PDA

View Full Version : A cidade de São Paulo não é racialmente homogênea.



LP09569
08-27-2016, 09:51 PM
Fui ao shopping Bourbon hoje e me surpreendi com a quantidade de gente branca que eu vi por lá. Estimo que cerca de 60% do pessoal de lá aparentava ter ancestralidade 100% europeia (desses, em média uns 10% eram loiros), uns 15% castiços (tipo eu; os que apresentavam claramente ter alguma mistura, mas que não era tão significativa pra serem considerados mestiços) e uns 25% eram de outras raças (mestiços, negros, asiáticos etc). Realmente é bastante diferente do que eu estou acostumado a ver quando vou a shoppings da minha região, como o Itaquera ou o Tatuapé, por exemplo, onde uns 80% do pessoal são não-brancos.

Shopping Bourbon:

http://msalx.vejasp.abril.com.br/2012/08/22/0015/jYQci/00792389-3d4d0h4e3h.jpeg

Shopping Itaquera:

https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/06/rolezinho-shopping-itaquera-118-original1.jpeg

Shopping Tatuapé:

http://www.participaventures.com.br/images/MTatuape/pra%C3%A7aalimenta.jpg

meninodeengenho
08-27-2016, 09:54 PM
Nunca vi ninguém clamando que é. Isso só é uma mostra da desigualdade brasileira. Tu já foi no JK Iguatemi ou no Cidade Jardim? A mesma coisa.

aleister
08-27-2016, 09:59 PM
São Paulo tem gente de tudo que é cor em tudo que é lugar!

Só pessoas politicamente tendenciosas dizem que só brancos são de classe média e outras baboseiras assim.


Morei um tempo no México, e lá sim você vê claramente a disparidade. Imagina ver 95 por cento de índios no metrô e nas ruas, mas nem 20 por cento deles num shopping.

meninodeengenho
08-27-2016, 10:02 PM
São Paulo tem gente de tudo que é cor em tudo que é lugar!

Só pessoas politicamente tendenciosas dizem que só brancos são de classe média e outras baboseiras assim.


Morei um tempo no México, e lá sim você vê claramente a disparidade. Imagina ver 95 por cento de índios no metrô e nas ruas, mas nem 20 por cento deles num shopping.

Tem uns users aqui do México que dizem que o México tem mais igualdade socioeconômica entre raças do que aqui no Brasil. Você morou na Cidade do México?

LP09569
08-27-2016, 10:03 PM
Nunca vi ninguém clamando que é. Isso só é uma mostra da desigualdade brasileira. Tu já foi no JK Iguatemi ou no Cidade Jardim? A mesma coisa.

Não. Eu praticamente não saio de casa a não ser pra ir pra faculdade ou pra ir trabalhar, mas pretendo ir ao Higienópolis e a esses dois citados.


São Paulo tem gente de tudo que é cor em tudo que é lugar!

Só pessoas politicamente tendenciosas dizem que só brancos são de classe média e outras baboseiras assim.


Morei um tempo no México, e lá sim você vê claramente a disparidade. Imagina ver 95 por cento de índios no metrô e nas ruas, mas nem 20 por cento deles num shopping.

Você é de São Paulo? Se sim, visite os 3 shoppings que eu citei no post. Se você disser que os três são racialmente distribuídos homogeneamente, estará sendo desonesto.

Rosso77
08-27-2016, 10:05 PM
Hoje em dia, praticamente nenhum lugar fora de SC é. Coisa que eu aprendi na vida é que não importa o tipo de gente que entre na tua cidade, NENHUM faz tanto estrago quanto gaúcho fronteirista e metropolitano. Não me agrada nem um pouco a quantidade de carioca/paulista/nordestino/haitiano que vem morar na minha cidade, mas eu trocaria 1000 fronteiristas/metropolitanos por 10000 desses.

Tobi
08-27-2016, 10:06 PM
Oxi, outro dia eu lhe falei isso e usei o shopping de Higienópolis como exemplo e você ficou de mi mi mi falando que lá tinha pouco branco e muito mestiço a japonês.

Spyy
08-27-2016, 10:07 PM
Zona Leste de SP é extensão do Nordeste, todos sabem disso

aleister
08-27-2016, 10:08 PM
Tem uns users aqui do México que dizem que o México tem mais igualdade socioeconômica entre raças do que aqui no Brasil. Você morou na Cidade do México?

Sim, e também conheci algumas outras cidades, e sou obrigado a discordar, hehehe.

LP09569
08-27-2016, 10:08 PM
Oxi, outro dia eu lhe falei isso e usei o shopping de Higienópolis como exemplo e você ficou de mi mi mi falando que lá tinha pouco branco e muito mestiço a japonês.

Eu falei sobre o que eu vi nas ruas, não no shopping. Como eu poderia afirmar isso se eu nunca ao menos fui ao Higienópolis? Pretendo ir lá final de semana que vem.

aleister
08-27-2016, 10:43 PM
Não. Eu praticamente não saio de casa a não ser pra ir pra faculdade ou pra ir trabalhar, mas pretendo ir ao Higienópolis e a esses dois citados.



Você é de São Paulo? Se sim, visite os 3 shoppings que eu citei no post. Se você disser que os três são racialmente distribuídos homogeneamente, estará sendo desonesto.

Já morei em São Paulo, na Consolação.

A meu ver, são apenas um ou outro bairro ou shopping de Sao Paulo onde se vê uma maioria gritante de brancos.

