PDA

View Full Version : Colonos da África Lusa/Macau/Goa no Brasil Colonial

meninodeengenho
12-29-2016, 08:15 PM
Como é um assunto muito pouco discutido, achei interessante abrir um thread sobre.

O que eu sei é que alguns colonos no Nordeste eram nascidos em São Tomé e Príncipe/Angola/Cabo Verde. Eram poucos, mas considerando que a maioria viveu no século XVIII, eles deixaram descendência considerável. Nunca ouvi sobre colonos nascidos em Goa, Moçambique ou Macau, porém com certeza eles devem existir.

Vocês sabem algo sobre o assunto?

AphroditeWorshiper
12-29-2016, 09:14 PM
nunca li sobre, mas é interessante pensar sobre isso

sobre colonos nascidos em Goa, Moçambique ou Macau acredito que tenham sido muito poucos ou quase nada.

meninodeengenho
12-29-2016, 09:27 PM
nunca li sobre, mas é interessante pensar sobre isso

sobre colonos nascidos em Goa, Moçambique ou Macau acredito que tenham sido muito poucos ou quase nada.

Acredito o mesmo. E se tiverem tido colonos de Moçambique, Macau ou Goa, eu acredito que eles devem ter vindo para cá, em circunstâncias diferentes. Por exemplo, os colonos de Cabo Verde/São Tomé/Angola que eu li sobre vieram na maioria em busca de sesmarias. Já os (poucos) colonos de Moçambique/Macau/Goa devem ter vindo como burocratas, e provavelmente poucos deixaram descendência brasileira (e se deixaram, apostaria que o fizeram no Norte/Maranhão/Rio de Janeiro).

Existe uma comunidade de macaenses (mestiços de Macau, com uma identidade própria deles) aqui no Brasil, mas é pequena, e recente.

AphroditeWorshiper
12-29-2016, 09:37 PM
Acredito o mesmo. E se tiverem tido colonos de Moçambique, Macau ou Goa, eu acredito que eles devem ter vindo para cá, em circunstâncias diferentes. Por exemplo, os colonos de Cabo Verde/São Tomé/Angola que eu li sobre vieram na maioria em busca de sesmarias. Já os (poucos) colonos de Moçambique/Macau/Goa devem ter vindo como burocratas, e provavelmente poucos deixaram descendência brasileira (e se deixaram, apostaria que o fizeram no Norte/Maranhão/Rio de Janeiro).

Existe uma comunidade de macaenses (mestiços de Macau, com uma identidade própria deles) aqui no Brasil, mas é pequena, e recente.

eu acredito que se vieram colonos dessas regiões, eles vieram principalmente no periodo do ciclo do ouro, pra tentar a sorte

já que nesse periódo vieram muitos Portugueses aqui para encontrar Metais preciosos

meninodeengenho
12-29-2016, 09:46 PM
eu acredito que se vieram colonos dessas regiões, eles vieram principalmente no periodo do ciclo do ouro, pra tentar a sorte

já que nesse periódo vieram muitos Portugueses aqui para encontrar Metais preciosos

É, talvez. Mas um fato que eu esqueci de mencionar, é que o Moçambique não tinha muitos colonos portugueses.

E Goa era bem rica. Eu não conheço muito sobre a história de Macau, mas eu suponho que o comércio com a China deveria dar algum lucro.