PDA

View Full Version : Testes provam que aparência e DNA se confundem no país



meninodeengenho
09-27-2016, 09:17 PM
O link para matéria:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/85277-testes-provam-que-aparencia-e-dna-se-confundem-no-pais.shtml
http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/12358185.jpeg

Tobi
09-27-2016, 09:29 PM
Não consigo acessar a página, pois não sou assinante. xD

Abaixo de cada foto e autodeclaração há o resultado genético da pessoa, é isso?

Paulista
09-27-2016, 09:35 PM
Cômico, pra não dizer outra coisa. Qual foi o laboratório que analisou as amostras? Tem a cara do Pena.

meninodeengenho
09-27-2016, 09:36 PM
Não consigo acessar a página, pois não sou assinante. xD

Abaixo de cada foto e autodeclaração há o resultado genético da pessoa, é isso?

O artigo é basicamente discorrendo sobre como a aparência e DNA se confundem. Também tem uns exemplos bem interessantes, que não estão na imagem postada, em que o vestibulando pensa que é pardo, e acaba sendo +89% europeu. Por isso cotas não vingariam aqui. A moça meio loira, Milene, é 10% européia, ela é predominante indígena e o resto africano. Ela não receberia cotas na conjuntura atual, porque o fenótipo dela não é negro ou indígena. Célia, mulata fenotipicamente, é mais européia que Milena e menos africana que Milena. Mesmo assim ela receberia cotas atualmente. Marco Aurélio se declara amarelo (lol) e é mais de 90% europeu. Júnior se declara pardo, e também é mais de 90% europeu.
Sim, é isso.

Tobi
09-27-2016, 09:37 PM
Cômico, pra não dizer outra coisa. Qual foi o laboratório que analisou as amostras? Tem a cara do Pena.

O segundo garoto é 95,8% Europeu? É isso mesmo? Só pode, acho que esses testes genéticos do Pena devem custar uns 20 reais. PQP.

Tobi
09-27-2016, 09:39 PM
O artigo é basicamente discorrendo sobre como a aparência e DNA se confundem. Também tem uns exemplos bem interessantes, que não estão na imagem postada, em que o vestibulando pensa que é pardo, e acaba sendo +89% europeu. Por isso cotas não vingariam aqui. A moça meio loira, Milene, é 10% européia, ela é predominante indígena e o resto africano. Ela não receberia cotas na conjuntura atual, porque o fenótipo dela não é negro ou indígena. Célia, mulata fenotipicamente, é mais européia que Milena e menos africana que Milena. Mesmo assim ela receberia cotas atualmente. Marco Aurélio se declara amarelo (lol) e é mais de 90% europeu. Júnior se declara pardo, e também é mais de 90% europeu.
Sim, é isso.

Não da pra levar esses resultados a sério. Olha pro "Júnior Ramalho, 95,8% europeu". E como a menina loira é 10% européia? xD

meninodeengenho
09-27-2016, 09:42 PM
Cômico, pra não dizer outra coisa. Qual foi o laboratório que analisou as amostras? Tem a cara do Pena.

Bah, acabou por ser o do Pena mesmo. Eu gostaria de ver os resultados de uma pessoa testada pelo laboratório do Pena e testado pelo 23andme. E eu ouvi dizer que o teste dele é mais caro que o do 23andme, muito mais caro. Então, como explicaria a discrepância de qualidade?

Paulista
09-27-2016, 09:42 PM
O segundo garoto é 95,8% Europeu? É isso mesmo? Só pode, acho que esses testes genéticos do Pena devem custar uns 20 reais. PQP.

Não dá pra acreditar! A última garota é geneticamente zambo/cafuza, mas com fenótipo totalmente europeu. É óbvio que o teste é totalmente enviesado, tentando provar que não existem "raças puras" ou que todos os brasileiros são mestiços.

meninodeengenho
09-27-2016, 09:46 PM
Não dá pra acreditar! A última garota é geneticamente zambo/cafuza, mas com fenótipo totalmente europeu. É óbvio que o teste é totalmente enviesado, tentando provar que não existem "raças puras" ou que todos os brasileiros são mestiços.

Paulista, o site da clínica do Pena: http://www.laboratoriogene.com.br/. Não queres ser testado? Tu podes acabar sendo 90% africano.

