN4/s1600/4455605.jpg

SupaThug
01-30-2015, 10:53 PM
Antes fosse...

http://1.bp.blogspot.com/-jy6el8Xw5fw/UUw8cMz0V0I/AAAAAAAABAw/aaMx0t7OiN4/s1600/4455605.jpg

Acho essas aldeias lindas.Mas os brasileiros não ligam muito pra história...

Smaug
01-30-2015, 11:23 PM
Ele quer saber quanto de Português tens ?

Sou 6,25% português, 43,75% Italiano e 50% Britânico.

Smaug
01-30-2015, 11:25 PM
Antes fosse...

http://1.bp.blogspot.com/-jy6el8Xw5fw/UUw8cMz0V0I/AAAAAAAABAw/aaMx0t7OiN4/s1600/4455605.jpg

Linda. Que aldeia é essa?

Damião de Góis
01-30-2015, 11:26 PM
Linda. Que aldeia é essa?

Piódão (nome dificil)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi%C3%B3d%C3%A3o

SupaThug
01-30-2015, 11:26 PM
...

SupaThug
01-30-2015, 11:28 PM
Sempre achei que a noite realça a beleza de Piódão

https://c1.staticflickr.com/3/2550/3917226411_89270a97c0.jpg

SupaThug
01-30-2015, 11:39 PM
Sou 6,25% português, 43,75% Italiano e 50% Britânico.

Toda a sua ascendência italiana é veneta?

SupaThug
01-31-2015, 12:01 AM
Certamente que o lado europeu do nordeste ainda é principalmente português.

Dificilmente um nordestino com sangue holandês vai ser branco, pois creio que eles (holandeses) se aproveitaram das mulheres nativas ou de escravas africanas, como os colonizadores espanhóis fizeram no restante das Américas.

Como você é parte nordestino, é sempre possível que você tenha algum sangue holandês, mas como seria em uma porcentagem muito pequena (menos de 5%), não creio que nenhum teste que existe na atualidade pode provar isso.

Sim,mas como eu não tenho como confirmar se tenho alguma ascendência holandesa,prefiro deixar quieto,pode ser que eu nem tenha.Prefiro falar das origens que estou certo de que tenho.É importante ressaltar que possibilidade de alguma ascendência holandesa só é algo realmente significativo em 3 estados Nordestinos:Alagoas,Pernambuco e Paraíba.

Smaug
01-31-2015, 12:05 AM
Toda a sua ascendência italiana é veneta?

Toda não, mas majoritariamente, das cidades de Padova e Belluno, porém também possuo um pouco de sange de outras regiões, como Piemonte, Campânia e Calábria.

curupira
01-31-2015, 10:36 AM
Pensei um pouco e cheguei a essa conclusão

Mais subestimados em SP:Espanhóis
Mais superestimados em SP:Italianos

Mais subestimados no Brasil em geral: Portugueses
Mais superestimados no Brasil em geral: Alemães

Eu acho que no Brasil como um todo os italianos também são os mais estimados. De longe. Dentre os diversos grupos imigrantes, eu gosto mais dos japoneses. Até abri um tópico sobre eles:

http://www.theapricity.com/forum/showthread.php?139108-Japanese-Brazilians&highlight=Teruko

SupaThug
01-31-2015, 12:53 PM
Eu acho que no Brasil como um todo os italianos também são os mais estimados. De longe. Dentre os diversos grupos imigrantes, eu gosto mais dos japoneses. Até abri um tópico sobre eles:

http://www.theapricity.com/forum/showthread.php?139108-Japanese-Brazilians&highlight=Teruko

Eu não acho que os italianos são tão superestimados assim,só acho que são aqui em SP mesmo.Os alemães são mais exóticos que os italianos para o Brasil,são mais diferentes,os italianos podem até ter mais mídia,só que o impacto dos italianos na população foi bem maior do que os alemães,afinal eles vieram para cá em maior número,estados com muitos descendentes de alemães mesmo são só Rio Grande do Sul e Santa Catarina...já de italianos temos Rio Grande do Sul,Santa Catarina,Paraná,São Paulo,Minas Gerais,Espírito Santo e já ouvi dizer que o Rio de Janeiro também recebeu uma boa quantidade de imigrantes italianos.Conto nos dedos quantos descendentes de alemães conheço aqui em SP,já de italianos a lista é interminável,vindo de todos os cantos da Itália.

Smaug
01-31-2015, 01:28 PM
Eu não acho que os italianos são tão superestimados assim,só acho que são aqui em SP mesmo.Os alemães são mais exóticos que os italianos para o Brasil,são mais diferentes,os italianos podem até ter mais mídia,só que o impacto dos italianos na população foi bem maior do que os alemães,afinal eles vieram para cá em maior número,estados com muitos descendentes de alemães mesmo são só Rio Grande do Sul e Santa Catarina...já de italianos temos Rio Grande do Sul,Santa Catarina,Paraná,São Paulo,Minas Gerais,Espírito Santo e já ouvi dizer que o Rio de Janeiro também recebeu uma boa quantidade de imigrantes italianos.Conto nos dedos quantos descendentes de alemães conheço aqui em SP,já de italianos a lista é interminável,vindo de todos os cantos da Itália.

Eu não acho que em SP os italianos são superestimados, quero dizer, a influência italiana aqui realmente é muito forte.

SupaThug
01-31-2015, 01:34 PM
Eu não acho que em SP os italianos são superestimados, quero dizer, a influência italiana aqui realmente é muito forte.

Concordo que é forte,mas é superestimada na minha opinião.Conheço muita gente branca que não tem uma gota de sangue italiano.

Smaug
01-31-2015, 01:42 PM
Concordo que é forte,mas é superestimada na minha opinião.Conheço muita gente branca que não tem uma gota de sangue italiano.

Sim claro, mas a esmagadora maioria tem. E não só isso, mas muitos elementos da nossa cultura têm origem italiana, como a "macorronada da nona" ou a "pizza de sábado a noite". :D

Tobi
01-31-2015, 01:43 PM
Concordo que é forte,mas é superestimada na minha opinião.Conheço muita gente branca que não tem uma gota de sangue italiano.

Eu pensava ser um desses, mas durante a minha busca por papeis pela dupla cidadania, descobri que tenho umas "gotinhas" de sangue italiano.

Smaug
01-31-2015, 01:46 PM
Eu achava ser um desses, mas durante a minha busca por papeis pela dupla cidadania, descobri que tenho umas "gotinhas" de sangue italiano.

Bem vindo ao clube.

SupaThug
01-31-2015, 01:50 PM
Sim claro, mas a esmagadora maioria tem. E não só isso, mas muitos elementos da nossa cultura têm origem italiana, como a "macorronada da nona" ou a "pizza de sábado a noite". :D

Sim,mas a cultura italiana é só um elemento da cultura de SP,nunca foi algo dominante.

Tobi
01-31-2015, 01:52 PM
Bem vindo ao clube.

Obrigado :P

Mas é bem residual, só 6,25% . Minha mãe é quase um caldeirão étnico, Hahaha

SupaThug
01-31-2015, 02:07 PM
Obrigado :P

Mas é bem residual, só 6,25% . Minha mãe é quase um caldeirão étnico, Hahaha

De que lugar da Itália?

