PDA

View Full Version : Qual deveria ser a relação do Brasil com a África Lusófona?



meninodeengenho
08-29-2016, 08:43 PM
África Lusófona: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial*, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
*Guiné Equatorial foi colônia portuguese durante um tempo (1474-1778), e tinha como línguas oficiais francês e espanhol, afinal o país foi colônia da Espanha até 1968. Em 2010 no esforço para aumentar as relações bilaterais com países lusófonos, principalmente Brasil e Portugal, português foi feito a língua oficial e foi reconhecida os laços históricos entre a Guiné Equatorial e Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Para entrar na Comunidade de Países de Língua Portuguese (CPLP), o governo teve que prometer que vai promover aulas de português e reformas políticas. Em 2014 eles foram aceitos na CPLP.

Então, qual deveria ser abordagem do Brasil com a África Lusófona? Atualmente, diversas empresas atuam nesses países, principalmente em Angola, Moçambique e mais recentemente na Guiné Equatorial, que é um país rico de petróleo, e que tem o maior PIB per capita da África, trinta e um mil dólares. Além disso, pelo que li em alguns artigos, eles vêem o Brasil como um país irmão, alguma especie de irmão mais velho.

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/09/110908_angola_entrevista_jc.shtml
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/brasil-no-mundo/2011/09/28/angola-e-mocambique-irmaos-de-africa-que-querem-o-brasil/

Damião de Góis
08-29-2016, 08:53 PM
África Lusófona: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial*, Moçambique e São Tomé e Príncipe.


Essa foi uma das piadas de 2014.

meninodeengenho
08-29-2016, 09:03 PM
Essa foi uma das piadas de 2014.

Verdade. Um país adota de repente português como língua oficial e a CPLP o aceita. Sem contar, que o presidente desse país, o Teodoro Obiang não é muito são. Seu filho, Teodorín, tem vários imoveis de luxo aqui no Brasil, negócios e é alvo de investigações por corrupção. Aliás, Teodorín, também é vice-presidente do seu pai.

Sacrificed Ram
08-29-2016, 09:05 PM
A de boa interação intelectual/cultural/comercial/humana.

meninodeengenho
08-29-2016, 09:09 PM
A de boa interação intelectual/cultural/comercial/humana.

Tu não achas que poderíamos ser um dos maiores parceiros econômico deles? Digo, Angola e Guiné Equatorial são ricos em petróleo. Moçambique em minérios. E também exercer maior influência.

Sacrificed Ram
08-29-2016, 09:19 PM
Se a gente tiver knowhow para ser parceiros deles nestas áreas. Acontece que nós mesmos temos que importar mão-de-obra especializada.

Sobre influência, saiba que o Bispo Macedo já está quase sócio dono de alguns destes países. Ele poderia se tornar empecilho para outros interesses brasileiros não ligados ao dele.

meninodeengenho
08-29-2016, 09:23 PM
Se a gente tiver knowhow para ser parceiros deles nestas áreas. Acontece que nós mesmos temos que importar mão-de-obra especializada.

Sobre influência, saiba que o Bispo Macedo já está quase sócio dono de alguns destes países. Ele poderia se tornar empecilho para outros interesses brasileiros não ligados ao dele.

Sim, existem várias igrejas dele na África. Existe filiais da Record no Moçambique, Angola e Cabo Verde. Aliás, se eu não me engano, a Record em Angola e no Moçambique são líderes de audiência.
Já tem várias empresas brasileiras atuando na África Lusófona. Odebrecht, Petrobras, Andrade Gutierrez, entre outras. E vários brasileiros vão para lá trabalhar com essas empresas. Se eu não me engano, tem trinta mil brasileiros vivendo em Angola, por exemplo.

Tobi
08-29-2016, 09:26 PM
Não sou a favor de manter nenhum tipo de intercâmbio com esse povo. Eles parecem sentir-se atraídos pelo Brasil; não seria legal atrair cada vez atrair mais imigrantes dessas regiões. A última coisa que o nosso país precisa é importar pobre.