Paulista
09-27-2016, 09:51 PM
Paulista, o site da clínica do Pena: http://www.laboratoriogene.com.br/. Não queres ser testado? Tu podes acabar sendo 90% africano.

Não, obrigado.

Sabe o que é pior? Ele esteve a frente dos principais testes genéticos do país. Todos com resultados muito duvidosos...

meninodeengenho
09-27-2016, 09:56 PM
Não, obrigado.

Sabe o que é pior? Ele esteve a frente dos principais testes genéticos do país. Todos com resultados muito duvidosos...
Por que? Melhor que o 23andme, FTDNA, Ancestry ou qualquer outro teste gringo. E ainda com o selo dessa terra de Pindorama.
Sim, uma quantidade grande dos testes genéticos que até agora são usados como referências, foram comandados e feitos em laboratórios do Pena. Penso que é uma mistura de incompetência e tendenciosidade.

Paulista
09-27-2016, 10:12 PM
Bah, acabou por ser o do Pena mesmo. Eu gostaria de ver os resultados de uma pessoa testada pelo laboratório do Pena e testado pelo 23andme. E eu ouvi dizer que o teste dele é mais caro que o do 23andme, muito mais caro. Então, como explicaria a discrepância de qualidade?

O Pena usa uma tecnologia ultrapassada, com poucos marcadores. Atualmente há empresas que analisam mais de 1 milhão de pontos. O FTDNA, por exemplo, analisa 700.000 pontos do genoma. Foi o laboratório do Pena que testou o Neguinho da Beija-Flor, que veio com 67% de genes europeus.

curupira
09-27-2016, 10:39 PM
Cômico, pra não dizer outra coisa. Qual foi o laboratório que analisou as amostras? Tem a cara do Pena.

Eu fiz o do Pena em 2005, foi meu primeiro exame. Ele media 40 e poucos marcadores. Paguei uma fortuna, tipo uns R$ 800,00 à época. Fizeram o maior c- doce para uma tecnologia que estava só no início. Mas o resultado dele, àquela época, e o meu atual, do 23andme e do FamilyTreeDNA, é basicamente a mesma coisa! Na época, tinha um laboratório americano, o AncestrybyDNA, que dava resultados ainda mais loucos, tipo italiana, natural da Itália, tirando 25% indígena, ingleses tirando 80% europeu, negros americanos tirando 0% africano, etc. Não foi só no Brasil. Eu fiz o do AncestrybyDNA também e o resultado foi o mais díspare de todos, o do Pena foi praticamente igual ao do 23andme! Hoje em dia, com centenas de milhares de marcadores, o 23andme é o mais confiável, de longe, seguido pelo FamilyTreeDNA. O RMuller tinha aberto um thread aqui com resultados do 23andme, inclusive fotos de brasileiros. Embora não haja nada como os resultados díspares do Pena, o fenótipo engana muito. Tem muita gente que você acharia que é principalmente não europeia, e é altamente europeia. Particularmente no Brasil: acho que o sol e a ancestralidade portuguesa ajudam muito! Mas não é só isso, há varios outros exemplos, do mundo todo, de divergência entre fenótipo e genótipo, em alguns casos bastante surpreendente: o Caine, uma legenda antiga desses fóruns, metade holandês, metade dominicano, pareceria 80% africano, mas o resultado dele no 23andme foi tipo uns 80% a 85% europeu! Não posso colocar a foto dele aqui, mas envio no privado se quiserem ver...

Esse link aqui mostra a metodologia do Pena, quanto ao primeiro teste desenvolvido por ele, um dos primeiros no mundo. Funcionava, na maior parte dos casos. Como disse, no meu caso, o resultado do 23andme e o do Pena foi o mesmo, basicamente.

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1469-1809.2006.00287.x/epdf

curupira
09-27-2016, 10:45 PM
O laboratório do Pena diz estar medindo hoje mais de 1 milhão de marcadores (http://www.laboratoriogene.com.br/ ). Aqui está o artigo da Folha de São Paulo:


Testes provam que aparência e DNA se confundem no país

Folha faz mapa genético de pré-vestibulandos de baixa renda de São Paulo, e resultado traz surpresas; oito dos 12 alunos afirmam ser mais favoráveis a cotas sociais

A mulata Célia da Silva se autodeclara "muito preta", mas menos de 10% dos seus genes são de origem africana. A loirinha Milene da Costa se classifica como "muito branca", mas tem 37% de ancestralidade africana.

