PDA

View Full Version : Qual estado do Brasil é culturalmente mais próximo de Portugal?



Token
11-23-2018, 10:10 AM
Minas Gerais, São Paulo, Paraná? Opinem.

Catarinense1998
11-23-2018, 10:18 AM
Muito difícil de responder. Se formos considerar microrregiões, a Grande Florianópolis - não tenho 100% de certeza - é a mais próxima (no mínimo a mais açoriana). Nosso sotaque é de longe o mais próximo em relação ao português falado em Portugal. Sem contar com a arquitetura, festas culturais (do divino Espirito Santo), Farra do Boi, Marejada. Isolamento = purismo.

Fotos de Florianópolis:

https://www.tempointegralblog.com/wp-content/uploads/2014/08/PA272897.jpg

http://www.guiafloripa.com.br/wp-content/gallery/santo-antonio-de-lisboa/centro-santoantonio-600.jpg

http://www.guiafloripa.com.br/wp-content/gallery/ribeirao-da-ilha/ribeirao-600-11.jpg

https://media1.britannica.com/eb-media/14/11814-004-EAA2BBA9.jpg

Token
11-23-2018, 10:19 AM
Em minha opinião:

1- Minas Gerais / Interior de São Paulo
2- São Paulo capital
3- Paraná
4- Santa Catarina
5- Mato Grosso do Sul
6- Rio Grande do Sul
7- Pernambuco

Token
11-23-2018, 10:20 AM
Muito difícil de responder. Se formos considerar microrregiões, a Grande Florianópolis - não tenho 100% de certeza - é a mais próxima (no mínimo a mais açoriana). Nosso sotaque é de longe o mais próximo em relação ao português falado em Portugal. Sem contar com a arquitetura, festas culturais (do divino Espirito Santo), Farra do Boi, Marejada. Isolamento = purismo.

Em questão de estados no geral, qual sua opinião? Minas Gerais me parece ser culturalmente bem colonial.

Catarinense1998
11-23-2018, 10:30 AM
Em questão de estados no geral, qual sua opinião? Minas Gerais me parece ser culturalmente bem colonial.

Eu nunca sai daqui, então não posso te falar algo com muita certeza. Aquelas antigas regiões onde se realizaram buscas por ouro - pelo fim do século XVIII - parecem ser bem portuguesas (pelo menos na arquitetura).

Argentano
11-23-2018, 01:34 PM
isnt Minas gerais the most portuguese genetically?

Joso
11-23-2018, 01:49 PM
Não sei ao certo mas com certeza não é o RS

Marinus
11-23-2018, 01:55 PM
Em minha opinião:

1- Minas Gerais / Interior de São Paulo
2- São Paulo capital
3- Paraná
4- Santa Catarina
5- Mato Grosso do Sul
6- Rio Grande do Sul
7- Pernambuco

Concordo.

Há muitos com ascendência portuguesa ao redor da area dos Campos Gerais no Paraná e no Norte Pioneiro/divisa com São Paulo, Curitiba já é mais dividida.

O interior de Minas Gerais tem aquele "feel" colonial.

Token
11-23-2018, 02:01 PM
isnt Minas gerais the most portuguese genetically?

Yeah, but culturally?

Catarinense1998
11-23-2018, 02:01 PM
Não sei ao certo mas com certeza não é o RS

Concordo. Quase todos os imigrantes que foram para o RS absorveram a cultura gaúcha. O cara usa poncho, boleadeiras, tem uma cuia de chimarrão, mas é loiro.

Kriptc06
11-23-2018, 02:03 PM
I've heard that somewhere in SC people conserved portuguese azorean traditions, dances and even accent, manezes if I'm not mistaken, I think It's them.

Catarinense1998
11-23-2018, 02:06 PM
Em minha opinião:

1- Minas Gerais / Interior de São Paulo
2- São Paulo capital
3- Paraná
4- Santa Catarina
5- Mato Grosso do Sul
6- Rio Grande do Sul
7- Pernambuco

Por que o Rio de Janeiro não está nesta lista?

Token
11-23-2018, 02:09 PM
Por que o Rio de Janeiro não está nesta lista?
Me esqueci do Rio, acho que ele viria logo depois de SC, o que acha?

Kriptc06
11-23-2018, 02:09 PM
O MS é um estado "novo", foi colonizado praticamente após a guerra do paraguai, apresença lá antes era pouca, houve um boom e eles foram colonizados por todos os estados vizinhos, principalmente, paulistas, mineiros e gaúchos, junto com gente do pais todo em menor escala (importante ressaltar os torcomanos e japoneses tbm). Já MT e Cuiabá tinha mais presença antiga, Cuiabá foi fundada pelos bandeirantes e tem mais predios coloniais, mas o sotaque dele é bem diferentão. rs Há na capital do MS uma pequena comunidade portuguesa however, mas é recente. Assim como Corumbá, tem muitos descendentes.

Catarinense1998
11-23-2018, 02:12 PM
Me esqueci do Rio, acho que ele viria logo depois de SC, o que acha?

Eu não sei o que Mato Grosso do Sul e Pernambuco estão fazendo aí. O componente europeu do Rio é quase totalmente português.

Token
11-23-2018, 02:19 PM
Eu não sei o que Mato Grosso do Sul e Pernambuco estão fazendo aí. O componente europeu do Rio é quase totalmente português.