Mas já que eles existem, deveriam se manter a nível econômico apenas.

Obs: Essa CPLP é uma piada, o povo de muitos desses países falam apenas crioulo.

Sacrificed Ram
08-29-2016, 09:30 PM
https://www.youtube.com/watch?v=jJV5rNAO9es

meninodeengenho
08-29-2016, 09:30 PM
Não sou a favor de manter nenhum tipo de intercâmbio com esse povo. Eles parecem sentir-se atraídos pelo Brasil; não seria legal atrair cada vez atrair mais imigrantes dessas regiões. A última coisa que o nosso país precisa é importar pobre.

Mas já que eles existem, deveriam se manter a nível econômico apenas.

Obs: Essa CPLP é uma piada, o povo de muitos desses países falam apenas crioulo.

Eu pessoalmente sou a favor de manter relações. Poderíamos se aproveitar muito dessas relações economicamente e também para projetar nossa influência naqueles países novos. Afinal, muito desses são países tem muitas riquezas naturais para explorar e muita coisa para reconstruir. Diversas empresas brasileiras já estão na África Lusófona por essa razão. E acho que esse intercâmbio econômico poderia ser aumentado. Poderíamos ser os maiores parceiros comerciais deles. Claro que não precisamos fazer isso recebendo uma penca de angolanos, moçambicanos, etc aqui no Brasil.

Obs: a população da maioria desses países ou falam crioulo ou línguas tribais.

Tobi
08-29-2016, 09:32 PM
Sim, existem várias igrejas dele na África. Existe filiais da Record no Moçambique, Angola e Cabo Verde. Aliás, se eu não me engano, a Record em Angola e no Moçambique são líderes de audiência.
Já tem várias empresas brasileiras atuando na África Lusófona. Odebrecht, Petrobras, Andrade Gutierrez, entre outras. E vários brasileiros vão para lá trabalhar com essas empresas. Se eu não me engano, tem trinta mil brasileiros vivendo em Angola, por exemplo.

Um colega do meu pai foi. Ele disse que viveu os piores 6 meses da vida dele em Angola. Que nunca viu um lugar tão sujo e fedorento daquele jeito; e o povo segundo ele, independente da classe social, fede. Não tomam banho, jamais lavam as mãos ao irem ao banheiro e ainda não usam desodorante, HAHA
Ele disse que viveu 6 meses a base de chips e refri importados - pois não tinha coragem de comer nada fabricado ali - .

aleister
08-29-2016, 09:32 PM
Levando em conta o tipo de politica que as relacoes brasileiras com esses paises estao envoltas nos ultimos anos, por mim, quanto mais longe estivermos deles, melhor!

meninodeengenho
08-29-2016, 09:35 PM
Um colega do meu pai foi. Ele disse que viveu os piores 6 meses da vida dele em Angola. Que nunca viu um lugar tão sujo e fedorento daquele jeito; e o povo segundo ele, independente da classe social, fede. Não tomam banho, jamais lavam as mãos ao irem ao banheiro e ainda não usam desodorante, HAHA
Ele disse que viveu 6 meses a base de chips e refri importados - pois não tinha coragem de comer nada fabricado ali - .

Haha. Eu conheço alguns angolanos, de diversas classes sociais e a maioria tem um cheiro bem característico. Eu entendo o desespero do colega do seu pai.

aleister
08-29-2016, 09:39 PM
Eu percebo um cheiro distinto em todos os negros, não importa a classe social.

Sacrificed Ram
08-29-2016, 09:42 PM
Pra quem duvida do poder do Edir Macedo na África, em Angola todas as igrejas evangélicas brasileiras foram proibidas de funcionar lá, exceto uma...

Em Moçambique as coisas vão para o mesmo caminho.

aleister
08-29-2016, 09:43 PM
Pra quem duvida do poder do Edir Macedo na África, em Angola todas as igrejas evangélicas brasileiras foram proibidas de funcionar lá, exceto uma...

Em Moçambique as coisas vão para o mesmo caminho.