Ambas moram na periferia de São Paulo, são de famílias de baixa renda e sempre estudaram em escolas públicas.

"Não esperava, mas adorei saber [da ancestralidade africana]", afirma Milene, 17, que imaginava ter pelo menos 40% de ancestralidade europeia -tem somente 11%.

Célia, 21, apostava que 60% da sua ancestralidade era africana, mas sua predominância genética é europeia (73%). "Já esperava, mas não sabia que era tanto."

As duas integram um grupo de 12 pré-vestibulandos elegíveis para cotas nas universidades, segundo a lei federal, em algum dos três critérios (alunos de escola pública, baixa renda ou cor).

Os alunos aceitaram ter o perfil genético investigado. Os testes foram feitos pela clínica Gene, de Belo Horizonte, a pedido da Folha.

MISTURA GENÉTICA

Os resultados mostram que os estudantes, assim como grande parte da população brasileira, guardam uma mistura genética muito mais complexa do que sua aparência física possa sugerir.

Oito dos 12 estudantes, inclusive quatro que se autodeclaram negros ou pardos, tendem a ser mais favoráveis às cotas destinadas aos egressos de escola pública, chamadas de sociais, do que às cotas puramente raciais.

"A cota social é mais bem-vista e, indiretamente, já beneficia o negro. A racial é muito importante, mas, às vezes, gera mais preconceito", declara Célia.

Clarisse Antunes, 18, que se autodeclara negra (tem 60% de ancestralidade africana), acredita que as cotas sociais beneficiam muitas pessoas que não têm base para ingressar numa faculdade. "Mas as cotas raciais ainda são necessárias", afirma.

Júnior Ramalho Franco, 20, que se "acha" pardo (tem 1,8% de ancestralidade negra), é pró-cotas sociais por pensar que incluem pretos e brancos pobres. "Está todo mundo no mesmo barco."

Para Johnny da Silva, 23, "moreno de sol" (93,5% de ancestralidade europeia), as sociais são mais "democráticas". "Vamos disputar nós contra nós mesmos, brancos, negros ou pardos."

Já Luan Perosa Chitto, 21, branco (89,2% de ancestralidade europeia), defende que as cotas raciais devam existir independentemente das sociais. "A sociedade ainda tem uma dívida grande com eles. Pobre branco sofre preconceito, mas pobre preto sofre muito mais. Eu nasci e vivo na periferia e sei disso."

Segundo frei David Santos, ativista da causa negra e presidente da Educafro, há um bombardeio da sociedade contra as cotas raciais, e o resultado é que até os negros são influenciados por ele e passam a considerar as cotas sociais uma opção melhor.

"Vários setores da sociedade, principalmente a mídia, têm insistido na tese da genotipagem. É uma tese equivocada, maldosa. O preconceito é no fenótipo, e não no genótipo. Quanto mais negro o cidadão é, mais chances ele tem de apanhar da polícia."
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/85277-testes-provam-que-aparencia-e-dna-se-confundem-no-pais.shtml?cmpid=hardassinanteuol

curupira
09-27-2016, 10:50 PM
Não, obrigado. Sabe o que é pior? Ele esteve a frente dos principais testes genéticos do país. Todos com resultados muito duvidosos...

Mas não foram todos. Há vários outros pesquisadores. E hoje, no Brasil, tem gente até fazendo pesquisa genética com 500, 600 mil marcadores. Eu acho o Salzano (mais antigo) mais tendencioso que o Pena.

Bell Beaker
09-27-2016, 10:51 PM
Como é possível essa tal Milene Vieira ser 11% Europeia? Lol....