De MS e Pernambuco também. Mas como eu disse, o Rio seria logo antes de MS.

Kriptc06
11-23-2018, 02:22 PM
De MS e Pernambuco também. Mas como eu disse, o Rio seria logo antes de MS.

Eu gosto de pensar que MS é um resumão do Brasil com um toque paraguaio rsrs, tem de tudo lá, gente de tudo quanto é canto até estrangeiros, conheci portugueses, espanhois, russos, americanos, até um angolano na facul (acho que imigrante não cheguei a falar com para saber se era intercambio ou imigrante). alguns estudantes, outros a passeio, outro que moram lá. mas sem dúvida o DNA europeu é quase todo português, tirando os dos recem chegados sulistas e paulistas que tem DNA alemão e italiano, mas não chega a desbancar o velho Portugal.

Catarinense1998
11-23-2018, 02:22 PM
De MS e Pernambuco também. Mas como eu disse, o Rio seria logo antes de MS.

Realmente. Estamos falando de proporções então. Eu acho que o MS é mais europeu do que Pernambuco e o Rio. Retiro o que eu disse. Minas gerais também recebeu imigrantes italianos.

Catarinense1998
11-23-2018, 02:23 PM
Eu gosto de pensar que MS é um resumão do Brasil com um toque paraguaio rsrs, tem de tudo lá, gente de tudo quanto é canto até estrangeiros, conheci portugueses, espanhois, russos, americanos. alguns estudantes, outros a passeio, outro que moram lá. mas sem dúvida o DNA europeu é quase todo português, tirando os dos recem chegados sulistas e paulistas que tem DNA alemão e italiano, mas não chega a desbancar o velho Portugal.

Não se esqueça do tereré - isso é muito importante.

Token
11-23-2018, 02:26 PM
O MS é um estado "novo", foi colonizado praticamente após a guerra do paraguai, apresença lá antes era pouca, houve um boom e eles foram colonizados por todos os estados vizinhos, principalmente, paulistas, mineiros e gaúchos, junto com gente do pais todo em menor escala (importante ressaltar os torcomanos e japoneses tbm). Já MT e Cuiabá tinha mais presença antiga, Cuiabá foi fundada pelos bandeirantes e tem mais predios coloniais, mas o sotaque dele é bem diferentão. rs Há na capital do MS uma pequena comunidade portuguesa however, mas é recente. Assim como Corumbá, tem muitos descendentes.

Ótimo post. Então a diferença genética entre MS e São Paulo deve ser mínima. Goias e MT devem ser shiftados para o Nordeste.

Kriptc06
11-23-2018, 02:28 PM
Não se esqueça do tereré - isso é muito importante.

hehe sempre, matear é muito bom, as vezes tomamos quente também, não chega a ser chimarrão pq a erva é mais grossa. mas não é incomum, principalmente no dia de frio. E claro temos influencia gaúcha nesse aspecto também.

Token
11-23-2018, 02:29 PM
Não se esqueça do tereré - isso é muito importante.

Onde eu vivo atualmente, no noroeste de São Paulo entre Paraná e MS, tereré é uma moda entre os adolescentes. Honestamente, esse troço é bem melhor que chimarrão.

Kriptc06
11-23-2018, 02:30 PM
Ótimo post. Então a diferença genética entre MS e São Paulo deve ser mínima. Goias e MT devem ser shiftados para o Nordeste.

creio que sim, o boom foi causado tbm pelo sr. Vargas, e o mais legal é que os descendentes desses gauchos e paulistas formaram uma força politica no sul que veio a culminar na divisão do MT kkkkkk, e aliás o MS ficou junto com SP na revolução constitucionalista.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Constitucionalista_de_1932

Token
11-23-2018, 02:33 PM
creio que sim, o boom foi causado tbm pelo sr. Vargas, e o mais legal é que os descendentes desses gauchos e paulistas formaram uma força politica no sul que veio a culminar na divisão do MT kkkkkk, e aliás o MS ficou junto com SP na revolução constitucionalista.

O povo de MS sabe dessa conexão?

Catarinense1998
11-23-2018, 02:34 PM
hehe sempre, matear é muito bom, as vezes tomamos quente também, não chega a ser chimarrão pq a erva é mais grossa. mas não é incomum, principalmente no dia de frio. E claro temos influencia gaúcha nesse aspecto também.

Muitos gaúchos imigraram para o MS em busca de terras virgens. Eu não sei muito a respeito disso, mas eu já ouvi falar. Matear é vida.

Catarinense1998
11-23-2018, 02:35 PM
Onde eu vivo atualmente, no noroeste de São Paulo entre Paraná e MS, tereré é uma moda entre os adolescentes. Honestamente, esse troço é bem melhor que chimarrão.

Eu também acho.

Kriptc06
11-23-2018, 02:36 PM
O povo de MS sabe dessa conexão?

Sim sabemos, ou pelomenos deveriam saber todos. :eek:

Kriptc06
11-23-2018, 02:41 PM
Muitos gaúchos imigraram para o MS em busca de terras virgens. Eu não sei muito a respeito disso, mas eu já ouvi falar. Matear é vida.