Tobi
01-31-2015, 02:11 PM
De que lugar da Itália?

Lombardia.

Tobi
01-31-2015, 02:13 PM
Mudando um pouco o assunto: algum de vocês tem cidadania europeia? Pensam em fazer?

SupaThug
01-31-2015, 02:17 PM
Mudando um pouco o assunto: algum de vocês tem cidadania europeia? Pensam em fazer?

Sinceramente,eu não penso!Eu sou uma puta mistura,não acho que faz muito sentido eu ter cidadania de um dos países de onde meus ancestrais vieram.Nem sei se eu teria direito.

Tobi
01-31-2015, 02:19 PM
Sinceramente,eu não penso!Eu sou uma puta mistura,não acho que faz muito sentido eu ter cidadania de um dos países de onde meus ancestrais vieram.Nem sei se eu teria direito.

Mas o passaporte vermelho facilita a sua vida, ainda mais pra quem viaja bastante ou pretende passar um temporada no exterior (não só Europa). Toda pessoa com ascendência italiana, independente do grau é elegível. É o lugar da Europa mais fácil para se conseguir uma cidadania.

SupaThug
01-31-2015, 02:23 PM
Mas o passaporte vermelho facilita a sua vida, ainda mais pra quem viaja bastante ou pretende passar um temporada no exterior (não só Europa). Toda pessoa com ascendência italiana, independente do grau é elegível. É o lugar da Europa mais fácil para se conseguir uma cidadania.

É que eu acho meio esquisito um cara todo misturado como eu ter cidadania italiana...talvez no futuro,agora não penso muito nisso.Nunca tive problemas com meu passaporte brasileiro.Sem contar que eu acho meio estranho um cara com dois sobrenomes portugueses super-comuns como eu ser um cidadão italiano hahaha

Tobi
01-31-2015, 02:26 PM
É que eu acho meio esquisito um cara todo misturado como eu ter cidadania italiana...talvez no futuro,agora não penso muito nisso.Nunca tive problemas com meu passaporte brasileiro.Sem contar que eu acho meio estranho um cara com dois sobrenomes portugueses super-comuns como eu ser um cidadão italiano hahaha

Eu tenho uma colega negra que tem cidadania italiana, Hahaha

SupaThug
01-31-2015, 02:30 PM
Eu tenho uma colega negra que tem cidadania italiana, Hahaha

Eu conheço vários pardos(pardos com cara de pardo mesmo,não como eu) que também tem,além de terem uns sobrenomes super-exóticos.

Tobi
01-31-2015, 02:36 PM
Eu conheço vários pardos(pardos com cara de pardo mesmo,não como eu) que também tem,além de terem uns sobrenomes super-exóticos.

Isso é super comum no Brasil!

Alguns países facilitam a vida na hora da pessoa conseguir uma cidadania, outros só complicam. A mais fácil pra mim mesmo, por incrível que pareça, é a húngara. Segundo a cônsul, eu consigo a cidadania em menos de 60 dias. Não há filas de espera, pois praticamente não há solicitações.

Lusos
01-31-2015, 04:40 PM
Quais?

Os Castros entre outros.

Fraga
02-02-2015, 03:56 PM
Eu já vi ele postar os resultados da FTDNA dele aqui.

Ele tem uns 10% de sangue ameríndio.

5%

SupaThug
02-02-2015, 04:04 PM
5%

Você é do litoral do RS ?

Dictator
02-02-2015, 04:08 PM
Mudando um pouco o assunto: algum de vocês tem cidadania europeia? Pensam em fazer?

Ainda não, minha mãe tá com preguiça de contratar um advogado pra cuidar das coisas complicadas. Desse lado da família do meu falecido vô somos o únicos com direito mas com preguiça de não pegar, todos os outros Caminhas tem.

Fraga
02-02-2015, 04:41 PM
Mas acredito que no litoral existam muitos descendentes diretos de açorianos.Esses descendentes de açorianos geralmente não são miscigenados.O Fraga é descendente desses açorianos.

Destes e também Portugal continental, Madeira, Vêneto-Itália e Alemanha. E 5% índio.

Fraga
02-02-2015, 04:49 PM
O problema é que os portugueses estão no Brasil há muito tempo. E no começo da colonização, apenas homens vinham para cá e se relacionavam com índias e africanas. Mais tarde, quando a colonia passou a se desenvolver e mais portugueses virem para cá, parte desses mestiços foram absorvidos e assimilados pelos novos imigrantes, criando um fenômeno parecido com o da África do Sul: "brancos coloniais", mais de 90% europeus, porém com alguns genes ameríndios e/ou negros.

A maioria do sangue não-branco dos brasileiros coloniais vem da linhagem materna.

A minha vem da linhagem materna indireta, já que a materna direta é europeia (haplogrupo H). Minha avó que falava que a mãe ou avó do avô dela era índia. Isso seria minha tetravó (3,125%)... Mais meu avô materno que tem uma pai que me parece claramente miscigenado com nativo... só não sei a qual nível, o genro dele disse que "era bem pouco" hahaha. Daí meus 4,99% índio que apareceu no meu resultado do DNA autossômico.

Fraga
02-02-2015, 05:10 PM
Você é do litoral do RS ?

Família da minha mãe: Serra gaucha = São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Vacaria e Soledade.
Família do meu pai: Região Metropolitana = Capela de Sant'ana, Pareci Velho. Serra Gaucha: Bento-Gonçalves

Fraga
02-02-2015, 05:19 PM
Mudando um pouco o assunto: algum de vocês tem cidadania europeia? Pensam em fazer?

Alguns familiares da minha mãe já fizeram a Italiana. A minha está com toda documentação bem dizer pronta. Falta só mandar pro consulado.

Tobi
02-02-2015, 07:50 PM
Ainda não, minha mãe tá com preguiça de contratar um advogado pra cuidar das coisas complicadas. Desse lado da família do meu falecido vô somos o únicos com direito mas com preguiça de não pegar, todos os outros Caminhas tem.

Contratar advogado pra isso é desperdício de dinheiro :p

Tobi
02-02-2015, 07:55 PM
A minha vem da linhagem materna indireta, já que a materna direta é europeia (haplogrupo H). Minha avó que falava que a mãe ou avó do avô dela era índia. Isso seria minha tetravó (3,125%)... Mais meu avô materno que tem uma pai que me parece claramente miscigenado com nativo... só não sei a qual nível, o genro dele disse que "era bem pouco" hahaha. Daí meus 4,99% índio que apareceu no meu resultado do DNA autossômico.

Você fez o teste da sua linhagem materna no FTDNA também? Legal :)

4,99% não é nada se tratando de sangue ameríndio, porque ele é trocentas vezes mais diluível do sangue africano.

Tobi
02-02-2015, 07:57 PM
Alguns familiares da minha mãe já fizeram a Italiana. A minha está com toda documentação bem dizer pronta. Falta só mandar pro consulado.

E haja paciência, acho que leva 10 anos para ela sair se der entrada no Brasil.

SupaThug
02-02-2015, 08:09 PM
Destes e também Portugal continental, Madeira, Vêneto-Itália e Alemanha. E 5% índio.

