PDA

View Full Version : De onde vem a 'cabeça chata' dos Nordestinos?



Token
12-11-2018, 09:46 PM
É recorrente aqui no sul referir-se aos nordestinos como 'cabeças chatas' pelo formato globular e achatado, e o rosto arrendado muito comum entre os mesmos. Na minha opinião, esse traço é uma das mais distintivas influências holandesas no nordeste. Baseado no excesso de haplogrupos tipicamente germânicos na região em relação a Portugal e o resto do Brasil - com excessão do sul - faz sentido que os holandeses também tenham deixado para trás influências morfométricas no crânio nordestino. Coon também notou a predominância de crânios sub-braquicefálicos e por vezes excepcionalmente baixos no sul da Holanda - de onde vieram a maioria dos holandeses que se assentaram no nordeste. Em contraste, os portugueses possuem crânios extremamente longos e arrendados e o mesmo pode ser dito dos africanos. Por exclusão, a cabeça paraíba é batava.

Joso
12-11-2018, 10:16 PM
É recorrente aqui no sul referir-se aos nordestinos como 'cabeças chatas' pelo formato globular e achatado, e o rosto arrendado muito comum entre os mesmos. Na minha opinião, esse traço é uma das mais distintivas influências holandesas no nordeste. Baseado no excesso de haplogrupos tipicamente germânicos na região em relação a Portugal e o resto do Brasil - com excessão do sul - faz sentido que os holandeses também tenham deixado para trás influências morfométricas no crânio nordestino. Coon também notou a predominância de crânios sub-braquicefálicos e por vezes excepcionalmente baixos no sul da Holanda - de onde vieram a maioria dos holandeses que se assentaram no nordeste. Em contraste, os portugueses possuem crânios extremamente longos e arrendados e o mesmo pode ser dito dos africanos. Por exclusão, a cabeça paraíba é batava.

Eu li em algum lugar que a cabeça chata dos nordestinos pode ser por causa de alguns índios braquicefálicos que viviam no nordeste, não sei ao certo mas acho que essa teoria é mais provavel do que a da mistura holandesa

luc2112
12-11-2018, 10:20 PM
Vem dos índios amazônicos. Cabeça chata (redonda na verdade), ocorre com mais frequência nesses índios. Provavelmente tem alguma influencia do cranio Alpino Português de cabeça maior.

Negroide: Cabeça pequena, dolicocefálico no geral. Características particulares: topo do cranio levemente pontudo, únicos globos oculares quadrados, parta traseira arredondado

Nórdicos: Cabeça media ou grande, dolicocefálico e simétrico.

Se o nordestino tivesse influencia desses dois grupos, seria mais alto.


No sul vc vai encontrar cranio redondo nos Poloneses.

Token
12-11-2018, 10:23 PM
Eu li em algum lugar que a cabeça chata dos nordestinos pode ser por causa de alguns índios braquicefálicos que viviam no nordeste, não sei ao certo mas acho que essa teoria é mais provavel do que a da mistura holandesa

É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.

Token
12-11-2018, 10:24 PM
Vem dos índios amazônicos. Cabeça chata (redonda na verdade), ocorre com mais frequência nesses índios. Provavelmente tem alguma influencia do cranio Alpino Português de cabeça maior.

Fonte?

luc2112
12-11-2018, 10:41 PM
Eu não tenho fontes.
Nordeste é o único em português + índio amazônico. Aqui no sul, alguns índios são de pele escura e mesocefálicos. Alguns nordestinos são braquicefálicos de cabeça grande.

Outras regiões do brasil, não é o europeu português necessariamente.

Joso
12-11-2018, 10:42 PM
É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.

Qual é a percentagem de genes holandeses em media nos nordestinos? Eu não acho que seja tanto a ponto de influenciar o fenótipo

Chaos One
12-11-2018, 10:48 PM
É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.

Talvez haja uma diferença bruta no tipo indígena de fato. Nisso, não só a própria taxonomia indígena mas a mescla étnica causou esse efeito. O fato de serem "todos Tupis" é muito genérico (tal como serem todos Eslavos ou todos Semitas) e muito provavelmente os Tupinambás podem ter traços próprios.

Ou, em uma outra hipótese, isso pode advir dos Tapuias e não dos Tupis, que eram mais rústicos e não se misturavam.

Sacrificed Ram
12-11-2018, 10:48 PM
É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.

É? E o que o índice cefálico que é uma medida das laterais do crânio tem a ver com o topo?

Token
12-11-2018, 11:01 PM
Qual é a percentagem de genes holandeses em media nos nordestinos? Eu não acho que seja tanto a ponto de influenciar o fenótipo

Ainda não há nenhum estudo abordando esse assunto, mas o Nordeste tem uma maior incidência de haplogrupos tipicamente norte-europeus que o resto do país, com excessão do Sul. Se me recordo, a porcentagem de haplogrupo I1 é 6% maior no Nordeste que em Portugal e o resto do país. No sul há um excesso de 15%.

Kriptc06
12-11-2018, 11:01 PM
voce pode dar exemplos, por fotos, nunca entendi direito esse termo, bem comum aliás.

Token
12-11-2018, 11:09 PM
Talvez haja uma diferença bruta no tipo indígena de fato. Nisso, não só a própria taxonomia indígena mas a mescla étnica causou esse efeito. O fato de serem "todos Tupis" é muito genérico (tal como serem todos Eslavos ou todos Semitas) e muito provavelmente os Tupinambás podem ter traços próprios.