E encontraram. se tiver mais curiosidade, este artigo é interessante https://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%A3o_em_Mato_Grosso_do_Sul

Token
11-23-2018, 02:42 PM
hehe sempre, matear é muito bom, as vezes tomamos quente também, não chega a ser chimarrão pq a erva é mais grossa. mas não é incomum, principalmente no dia de frio. E claro temos influencia gaúcha nesse aspecto também.

Não fazem isso por aqui, deve ser influência gaúcha mesmo.

Erronkari
11-23-2018, 03:14 PM
Litoral catarinense talvez???
Também eu encontrei muitos elementos da cultura lusa no Ceará, pelo menos na área da costa.
Isso sim, o interior (Quixeramobim, Crato ja é outra coisa), mas Fortaleza especialmente eu achei muito assim.

Cernunnos
11-23-2018, 03:16 PM
O Estado que for mais Católico é o estado mais próximo culturalmente de Portugal.

Token
11-23-2018, 03:42 PM
O Estado que for mais Católico é o estado mais próximo culturalmente de Portugal.

Então o Piauí é o estado mais próximo de Portugal? :laugh:

Catarinense1998
11-23-2018, 03:45 PM
O Estado que for mais Católico é o estado mais próximo culturalmente de Portugal.

Tu tens que estar brincando com este comentário. E as tradições (festas, costumes), culinária, sotaques? Religião é um aspecto somente.

Catarinense1998
11-23-2018, 04:03 PM
Aqueles que votaram em Santa Catarina erraram por muito. Provavelmente é o Rio de Janeiro ou Minas Gerais.

alnortedelsur
11-23-2018, 04:18 PM
Minas Gerais

Token
11-23-2018, 04:48 PM
O mais próximo da Itália: São Paulo
mais próximo da Alemanha: sul no geral
mais próximo da África: Bahia
Quais seriam os culturalmente mais próximos da Europa no geral?

Catarinense1998
11-23-2018, 04:52 PM
O mais próximo da Itália: São Paulo
mais próximo da Alemanha: sul no geral
mais próximo da África: Bahia
Quais seriam os culturalmente mais próximos da Europa no geral?

Santa Catarina é o primeiro (levando em conta qualquer critério). Em seguida, é o estado de São Paulo ou o Paraná. Em terceiro o Rio Grande de São Pedro.

alnortedelsur
11-23-2018, 05:05 PM
O mais próximo da Itália: São Paulo
mais próximo da Alemanha: sul no geral
mais próximo da África: Bahia
Quais seriam os culturalmente mais próximos da Europa no geral?

The southern states and Sao Paulo.

Token
11-23-2018, 05:06 PM
Santa Catarina é o primeiro (levando em conta qualquer critério). Em seguida, é o estado de São Paulo ou o Paraná. Em terceiro o Rio Grande de São Pedro.

Santa Catarina é com certeza uma das regiões da América Latina culturalmente mais próximas da Europa, comparável ao Uruguai. Paraná, São Paulo e RS seriam mais como a Argentina em proporções de Europeidade.

Joso
11-23-2018, 05:07 PM
Santa Catarina deve ser uma das regiões do América Latina culturalmente mais próximas da Europa, comparável ao Uruguai. Paraná, São Paulo e RS seriam mais como a Argentina em proporções de Europeidade.

RS é bem mais Europeu que São Paulo...

Joso
11-23-2018, 05:07 PM
Santa Catarina é o primeiro (levando em conta qualquer critério). Em seguida, é o estado de São Paulo ou o Paraná. Em terceiro o Rio Grande de São Pedro.

Primeiro SC e depois RS em segundo, obviamente

Token
11-23-2018, 05:10 PM
RS é bem mais Europeu que São Paulo...

A cultura gaúcha tem muita influência nativa, mas as zonas mais metropolitanas (Grande Porto Alegre, etc.) são comparáveis a SC. Sem contar as cidades de colonização alemã, que são basicamente um pedaço da Europa Central no Brasil.

Catarinense1998
11-23-2018, 05:11 PM
Primeiro SC e depois RS em segundo, obviamente

Eu não sei se podemos considerar a cultura gaúcha como "europeia". Por isso que estou colocando o RS em terceiro. Eu sei que a serra (Gravataí, Caxias do Sul, Bento Golçalves) tem forte influência italiana, e o noroeste tem bastante presença alemã.

Marinus
11-23-2018, 05:22 PM
O mais próximo da Itália: São Paulo
mais próximo da Alemanha: sul no geral
mais próximo da África: Bahia
Quais seriam os culturalmente mais próximos da Europa no geral?

Paraná também é a Russia (ou area Eslavica) do Brasil.

Cernunnos
11-23-2018, 05:36 PM
Tu tens que estar brincando com este comentário. E as tradições (festas, costumes), culinária, sotaques? Religião é um aspecto somente.Festas, Costumes que se herdam em grande parte da Religião.

O Protestantismo não tem lugar em Portugal e não tem nada a ver com a nossa cultura. Além de que na nossa cultura há procissões, e eu vi imensas em MG.

Culinária Brasileira tem referências Portuguesas em todo o lado, não venha por aí. Aqui grande parte das festas até mesmo de aldeia são Católicas. O Sotaque é tão estranho no Piauí como no RGS são todos sotaques e regiões que já não são regidas por Portugueses desde 1822.