meninodeengenho
09-27-2016, 10:53 PM
Eu fiz o do Pena em 2005, foi meu primeiro exame. Ele media 40 e poucos marcadores. Paguei uma fortuna, tipo uns R$ 800,00 à época. Fizeram o maior c- doce para uma tecnologia que estava só no início. Mas o resultado dele, àquela época, e o meu atual, do 23andme e do FamilyTreeDNA, é basicamente a mesma coisa! Na época, tinha um laboratório americano, o AncestrybyDNA, que dava resultados ainda mais loucos, tipo italiana, natural da Itália, tirando 25% indígena, ingleses tirando 80% europeu, negros americanos tirando 0% africano, etc. Não foi só no Brasil. Eu fiz o do AncestrybyDNA também e o resultado foi o mais díspare de todos, o do Pena foi praticamente igual ao do 23andme! Hoje em dia, com centenas de milhares de marcadores, o 23andme é o mais confiável, de longo, seguido pelo FamilyTreeDNA. O RMuller tinha aberto um thread aqui com resultados do 23andme, inclusive fotos de brasileiros. Embora não haja nada como os resultados díspares do Pena, o fenótipo engana muito. Tem muita gente que você acharia que é principalmente não europeia, e é altamente europeia. Particularmente no Brasil: acho que o sol e a ancestralidade portuguesa ajudam muito! Mas não é só isso, há varios outros exemplos, do mundo todo, de divergência entre fenótipo e genótipo, em alguns casos bastante surpreendente: o Caine, uma legenda antiga desses fóruns, metade holandês, metade dominicano, pareceria 80% africano, mas o resultado dele no 23andme foi tipo uns 80% a 85% europeu! Não posso colocar a foto dele aqui, mas envio no privado se quiserem ver...

Esse link aqui mostra a metodologia do Pena, quanto ao primeiro teste desenvolvido por ele, um dos primeiros no mundo. Funcionava, na maior parte dos casos. Como disse, no meu caso, o resultado do 23andme e o do Pena foi o mesmo, basicamente.

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1469-1809.2006.00287.x/epdf

Uns dias atrás, estavamos eu, o Paulista e Tobi a discutirmos sobre como o sol ajuda para que os pardos sejam percebidos como menos europeus que os harnizos e castizos.
Devo dizer que faz muito tempo que ouço sobre o Pena e seu laboratório não serem confiáveis. E embora eu tenha confiado no resto dos resultados, o resultado da moça loira, a Milena, causou um tanto de desconfiança em mim. Afinal, ela praticamente é tanto européia quanto os negros dos EUA, ou os elementos mais negros que temos por aqui. Mesmo assim ela é fenótipicamente européia, é mais clara que os europeus do Sul.

curupira
09-27-2016, 10:55 PM
^ É isso aí, no caso do Pena, eu acho que a média dos resultados tende a funcionar no sentido de dar uma ideia, com casos individuais estapafúrdios. Pelo menos serve para mostrar que as classificações fenotípicas no Brasil, por "tribunais raciais", podem ser muito arbitrárias, o que o 23andme mostra também.

meninodeengenho
09-27-2016, 11:07 PM
^ É isso aí, no caso do Pena, eu acho que a média dos resultados tende a funcionar no sentido de dar uma ideia, com casos individuais estapafúrdios. Pelo menos serve para mostrar que as classificações fenotípicas no Brasil, por "tribunais raciais", podem ser muito arbitrárias, o que o 23andme mostra também.

Sim. Por isso que penso que o termo "afrodescendente" tratando de cotas é muito abrangente. Porque abrange uma quantidade imensa de pessoas e de fenótipos. Por acaso tu achas que os netos de FHC merecem cotas? Teoricamente merecem. E ultimamente andam a instituir essas tribunas raciais, onde indíviduo tem que se provar preto/mestiço o suficiente para merecer cotas. É absurdo. Milena (lá vem ela de novo) não receberia cotas em tal cenário. Mas a Célia sim. Ambas são tecnicamente afrodescendentes. Sem dúvida nesse tópico. Mas uma é 9,2% Africana, e parece mulata. Outra é 36,9% Africana e não o parece.

curupira
09-27-2016, 11:10 PM
^ Em um país como o Brasil, eu acho que as cotas sociais atenderiam perfeitamente o objetivo. Não criariam antagonismos nem divisões, e ajudariam todos os mais pobres, ideia mais democrática e justa. Na minha opinião, cotas raciais, caso devessem existir, deveriam destinar-se exclusivamente quanto a pessoas bastante africanas na aparência, como a Benedita da Silva ou o Milton Nascimento. O examinado deveria se perguntar: esse passaria na África? Se a resposta fosse sim, aí eu acho que não haveria problema. É uma minoria da população e, de longe, a mais discriminada, na minha opinião. Talvez até com um teste genético também: é mais de 70% africano? Um kit com teste rápido, tipo o do HIV. Dá uma cusparada lá, prova que é mais de 70% africano, a aparência permite passar na África, aprovado. Então essa pessoa tem ligação com o legado nefasto da escravidão, vem em uma sequência histórica, etc, e ganharia um "empurrão" que no final beneficiaria a todos nós.