Ou, em uma outra hipótese, isso pode advir dos Tapuias e não dos Tupis, que eram mais rústicos e não se misturavam.
Talvez, mas isso são apenas suposições. O fato é que há evidência de mistura Holandesa no Nordeste, e crânios baixos e braquicefálicos são típicos no sul da Holanda.


É? E o que o índice cefálico que é uma medida das laterais do crânio tem a ver com o topo?
Alto índice cefálico é o que dá a aparência globular e grande da cabeça.

Token
12-11-2018, 11:14 PM
voce pode dar exemplos, por fotos, nunca entendi direito esse termo, bem comum aliás.

http://2.bp.blogspot.com/_S6ZYC3Fj4bU/TQ_WQKFpP6I/AAAAAAAAA_o/3mza14GjmUg/s1600/nordestino.jpg

http://www2.pbagora.com.br/ew3press/conteudo/20110430161011.jpg

luc2112
12-11-2018, 11:44 PM
O fato é que há evidência de mistura Holandesa no Nordeste, e crânios baixos e braquicefálicos são típicos no sul da Holanda.


Alto índice cefálico é o que dá a aparência globular e grande da cabeça.

E o sobrenome é português, o que indica índios catequizados ou portugueses. Holandeses é no maranhão e não eram imigrantes.

Cranio longo e índios:

https://i.postimg.cc/w1B6FQxq/mateus-solano2.jpg (https://postimg.cc/w1B6FQxq)

Aodhan
12-11-2018, 11:50 PM
tudo mentira, a cabeça é chata de tanto cair coco (o mesmo acontece com baianos, só que menos porque eles usam chapéu de palha na rede)
100% dos paraibanos cabeça chata são 0% holandeses (experiência própria)

Sacrificed Ram
12-12-2018, 06:54 PM
"Cabeça chata" no nordeste é culpa dos judeus degredados:
https://cdn.destakjornal.com.br/images/2018-06/img_797x448$2018_06_17_20_08_27_22365.jpg

Este termo "cabeça chata" tá mais sem significado que o furico do Bolsonaro, ele é relacionado com a imagem de nordestinos equilibrando latas d'água na cabeça sem precisar usar as mãos, não a uma caracteristica física.
http://imagem.band.com.br/f_304997.jpg

Kriptc06
12-14-2018, 01:09 AM
[...] ele é relacionado com a imagem de nordestinos equilibrando latas d'água na cabeça sem precisar usar as mãos, não a uma caracteristica física.
[...]/f_30499[/IMG]

Seu argumento faz mais sentido, pq achar que todos do nordeste tem o mesmo formato de cabeça é meio zuado, izo non é possiburu. ja fui no nordeste visitar terra dos meus bisas e parentes, passei um mês lá, os mestiços de lá não são tão diferentes dos do centro oeste assim.

Joso
12-14-2018, 01:11 AM
Seu argumento faz mais sentido, pq achar que todos do nordeste tem o mesmo formato de cabeça é meio zuado, izo non é possiburu. ja fui no nordeste visitar terra dos meus bisas e parentes, passei um mês lá, os mestiços de lá não são tão diferentes dos do centro oeste assim.

Eu não acho, alguns nordetinos pelo menos, tem sim uma cabeça que parce bem achatada, deve ser pro causa da extrema braquicefalia, como ja disseram

Kriptc06
12-14-2018, 01:14 AM
Eu não acho, alguns nordetinos pelo menos, tem sim uma cabeça que parce bem achatada, deve ser pro causa da extrema braquicefalia, como ja disseram

deve ser meu bloqueio mental por achar essas classificações sem sentido e utilidade prática, ou talvez o meu costume de ver gente assim e não notar, pq não vejo "cabeças chatas" nem aqui nem lá quando fui. period

Sim estou falando que classificação é algo inútil, e me faço a pergunta interna quando vou deixar de postar aqui, não há sentido para minha presença meio a incredulidade.

Joso
12-14-2018, 01:19 AM
deve ser meu bloqueio mental por achar essas classificações sem sentido e utilidade prática, ou talvez o meu costume de ver gente assim e não notar, pq não vejo "cabeças chatas" nem aqui nem lá quando fui. period

Sim estou falando que classificação é algo inútil, e me faço a pergunta interna quando vou deixar de postar aqui, não há sentido para minha presença meio a incredulidade.

Eu tambem pensava assim há um tempo atrás mas conforme você vai se aprofundando, tudo começa a ter mais sentido. Eu não acho que classificações sejam sem sentido, fenótipo é nada mais, nada menos do que a manifestação da genética.
Se a genética é importante, por consequência, a antropologia física também é

Sacrificed Ram
12-21-2018, 12:48 AM
Se o termo "cabeça chata" fosse relacionado ao índice cefálico, nós também chamariamos os alemães de "cabeça chata", visto que a braquicefalia é expressiva entre eles também.

Joso
12-21-2018, 12:55 AM
Se o termo "cabeça chata" fosse relacionado ao índice cefálico, nós também chamariamos os alemães de "cabeça chata", visto que a braquicefalia é expressiva entre eles também.

Mas tem gente que chama os alemães de "alemão batata", eu acho que isso também tem a ver com o formato da caebça

Lucas Rodrigues
12-21-2018, 01:01 AM
Eu ja vi europeus com "cabeça chata".
Para mim isso vem dos negros. Nunca vi nenhum índio ou gente com bastante traços indígenas com "cabeça chata".