Enviado do meu CAM-L21 através do Tapatalk

Token
11-23-2018, 05:39 PM
Primeiro SC e depois RS em segundo, obviamente

Sou meio suspeito para falar de São Paulo porque estou morando, segundo membros paulistanos do fórum, na zona mais Europeia do Estado. https://www.theapricity.com/forum/showthread.php?191687-Qual-%E9-a-regi%E3o-mais-europ%E9ia-de-S%E3o-Paulo

Joso
11-23-2018, 05:43 PM
Sou meio suspeito para falar de São Paulo porque estou morando, segundo membros paulistanos do fórum, na zona mais Europeia do Estado. https://www.theapricity.com/forum/showthread.php?191687-Qual-%E9-a-regi%E3o-mais-europ%E9ia-de-S%E3o-Paulo

Jaboticaba?

Token
11-23-2018, 05:44 PM
Jaboticaba?

Centro-oeste no geral.

LawrenceMartinez
11-23-2018, 05:45 PM
Em minha opinião:

1- Minas Gerais / Interior de São Paulo
2- São Paulo capital
3- Paraná
4- Santa Catarina
5- Mato Grosso do Sul
6- Rio Grande do Sul
7- Pernambuco

Só discordo de São Paulo capital, eu moro em Guarulhos, na Grande São Paulo e isso aqui não tem NADA de Português

Catarinense1998
11-23-2018, 05:50 PM
Só discordo de São Paulo capital, eu moro em Guarulhos, na Grande São Paulo e isso aqui não tem NADA de Português

O que existe de legado português em São Paulo?

Cernunnos
11-23-2018, 05:51 PM
O nome.

Enviado do meu CAM-L21 através do Tapatalk

Catarinense1998
11-23-2018, 05:56 PM
O nome.

Enviado do meu CAM-L21 através do Tapatalk

?

Sacrificed Ram
11-23-2018, 07:50 PM
Interior de Minas e de certa forma Goiás têm aquelas relíquias de cidades colôniais do século 18. Eu tinha já mencionado o Nordeste, por eles tem preservado mais as tradições católicas (por enquanto), mas um português aqui já disse que ele visitou o Nordeste e que nunca tinha visto lugar mais nada a ver com Portugal que o Nordeste (clima quente do caralho), talvez ele visitou os lugares errados.

Onde eu moro aqui em Minas (Zona da Mata) recebeu alemães, italianos, espanhois, sírios, libaneses, mas o que pesa aqui é o fato de sermos a segunda região mais negra do Brasil, como a religião evangélica neopentecostal prenomina entre os negros, usando o padrão de catolicidade como sinônimo de lusitanidade, então estamos fora do jogo.

Bolsonaro2018
11-24-2018, 05:35 PM
Pois bem, regiões onde os bandeirantes encontraram minérios importantes, tais como Minas Gerais e Goiás (respectivamente com as bandeiras de Fernão Dias e Anhanguera), receberam habitantes das regiões mais pobres de Portugal no período do ciclo do Ouro, que viram nessas descobertas uma forma de se ascenderem economicamente, creio que a maioria de origem minhota, percebe-se pelos apelidos/sobrenomes mais comuns nessas regiões, tais como Araújo ou Ribeiro. Contudo, era necessário quem realizasse o garimpo, normalmente escravos, a arquitetura manteve-se lusa, mas o elemento negro continuou e não pode ser ignorado. Alexandr Dugin, é um russo adepto do nacional-bolchevismo eurasiano, basicamente uma mistura de Renė Guénon com Karl Marx, pois combate fundamentalmente o ocidente e o materialismo, este ser quando visitou o Brasil colocou-nos como sendo um ocidental à sua própria maneira, um ocidentalismo meridional, onde uma sociedade diversa etnicamente e politicamente tinha uma identidade nacional forte, sem conflitos étnicos ou raciais, concluiu dizendo que os negros estavam totalmente adaptados na sociedade brasileira, ainda que não fossem separados totalmente de suas tribos como nas fazendas americanas.

Os pentecostais e suas ramificações mais recentes, vem do evangelismo americano, contudo crentes não são maioria em estado algum e têm adquirido má-fama, ainda que englobe 20% da população.

Chaos One
11-24-2018, 05:55 PM
?

Que o único legado que sobrou na RMSP de Portugal foi o nome.

O que eu concordo. A RMSP é praticamente uma versão retorcida de Nova York, com um influência muito forte de Italianos e construções modernas no geral, só tendo algo mais histórico no Centro expandido e algumas partes do Ipiranga.

Já o interior é outra coisa, ainda que lá também exista uma influência muito forte de Italianos.

Erronkari
11-24-2018, 06:09 PM
Ok, entao talvez eu diria litoral catarinense = Acores 2.0.
Minas Gerais = Norte de Portugal 2.0.

Sacrificed Ram
11-24-2018, 06:12 PM
É difícil imaginar um local aonde o português foi e não se misturou com índios e não levou os negros junto (durante o período colonial), então desde o princípio o Brasil foi feito para ser diferente de Portugal.

Sacrificed Ram
11-24-2018, 06:15 PM
Ok, entao talvez eu diria litoral catarinense = Acores 2.0.
Minas Gerais = Norte de Portugal 2.0.

Dizem que aqui em Minas, os homens eram do norte Portugal, mas as mulheres eram açorianas, eles devem ter feito um estrago demográfico nas ilhas para suprir esta demanda.

Kriptc06
11-24-2018, 06:22 PM
Festas, Costumes que se herdam em grande parte da Religião.