Você sabe de que lugar da Alemanha e de Portugal continental sua ascendência vem?

Dictator
02-02-2015, 09:05 PM
Contratar advogado pra isso é desperdício de dinheiro :p

Dinheiro é o que não falta.

Fraga
02-02-2015, 10:52 PM
Você fez o teste da sua linhagem materna no FTDNA também? Legal :)

4,99% não é nada se tratando de sangue ameríndio, porque ele é trocentas vezes mais diluível do sangue africano.

Sim, meu haplogrupo do DNA mitocondrial (linhagem materna direta) foi confirmado como H (Europeu ocidental). Hoje fiz a ordem pra região "codificadora", pois só recebi o resultados dos HVR1 e HVR2 do mitocondrial, mas o FTDNA utiliza 22 SNPs "extras" pra confirmar o haplogrupo de qualquer modo... O legal é que o DNA mitocondrial está relacionado a diversas condições de saúde, como capacidade de aporte de oxigênio determino maior ou menor disposição pra exercícios, até condições sérias como Alzheimer e diabetes...

Fraga
02-02-2015, 10:59 PM
Você sabe de que lugar da Alemanha e de Portugal continental sua ascendência vem?

Da alemanha tenho na documentação da árvore apenas dizendo o país (Alemanha dã) e os nomes : Johann Christian Friederich Graff e Dorothea Sophia Johanna Hofen. A outra parte do meu DNA alemão sei apenas o nome Thomazina Engel, que era minha trisavô. Meu total estimado é de apenas 7,8% alemão. E as linhagens não servem pra cidadania.
De registros de Portugal tenho Lisboa em vários nomes, Castelo Branco e Braga. O restante que tenho registrado é tudo Açores: Ilha de São Jorge (Açores), Ilha de Flores (Açores) e Ilha Terceira (Açores), além de um registro de um tataravô da Ilha da Madeira.
A parte italiana é de Vêneto (Monteviale) e Vila Nova, Mântova.

O que tu sabes da tua ascendência?

SupaThug
02-02-2015, 11:14 PM
Da alemanha tenho na documentação da árvore apenas dizendo o país (Alemanha dã) e os nomes : Johann Christian Friederich Graff e Dorothea Sophia Johanna Hofen. A outra parte do meu DNA alemão sei apenas o nome Thomazina Engel, que era minha trisavô. Meu total estimado é de apenas 7,8% alemão. E as linhagens não servem pra cidadania.
De registros de Portugal tenho Lisboa em vários nomes, Castelo Branco e Braga. O restante que tenho registrado é tudo Açores: Ilha de São Jorge (Açores), Ilha de Flores (Açores) e Ilha Terceira (Açores), além de um registro de um tataravô da Ilha da Madeira.
A parte italiana é de Vêneto (Monteviale) e Vila Nova, Mântova.

O que tu sabes da tua ascendência?

Bastante coisa mas não o suficiente hahaha...Vamos lá,tenhos trisavós da Toscana e Veneto por parte de mãe.Minha avó materna é 100% italiana,metade toscana,metade veneta.Meu avô materno é colonial de Alagoas.Na minha parte paterna tenho um avô que era filho de andaluzes(meu bisavô era de Almería,minha bisavó era da Andaluzia também mas não sei a cidade),logo meu avô era 100% espanhol.Minha avó é neta(ela neta,meu pai bisneto e eu trineto) de portugueses de Trás-os-Montes.Minha bisavó é 3 quartos veneta(avô de Verona,avó de Veneza,avô paterno do Veneto,mas ela não sabe qual a cidade e avó paterna colonial de Piracicaba),basicamente é isso que sei.Eu queria saber um pouco mais sobre a minha ascendência colonial.

Tobi
02-02-2015, 11:41 PM
Dinheiro é o que não falta.

Eike Batista concorda.

Tobi
02-02-2015, 11:46 PM
Sim, meu haplogrupo do DNA mitocondrial (linhagem materna direta) foi confirmado como H (Europeu ocidental). Hoje fiz a ordem pra região "codificadora", pois só recebi o resultados dos HVR1 e HVR2 do mitocondrial, mas o FTDNA utiliza 22 SNPs "extras" pra confirmar o haplogrupo de qualquer modo... O legal é que o DNA mitocondrial está relacionado a diversas condições de saúde, como capacidade de aporte de oxigênio determino maior ou menor disposição pra exercícios, até condições sérias como Alzheimer e diabetes...

É uma pena o 23andme mesmo não dar mais esse "parecer" genético em relação a saúde da pessoa e as possíveis doenças que podem ser desenvolvidas pelas mesmas. É algo extremamente interessante.

Fraga
02-03-2015, 10:21 AM
Bastante coisa mas não o suficiente hahaha...Vamos lá,tenhos trisavós da Toscana e Veneto por parte de mãe.Minha avó materna é 100% italiana,metade toscana,metade veneta.Meu avô materno é colonial de Alagoas.Na minha parte paterna tenho um avô que era filho de andaluzes(meu bisavô era de Almería,minha bisavó era da Andaluzia também mas não sei a cidade),logo meu avô era 100% espanhol.Minha avó é neta(ela neta,meu pai bisneto e eu trineto) de portugueses de Trás-os-Montes.Minha bisavó é 3 quartos veneta(avô de Verona,avó de Veneza,avô paterno do Veneto,mas ela não sabe qual a cidade e avó paterna colonial de Piracicaba),basicamente é isso que sei.Eu queria saber um pouco mais sobre a minha ascendência colonial.

Bacana cara! Realmente, a parte colonial é a mais misteriosa sempre... Só dispondo de tempo e determinação pra ir atrás dos documentos, algo que eu não tive a paciência, e admiro demais quem tem... Acabei fazendo logo o teste de DNA pra resolver essas questões hahahah! Mas claro, saber por registro deixa a coisa toda muito mais bonita!

Fraga
02-03-2015, 10:22 AM
Aliás, Tobi, desculpe o offtopic!!!!

Tobi
02-03-2015, 11:07 AM
Aliás, Tobi, desculpe o offtopic!!!!

Oh, sem problemas, off topic é legal. :cool:

Tobi
02-05-2015, 09:34 PM
Bacana cara! Realmente, a parte colonial é a mais misteriosa sempre... Só dispondo de tempo e determinação pra ir atrás dos documentos, algo que eu não tive a paciência, e admiro demais quem tem... Acabei fazendo logo o teste de DNA pra resolver essas questões hahahah! Mas claro, saber por registro deixa a coisa toda muito mais bonita!

Se a ascendência colonial for "branca", a pessoa pode esperar possivelmente uns 90% ou mais de sangue português e/ou luso-sefardita e um aditivo não-europeu.

Tobi
02-05-2015, 09:37 PM
Os nordestinos têm um pouco de sangue holandês sim, mas não sei quanto.

Testes do cromossomo y no Brasil mostram que, depois da região sul (por causa dos imigrantes europeus), o nordeste é a região com mais linhagem paterna norte-europeia.

Quanto ao DNA autosomal (que vem de todos os galhos da família), imagino que o típico nordestino das regiões influenciadas por holandeses seja uns 5-10% holandês.