Sacrificed Ram
12-21-2018, 01:03 AM
Mas tem gente que chama os alemães de "alemão batata", eu acho que isso também tem a ver com o formato da caebça


https://www.youtube.com/watch?v=2oc4KeGOjn4

Joso
12-21-2018, 02:03 AM
Eu ja vi europeus com "cabeça chata".
Para mim isso vem dos negros. Nunca vi nenhum índio ou gente com bastante traços indígenas com "cabeça chata".

Eu não acho, os negros geralmente não tem cabeça chata

Latinus
12-21-2018, 02:03 AM
Mas tem gente que chama os alemães de "alemão batata", eu acho que isso também tem a ver com o formato da caebça

Alemão batata? KKKKKKKKKK....

Zuh
12-21-2018, 02:05 AM
Que delicia fala portugues Ola cala Boca.

Sacrificed Ram
12-21-2018, 12:01 PM
Mas "cabeça chata" aonde? No occipital? Este alpinid apesar de braquicefálico tem um occipital protuberante, sua braquicefalia não vem do achatamento do occipital, mas do alargamento das laterais do crânio.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/ae/PSM_V52_D064_Alpine_type_from_oberwolfach.jpg/430px-PSM_V52_D064_Alpine_type_from_oberwolfach.jpg
Braquicefalia não pode ser considerada sinônimo de "cabeça chata".

luc2112
12-27-2018, 09:01 PM
Não sei de onde vem, mas tem muito nordestino parece que é filho do Didi ....:p

Bolsonaro2018
12-28-2018, 01:26 AM
It is amerindian

Vidal et al. [7] claim that the brachycephalic
phenotype is a consequence of the genetic
heritage of the natives who inhabited the region
before the arrival of the Europeans

Study PDF https://scholar.google.com.br/scholar?q=dolichocephalic+brazil+northeast&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart#d=gs_qabs&p=&u=%23p%3Df224jgmay_oJ

Introduction: The population of the Brazilian Northeast is known for the tendency towards a different head format in relation to the ones of the other regions, characterized by brachycephaly. Various studies correlate this phenotype to craniocervical malformations, especially the basilar impression and the Chiari malformation. The objective was to determine the Cranial Index (CI) in specimens from the State of Paraiba and, compare our values to those of the studies found in literature.

Materials and Methods: The CI of 166 articulated adult skulls, 101 male and 65 female, over 18 years of age, belonging to the Anatomy Laboratory of the Federal University of Paraiba (UFPB) were analyzed.
Results: The CI in the male skulls presented an average of 82.3 cm±4.3, and in the female skulls 82.9 cm±3.2, significant difference (p< 0.0456216). As for the cranial type: 2.41% were dolichocephalic (narrow skull), 17.47% mesocephalic (skull with median proportion), and 80.12% brachycephalic (wide skull).

Discussion and Conclusion: The present study proves the bradycephalic profile in the population from Paraiba, which presented higher indices than the Northern and Southern regions of Brazil, as well as those of other brachycephalic ethnicities. We highlight the need to extend similar studies to the other states of the Brazilian Northeast for a typification of the skulls of this region, with a deepening of its relations with the basilar impression and the Chiari malformation.

Sacrificed Ram
12-28-2018, 12:01 PM
It is amerindian

Vidal et al. [7] claim that the brachycephalic
phenotype is a consequence of the genetic
heritage of the natives who inhabited the region
before the arrival of the Europeans

Study PDF https://scholar.google.com.br/scholar?q=dolichocephalic+brazil+northeast&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart#d=gs_qabs&p=&u=%23p%3Df224jgmay_oJ

Introduction: The population of the Brazilian Northeast is known for the tendency towards a different head format in relation to the ones of the other regions, characterized by brachycephaly. Various studies correlate this phenotype to craniocervical malformations, especially the basilar impression and the Chiari malformation. The objective was to determine the Cranial Index (CI) in specimens from the State of Paraiba and, compare our values to those of the studies found in literature.

Materials and Methods: The CI of 166 articulated adult skulls, 101 male and 65 female, over 18 years of age, belonging to the Anatomy Laboratory of the Federal University of Paraiba (UFPB) were analyzed.
Results: The CI in the male skulls presented an average of 82.3 cm±4.3, and in the female skulls 82.9 cm±3.2, significant difference (p< 0.0456216). As for the cranial type: 2.41% were dolichocephalic (narrow skull), 17.47% mesocephalic (skull with median proportion), and 80.12% brachycephalic (wide skull).

Discussion and Conclusion: The present study proves the bradycephalic profile in the population from Paraiba, which presented higher indices than the Northern and Southern regions of Brazil, as well as those of other brachycephalic ethnicities. We highlight the need to extend similar studies to the other states of the Brazilian Northeast for a typification of the skulls of this region, with a deepening of its relations with the basilar impression and the Chiari malformation.

Este estudo fala de braquicefalia, não de "cabeça-chata".

Kriptc06
12-28-2018, 03:22 PM
Vem dos índios amazônicos. Cabeça chata (redonda na verdade), ocorre com mais frequência nesses índios. Provavelmente tem alguma influencia do cranio Alpino Português de cabeça maior.

Negroide: Cabeça pequena, dolicocefálico no geral. Características particulares: topo do cranio levemente pontudo, únicos globos oculares quadrados, parta traseira arredondado

Nórdicos: Cabeça media ou grande, dolicocefálico e simétrico.

Se o nordestino tivesse influencia desses dois grupos, seria mais alto.


No sul vc vai encontrar cranio redondo nos Poloneses.

altura não é um bom fator, altura depende muito da nutrição fella. No resto estou de acordo contigo.