O Protestantismo não tem lugar em Portugal e não tem nada a ver com a nossa cultura. Além de que na nossa cultura há procissões, e eu vi imensas em MG.

Culinária Brasileira tem referências Portuguesas em todo o lado, não venha por aí. Aqui grande parte das festas até mesmo de aldeia são Católicas. O Sotaque é tão estranho no Piauí como no RGS são todos sotaques e regiões que já não são regidas por Portugueses desde 1822.

Enviado do meu CAM-L21 através do Tapatalk

Interessante, já no Brasil eles só que crescem, infelizmente também crescem as denominações e rachaduras dentro da mesma comunidade cristã. sem falar aquelas super enganosas que só querem teu dinheiro prometendo terreno no céu,:rolleyes:

Minha familia é toda basicamente protestante, todos vindos do catolicismo/ortodoxia (uns antes outros mais recente). eu ja sou agnostico.

Erronkari
11-24-2018, 06:27 PM
Dizem que aqui em Minas, os homens eram do norte Portugal, mas as mulheres eram açorianas, eles devem ter feito um estrago demográfico nas ilhas para suprir esta demanda.

Melhor ainda! Acho esse melting-pot luso interessante demais!

Joso
11-24-2018, 06:38 PM
Pois bem, regiões onde os bandeirantes encontraram minérios importantes, tais como Minas Gerais e Goiás (respectivamente com as bandeiras de Fernão Dias e Anhanguera), receberam habitantes das regiões mais pobres de Portugal no período do ciclo do Ouro, que viram nessas descobertas uma forma de se ascenderem economicamente, creio que a maioria de origem minhota, percebe-se pelos apelidos/sobrenomes mais comuns nessas regiões, tais como Araújo ou Ribeiro. Contudo, era necessário quem realizasse o garimpo, normalmente escravos, a arquitetura manteve-se lusa, mas o elemento negro continuou e não pode ser ignorado. Alexandr Dugin, é um russo adepto do nacional-bolchevismo eurasiano, basicamente uma mistura de Renė Guénon com Karl Marx, pois combate fundamentalmente o ocidente e o materialismo, este ser quando visitou o Brasil colocou-nos como sendo um ocidental à sua própria maneira, um ocidentalismo meridional, onde uma sociedade diversa etnicamente e politicamente tinha uma identidade nacional forte, sem conflitos étnicos ou raciais, concluiu dizendo que os negros estavam totalmente adaptados na sociedade brasileira, ainda que não fossem separados totalmente de suas tribos como nas fazendas americanas.

Os pentecostais e suas ramificações mais recentes, vem do evangelismo americano, contudo crentes não são maioria em estado algum e têm adquirido má-fama, ainda que englobe 20% da população.

Evangélicos não adquiriram "má-fama" e crescem mais e mais e vão continuar crescendo, não só no Brasil mas em toda a América latina. E logo, no mundo inteiro também.

Sacrificed Ram
11-24-2018, 06:46 PM
Evangélicos não adquiriram "má-fama" e crescem mais e mais e vão continuar crescendo, não só no Brasil mas em toda a América latina. E logo, no mundo inteiro também.

Pensou-se que os evangélicos ultrapassariam os católicos em números, mas a única coisa que cresce são as pessoas que se dizem sem religião e os "desingrejados".

https://www.youtube.com/watch?v=iPvl6rXUMOo

Kriptc06
11-24-2018, 11:14 PM
Pensou-se que os evangélicos ultrapassariam os católicos em números, mas a única coisa que cresce são as pessoas que se dizem sem religião e os "desingrejados".
[video=youtube;iPvl6rXUMOo]https://www.youtube.com/watchvideo]

também né meo, essa esquizofrenia de tantas denominações e crenças differentes dentro do próprio ramo protestante, "graças a deus", leva muitos de nós aos agnosticismo e ateismo.

Black Panther
11-25-2018, 11:13 AM
Minas Gerais ou Pernambuco.

Sacrificed Ram
11-25-2018, 11:25 AM
também né meo, essa esquizofrenia de tantas denominações e crenças differentes dentro do próprio ramo protestante, "graças a deus", leva muitos de nós aos agnosticismo e ateismo.

Os "desigrejados" não é um fenômeno de abandono da fé cristã, muitos "desigrejados" continuam se identificando como evangélicos, o problema deles são com as denominações e principalmente seus líderes, sempre envolvidos em escândalos e politicagem. Soma-se a isto a "pescaria de aquário", o fato dos evangélicos terem muitas denominações era para ser uma vantagem, mas uma fica tentando tomar os fiéis das outras e depois de tanto vagar, o crente fica com a imprensão que todas as igrejas estão erradas.

Erronkari
11-25-2018, 12:13 PM
Também existimos os catolicos que nao acreditamos na autoridade do Vaticano sempre que for gerenciada por um intruso esquerdista.
Jamais devemos esquecer que o importante é a doutrina, nao a instituicao, mas continuarmos sendo catolicos.

Sacrificed Ram
11-25-2018, 05:49 PM
Também existimos os catolicos que nao acreditamos na autoridade do Vaticano sempre que for gerenciada por um intruso esquerdista.
Jamais devemos esquecer que o importante é a doutrina, nao a instituicao, mas continuarmos sendo catolicos.

Rejeitar a autoridade do Papa é cisma, isto dá excomunhão automática.