Havia um usuário nordestino aqui que escorou uns 7%, e ele era pardo. Imagino que alguns brancos daquelas bandas possuam uma quantidade até razoável de sangue holandês.

SupaThug
02-05-2015, 09:44 PM
Havia um usuário nordestino aqui que escorou uns 7%, e ele era pardo. Imagino que alguns brancos daquelas bandas possuam uma quantidade até razoável de sangue holandês.

Penso que seja mais provável que os pardos tenham mais do que os brancos.A elite nordestina não deve ter uma gota de sangue holandês.Eu acho que essa história de sangue holandês no Nordeste é um pouco exagerada.

Tobi
02-05-2015, 09:48 PM
Penso que seja mais provável que os pardos tenham mais do que os brancos.A elite nordestina não deve ter uma gota de sangue holandês.Eu acho que essa história de sangue holandês no Nordeste é um pouco exagerada.

Pelo curto período de ocupação, eles até que deixaram bastante marcas. Compare com a ocupação francesa no Rio e no Maranhão, ela é bem mais residual; em todos os sentidos.

curupira
02-06-2015, 02:37 AM
Pelo curto período de ocupação, eles até que deixaram bastante marcas. Compare com a ocupação francesa no Rio e no Maranhão, ela é bem mais residual; em todos os sentidos.

Os franceses ficaram pouco tempo no Brasil. Aliás, no Brasil a presença francesa em geral é quase zero.

SupaThug
02-06-2015, 02:39 AM
Os franceses ficaram pouco tempo no Brasil. Aliás, no Brasil a presença francesa em geral é quase zero.

Assim como essas teorias dizendo que a maioria dos nordestinos tem ancestrais holandeses é história para boi dormir!

curupira
02-06-2015, 02:42 AM
Assim como essas teorias dizendo que a maioria dos nordestinos tem ancestrais holandeses é história para boi dormir!

Eles têm sim, só é pequena. Não é significativa. O y do Djavan foi traçado de volta à Holanda. Dê uma olhada na genealogia do Gilberto Freyre e do Chico Buarque, eles têm antepassados holandeses no Pernambuco do século XVII. Acontece que essa ancestralidade é pequena, não é significativa. No FamilyTreeDNA, eu encontrei um primo cearense, por exemplo, que é descendente do coronel Joris Gartsman, que se estabeleceu por lá na época da invasão holandesa. Geneticamente, não tem importância. Mas, historicamente, é um dado curioso.

O coronel Joris Gartsman e a descendência dele no Ceará:

http://putegi.blogspot.com/2011/02/descendencia-do-holandes-joris-gartsman.html

SupaThug
02-06-2015, 02:45 AM
Eles têm sim, só é pequena. Não é significativa. O y do Djavan foi traçado de volta à Holanda. Dê uma olhada na genealogia do Gilberto Freyre e do Chico Buarque, eles têm antepassados holandeses no século XVII. Acontece que essa ancestralidade é pequena, não é significativa. No FamilyTreeDNA, eu encontrei um primo cearense, por exemplo, que é descendente do coronel Joris Gartsman, que se estabeleceu por lá na época da invasão holandesa. Geneticamente, não tem importância. Mas historicamente, é um dado curioso.

O coronel Joris Gartsman e a descendência dele no Ceará:

http://putegi.blogspot.com/2011/02/descendencia-do-holandes-joris-gartsman.html

Mas não são todos.A grande maioria dos holandeses foi chutada após a Batalha do Guararapes.Eu duvido que o meu avô de Alagoas tenha ascendência holandesa.

Smaug
02-06-2015, 03:11 AM
Isso é super comum no Brasil!

Alguns países facilitam a vida na hora da pessoa conseguir uma cidadania, outros só complicam. A mais fácil pra mim mesmo, por incrível que pareça, é a húngara. Segundo a cônsul, eu consigo a cidadania em menos de 60 dias. Não há filas de espera, pois praticamente não há solicitações.

O mesmo aqui. Sou elegível para cidadania britânica e italiana, porém acho que seria mais fácil conseguir a britânica por não haver solicitações.

Tobi
02-07-2015, 04:53 PM
O mesmo aqui. Sou elegível para cidadania britânica e italiana, porém acho que seria mais fácil conseguir a britânica por não haver solicitações.

Eles exigem alguma coisa para consegui-lá? A lei húngara exige que se fale o básico do idioma. Isso que fode, eu só sei falar tojás, jó, jo napot e umas outras coisas e nomes de comida que eu não faço a menor ideia de como escrever xD

Tobi
02-07-2015, 04:55 PM
Os franceses ficaram pouco tempo no Brasil. Aliás, no Brasil a presença francesa em geral é quase zero.

Reza a lenda que existe alguns descendentes deles no Maranhão e uma influência no sotaque carioca. Mas vai saberrr.

curupira
02-07-2015, 04:59 PM
Reza a lenda que existe alguns descendentes deles no Maranhão e uma influência no sotaque carioca. Mas vai saberrr.

Por incrível que pareça, eu já conversei com maranhenses, um deles especialista em genealogia, que disseram puder traçar a origem deles a alguns desses franceses que se estabeleceram por lá. Em todo caso, a contribuição seria mínima. Logo à reconquista do lugar pelos portugueses, mais de 1000 colonos açorianos foram despachados para lá, e esse é o núcleo inicial significativo da colonização do Maranhão.

Smaug
02-07-2015, 05:25 PM
Eles exigem alguma coisa para consegui-lá? A lei húngara exige que se fale o básico do idioma. Isso que fode, eu só sei falar tojás, jó, jo napot e umas outras coisas e nomes de comida que eu não faço a menor ideia de como escrever xD

Tem que saber inglês.

Smaug
02-07-2015, 05:28 PM
Os franceses ficaram pouco tempo no Brasil. Aliás, no Brasil a presença francesa em geral é quase zero.

Discordo, conheço muitas pessoas com ascendência francesa, sem mencionar o fato de que muitas famílias importantes na história do país têm ascendência francesa.

SupaThug
02-07-2015, 05:30 PM
Discordo, conheço muitas pessoas com ascendência francesa, sem mencionar o fato de que muitas famílias importantes na história do país têm ascendência francesa.

Eu só encontrei uma pessoa que tinha ascendência francesa,é bem pequena mesmo.É uma ascendência exótica para o país.

curupira
02-07-2015, 05:39 PM
Discordo, conheço muitas pessoas com ascendência francesa, sem mencionar o fato de que muitas famílias importantes na história do país têm ascendência francesa.

Eu falei de maneira relativa, comparado com portugueses, italianos, espanhóis, alemães e até poloneses. Eu também conheço descendentes de franceses. Tenho uma amiga cujo pai era um francês que veio para cá à época da guerra com a Argélia. Outro conhecido é filho de francês. Sem contar alguns sobrenomes já tradicionais no Brasil, como o do próprio Taunay, historiador de São Paulo.

SupaThug
02-07-2015, 06:32 PM
Eu falei de maneira relativa, comparado com portugueses, italianos, espanhóis, alemães e até poloneses. Eu também conheço descendentes de franceses. Tenho uma amiga cujo pai era um francês que veio para cá à época da guerra com a Argélia. Outro conhecido é filho de francês. Sem contar alguns sobrenomes já tradicionais no Brasil, como o próprio Taunay, historiador de São Paulo.

