PDA

View Full Version : Quantos lusos-brasileiros existem?



meninodeengenho
01-09-2017, 06:55 PM
Luso brasileiro (eu sei que existem outras definições, mas é essa que vou aplicar no thread): Todo mundo com um ancestral recente português (até trisavô). Incluindo off-whites, pardos e os (raros) negros.

Spyy
01-09-2017, 07:04 PM
Se é sabido que há algum parente português na sua árvore genealógica, certamente é de origem recente, ou seja, ao final do século XIX ao início do século XX


Estimava-se, no ano de 2006, que seria de cinco milhões o número de luso-brasileiros, computando imigrantes portugueses e seus filhos e netos, o grupo que pela Lei de Nacionalidade portuguesa teria direito a adquirir cidadania lusa.[115] Outra estimativa mais recente, de 2015, apontava 25 milhões de brasileiros quando, além de imigrantes, filhos e netos, se somam também os brasileiros bisnetos de portugueses[116] estes últimos já sem direito à cidadania portuguesa, de acordo com a Lei. Uma pesquisa de 1999, do sociólogo, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simon Schwartzman, indicou que cerca de 10% dos brasileiros afirmaram ter ancestralidade portuguesa, percentual que, numa população de cerca de 200 milhões de brasileiros, representaria cerca de 20 milhões de luso-brasileiros.[117] Entre os brasileiros que obtiveram cidadania de países da União Europeia, 33% obtiveram cidadania portuguesa só no ano de 2013.[118]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imigração_portuguesa_no_Brasil#Imigra.C3.A7.C3.A3o _ap.C3.B3s_a_Independ.C3.AAncia

Fazendo uma analogia com os italianos, o número de portugueses imigrantes é similar ao de italianos, estes que de acordo com dados deixaram 30 milhões de descendentes. Então os Luso-Brasileiros na sua definição, independentemente se sejam mestiços ou não, também deixaram uma quantidade próxima, algo como 25~30 milhões.

Tobi
01-09-2017, 07:07 PM
Mais 5 milhões de brasileiros são elegíveis para a cidadania portuguesa. Isso significa que mais 5 milhões de brasileiros tem pai ou mãe português, ou seja, luso-brasileiros de primeira geração, pois que a lei de cidadania originária aplica-se somente a eles num primeiro momento. Agora se você estender isso até trisavós, o número irá aumentar de forma avassaladora, mas eu não tenho a menor de ideia de quanto xD

Spyy
01-09-2017, 07:08 PM
Mais 5 milhões de brasileiros são elegíveis para a cidadania portuguesa. Isso significa que mais 5 milhões de brasileiros tem pai ou mãe português, ou seja, luso-brasileiros de primeira geração, pois que a lei de cidadania originária aplica-se somente a eles num primeiro momento. Agora se você estender isso até trisavós, o número irá aumentar de forma avassaladora, mas eu não tenho a menor de ideia de quanto xD

Vendo pelo wikipedia, seriam 5 milhões se somarmos os de primeira e segunda geração. O que já dá quase metade da atual população de Portugal

Tobi
01-09-2017, 07:14 PM
Vendo pelo wikipedia, seriam 5 milhões se somarmos os de primeira e segunda geração. O que já dá quase metade da atual população de Portugal

Eu acho que essa parte da wikipedia está meia esculhambada, pois netos não tem direito a cidadania originaria. Precisam se naturalizar para obter a cidadania.

meninodeengenho
01-09-2017, 07:32 PM
Mais 5 milhões de brasileiros são elegíveis para a cidadania portuguesa. Isso significa que mais 5 milhões de brasileiros tem pai ou mãe português, ou seja, luso-brasileiros de primeira geração, pois que a lei de cidadania originária aplica-se somente a eles num primeiro momento. Agora se você estender isso até trisavós, o número irá aumentar de forma avassaladora, mas eu não tenho a menor de ideia de quanto xD

Eu acho que o Creepy tá certo. Seriam uns 30 milhões de lusos-brasileiros.

meninodeengenho
01-09-2017, 07:33 PM
Eu acho que essa parte da wikipedia está meia esculhambada, pois netos não tem direito a cidadania originaria. Precisam se naturalizar para obter a cidadania.

Eu ouvi dizer que a lei mudou recentemente. Se eu não me engano (e olha que eu acho que nessa eu estou enganado), agora netos podem adquirir cidadania originária.

Tobi
01-09-2017, 07:35 PM
Eu ouvi dizer que a lei mudou recentemente. Se eu não me engano (e olha que eu acho que nessa eu estou enganado), agora netos podem adquirir cidadania originária.

Não mudou ainda, apesar de aprovada a lei, nunca entrou em vigor. Netos só podem obter a cidadania via naturalização.

Tobi
01-09-2017, 07:36 PM
Eu acho que o Creepy tá certo. Seriam uns 30 milhões de lusos-brasileiros.

O número poderia ser até maior. Pois a taxa de fertilidade desses imigrantes era estratosférica.

meninodeengenho
01-09-2017, 07:44 PM
O número poderia ser até maior. Pois a taxa de fertilidade desses imigrantes era estratosférica.

É. Mas não deve ultrapassar 40 milhôes (20% da população). Isso é uma boa parte da populaçâo.

Demon Revival
07-28-2017, 07:13 AM
Estimo que em números totais, seria aproximadamente o dobro da população de Portugal.