Ekaitza
11-30-2018, 12:46 PM
O RJ é o estado culturalmente mais português do Brasil, inclusive teve os maiores números de imigrantes portugueses em quase todos os períodos de imigração portuguesa.

Catarinense1998
11-30-2018, 12:49 PM
O RJ é o estado culturalmente mais português do Brasil, inclusive teve os maiores números de imigrantes portugueses em quase todos os períodos de imigração portuguesa.

Explique mais. O fato do RJ ter recebido muitos portugueses, não faz dele - necessariamente - o estado mais "português", do ponto de vista cultural.

Ekaitza
11-30-2018, 12:56 PM
Explique mais. O fato do RJ ter recebido muitos portugueses, não faz dele - necessariamente - o estado mais "português", do ponto de vista cultural.

O RJ possui mercados que têm presença de comunidades portuguesas fortes, tem bastante restaurantes de comida típica portuguesa, quase todos institutos de preservação da cultura portuguesa no Brasil se encontram no RJ, sem contar que o sotaque carioca tem influência direta da chegada da corte no Brasil.

Catarinense1998
11-30-2018, 01:00 PM
O RJ possui mercados que têm presença de comunidades portuguesas fortes, tem bastante restaurantes de comida típica portuguesa, quase todos institutos de preservação da cultura portuguesa no Brasil se encontram no RJ, sem contar que o sotaque carioca tem influência direta da chegada da corte no Brasil.

Realmente, fiquei impressionado. Tu explicastes bem. Só este último argumento que foi muito fraco. Esse fato só estabelece uma relação de influência, mas não confere qualquer "grau" de aproximação.

Sacrificed Ram
11-30-2018, 11:13 PM
O problema do Rio é o que falei, lá a cultura negra é forte, pelo menos na metrópole, o que acaba balanceando a balança. Aqui na região serrana tem muito alemão e até gente da escandinávia. Já na divisa com Espirito Santo e o Sul/Lagos eu não conheço.

Ekaitza
12-01-2018, 02:08 PM
O problema do Rio é o que falei, lá a cultura negra é forte, pelo menos na metrópole, o que acaba balanceando a balança. Aqui na região serrana tem muito alemão e até gente da escandinávia. Já na divisa com Espirito Santo e o Sul/Lagos eu não conheço.

Sim, a cultura africana aqui no Rio é muito forte e forçada pela mídia, mas ainda existem partes onde a cultura portuguesa continua forte. Você fala da região serrana do RJ? Estranho, dizem que apesar de ter tido um movimento imigratório germânico para lá a cultura é fraca, mas como não conheço bem a região não posso opinar.

lisarb
12-01-2018, 11:45 PM
Interessante, já no Brasil eles só que crescem, infelizmente também crescem as denominações e rachaduras dentro da mesma comunidade cristã. sem falar aquelas super enganosas que só querem teu dinheiro prometendo terreno no céu,:rolleyes:

Minha familia é toda basicamente protestante, todos vindos do catolicismo/ortodoxia (uns antes outros mais recente). eu ja sou agnostico.

sua familia não era ortodoxa?
o q mais cresce no brasil é o ateismo principalmente entre a população jovem não é dificil notar isso!

lisarb
12-01-2018, 11:46 PM
O problema do Rio é o que falei, lá a cultura negra é forte, pelo menos na metrópole, o que acaba balanceando a balança. Aqui na região serrana tem muito alemão e até gente da escandinávia. Já na divisa com Espirito Santo e o Sul/Lagos eu não conheço.

vc é do rio? segundo um jornalista q conversa comigo na internet não tem muitos europeus no rio q não seja de origem portuguesa, o resto e uma pequena minoria

lisarb
12-01-2018, 11:49 PM
Pensou-se que os evangélicos ultrapassariam os católicos em números, mas a única coisa que cresce são as pessoas que se dizem sem religião e os "desingrejados".

https://www.youtube.com/watch?v=iPvl6rXUMOo

eu não vejo esse crescimento evangelico a ampla maioria dos q pisam nas igrejas são pessoas com 40 anos para mais é muito facil perceber isso!

lisarb
12-01-2018, 11:55 PM
O RJ é o estado culturalmente mais português do Brasil, inclusive teve os maiores números de imigrantes portugueses em quase todos os períodos de imigração portuguesa.

o rio só se tornou relevante para imigração portuguesa so seculo 19 para frente, o nordeste recebeu a ampla maioria dos colonos do seculo 16 e 17 durante o seculo 18 foi minas e goias

Ekaitza
12-02-2018, 11:33 AM
o rio só se tornou relevante para imigração portuguesa so seculo 19 para frente, o nordeste recebeu a ampla maioria dos colonos do seculo 16 e 17 durante o seculo 18 foi minas e goias

Mesmo assim o RJ recebeu mais portugueses que os outros estados. Em questões de imigração europeia o Nordeste está parado desde essa época e os imigrantes que chegaram a MG e GO mais recentemente não foram fruto de um movimento imigratório em massa, como os italianos em SP e os portugueses no RJ. Claro, esses estados têm uma importância na perpetuação cultural lusitana, mas não se compara a influência que o RJ teve recentemente.