Ascendência francesa é algo exótico para mim!Conheço muito mais descendentes de lituanos e poloneses do que de franceses(conheço só um).

Smaug
02-07-2015, 06:42 PM
Eu só encontrei uma pessoa que tinha ascendência francesa,é bem pequena mesmo.É uma ascendência exótica para o país.

Exótico é ser islandês, franceses são comuns.

Smaug
02-07-2015, 06:43 PM
Eu falei de maneira relativa, comparado com portugueses, italianos, espanhóis, alemães e até poloneses. Eu também conheço descendentes de franceses. Tenho uma amiga cujo pai era um francês que veio para cá à época da guerra com a Argélia. Outro conhecido é filho de francês. Sem contar alguns sobrenomes já tradicionais no Brasil, como o do próprio Taunay, historiador de São Paulo.

Ou Santos Dumont, o mais ilustre franco-brasileiro.

SupaThug
02-07-2015, 06:51 PM
Exótico é ser islandês, franceses são comuns.

Islandês é super-exótico.Francês é só exótico,são um grupo bem pequeno aqui.

curupira
02-08-2015, 09:58 AM
Islandês é super-exótico.

Esses eu nunca vi no Brasil!

SupaThug
02-08-2015, 02:37 PM
Esses eu nunca vi no Brasil!

Até vieram uns perdidos para cá
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3363274-EI6782,00-Islandia+do+frio+glacial+para+o+sol+tropical.html

Smaug
02-08-2015, 02:50 PM
Até vieram uns perdidos para cá
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3363274-EI6782,00-Islandia+do+frio+glacial+para+o+sol+tropical.html

Fascinante:


Cerca de 5 mil pessoas se inscreveram como candidatas a rumar para o Brasil, em busca de calor e prosperidade ao sul do Equador. Mas o navio que deveria levá-las à terra prometida nunca apareceu. No início dos anos 1860, 39 islandeses conseguiram finalmente embarcar, alguns faleceram no trajeto e 34 acabaram desembarcando em Dona Francisca (mais tarde Joinville). A parada final seria a colônia alemã de São Lourenço, no Rio Grande do Sul, mas, aconselhados pelos escandinavos residentes em Dona Francisca, os islandeses seguiram para Curitiba, município que despontava e onde acabaram trabalhando na área de carpintaria e construção.

Luciano conheceu a última descendente da geração de islandeses que nasceu no Brasil, Nanna Söndahl. "Ela está em Curitiba, tem 93 anos, o pai dela imigrou para o Brasil aos sete ou oito anos de idade. Ela é a memória viva da imigração islandesa no Brasil", conta. Com o apoio do fundo de cinema da Islândia e de uma tevê estatal islandesa e financiamento privado ele pretende juntar recursos para fazer um documentário sobre o personagem. Oddur estima em até 4 mil o número de descendentes de islandeses no Brasil. Hoje, tem registrado no seu instituto o nome de 1 mil.

Tenho alguns amigos com ascendência sueca e dinamarquesa, mas islandês eu nunca vi.

Tobi
02-11-2015, 05:35 PM
Tenho alguns amigos com ascendência sueca e dinamarquesa, mas islandês eu nunca vi.

Um dia me falaram que a Geise Arruda tem ascendência islandesa, só não sei se é verdade, Kkkkk


Até vieram uns perdidos para cá
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3363274-EI6782,00-Islandia+do+frio+glacial+para+o+sol+tropical.html

SupaThug
02-11-2015, 05:36 PM
Um dia me falaram que a Geise Arruda tem ascendência islandesa, só não sei se é verdade, Kkkkk

To rindo aqui só de imaginar a possibilidade kkkkkkkkk

Smaug
02-11-2015, 05:48 PM
Um dia me falaram que a Geise Arruda tem ascendência islandesa, só não sei se é verdade, Kkkkk

Claro que não.

SupaThug
02-11-2015, 05:51 PM
Claro que não.

Não existe razão para simplesmente descartar a possibilidade,é muito suspeito.Mas pode sim ser real.

Smaug
02-11-2015, 05:54 PM
Não existe razão para simplesmente descartar a possibilidade,é muito suspeito.Mas pode sim ser real.

Corto meu pênis fora se for verdade.

SupaThug
02-11-2015, 05:56 PM
Corto meu pênis fora se for verdade.

Vish...Cuidado cara :laugh:

Tobi
02-11-2015, 06:11 PM
To rindo aqui só de imaginar a possibilidade kkkkkkkkk

Eu não sei, né. Mas se tratando de Brasil, eu não duvido de nada, Hahaha

Tobi
02-11-2015, 06:20 PM
Corto meu pênis fora se for verdade.

Esse tipo de promessa é perigosa, huehue

SupaThug
02-11-2015, 06:24 PM
Esse tipo de promessa é perigosa, huehue

Ainda mais no Brasil...

SupaThug
05-02-2015, 05:19 AM
Achei esse texto e achei interessante,bem relacionado com o tópico:http://brasil.elpais.com/brasil/2014/06/04/opinion/1401910096_876304.html

Chiyo
05-02-2015, 02:18 PM
Olha, aqui em MG os mais superestimados são pessoas que tem sobrenomes diferentes do normal (que não sejam grafados em português). Uma amiga de faculdade é filha de inglês com brasileira, neta de italianos. Então já dá pra se ter noção do quanto o pessoal fica impressionado né?

Quando digo que tenho ascendência portuguesa ninguém dá bola, mesmo eu mostrando meu Cartão do Cidadão. :D (não que eu queira me destacar, quando alguém cita algum assunto que releve a isso, eu só menciono e pedem "provas"). E olha que sou bem tímido, só continuo o assunto quando insistem.

Um professor da universidade é da Bahia e a família se mudou pra MG quando era muito novo, mas possui cidadania francesa por ser casado com uma nativa de lá. E ele é negro. Um homem incrível, por sinal.

Chiyo
05-02-2015, 09:33 PM
Sei que o tópico é super antigo, mas.... só agora que o li todo.



O mesmo aqui. Sou elegível para cidadania britânica e italiana, porém acho que seria mais fácil conseguir a britânica por não haver solicitações.

Quando eu consegui minha cidadania portuguesa, fui ao consulado em Belo Horizonte. E como na época eu tinha 15 anos, hoje eu tenho 17 apesar do meu perfil mostrar 18, é legal ser velho né :cool:, e meu avô Português ainda era vivo (morreu ano passado † infelizmente) foi só entregar a certidão de nascimento dele, do meu pai (por ser o descendente direto) e o meu e da minha irmã com 1 ano na época. Juntamente com os outros documentos brasileiros e beleza, a papelada ficou pronta 50 dias depois. =3 E como todos nós falamos português, era um passo a menos :rolleyes: não houve entrevista, nem nada... O cônsul foi super gentil comigo, perguntou se eu viajaria pra fora e respondi que não tinha dinheiro muito menos vontade. :P

Meu avô teve 8 filhos, e todos os meus primos já tinham cidadania, menos minha irmã e eu. :tongue

PS: Por algum motivo, minha mãe não quis adquirir...