:O

meninodeengenho
08-29-2016, 09:45 PM
Pra quem duvida do poder do Edir Macedo na África, em Angola todas as igrejas evangélicas brasileiras foram proibidas de funcionar lá, exceto uma...

Em Moçambique as coisas vão para o mesmo caminho.

Tio Edir é poderoso.

Sacrificed Ram
08-29-2016, 09:55 PM
Se ocorre isto com igreja, imagine com licitações...

meninodeengenho
08-29-2016, 10:04 PM
Se ocorre isto com igreja, imagine com licitações...

Você por acaso estaria sugerindo que existe corrupção em Angola e Moçambique? Imagina. Tu sabias que a filha do atual presidente de Angola é a mulher mais rica da África?
http://gdb.voanews.com/9A962E72-5DF3-4260-BF9E-5323BE143BBC_cx9_cy0_cw73_w987_r1_s_r1.jpg

Sacrificed Ram
08-29-2016, 10:08 PM
Você por acaso estaria sugerindo que existe corrupção em Angola e Moçambique? Imagina. Tu sabias que a filha do atual presidente de Angola é a mulher mais rica da África?
http://gdb.voanews.com/9A962E72-5DF3-4260-BF9E-5323BE143BBC_cx9_cy0_cw73_w987_r1_s_r1.jpg

Não, incompatibilidade de métodos.

Sebastianus Rex
10-08-2016, 01:02 PM
Um colega do meu pai foi. Ele disse que viveu os piores 6 meses da vida dele em Angola. Que nunca viu um lugar tão sujo e fedorento daquele jeito; e o povo segundo ele, independente da classe social, fede. Não tomam banho, jamais lavam as mãos ao irem ao banheiro e ainda não usam desodorante, HAHA
Ele disse que viveu 6 meses a base de chips e refri importados - pois não tinha coragem de comer nada fabricado ali - .

É estranho sempre ouvi dizer que em Angola até nem se come mal, mas o custo de vida lá actualmente é extremamente alto, importam quase tudo e ir a um restaurante médio/bom não sai menos de uns 50 dólares por pessoa.

Quanto à falta de saneamento, de higiene e precária infra-estrutura é a realidade normal em toda África subsariana. É um desperdício porque Angola (e Moçambique) tinham um nível de vida e desenvolvimento muito bom até à descolonização em 1975, toda a gente que veio de lá fala muito bem do que era nesse tempo, depois tiveram 30 anos de guerras civis e tudo se degradou exponencialmente, só recentemente recomeçaram a renovar a infra-estrura mas parece que deu uma parada agora com a crise do petróleo e tem havido problemas de pagamento às empresas estrangeiras que estão lá executando as obras.

Um video da Angola Portuguesa nos anos 60/70

https://www.youtube.com/watch?v=ODgo8jjFfNQ

SupaThug
01-01-2017, 08:21 PM
Não acho que deveria ser uma relação diferente das relações que o Brasil tem com outros países.

lisarb
07-15-2018, 06:59 AM
É estranho sempre ouvi dizer que em Angola até nem se come mal, mas o custo de vida lá actualmente é extremamente alto, importam quase tudo e ir a um restaurante médio/bom não sai menos de uns 50 dólares por pessoa.

Quanto à falta de saneamento, de higiene e precária infra-estrutura é a realidade normal em toda África subsariana. É um desperdício porque Angola (e Moçambique) tinham um nível de vida e desenvolvimento muito bom até à descolonização em 1975, toda a gente que veio de lá fala muito bem do que era nesse tempo, depois tiveram 30 anos de guerras civis e tudo se degradou exponencialmente, só recentemente recomeçaram a renovar a infra-estrura mas parece que deu uma parada agora com a crise do petróleo e tem havido problemas de pagamento às empresas estrangeiras que estão lá executando as obras.

Um video da Angola Portuguesa nos anos 60/70

https://www.youtube.com/watch?v=ODgo8jjFfNQ

porque os colonos não quiseram ficar nas colonias depois da independência?