Sacrificed Ram
12-02-2018, 01:58 PM
vc é do rio? segundo um jornalista q conversa comigo na internet não tem muitos europeus no rio q não seja de origem portuguesa, o resto e uma pequena minoria

Sou da Zona da Mata Mineira, que é vizinha da região serrana fluminense. No meu Facebook, a turma região serrana do estado do Rio é tudo com sobrenome alemão e também aparência, não sei na vida real e como isto influencia no ponto de vista cultural.

Sacrificed Ram
12-02-2018, 02:01 PM
Este thread não sobre o estado que recebeu ou que tem mais portugueses, mas aonde a cultura lusitana se preservou melhor, por isto aposto na Minas das cidades coloniais e Goiás.

lisarb
12-02-2018, 07:59 PM
Sou da Zona da Mata Mineira, que é vizinha da região serrana fluminense. No meu Facebook, a turma região serrana do estado do Rio é tudo com sobrenome alemão e também aparência, não sei na vida real e como isto influencia no ponto de vista cultural.

o jornalista é do rio, mesmo nessas areas não é comum alguem com nomes alemães

JMack
02-26-2019, 06:22 PM
A região que recebeu mais portugueses não foi o Rio, mas Minas Gerais. Rio recebeu por volta de 500.000 ao longo do século XIX. Minas Gerais recebeu mais de 800.000 ao longo do século XVIII, antes da invenção do barco a vapor, quando o impacto migratório era bem maior.

Eu diria que, culturalmente, seria assim:

Interior de Minas
partes do interior de Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul
Rio de Janeiro
Santa Catarina/Paraná
Pernambuco/Rio Grande do Sul

AphroditeWorshiper
02-26-2019, 06:29 PM
Alagoas

Sasaolo68
01-31-2022, 12:10 AM
Minas Gerais

Rafael Passoni
01-31-2022, 12:12 AM
Minas Gerais IMO.

Xacal
02-03-2022, 07:04 PM
Minas ou Rio

J.Haddadd
02-04-2022, 04:00 PM
None. If you have been to Brazil and Portugal at the same time you would conclude that both countries are extremely different. Apart from Brazilians with recent origins in Portugal, like Portuguese parents or so, most Brazilians behave in a way that is foreign to the general Portuguese population. I mean, Brazil was mostly populated by illiterate Portuguese colonists and that occupation predated the conception of the modern Portuguese nation as a part of the core European region. Even Brazilians of colonial ancestry that reach 95%+ Portuguese DNA often have cultural habits quite distinct from the modern Portuguese.

If anything, in Europe Brazilians behave in a more similar way to Spaniards or Italians.

solarisregvm
02-11-2022, 10:05 PM
"Quanto ao português, que a nossa ironia nos habituou a ver como um tipo bisonho, — figura de fato extravagante e bizarra, por força do contraste que resulta do singular estabelecimento do homem do campo europeu, analfabeto e rude, no comércio e nas indústrias urbanas — nenhuma raça deu jamais melhores provas de energia, de inteligência e de coragem nos mais arrojados empreendimentos; poucas se lhe avantajaram na cultura e na produção literária, e muito raras possuem, ainda hoje, povo mais sóbrio, mais trabalhador, mais honesto, de mais cândida alma e sensibilidade moral mais delicada. A ascendência portuguesa é uma honra para o Brasil; e se aquele nobre povo, apertado em sua estreita faixa de terra, que as portas abertas para o oceano punham ao alcance de todas as cobiças, e de todas as opressões e que êmulos e vizinhos do continente ameaçavam constantemente, e submetido a governos acabrunhados pelos cuidados da conservação da independência e da liberdade material, estacionou, num tipo relativamente inculto, não se poderia encontrar melhor prova do vigor e da inteligência prática de uma raça, do que o êxito no Brasil desses mesmos rudes colonos, transformados, sob a excitação da ambição e graças aos mais largos horizontes da sua nova sociedade de humildes e avaros campônios, em chefes e diretores de grandes casas de comércio, de bancos e de fábricas. Analfabetos, quase, estes homens mostram, entretanto, excepcional capacidade organizadora e administrativa."
Alberto TORRES, em "O problema nacional brasileiro", 1914

https://i.postimg.cc/bdfXgtGy/21032595-1962781597313531-459698906276554346-n.jpg (https://postimg.cc/xN5FTqyh)

Já agora pode ser que este mapa ajude, embora sempre acautelando que mesmo a maior parte não portuguesa tem sempre alguma ancestralidade portuguesa. Portugalidade brasileira é assimilada por todos, independente da origem ancestral.

https://i.postimg.cc/K8Zch6zZ/18671765-1917544835170541-4240559877147391426-o-1.jpg (https://postimg.cc/1fj1pYwT)