LP09569
08-27-2016, 10:49 PM
Já morei em São Paulo, na Consolação.

A meu ver, são apenas um ou outro bairro ou shopping de Sao Paulo onde se vê uma maioria gritante de brancos.

Vá visitar os lugares mais ricos da cidade que você vai perceber a diferença.

aleister
08-27-2016, 10:56 PM
Vá visitar os lugares mais ricos da cidade que você vai perceber a diferença.

Mas é uma menor parte de São Paulo...

LP09569
08-27-2016, 10:58 PM
Mas é uma menor parte de São Paulo...

Isso é óbvio. Justamente por esse motivo que eu disse que fiquei impressionado quando fui lá hoje. Uma cidade repleta de imigrantes não-brancos com aquela quantidade de gente branca é de fato algo meio diferente de se ver.

aleister
08-27-2016, 11:02 PM
Mas tem gente branca na cidade inteira, essa é a questão.

No geral, é uma cidade de todas as cores.

Spyy
08-27-2016, 11:07 PM
São Paulo é tão homogênea quanto Nova York, embora lá as pessoas devam ser menos miscigenadas e separadas em comunidades como tailandesa, negra (todo mundo odeia o Chris), porto-riquenhos, mexicanos, chineses, entre outros.

Aqui já é o mesmo bairro com várias etnias diferentes



Em Nova Iorque, e de acordo com o mais recente censo, 33% da população é branca, 28,6% é latina, 25,5% é negra e 12,7% é asiática. Nem um dos cinco bairros que constituem a cidade (Manhattan, Brooklyn, Bronx, Queens e Staten Island) escapa a esta análise. "Nos 32 agrupamentos escolares, 19 não tinham, em 2010, nem 10% de alunos brancos", diz o estudo.

LP09569
08-27-2016, 11:11 PM
Mas tem gente branca na cidade inteira, essa é a questão.

No geral, é uma cidade de todas as cores.

Isso é óbvio. A diferença é que num bairro pobre da zona leste existe 15% de brancos enquanto que em um bairro rico como Moema existem 60% de brancos.

LP09569
08-27-2016, 11:12 PM
São Paulo é tão homogênea quanto Nova York, embora lá as pessoas devam ser menos miscigenadas e separadas em comunidades como tailandesa, negra (todo mundo odeia o Chris), porto-riquenhos, mexicanos, chineses, entre outros.

Aqui já é o mesmo bairro com várias etnias diferentes

A diferença é que pra ser considerado negro por lá não precisa ser negro de fato, mas pra ser considerado branco tem que ser completamente branco.

aleister
08-27-2016, 11:15 PM
A Cidade do México que seria a São Paulo de lá, me fez sentir na China ou sei lá, tipo, muita gente parecida por todo lugar.

Spyy
08-27-2016, 11:19 PM
A diferença é que pra ser considerado negro por lá não precisa ser negro de fato, mas pra ser considerado branco tem que ser completamente branco.

De acordo com a pesquisa feita na RMSP, 60% se classifica como branco, enquanto em NY é 30%, na teoria, há mais brancos em SP do que em NY, mas sabemos e isso não é verdade, a população branca da capital deve ser 30%, portanto empataria com a cidade de NY, os outros 30% seriam como "latinos" que também englobaria muitos pardos, nossa comunidade latina seria maior, negro de fato, se você pega um paulistano negro e coloca do lado de um haitiano você percebe a disparidade de cor de pele entre os dois, fora outras características, mas de qualquer forma ainda são negros, a pop preta paulistana é de 6% enqnt em NY é de 25% (Lembre do Brooklyn de Todo mundo odeia o Chris), e lá é dividido até hoje, existem escolas por lá que não existem brancos, quando vc postou sua Etec da Zona Leste, tinha comentário de americano que dizia que tinha mais brancos que as escolas nova iorquinas

Argentano
08-29-2016, 10:26 PM
Normally, in all of latin america, wealthy people tend to be more euro

Latinus
03-16-2018, 01:06 AM
De fato, São Paulo está bem longe de ser uma cidade homogênea. A elite paulistana é majoritariamente branca, mas as classes populares (povão) são formadas em sua maior parte por mestiços. Como SP é uma cidade plana (diferentemente do Rio, rodeado por morros) e os bairros nobres (majoritariamente caucasiano) são contínuos (afastados das favelas e bairros de classe média baixa), dá se a impressão de que a capital paulistana é mais segregada que o RJ.

Joso
01-04-2019, 12:43 AM
Hoje em dia, praticamente nenhum lugar fora de SC é. Coisa que eu aprendi na vida é que não importa o tipo de gente que entre na tua cidade, NENHUM faz tanto estrago quanto gaúcho fronteirista e metropolitano. Não me agrada nem um pouco a quantidade de carioca/paulista/nordestino/haitiano que vem morar na minha cidade, mas eu trocaria 1000 fronteiristas/metropolitanos por 10000 desses.

Muitas cidades do Rio Grande do Sul ainda sao bem homogeneas racialmente tambem, principalmente as cidades germanicas do norte, apesar de atualmente muitos Paraenses terem vindo para cá, ainda continuam bem homogeneas

Smaug
01-04-2019, 12:50 AM
Obviamente não é.

Catarinense1998
01-04-2019, 08:18 AM
Nunca visitei, então não posso falar nada a respeito disso.

Argentano
01-04-2019, 02:24 PM
New Sao Paulo study

https://i.imgur.com/39MVY7l.png