Sebastianus Rex
12-28-2018, 03:40 PM
Duvido que tenha relação com genes Holandeses. Aliás há-que dizer que a presença Holandesa no Nordeste foi relativamente curta e limitada geograficamente (creio que se cingiu mais a Pernambuco), portanto não deve ter deixado um grande impacto genético e fenotípico no Nordeste em geral. Também há que salientar que boa parte desses "Holandeses" eram Judeus Sefarditas.

Penso que terá mais relação com algum tipo racial de origem Africana importado para a região, ou de origem Ameríndia nativa dessas regiões. Ou possivelmente um combinação de vários factores genéticos combinados com condições de vida, sub-alimentação, levarem porrada na cabeça etc...

Joso
12-28-2018, 03:45 PM
Duvido que tenha relação com genes Holandeses. Aliás há-que dizer que a presença Holandesa no Nordeste foi relativamente curta e limitada geograficamente (creio que se cingiu mais a Pernambuco), portanto não deve ter deixado um grande impacto genético e fenotípico no Nordeste em geral. Também há que salientar que boa parte desses "Holandeses" eram Judeus Sefarditas.

Penso que terá mais relação com algum tipo racial de origem Africana importado para a região, ou de origem Ameríndia nativa dessas regiões. Ou possivelmente um combinação de vários factores genéticos combinados com condições de vida, sub-alimentação, levarem porrada na cabeça etc...

Concordo

Sebastianus Rex
12-28-2018, 03:48 PM
Talvez, mas isso são apenas suposições. O fato é que há evidência de mistura Holandesa no Nordeste, e crânios baixos e braquicefálicos são típicos no sul da Holanda.


Alto índice cefálico é o que dá a aparência globular e grande da cabeça.

Já estive na Holanda e o país é tão pequeno que nem dá para distinguir bem entre norte e sul, em duas horas de carro atravessas o país todo. Em Maastrich, uma espécie de enclave no sul da Holanda entre a Bélgica e Alemanha não notei nada que as pessoas tivessem cabeça chata ou de aspecto inestético, antes pelo contrário foi das regiões da Europa onde vi uma maior concentração per capita de mulheres bonitas.

Sacrificed Ram
12-28-2018, 04:18 PM
Ainda estou cabrero com estes estudos, braquicefalia não é uma adaptação adequada para regiões equatorias porque gera uma maior área para incidência de raios solares na cabeça.

Bolsonaro2018
12-28-2018, 05:28 PM
Este estudo fala de braquicefalia, não de "cabeça-chata".

Eles usam braquicefalia como sinônimo de cabeça-chata neste estudo.

https://pp.userapi.com/c848416/v848416003/ef084/xUoboZ3Dv24.jpg

Bolsonaro2018
12-28-2018, 05:44 PM
Duvido que tenha relação com genes Holandeses. Aliás há-que dizer que a presença Holandesa no Nordeste foi relativamente curta e limitada geograficamente (creio que se cingiu mais a Pernambuco), portanto não deve ter deixado um grande impacto genético e fenotípico no Nordeste em geral. Também há que salientar que boa parte desses "Holandeses" eram Judeus Sefarditas.

Penso que terá mais relação com algum tipo racial de origem Africana importado para a região, ou de origem Ameríndia nativa dessas regiões. Ou possivelmente um combinação de vários factores genéticos combinados com condições de vida, sub-alimentação, levarem porrada na cabeça etc...

Não digo que eram sefarditas, mas mercenários oriundos de várias regiões do norte da Europa, contudo, como já bem documentado e reafirmado por historiadores, os holandeses foram expulsos, portanto o impacto genético é superestimado na região. Os africanos tendem a serem mais dolicocefálicos, então por exclusão restam-nos os indígena setentrionais.

Apesar de raro, uma nordestina que penso ter herança holandesa foi a nossa porta-bandeira das Olimpíadas de 2016. Todos os sobrenomes dela são oriundos de Portugal, talvez seja de origem portuguesa também, mas já que és português, gostaria de saber sua opinião.

https://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2015/12/16/yanemarques.jpeg

luc2112
12-28-2018, 05:45 PM
Ainda estou cabrero com estes estudos, braquicefalia não é uma adaptação adequada para regiões equatorias porque gera uma maior área para incidência de raios solares na cabeça.

Se houver maior incidência de raios solares teria pressão intracraniana. Nas regiões muito quentes a cabeça é estreita alem dos cabelos crespos para ajudar a dissipar o calor da cabeça.

luc2112
12-28-2018, 05:48 PM
foi das regiões da Europa onde vi uma maior concentração per capita de mulheres bonitas.

Mais que a Itália e Portugal? Você não teria uma preferencia por nórdica?

Sacrificed Ram
12-28-2018, 06:17 PM
Eles usam braquicefalia como sinônimo de cabeça-chata neste estudo.

https://pp.userapi.com/c848416/v848416003/ef084/xUoboZ3Dv24.jpg

Eles simplesmente transformam uma conceituação popular em fato científico sem nenhuma justificativa para isto, por isto sou suspeito com estes estudos, como era da época do PT, os bolsonaristas vão falar que este estudo era somente para desviar verba...

Sebastianus Rex
12-30-2018, 09:21 PM
Não digo que eram sefarditas, mas mercenários oriundos de várias regiões do norte da Europa, contudo, como já bem documentado e reafirmado por historiadores, os holandeses foram expulsos, portanto o impacto genético é superestimado na região. Os africanos tendem a serem mais dolicocefálicos, então por exclusão restam-nos os indígena setentrionais.