Latinus
02-18-2022, 09:07 PM
"Quanto ao português, que a nossa ironia nos habituou a ver como um tipo bisonho, — figura de fato extravagante e bizarra, por força do contraste que resulta do singular estabelecimento do homem do campo europeu, analfabeto e rude, no comércio e nas indústrias urbanas — nenhuma raça deu jamais melhores provas de energia, de inteligência e de coragem nos mais arrojados empreendimentos; poucas se lhe avantajaram na cultura e na produção literária, e muito raras possuem, ainda hoje, povo mais sóbrio, mais trabalhador, mais honesto, de mais cândida alma e sensibilidade moral mais delicada. A ascendência portuguesa é uma honra para o Brasil; e se aquele nobre povo, apertado em sua estreita faixa de terra, que as portas abertas para o oceano punham ao alcance de todas as cobiças, e de todas as opressões e que êmulos e vizinhos do continente ameaçavam constantemente, e submetido a governos acabrunhados pelos cuidados da conservação da independência e da liberdade material, estacionou, num tipo relativamente inculto, não se poderia encontrar melhor prova do vigor e da inteligência prática de uma raça, do que o êxito no Brasil desses mesmos rudes colonos, transformados, sob a excitação da ambição e graças aos mais largos horizontes da sua nova sociedade de humildes e avaros campônios, em chefes e diretores de grandes casas de comércio, de bancos e de fábricas. Analfabetos, quase, estes homens mostram, entretanto, excepcional capacidade organizadora e administrativa."
Alberto TORRES, em "O problema nacional brasileiro", 1914

https://i.postimg.cc/bdfXgtGy/21032595-1962781597313531-459698906276554346-n.jpg (https://postimg.cc/xN5FTqyh)

Já agora pode ser que este mapa ajude, embora sempre acautelando que mesmo a maior parte não portuguesa tem sempre alguma ancestralidade portuguesa. Portugalidade brasileira é assimilada por todos, independente da origem ancestral.

https://i.postimg.cc/K8Zch6zZ/18671765-1917544835170541-4240559877147391426-o-1.jpg (https://postimg.cc/1fj1pYwT)

Mapa interessante, mais interessante que esse texto super cansativo de se ler e bem puxa saco dos portugueses, como se quisesse provar algo sobre os tugas. Gosto da herança lusa do Brasil e de não ter fragmentado o país, como ocorreu na América Espanhola, mas esse papinho de "honra e nobre povo" é brega demais.

solarisregvm
02-18-2022, 09:17 PM
Se soubesses que Alberto Torres é o inspirador do nacionalismo brasileiro talvez tivesses mais tino nessa testa e respeitasses o escrito.

Latinus
02-18-2022, 09:19 PM
Se soubesses que Alberto Torres é o inspirador do nacionalismo brasileiro talvez tivesses mais tino nessa testa e respeitasses o escrito.

Eu sei disso, mas mantenho o que eu disse. Ele poderia ter sido o melhor Imperador do Brasil, que eu manteria a mesma opinião.

solarisregvm
02-18-2022, 09:54 PM
Onde estiver um brasileiro, lá estará também Portugal e a nossa história em comum, história social, genética, militar, cultural e linguística compartilhada, nossas contradições e imensos destinos de futuro. Gostes ou não.

Latinus
02-18-2022, 09:59 PM
Onde estiver um brasileiro, lá estará também Portugal e a nossa história em comum, história social, genética, militar, cultural e linguística compartilhada, nossas contradições e imensos destinos de futuro. Gostes ou não.

Sim, e eu nunca neguei isso, até já discuti com os que minimizam o contributo luso na formação brasileira, você está apenas afirmando o óbvio no contexto da seção lusófona do TA, ninguém nesta seção é iliterado na fortíssima herança portuguesa no Brasil, o que eu critiquei foi a pseudo sinalização de virtude e heroísmo do "quote", quando é tudo uma mera questão de interesses.

solarisregvm
02-18-2022, 10:11 PM
Apenas achei essa frase bem adequada e na perspectiva social, cultural, histórica e genética ao thread em questão como resposta à pergunta, retirada de alguém importante para o povo brasileiro e sua identidade.
Por exemplo, não fui fazer o mesmo no thread "Qual o estado menos português do Brasil". Se quisesse ser desagradável o faria.

Mas para não ser "maçadora" e "brega" para as próximas vezes não contribuirei nem com um simples grunhido sem fundamento, ou com algo respondido de forma mais construída.

Talvez outras pessoas tenham opiniões e interesses diferentes dos teus que gostaram. Não sei. Mas a bitola não és tu nem ninguém que a mede.

Volvado Seja
07-30-2022, 11:14 PM
Minas Gerais

As cidades coloniais de lá (vide Ouro Preto) expõem isso e são muito bonitas.

Jingle Bell
11-18-2022, 09:26 PM
Minas, Rio, SP e interior da Bahia e Pernambuco devem estar no topo

Quando vejo Minas ou naquelas cidades bem pequenas do interior da Bahia e PE, com aquela arquitetura barroca e um ar bem árcade me sinto em Portugal, mas culturalmente Minas, SP e (Interior) Rio são indiscutivelmente as mais lusas, apesar da arquitetura estar bem presentes a Pernambuco e principalmente a Bahia possui muitas influencias notaveis que não só/que não sejam tão lusas como indigenas e africanas, no quesito genético Minas, RJ, e o interior do Nordeste no geral, apesar de sermos significativamente menos portugueses geneticamente que os Mineiros e Rj nosso sumo caucasiano é quase que apenas Minhoto e um pouquinho judeu, Minas é o ápice do sangue lusitano no Brasil mesmo com algumas influencias italianas e RJ e menos que Minas mas ainda sim mais do que o Interior do NE
O sul e SP no geral são a parte mais caucasiana do brasil mas arrisco dizer que a influencia japonesa, italiana, alemã e eslava é maior que a portuguesa no Sul e bem "pau a pau" em SP
de qualquer jeito é minha opnião baseada apenas em achismo e vivencia, talvez alguém que ja teve mais contato com outros estados responda melhor