LostInParadise
05-04-2015, 03:56 AM
eu solo conozco portugueses, es dificil saber que ascendencia tienen los brasileños porque no usan sus apellidos.

SupaThug
05-04-2015, 04:06 AM
eu solo conozco portugueses, es dificil saber que ascendencia tienen los brasileños porque no usan sus apellidos.

E nem sempre o sobrenome diz muita coisa...

BirdMan
05-04-2015, 04:18 AM
I'd definitely agree with those who say that Germany ancestry is the most exaggerated. Many Brazilians have mentioned the German heritage of their country to me and it often comes up on these forums, but I have never even heard of Spanish immigration to Brazil even though it was twice the size!

SupaThug
05-04-2015, 04:28 AM
I'd definitely agree with those who say that Germany ancestry is the most exaggerated. Many Brazilians have mentioned the German heritage of their country to me and it often comes up on these forums, but I have never even heard of Spanish immigration to Brazil even though it was twice the size!

Exactly,as a brazilian of spanish heritage I tend to agree with you,spanish immigration was way bigger and it is one of the least mentioned ones.For some odd reason,some people here seem to think of german and italian heritage as something that is fancier than Iberian heritage,I hate this kind of mentality...urgh,I have seen people who were like 50% portuguese,25% spanish and 25% italian and only talked about their italian heritage as if it was something special...

Dictator
05-04-2015, 09:28 PM
Here, if you have a german or italian surname, don't expect to be treated as something special.

Brighton
05-04-2015, 10:07 PM
Germans and Italians clearly

I've seen Brazilians giving too much importance to Eastern Europeans (Polish/Ukrainians) as well.

SupaThug
05-04-2015, 11:17 PM
Germans and Italians clearly

I've seen Brazilians giving too much importance to Eastern Europeans (Polish/Ukrainians) as well.

I wouldn't put eastern euros in the same group of germans and italians.

ÁGUIA
05-04-2015, 11:48 PM
Exactly,as a brazilian of spanish heritage I tend to agree with you,spanish immigration was way bigger and it is one of the least mentioned ones.For some odd reason,some people here seem to think of german and italian heritage as something that is fancier than Iberian heritage,I hate this kind of mentality...urgh,I have seen people who were like 50% portuguese,25% spanish and 25% italian and only talked about their italian heritage as if it was something special...

hahaha Aqui em Portugal conheci um caso semelhante, um brasileiro,muito boa gente,que tinha três avós portugueses e um italiano,no entanto parecia só ter orgulho da sua ancendência italiana.É como tu dizes o pessoal acha mais chique ser italiano ou alemão do que ibérico, principalmente do que ser português, vejo muitos casos em que a ascêndencia portuguesa de alguns brasileiros é sempre negada, provavelmente por ter sido o colonizador ainda haja algum ressentimento.

SupaThug
05-04-2015, 11:53 PM
hahaha Aqui em Portugal conheci um caso semelhante, um brasileiro,muito boa gente,que tinha três avós portugueses e um italiano,no entanto parecia só ter orgulho da sua ancendência italiana.É como tu dizes o pessoal acha mais chique ser italiano ou alemão do que ibérico, principalmente do que ser português, vejo muitos casos em que a ascêndencia portuguesa de alguns brasileiros é sempre negada, provavelmente por ter sido o colonizador ainda aja algum ressentimento.

Esse italianismo exacerbado por parte de alguns é extremamente irritante.

ÁGUIA
05-05-2015, 12:04 AM
Esse italianismo exacerbado por parte de alguns é extremamente irritante.

Também já me disseram que esse fascínio se deve ás novelas sobre italianos, Terra Nostra e afins...:D

Bell Beaker
05-05-2015, 12:04 AM
Não se esqueçam que a ascendência Portuguesa no Brasil é desvalorizada talvez porque a Cultura Brasileira seja muito próxima à Portuguesa.

Falam a mesma Língua que nós, muitas semelhanças na culinária, a maioria professa a mesma religião, tem muitas tradições iguais e um património cultural único.

Ter ascendência Portuguesa no Brasil é muitas vezes confundida com "Brasileira".

Tal como os Ingleses e Escoceses são desvalorizados na América, ao contrario das Ascendências Alemãs, Irlandesas e Italianas.

Bell Beaker
05-05-2015, 12:06 AM
Também já me disseram que esse fascínio se deve ás novelas sobre italianos, Terra Nostra e afins...:D

Esta passar uma na Globo creio, mas acho que já é antiga.

SupaThug
05-05-2015, 12:08 AM
Não se esqueçam que a ascendência Portuguesa no Brasil é desvalorizada talvez porque a Cultura Brasileira seja muito próxima à Portuguesa.

Falam a mesma Língua que nós, muitas semelhanças na culinária, a maioria professa a mesma religião, tem muitas tradições iguais e um património cultural único.

Ter ascendência Portuguesa no Brasil é muitas vezes confundida com "Brasileira".

Tal como os Ingleses e Escoceses são desvalorizados na América, ao contrario das Ascendências Alemãs, Irlandesas e Italianas.

Exatamente.

SupaThug
05-05-2015, 12:09 AM
Também já me disseram que esse fascínio se deve ás novelas sobre italianos, Terra Nostra e afins...:D

Acho que tem mais a ver com o que o Rodrigo falou :thumb001:

ÁGUIA
05-05-2015, 12:13 AM
Esta passar uma na Globo creio, mas acho que já é antiga.

Pois está, não me digas nada a minha mãe está sempre a ver isso, é o Rei do Gado! a que eu citei também é bastante antiga, curiosamente o actor principal era o Thiago Lacerda descendente de portugueses.

Brighton
05-05-2015, 12:15 AM
I wouldn't put eastern euros in the same group of germans and italians.

I didn't haha

Bell Beaker
05-05-2015, 12:20 AM
Pois está, não me digas nada a minha mãe está sempre a ver isso, é o Rei do Gado! a que eu citei também é bastante antiga, curiosamente o actor principal era o Thiago Lacerda descendente de portugueses.

Yap ia referir isso agora. Lol. Os meus pais também estão sempre a ver isso, especialmente a minha mãe. Por acaso via muitas novelas Brasileiras com a minha mãe quando era um puto.

Dictator
05-05-2015, 12:53 AM
Yap ia referir isso agora. Lol. Os meus pais também estão sempre a ver isso, especialmente a minha mãe. Por acaso via muitas novelas Brasileiras com a minha mãe quando era um puto.

Não vejo novelas brasileiras, mexicanas, etc faz 8 anos... uau.

Chiyo
05-05-2015, 01:28 AM
Yap ia referir isso agora. Lol. Os meus pais também estão sempre a ver isso, especialmente a minha mãe. Por acaso via muitas novelas Brasileiras com a minha mãe quando era um puto.

Não tenho mais paciência para assistir telenovelas, nem mesmo quando criança. É (era) um hábito do brasileiro - até do povo latino, asiático e agora mediterrâneo com as novelas turcas explodindo pela África - por não ter muitas condições de lazer, e como a maioria vive em pobreza, a televisão acabava sendo um refúgio para pedreiros, serventes, auxiliares, professores e muitas outras profissões do povão ao chegar em casa.