meninodeengenho
09-27-2016, 11:19 PM
^ Em um país como o Brasil, eu acho que as cotas sociais atenderiam perfeitamente o objetivo. Na minha opinião, cotas raciais, caso devessem existir, deveriam destinar-se exclusivamente quanto a pessoas bastante africanas na aparência, como a Benedita da Silva ou o Milton Nascimento. O examinado deveria se perguntar: esse passaria na África? Se a resposta fosse sim, aí eu acho que não haveria problema. É uma minoria da população e, de longe, a mais discriminada, na minha opinião. Talvez até com um teste genético: é mais de 70% africano? Então essa pessoa tem ligação com o legado nefasto da escravidão, vem em uma sequência histórica, etc, e ganharia um "empurrão" que no final beneficiaria a todos nós.

Sim, eu sou a favor das cotas sociais. Queira ou não, enquanto existem muitos pardos e negros pobres, também existem muitos brancos nessa condição. Um paulista que conheço sempre citava um caso que ele conhecia, de uma garota cujo 4 avós tinha nascido na Europa, que vivia na periferia de São Paulo. Eu não conheço muito bem a cidade, mas segundo ele e ele pouco teria motivo para mentir, o caso de pessoas brancas vivendo na periferia é comum. No Rio de Janeiro, uma cidade que conheço melhor, também tem muitos casos parecidos. No Nordeste, tem muitas famílias brancas vivendo de forma empobrecida. Não estou a dizer que nós somos uma minoria não-privilegiada. Mas queira ou não, existem muitos brancos pobres. Assim como existem pardos e negros ricos, embora, eles sejam menor quantidade. Então, cotas raciais, não funcionariam. A mestiçagem, o fato da pobreza cobrirem todas as raças.

Paulista
09-27-2016, 11:21 PM
Eu fiz o do Pena em 2005, foi meu primeiro exame. Ele media 40 e poucos marcadores. Paguei uma fortuna, tipo uns R$ 800,00 à época. Fizeram o maior c- doce para uma tecnologia que estava só no início. Mas o resultado dele, àquela época, e o meu atual, do 23andme e do FamilyTreeDNA, é basicamente a mesma coisa! Na época, tinha um laboratório americano, o AncestrybyDNA, que dava resultados ainda mais loucos, tipo italiana, natural da Itália, tirando 25% indígena, ingleses tirando 80% europeu, negros americanos tirando 0% africano, etc. Não foi só no Brasil. Eu fiz o do AncestrybyDNA também e o resultado foi o mais díspare de todos, o do Pena foi praticamente igual ao do 23andme! Hoje em dia, com centenas de milhares de marcadores, o 23andme é o mais confiável, de longo, seguido pelo FamilyTreeDNA. O RMuller tinha aberto um thread aqui com resultados do 23andme, inclusive fotos de brasileiros. Embora não haja nada como os resultados díspares do Pena, o fenótipo engana muito. Tem muita gente que você acharia que é principalmente não europeia, e é altamente europeia. Particularmente no Brasil: acho que o sol e a ancestralidade portuguesa ajudam muito! Mas não é só isso, há varios outros exemplos, do mundo todo, de divergência entre fenótipo e genótipo, em alguns casos bastante surpreendente: o Caine, uma legenda antiga desses fóruns, metade holandês, metade dominicano, pareceria 80% africano, mas o resultado dele no 23andme foi tipo uns 80% a 85% europeu! Não posso colocar a foto dele aqui, mas envio no privado se quiserem ver...

Esse link aqui mostra a metodologia do Pena, quanto ao primeiro teste desenvolvido por ele, um dos primeiros no mundo. Funcionava, na maior parte dos casos. Como disse, no meu caso, o resultado do 23andme e o do Pena foi o mesmo, basicamente.