Apesar de raro, uma nordestina que penso ter herança holandesa foi a nossa porta-bandeira das Olimpíadas de 2016. Todos os sobrenomes dela são oriundos de Portugal, talvez seja de origem portuguesa também, mas já que és português, gostaria de saber sua opinião.

https://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2015/12/16/yanemarques.jpeg

Tem um aspecto estranho, parece uma triracial albina, as suas feições não são de uma pessoa branca pura.

Sebastianus Rex
12-30-2018, 09:34 PM
Mais que a Itália e Portugal? Você não teria uma preferencia por nórdica?

Não, até tenho preferência por mulheres de cabelo escuro. Mas a percentagem de mulheres bonitas em certos países do norte e leste da Europa é seguramente a mais alta do mundo.

lisarb
01-19-2019, 02:42 PM
Já estive na Holanda e o país é tão pequeno que nem dá para distinguir bem entre norte e sul, em duas horas de carro atravessas o país todo. Em Maastrich, uma espécie de enclave no sul da Holanda entre a Bélgica e Alemanha não notei nada que as pessoas tivessem cabeça chata ou de aspecto inestético, antes pelo contrário foi das regiões da Europa onde vi uma maior concentração per capita de mulheres bonitas.

Portugal tambem é bem pequeno, e de fato as mulheres do norte da Europa são bem mais bonitas que as mulheres ibéricas na minha opinião!

lisarb
01-19-2019, 02:43 PM
Tem um aspecto estranho, parece uma triracial albina, as suas feições não são de uma pessoa branca pura.

geni holandes nela é visivel

Tutankhamun
03-25-2021, 08:41 PM
Que thread engraçado velho :lol:

Mas respondendo, obviamente vem da ascendência indígena dos nordestinos

Tenma de Pegasus
03-25-2021, 09:51 PM
Será que a Juliette tem essa tendência?

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYqxeJMW2aIMAvtxccHZc7ylPoXkvh3 ysaAA&usqp=CAU

Tenma de Pegasus
03-25-2021, 09:52 PM
Que thread engraçado velho :lol:

Mas respondendo, obviamente vem da ascendência indígena dos nordestinos

Gil e Lumena que são nordestinos negros, não tem esse formato de cabeça da Ju.

Chaos One
03-25-2021, 09:54 PM
Gil e Lumena que são nordestinos negros, não tem esse formato de cabeça da Ju.

Acredito que sim.

Esse tipo de brachy exagerado vem muito provavelmente de influência indígena enquanto os negros brasileiros são geralmente dolicho igual os africanos. A Juliette é provavelmente uma White Pred Triracial com uns 15%-20% Nativo.

Tenma de Pegasus
03-25-2021, 10:01 PM
Acredito que sim.

Esse tipo de brachy exagerado vem muito provavelmente de influência indígena enquanto os negros brasileiros são geralmente dolicho igual os africanos. A Juliette é provavelmente uma White Pred Triracial com uns 15%-20% Nativo.

Também Gil e Lumena são de cidades litorâneas, em quanto a Ju é de Campina Grande que já fica no Agreste, demonstrando essa queda da influência africana nas zonas mais áridas em relação a costa extremamente fértil e verde.

luc2112
03-25-2021, 10:11 PM
Acredito que sim.

Esse tipo de brachy exagerado vem muito provavelmente de influência indígena enquanto os negros brasileiros são geralmente dolicho igual os africanos. A Juliette é provavelmente uma White Pred Triracial com uns 15%-20% Nativo.

Os negros no Brasil são mesocefalíticos no geral (Angolanos), mas o nordeste parece ter recebido de Ghana/Moçambique com alguns crânios "estranhos".

Tenma de Pegasus
03-25-2021, 10:15 PM
A Juliette é estereótipo nordestino em forma de pessoa, o sotaque, o gosto culinário, o jeito, a perseguição e agr ainda mais essa kkkk

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSsTy5YJpULcN98HB1gYEoZdhmxzkvsN Yd_Uw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT0VjU1_KYQ29uJvpQNkT5ch6-qeAODcZQ5kg&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS-yAqrKJXjWCG_xY7zYaPUNgKlsMh8PJdaPw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfqzVpcKAaKRizll0zBknYEV-zBCzG9Bhx2w&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT32kCN0o5vc9_ULAYb8Bt2Q-RpIn0Ci8N2tw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT8xzO5zlpJlT-J5ZUbfOzVW_S-90xfEJhEhw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQeJT8MjdXY_Tbkmo_GGSGzGRxL87Lz nPuYw&usqp=CAU

Simplesmente um ícone regional :clap::hail::clap:

Tenma de Pegasus
03-25-2021, 10:22 PM
Que tipo de crânio é esse do Caio? É diferente ne? Acho um pouco pequeno.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQcZLcd65-05Z_lmqNxNvy4RWRytNFiWuhFUA&usqp=CAU

luc2112
03-25-2021, 10:31 PM
É provável que braquicefálico/meso dos indígenas se somaram ao africano.

https://suemtravels.files.wordpress.com/2018/02/makonde-woman.jpg

Cabeça Chata:

http://www.mozambique.co.za/images/ibo-island-lodge-children-590x390.jpg

https://netstorage-tuko.akamaized.net/images/0fgjhs3p83dj3snba.jpg

luc2112
03-25-2021, 10:47 PM
Que tipo de crânio é esse do Caio? É diferente ne? Acho um pouco pequeno.