"Rico" também vê novela, mas não fica(va) preso somente a isso. <-


hahaha Aqui em Portugal conheci um caso semelhante, um brasileiro,muito boa gente,que tinha três avós portugueses e um italiano,no entanto parecia só ter orgulho da sua ancendência italiana.É como tu dizes o pessoal acha mais chique ser italiano ou alemão do que ibérico, principalmente do que ser português, vejo muitos casos em que a ascêndencia portuguesa de alguns brasileiros é sempre negada, provavelmente por ter sido o colonizador ainda haja algum ressentimento.


Jamais neguei minha ascendência portuguesa, muito menos a minha ascendência escrava por meu avô materno ser filho (ou neto IDK) de escravos. E quando dizem que o lado "negro" (não no sentido pejorativo pfvr) vem da mãe, não é brincadeira.

Tobi
05-19-2015, 03:16 PM
hahaha Aqui em Portugal conheci um caso semelhante, um brasileiro,muito boa gente,que tinha três avós portugueses e um italiano,no entanto parecia só ter orgulho da sua ancendência italiana.É como tu dizes o pessoal acha mais chique ser italiano ou alemão do que ibérico, principalmente do que ser português, vejo muitos casos em que a ascêndencia portuguesa de alguns brasileiros é sempre negada, provavelmente por ter sido o colonizador ainda haja algum ressentimento.

Muitos superestimam os sobrenomes "diferentes" também, por isso menosprezam a ascendência portuguesa (mesmo que a tenham). Pelo fato dos sobrenomes portugueses serem comuns, acham mais hipster usarem e falarem só da ascendência italiana, germânica, etc.

Tobi
05-19-2015, 03:17 PM
Não se esqueçam que a ascendência Portuguesa no Brasil é desvalorizada talvez porque a Cultura Brasileira seja muito próxima à Portuguesa.

Falam a mesma Língua que nós, muitas semelhanças na culinária, a maioria professa a mesma religião, tem muitas tradições iguais e um património cultural único.

Ter ascendência Portuguesa no Brasil é muitas vezes confundida com "Brasileira".

Tal como os Ingleses e Escoceses são desvalorizados na América, ao contrario das Ascendências Alemãs, Irlandesas e Italianas.

Isso, isso! Exatamente.

SupaThug
05-19-2015, 04:53 PM
Muitos superestimam os sobrenomes "diferentes" também, por isso menosprezam a ascendência portuguesa (mesmo que a tenham). Pelo fato dos sobrenomes portugueses serem comuns, acham mais hipster usarem e falarem só da ascendência italiana, germânica, etc.

Se eu quisesse dar uma de ''exótico'' por causa da minha ascendência italiana nem daria,já que tenho dois sobrenomes portugueses hahaha...Teria que mostrar o nome da minha mãe no RG

Tobi
05-19-2015, 05:04 PM
Se eu quisesse dar uma de ''exótico'' por causa da minha ascendência italiana nem daria,já que tenho dois sobrenomes portugueses hahaha...Teria que mostrar o nome da minha mãe no RG

Mais fácil você dizer que tem ascendência italiana porque gosta de macarrão e sorvete :laugh:

SupaThug
05-19-2015, 05:06 PM
Mais fácil você dizer que tem ascendência italiana porque gosta de macarrão e sorvete :laugh:

Ou porque você fala ''É vero'' rsrsrsrs

Tobi
05-26-2015, 11:18 PM
Ou porque você fala ''É vero'' rsrsrsrs

Zuado é que alguns ítalo-brasileiros tem o sotaque super carregado e nem se quer falam italiano, Kkk

SupaThug
05-26-2015, 11:20 PM
Zuado é que alguns ítalo-brasileiros tem o sotaque super carregado e nem se quer falam italiano, Kkk

Caso da minha avó.Minha bisavó,mais ainda...só que ela fala um italiano quebrado.

Tobi
05-26-2015, 11:22 PM
Caso da minha avó.Minha bisavó,mais ainda...só que ela fala um italiano quebrado.

A família inteira da minha namorada é assim, eu quase que tenho que chamar um interprete pra conversar com eles, mas ser fluente em italiano que é bom:::nada :p

SupaThug
05-26-2015, 11:26 PM
A família inteira da minha namorada é assim, eu quase que tenho que chamar um interprete pra conversar com eles, mas ser fluente em italiano que é bom:::nada :p

É interessante ver como algumas família italianas foram se aculturaram tanto que perderam o sotaque característico,em Piracicaba é assim,lá as pessoas de ascendência italiana não falam como o sotaque característico dos italo-brasileiros,já aqui na capital a grande maioria das famílias manteve italianismos na fala.

Tobi
05-26-2015, 11:38 PM
É interessante ver como algumas família italianas foram se aculturaram tanto que perderam o sotaque característico,em Piracicaba é assim,lá as pessoas de ascendência italiana não falam como o sotaque característico dos italo-brasileiros,já aqui na capital a grande maioria das famílias manteve italianismos na fala.

Mas é meio impossível não se aculturar, né, cara. Geralmente as pessoas que vivem em colonias são menos aculturadas, mas mesmo assim. Nessa atual geração são raridade, até mesmo os japinhas estão extremamente aculturados.
E os ítalo-brasileiros se integraram muito bem com os luso-brasileiros, é uma "mistura" legal, que geralmente produz gente bonita.

SupaThug
05-26-2015, 11:40 PM
Mas é meio impossível não se aculturar, né, cara. Geralmente as pessoas que vivem em colonias são menos aculturadas, mas mesmo assim. Nessa atual geração são raridade, até mesmo os japinhas estão extremamente aculturados.
E os ítalo-brasileiros se integraram muito bem com os luso-brasileiros, é uma "mistura" legal, que geralmente produz gente bonita.

Com ''aculturado'',eu quero dizer que algumas famílias mantiveram italianismo marcantes na fala,já outras absorveram o sotaque paulista colonial(caipira).

curupira
05-27-2015, 12:32 PM
É interessante ver como algumas família italianas foram se aculturaram tanto que perderam o sotaque característico,em Piracicaba é assim,lá as pessoas de ascendência italiana não falam como o sotaque característico dos italo-brasileiros,já aqui na capital a grande maioria das famílias manteve italianismos na fala.

Os italianos no geral são os que melhor se assimilam na minha opinião, depois dos portugueses e dos espanhóis.

SupaThug
05-27-2015, 01:50 PM
Os italianos no geral são os que melhor se assimilam na minha opinião, depois dos portugueses e dos espanhóis.

Sem dúvidas.Nem se comparam com alemães,japoneses e etc.Portugueses e espanhóis se adaptaram tanto porque eles já faziam parte da matriz cultural do local,daí fica mais fácil.
Adoniran Barbosa é na minha opinião o maior símbolo da adaptação do italiano:

https://www.youtube.com/watch?v=ceBdGz3eTFg

curupira
05-27-2015, 02:00 PM
^ Estou de acordo!