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1469-1809.2006.00287.x/epdf

Muito interessante! O fato é que depende da ancestralidade de cada indivíduo. Creio que as pessoas mais misturadas recebem resultados incorretos, quando a quantidade de marcadores são pequenas. No caso do fenótipo, eu concordo plenamente que a incidência solar influencia na coloração dos brasileiros.

Me mande por privado a foto do Caine, por favor. Fiquei curioso!

curupira
09-27-2016, 11:21 PM
SÉ absurdo.

O Estado em que vivemos é um absurdo. Infelizmente. Quanto à eficácia das cotas, elas não resolveram o problema nos Estados Unidos. Há poucos dias, li uma reportagem dizendo que hoje há menos "negros" americanos médicos do que havia pouco antes de elas serem instituídas no início da década de 70. O que deveria o Estado se preocupar é em formar empresários "negros" e brasileiros de todos os tipos para competir no mundo moderno, criarmos grandes empresas como a Embraer, sermos destaque em educação, etc. A mudança tem que ser muito maior. O que acaba acontecendo é que importamos modelos de sociedade que funcionam, quanto à raça, diferentemente de nós. Fundações tipo Ford, brasilianistas, todos infiltrados e ditando o que devemos fazer aqui. E a nossa esquerda tonta compra por inteiro o discurso imperialista.

curupira
09-27-2016, 11:30 PM
Me mande por privado a foto do Caine, por favor. Fiquei curioso!

Já mandei.

meninodeengenho
09-27-2016, 11:36 PM
O Estado em que vivemos é um absurdo. Infelizmente. Quanto à eficácia das cotas, elas não resolveram o problema nos Estados Unidos. Há poucos dias, li uma reportagem dizendo que hoje há menos "negros" americanos médicos do que havia pouco antes de elas serem instituídas no início da década de 70. O que deveria o Estado se preocupar é em formar empresários "negros" e brasileiros de todos os tipos para competir no mundo moderno, criarmos grandes empresas como a Embraer, sermos destaque em educação, etc. A mudança tem que ser muito maior. O que acaba acontecendo é que importamos modelos de sociedade que funcionam, quanto à raça, diferentemente de nós. Fundações tipo Ford, brasilianistas, todos infiltrados e ditando o que devemos fazer aqui. E a nossa esquerda tonta compra por inteiro o discurso imperialista.

De uma maneira confusa e bizarra, importamos de fora logo os modelos que quando chegam cá não funcionam. De fato, deveríamos investir em educação e pesquisa. E mudar o modelo de educação brasileiro. Talvez importar os sistemas de liceu da França. O aluno quando vai pro ensino médio (lycée), escolhe em qual área quer se especializar. Depois pega seu bacharelado e vai para universidade. Ou caso queira ir para uma Grand École, vai para o pós-bac, se preparar, faz os testes e se passou, passou. Embora as Grand École da França, não sejam tão conhecidas no exterior, elas produzem grande quantidade da elite intelectual e financeira internacional, e da elite burocrática francesa. Vários presidentes franceses, um cargo com tradição tecnocrática, passaram pelas Grand École.
Brasilianista é um bicho difícil. A maioria quer que o Brasil siga as políticas de seus países natais, que eles julgam mais bem sucedidas.

curupira
09-28-2016, 12:04 AM
Brasilianista é um bicho difícil. A maioria quer que o Brasil siga as políticas de seus países natais, que eles julgam mais bem sucedidas.

É uma forma de neocolonialismo, e o impressionante é que muita gente da esquerda não vê isso. O Skidmore literalmente cagava em cima da gente, e nossa academia e imprensa nem aí... seus livros inclusive chegaram a fazer parte da bibliografia para o concurso do Rio Branco! Até o controle da narrativa sobre nosso passado e nosso presente outros acabam tomando conta.

meninodeengenho
09-28-2016, 12:10 AM
É uma forma de neocolonialismo, e o impressionante é que muita gente da esquerda não vê isso. O Skidmore literalmente cagava em cima da gente, e nossa academia e imprensa nem aí... seus livros inclusive chegaram a fazer parte da bibliografia para o concurso do Rio Branco! Até o controle da narrativa sobre nosso passado e nosso presente outros acabam tomando conta.