Não sera este. O "cabeça chata" vem do topo da cabeça ser maior como esses africanos do Kenya:

https://www.singingwells.org/wp-content/uploads/2012/03/SWP-Nyanza-trip-12.jpg

https://borgenproject.org/wp-content/uploads/7105087573_6d7b3156d5_z-530x353.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/Mercy_Cherono_by_Augustas_Didzgalvis.jpg

https://s02.video.glbimg.com/x720/4564025.jpg

Tenma de Pegasus
03-25-2021, 10:52 PM
Não sera este. O "cabeça chata" vem do topo da cabeça ser maior como esses africanos do Kenya:

https://www.singingwells.org/wp-content/uploads/2012/03/SWP-Nyanza-trip-12.jpg

https://borgenproject.org/wp-content/uploads/7105087573_6d7b3156d5_z-530x353.jpg

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/Mercy_Cherono_by_Augustas_Didzgalvis.jpg

https://s02.video.glbimg.com/x720/4564025.jpg

A do Caio é o contrário de chata, é alta e pequena.

luc2112
03-25-2021, 10:53 PM
A do Caio é o contrário de chata, é alta e pequena.

Sim... não seria cabeça chata

Tutankhamun
03-25-2021, 10:54 PM
A do Caio é o contrário de chata, é alta e pequena.

Esse Caio parece ter origem libanesa, seu sobrenome é Farah Afiune.

Tenma de Pegasus
03-25-2021, 10:55 PM
Esse Caio parece ter origem libanesa, seu sobrenome é Farah Afiune.

O insta dele é Caio Afiune, não sabia do Farah. Tem sonoridade árabe mesmo, não sei se é comum em Goiás.

Latinus
03-28-2021, 04:53 PM
A Juliette é estereótipo nordestino em forma de pessoa, o sotaque, o gosto culinário, o jeito, a perseguição e agr ainda mais essa kkkk

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSsTy5YJpULcN98HB1gYEoZdhmxzkvsN Yd_Uw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT0VjU1_KYQ29uJvpQNkT5ch6-qeAODcZQ5kg&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS-yAqrKJXjWCG_xY7zYaPUNgKlsMh8PJdaPw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQfqzVpcKAaKRizll0zBknYEV-zBCzG9Bhx2w&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT32kCN0o5vc9_ULAYb8Bt2Q-RpIn0Ci8N2tw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT8xzO5zlpJlT-J5ZUbfOzVW_S-90xfEJhEhw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQeJT8MjdXY_Tbkmo_GGSGzGRxL87Lz nPuYw&usqp=CAU

Simplesmente um ícone regional :clap::hail::clap:

Mas não tem cabeça chata. O crânio dela parece um robust Med.

Kriptc06
03-30-2021, 12:59 AM
imagina tu visitar o nordeste e chegar numa pessoa nativa da região e falar bem no ouvido dela: o formato do teu crânio é lindo :o

rubymoon
03-30-2021, 01:05 PM
O cabeção dos nordestinos vem dos índios cariris. É uma espécie de braquicefalia. Não sei como esse país idiota. não disse que veio de alguma tribo africana kkkk

luc2112
03-30-2021, 05:25 PM
O cabeção dos nordestinos vem dos índios cariris. É uma espécie de braquicefalia. Não sei como esse país idiota. não disse que veio de alguma tribo africana kkkk

O cabeça chata vem do Africano (topo reto), mas foi somado ao meso/braquicefalio amerindio. Eles são tri-raciais e não negros...

Tenma de Pegasus
03-30-2021, 06:06 PM
O cabeça chata vem do Africano (topo reto), mas foi somado ao meso/braquicefalio amerindio. Eles são tri-raciais e não negros...

Afirmar isso quando tem mais gente de cabeça chata em São Paulo do que em Salvador é putaria

luc2112
03-30-2021, 08:46 PM
Afirmar isso quando tem mais gente de cabeça chata em São Paulo do que em Salvador é putaria

Negros do Kenia que não inclui a Bahia..

Latinus
03-31-2021, 01:21 AM
Afirmar isso quando tem mais gente de cabeça chata em São Paulo do que em Salvador é putaria

É, a cabeça chata é comum naqueles pardos estabilizados coloniais nordestinos, não em negros/mulatos.

rubymoon
03-31-2021, 03:34 PM
O cabeça chata vem do Africano (topo reto), mas foi somado ao meso/braquicefalio amerindio. Eles são tri-raciais e não negros...

Veio dos índios cariri. É uma herança indígena. Não preta. Está em artigos nos sites brasileiros. Se alguém escreveu que é de africano deve ser os idiotas que tentam falar que tudo no Brasil tem origem negra. Esses que enfiam origem negra em tudo. Esses que escrevem que tudo no Brasil veio da África.

rubymoon
03-31-2021, 03:36 PM
, a saber, que os indivíduos de algumas partes do Nordeste compartilham dessa característica física por descenderem dos índios cariris. A Equipe mencionada no início verificou que “a braquicefalia do homem da Furna do Estrago é um procedente pré-histórico para explicar a origem da cabeça-chata do nordestino atual, característica possivelmente herdada dos antepassados indígenas.”
Até do cabeção dos nordestinos os afronazistas querem se apropriar

luc2112
03-31-2021, 03:58 PM
Veio dos índios cariri. É uma herança indígena. Não preta. Está em artigos nos sites brasileiros. Se alguém escreveu que é de africano deve ser os idiotas que tentam falar que tudo no Brasil tem origem negra. Esses que enfiam origem negra em tudo. Esses que escrevem que tudo no Brasil veio da África.