Brasileiro
07-18-2015, 07:15 PM
Show de ignorância.

spanish catalan
07-18-2015, 07:41 PM
superestimado com certeza italianos e alemães,são tratados como "deuses" aqui no Brasil

spanish catalan
07-18-2015, 07:41 PM
as mulheres tem a falsa ilusão que todos os homens italianos são bonitos

Brasileiro
07-19-2015, 03:23 PM
superestimado com certeza italianos e alemães,são tratados como "deuses" aqui no Brasil

E muito merecido diga-se de passagem... quando pegares as famílias por sobrenome e peneirar por classe social verá que não só os alemães e muitos dos italianos como também os poloneses e ucranianos estão no topo ou no meio da pirâmide, enquanto os portugueses em qualquer posição, principalmente perfazendo a classe mais baixa da população. No Brasil de modo geral os alemães e os japoneses se destacam em várias áreas.

Brasileiro
07-19-2015, 03:25 PM
duplicado.

alnortedelsur
07-19-2015, 07:21 PM
Eu aceito todos. Haitianos, senegaleses, bolivianos, paraguaios, etc. :thumb001: Agora, historicamente, no Brasil, os italianos e os alemães foram mais "prestigiados". No Brasil chegaram muito mais espanhóis do que alemães, por exemplo, e quase não se fala sobre eles. Foram imigrantes como os demais. Chegaram quase 800 mil espanhóis, um número mais do que o dobro maior do que o de alemães, a terceira maior diáspora espanhola após a independência dos países da América Latina (atrás somente de Cuba e da Argentina). E nada de se falar a esse respeito.

hmmmmmm... I have read from several sources that Venezuela has the second largest Spanish diaspora from all Latin America (only behind Argentina), but of course, I am talking strictly about raw numbers.

I know that proportionally speaking, Spanish immigration had a bigger impact in countries like Uruguay and Cuba, because they have always been smaller countries with less population than Venezuela, and that's the reason that their Spanish immigration had a bigger impact in their overall racial composition, even though it was smaller in raw numbers than in Venezuela. But if we only talk about raw numbers, Venezuela is the second country in all Latin America that received more Spaniards (just after Argentina). And most of them didn't left Venezuela, but settled permanently and had Venezuelan kids and grand kids.

Brasileiro
07-19-2015, 07:29 PM
E o mais impressionante é que essa declaração é mentirosa, uma grande maioria dos alemães nem sequer foram registrados e dos que foram registrados a maioria veio com passaporte russo e não alemão, inclusive vieram 2 gerações antes dos espanhóis.

curupira
07-19-2015, 08:16 PM
Brazil received around 700000 to 800000 Spanish immigrants. Just check the sources. It is usually referenced as the 3rd largest number, after Argentina and Cuba. I know Venezuela received many too, how many?

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Spanish_diaspora
https://es.m.wikipedia.org/wiki/Inmigración_española_en_Venezuela


hmmmmmm... I have read from several sources that Venezuela has the second largest Spanish diaspora from all Latin America (only behind Argentina), but of course, I am talking strictly about raw numbers.

I know that proportionally speaking, Spanish immigration had a bigger impact in countries like Uruguay and Cuba, because they have always been smaller countries with less population than Venezuela, and that's the reason that their Spanish immigration had a bigger impact in their overall racial composition, even though it was smaller in raw numbers than in Venezuela. But if we only talk about raw numbers, Venezuela is the second country in all Latin America that received more Spaniards (just after Argentina). And most of them didn't left Venezuela, but settled permanently and had Venezuelan kids and grand kids.

Brasileiro
07-19-2015, 08:20 PM
Se for pelo "número" dos registros imigratórios ainda que eu acredito que possa estar mais ou menos de acordo pós-1872 foram entre 720-750k.

alnortedelsur
07-19-2015, 08:59 PM
Brazil received around 700000 to 800000 Spanish immigrants. Just check the sources. It is usually referenced as the 3rd largest number, after Argentina and Cuba. I know Venezuela received many too, how many?

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Spanish_diaspora
https://es.m.wikipedia.org/wiki/Inmigración_española_en_Venezuela

Those sources only mention the number of Spanish citizens living in Venezuela -including elderly surviving Spanish immigrants, and Venezuelans with double nationality (Venezuelan/Spaniard)-, but don't include hundreds of thousands of Venezuelan kids and grand kids of Spanish immigrants who don't have the Spanish citizenship, and don't mention the number of Spanish immigrants who settled in Venezuela (many of whom are already dead) either. Check however, how Brazil has a lesser number of Spanish citizens compared to Venezuela, which is something that gives me the reason.

The number of Spanish immigrants who settled in Venezuela are not far from the numbers you gave for Brazil. If I find the Internet sources, I am going to post them.

PS: I know Venezuela has proportionally less whites compared to countries like Cuba, Uruguay or Brazil, but many people wrongly assume that this automatically implies that Venezuela received a lesser net number of European immigrants compared to countries like Cuba or Uruguay, but not. Venezuela received the third largest net number of European immigrants (about 1 million) in all Latin America (most of it Spanish/Portuguese/Italian,and to a less extent German, Lebanese, and other), just after Brazil and Argentina. And I am just talking about the post World War II European immigration, because prior to that there was also some European immigration to Venezuela (though not that big as that last wave).

If proportionally speaking they had less impact in the overall racial composition of Venezuela than in smaller countries like Cuba or Uruguay, that's different story and is not on discussion.

curupira
07-19-2015, 09:34 PM
Venezuela did indeed receive many immigrants. Proportionally the Spanish immigrants there had a higher impact than in Brazil. In Brazil the Spaniards settled overwhelmingly in São Paulo state so it was not a large national impact.

On 23andme I have also found Venezuelans of Portuguese ancestry.

alnortedelsur
07-19-2015, 09:41 PM
Venezuela did indeed receive many immigrants. Proportionally the Spanish immigrants there had a higher impact than in Brazil. In Brazil the Spaniards settled overwhelmingly in São Paulo state so it was not a large national impact.

On 23andme I have also found Venezuelans of Portuguese ancestry.

Well, that's normal, since Venezuela was a Spanish colony.

And yeah, I know that Spaniards in Brazil had a big impact mostly in Sao Paulo State, and however, what it counts is that Sao Paulo is one of the top most important Brazilian states (if not the most). I would love to go to Sao Paulo some day (the state, and the city of Sao Paulo). I would like to know other parts of Brazil too, but I have some special predilection for Sao Paulo. :)

PS: and regarding the thread question, I find it stupid how some Paulistas like so much to highlight the Italian and German immigration to Sao Paulo, while they ignore the Spanish one.

Tobi
07-21-2015, 07:01 PM
superestimado com certeza italianos e alemães,são tratados como "deuses" aqui no Brasil

Pior é aquele povo que tem um tatatatatataravô da Alemanha e fica gritando isso aos quatro ventos.


as mulheres tem a falsa ilusão que todos os homens italianos são bonitos

Bah, gosto é gosto, né, Haha
Mas as mulheres norte italianas, pelo menos, são belas, em minha opinião.

Brasileiro
07-21-2015, 07:04 PM
PS: and regarding the thread question, I find it stupid how some Paulistas like so much to highlight the Italian and German immigration to Sao Paulo, while they ignore the Spanish one.

Superestimado a imigração alemã no Sudeste.