Sim sem dúvida. E nós, bobos, acabamos adotando. Agora tu podes ver a confusão que a adoção do modelo racial americano causou. Agora o governo mesmo analisa o fenótipo da pessoa para decidir se ela é negra.
Sem dúvida, maioria dos brasilianistas, são bem intencionados. Mas queira ou não, eles acabam querendo impor o sistema de seus países, na maioria das vezes desenvolvidos e de maioria branca, cá no Brasil. Isso não funciona. Nós somos um país distinto, único. Nós não podemos adotar medidas que funcionaram com a sociedade americana, belga ou dinamarquesa. Nós temos que desenvolver nossas próprias.

Paulista
09-28-2016, 01:15 AM
O laboratório do Pena diz estar medindo hoje mais de 1 milhão de marcadores (http://www.laboratoriogene.com.br/ ).

Será? Bom, a reportagem é de 2012, talvez a metodologia usada neste teste tenha sido a mesma que nos primeiros anos (2005) e hoje eles ofertam um produto mais moderno e completo.

curupira
09-28-2016, 01:53 AM
Será? Bom, a reportagem é de 2012, talvez a metodologia usada neste teste tenha sido a mesma que nos primeiros anos (2005) e hoje eles ofertam um produto mais moderno e completo.

Achei que a reportagem fosse de 2016! Acho que em 2012 ele ainda fazia o teste com base nos 40 e poucos marcadores.

LP0956
09-28-2016, 01:57 AM
Esse teste é furado. Falei com o Luan Perosa no Facebook e ele me disse que nem conhece a procedência desse teste.

Paulista
09-28-2016, 02:45 AM
Mas não foram todos. Há vários outros pesquisadores. E hoje, no Brasil, tem gente até fazendo pesquisa genética com 500, 600 mil marcadores. Eu acho o Salzano (mais antigo) mais tendencioso que o Pena.

Aquele teste da Epigen é um dos melhores. Recentemente eu o li, e os pesquisadores foram francos em dizer que as amostras vieram de hospitais públicos e, no caso das amostras de Salvador foi frisado que os indivíduos pesquisados eram crianças que viviam em situação de risco e sem saneamento básico, ou seja, não representavam o perfil racial da cidade. Mesmo assim, foi um dos que mais apresentou contribuição europeia na população das três cidades.

curupira
09-28-2016, 02:57 AM
Aquele teste da Epigen é um dos melhores.

É verdade.

Paulista
09-28-2016, 03:09 AM
Já mandei.

Obrigado! Curioso o caso dele. É mais um prova que genótipo e fenótipo nem sempre são correlacionados.

Porém os resultados da reportagem estão claramente equivocados. É muito improvável que aquela garota seja somente 11% europeia. Não duvido que ela tenha algum ancestral negro ou índio, só que deve representar pelo menos uns 20% dos genes dela.

Argentano
09-28-2016, 03:18 AM
THIS IS BULLSHIT

Junior Ramalho is 96% euro and Milene Vieira is 11% Euro? LOL complete bullshit dont believe it for 1 second.

Argentano
09-28-2016, 03:23 AM
In addition, lets say the results are real (they are not), whats the point in testing 500 people and posting a super weird result like Milene's ? He has an agenda

meninodeengenho
09-28-2016, 05:55 PM
In addition, lets say the results are real (they are not), whats the point in testing 500 people and posting a super weird result like Milene's ? He has an agenda

Yes, pretty much that. He is know, at least on this kind of board, as someone tendentious.

luizceltic
10-22-2016, 02:49 AM
independentemente desse teste em especifico da Folha, acho que se confunde e muito aqui no BR, o zeca camargo possui 96,5% de genes euro e o Marcos Palmeira tem 93% de genes europeus

Tobi
10-25-2016, 02:57 PM
independentemente desse teste em especifico da Folha, acho que se confunde e muito aqui no BR, o zeca camargo possui 96,5% de genes euro e o Marcos Palmeira tem 93% de genes europeus

Mas ambos foram testados por esse Pena; é uma merda esses testes deles.

Kriptc06
11-25-2016, 01:32 PM
O link para matéria:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/85277-testes-provam-que-aparencia-e-dna-se-confundem-no-pais.shtml
http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/12358185.jpeg

que teste é esse arnaldo, essa ultima mina da direito-baixo, 36 Africa e 51 indigena 0-0 WTF, Também esse segundo carinha parece mais africano.
pode isso arnaldo?