PDA

View Full Version : O clima na América do Sul



curupira
09-24-2016, 12:08 AM
Esse mapa é feito com base na classificação Köppen, uma das mais reconhecidas. Quais são as suas observações? Achei interessante como várias áreas têm perfil semi-árido ou mesmo de deserto. Sabendo o que nós sabemos sobre o nosso sertão semi-árido, e como é difícil haver povoamento por lá, eu só posso imaginar que nas áreas desérticas isso seja mais difícil. O deserto de Gobi e o deserto do Saara não permitem desenvolvimento populacional, imagino que aconteça o mesmo com as áreas desérticas da América do Sul. Também acho que o clima tropical é um desafio a ser superado principalmente quanto às doenças tropicais. Proliferam mosquitos, e isso prejudica a manutenção de uma população sadia. Esse é um desafio grande.

http://i67.tinypic.com/2burdf.jpg

meninodeengenho
09-24-2016, 12:39 AM
As doenças tropicais não são um grande desafio desde que haja vacinação adequada e saneamento, o que infelizmente em algumas partes do Brasil falta. Eu li a entrevista de um professor envolvido na cura do Zika vírus que a infraestrutura "um tanto pobre" das cidades brasileiras, dificulta muito o combate ao Aedes Aegypti e outros mosquitos.

curupira
09-24-2016, 12:41 AM
As doenças tropicais não são um grande desafio desde que haja vacinação adequada e saneamento

Mas mesmo com vacinação adequada e saneamento, o número de mosquitos tende a ser alto, e assim novas doenças podem surgir. Novas tecnologias talvez possam ajudar a lidar com isso. Sem dúvida que vacinação (quanto àquelas doenças já conhecidas e que tenham vacinação) assim como saneamento ajudam muito.

meninodeengenho
09-24-2016, 12:45 AM
Mas mesmo com vacinação adequada e saneamento, o número de mosquitos tende a ser alto, e assim novas doenças podem surgir. Novas tecnologias talvez possam ajudar a lidar com isso. Sem dúvida que vacinação (quanto àquelas doenças já conhecidas e que tenham vacinação) assim como saneamento ajudam muito.

Sem dúvida, o número de mosquistos continua alto mesmo com melhores condições. E a doenças ainda tornam a surgir. Porém um ambiente com vacinação adequada e infraestrutura é muito melhor para combater e evitar proliferação de mosquitos e doenças tropicais. Porém também contamos com a colaboração da população, claro, e ela normalmente tende a ser bem colaborativa.

curupira
09-24-2016, 12:54 AM
^ Essa é uma questão que o setor da Saúde deveria dar uma atenção especial. Já tivemos grandes avanços, o Carlos Chagas, por exemplo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chagas . Mas deveria haver uma prioridade especial, com trabalho de conscientização da população, e inclusive projetos de pesquisa próprios.

luizceltic
10-16-2016, 03:59 PM
Um amigo disse que não tinha mosquitos no Brasil, vieram da África e aqui encontraram as condições perfeitas pra se proliferarem