Fui eu quem disse que veio do Africano, esses outros artigos associam o braquicefálico indígena (que é uniforme e concava no topo) com cabeça chata. É mais provável que o termo tenha surgido com o mulato/trirracial que saiu com cabeça grande e chata ao topo como esta foto do africano do Kenya abaixo:

https://i.pinimg.com/originals/ba/2c/f2/ba2cf282f5f4840f102c35cde9e1f73a.jpg

O Cranio da maioria dos negros do Brasil é Bantoid/Caucasoide é não teria o formato acima.

Daven
04-07-2021, 06:45 AM
É, a cabeça chata é comum naqueles pardos estabilizados coloniais nordestinos, não em negros/mulatos.

Aren't this people pardos in most of Brazil? I never understood why some folks on here are always lumping mulattoes with blacks but they won't lump mestizos with indo-mestizos/Amerindians haha

Cape Verdeans:

https://pbs.twimg.com/media/DhiY3_tV4AAdpFE.jpg:large

https://i.redd.it/y8360lnhaho21.jpg

https://i2.wp.com/first.global/wp-content/uploads/2018/07/Cabo-Verde-2018.jpg?fit=1200%2C800&ssl=1

https://i.imgur.com/IG4SDNg.jpg

https://pbs.twimg.com/media/BtjDSgiCMAA5yBY.jpg

https://media.icij.org/uploads/2020/03/Isabel_dos_Santos_GettyImages_1920.jpg

https://cdn.cnn.com/cnnnext/dam/assets/180731152117-things-to-do-in-cape-verde-4----morabeza-means-hospitality-and-smiles-full-169.jpg

Sasaolo68
03-21-2022, 11:12 PM
Aren't this people pardos in most of Brazil? I never understood why some folks on here are always lumping mulattoes with blacks but they won't lump mestizos with indo-mestizos/Amerindians haha

Cape Verdeans:

https://pbs.twimg.com/media/DhiY3_tV4AAdpFE.jpg:large

https://i.redd.it/y8360lnhaho21.jpg

https://i2.wp.com/first.global/wp-content/uploads/2018/07/Cabo-Verde-2018.jpg?fit=1200%2C800&ssl=1

https://i.imgur.com/IG4SDNg.jpg

https://pbs.twimg.com/media/BtjDSgiCMAA5yBY.jpg

https://media.icij.org/uploads/2020/03/Isabel_dos_Santos_GettyImages_1920.jpg

https://cdn.cnn.com/cnnnext/dam/assets/180731152117-things-to-do-in-cape-verde-4----morabeza-means-hospitality-and-smiles-full-169.jpg

The people on the third picture are probably the most similar to the average pardos from Brazil.

Latinus
03-22-2022, 12:14 AM
O engraçado desse tópico ter sido upado é perceber que a menina otaku esquizo não tem apenas dois perfis aqui, mas 3 (e isso se não tiver mais)!

E até em tópico de formato de crânio ela inventa de reclamar de preto e "afronazismo".

Sasaolo68
03-22-2022, 12:20 AM
O engraçado desse tópico ter sido upado é perceber que a menina otaku esquizo não tem apenas dois perfis aqui, mas 3 (e isso se não tiver mais)!

E até em tópico de formato de crânio ela inventa de reclamar de preto e "afronazismo".

KKKKKK acho que esse perfil deve ser sock de uma garota chamada samishiba ou algo parecido

Latinus
03-22-2022, 12:23 AM
KKKKKK acho que esse perfil deve ser sock de uma garota chamada samishiba ou algo parecido

Sim!

Sasaolo68
03-22-2022, 12:37 AM
Também há que salientar que boa parte desses "Holandeses" eram Judeus Sefarditas.


A maioria dos sefarditas no brasil vieram juntos com os portugueses, você como português deveria saber bem disso :bored:. Os judeus que vieram junto com os holandeses eram de várias origens diferentes.



Ou possivelmente um combinação de vários factores genéticos combinados com condições de vida, sub-alimentação, levarem porrada na cabeça etc...

Esse foi um dos comentários mais ignorantes que eu já li. Se, por exemplo, você quando ainda era um puto levasse porradas da mãe como forma de castigo, e seu pai e avô também, você acha que seu miúdo iria nascer com braquicefalia ou com alguma parte do corpo diferente por causa disso?

Sasaolo68
03-22-2022, 01:11 AM
Se me recordo, a porcentagem de haplogrupo I1 é 6% maior no Nordeste que em Portugal e o resto do país. No sul há um excesso de 15%.
Parece que esse post incomodou um pouco um user português...

Latinus
03-22-2022, 03:27 AM
Nordestinos brancos raramente parecem germânicos. A genética desses holandeses que ocuparam partes da região deve estar presente mesmo por lá, mas não em proporções significativas, pois pouco se vê no fenótipo nordestino, que mesmo sendo uma região bem miscigenada, ainda há tipos mediterranids puros, e sendo o caso de hipotéticos nordestinos bem holandeses, deveria estar estampado em seus rostos.

Sasaolo68
03-22-2022, 03:35 AM
Nordestinos brancos raramente parecem germânicos. A genética desses holandeses que ocuparam partes da região deve estar presente mesmo por lá, mas não em proporções significativas, pois pouco se vê no fenótipo nordestino, que mesmo sendo uma região bem miscigenada, ainda há tipos mediterranids puros, e sendo o caso de hipotéticos nordestinos bem holandeses, deveria estar estampado em seus rostos.

Concordo, o dna germânico está presente, e mesmo com a porcentagem sendo maior que em portugal e em outras regioes do brasil com excessão do sul, nao significa que a influencia foi muito grande.

Token
03-22-2022, 12:33 PM
Nordestinos brancos raramente parecem germânicos. A genética desses holandeses que ocuparam partes da região deve estar presente mesmo por lá, mas não em proporções significativas, pois pouco se vê no fenótipo nordestino, que mesmo sendo uma região bem miscigenada, ainda há tipos mediterranids puros, e sendo o caso de hipotéticos nordestinos bem holandeses, deveria estar estampado em seus rostos.

Eu não diria que nordestinos brancos são necessariamente mais holandeses que os nordestinos mestiços, acredito que muitos brancos por lá são em grande medida descendentes de imigrantes portugueses do século 18 que vieram para cá por decorrência da descoberta das minas, e que mais tarde se espalharam pelo Brasil. Acho provável que a influência holandesa tenha se preservado em maior medida entre os mestiços coloniais.

É difícil dizer o quão óbvia uma influência tão minoritária seria no fenótipo dado o fato que os holandeses não são radicalmente diferente dos portugueses quando desconsideramos o fator de pigmentação. Seria necessário um estudo comparativo muito detalhado das populações mais coloniais de cada região do Brasil, coisa que não foi feita pois a antropologia física nunca teve muito espaço no Brasil.

Conversando com uma pessoa que mora em uma cidade do Paraná com muitos nordestinos, ele comentou que "crianças mestiças com cabelo claro são até "marca registrada" entre os cabeças chatas". Entre os descendentes de nordestinos aqui no sul, não é nem um pouco raro ver crianças claramente mestiças com cabelo aloirado como essa garota:

https://gncnews.com.br/img/crop?img=578165899ad9d43475ce6cb443ebebc9.jpeg&w=800&h=400&fit=crop&fm=jpq&q=90

Urbanuss
03-22-2022, 11:47 PM
https://2.bp.blogspot.com/_S6ZYC3Fj4bU/TQ_WQKFpP6I/AAAAAAAAA_o/3mza14GjmUg/s1600/nordestino.jpg

Parece um berbere.

Tenma de Pegasus
03-23-2022, 12:03 AM
Concordo, o dna germânico está presente, e mesmo com a porcentagem sendo maior que em portugal e em outras regioes do brasil com excessão do sul, nao significa que a influencia foi muito grande.

Apesar desse excesso de marcadores germânicos em relação a Portugal e ao restante do Brasil com exceção do Sul, não é como se todo esse sangue germânico estivesse concentrado nos brancos nordestinos, pois não está. Esse sangue vem de um efeito fundador dos povos que habitaram a região de 1600-1700, desde então esse legado veio permeando no sangue de brancos, pardos e negros.

Então é muito mais fácil ver uma pessoa com cara total de alemão no Norte do Matogrosso ou em Rondônia onde existem pessoas com esse input concentrado em pessoas 1/2 alemãs/ucranianas/polonesas e não algo disseminado na população em porcentagens mais baixas.

A cabeça chata da região está principalmente no interior semiárido e no agreste, não está na zona da mata (se não considerarmos o exôdo do interior para as capitais que houve no século XX)!!! Nossos negros NÃO têm cabeça chata. Os comentários aqui no nordeste é que vem de índios ou as vezes comentam que vêm dos batavos (uma forma de chamar os holandeses/belgas/normandos/noruegueses).

Pessoas loiras de olho claro no nordeste provavelmente não possuem mais dna batavo que um branco mediterrâneo/castizo/quadroon. Inclusive são culturalmente referidos como galegos.

Token
03-26-2022, 09:37 PM
Para quem perdeu, eis um estudo recente (de 2020) constatando o impacto que os holandeses tiveram nas áreas de ocupação holandesa no nordeste:

https://www.theapricity.com/forum/showthread.php?314582-New-Northeast-Brazil-Genetic-Study-2020

Findings for the state of Ceará (14) and Maranhão (31) show lineage R1b-M529 at 2.2 and 3% frequencies, respectively, in accordance with our findings for Ceará (2.4%). However, for the state of Rio Grande do Norte, this contribution is five times larger, making up 13.2% of the population. Interestingly, this same state has higher frequencies of haplogroup I-M170 (10.4%) when compared to most states investigated in this study. Considering both of these haplogroups are rarely found in western Europe, these results may reveal the continued presence of non-Iberian colonizers in Northeast Brazil, corroborating historical reports (1, 5).

Our results are further substantiated by data from Carvalho-Silva (7), who described the interesting heterogeneity of European male haplogroups in the Northeastern region (which were also found to be common in the South) and brought attention to the fact that this region was largely inhabited by the Dutch during the seventeenth century. Therefore, the presence of multiple European lineages in this population is in agreement with historical records from the period of such settlements.

Infelizmente o estudo não inclui um número significativo de pernambucanos, onde o impacto deve ser ainda maior. Mapa de frequência dos haplogrupos I-M170 e R1b-M529 na Europa, encontrados em 10.7% e 13.2% dos potiguares testados, respectivamente:

https://www.the-incredible-shrinking-man.net/wp-content/uploads/2018/04/Haplogroup-IM-170-432x273.jpg

https://i.pinimg.com/originals/27/47/5b/27475bc02806a62196a69037294f27b5.jpg

Tenma de Pegasus
03-26-2022, 10:04 PM
Para quem perdeu, eis um estudo recente (de 2020) constatando o impacto que os holandeses tiveram nas áreas de ocupação holandesa no nordeste:

https://www.theapricity.com/forum/showthread.php?314582-New-Northeast-Brazil-Genetic-Study-2020


Infelizmente o estudo não inclui um número significativo de pernambucanos, onde o impacto deve ser ainda maior. Mapa de frequência dos haplogrupos I-M170 e R1b-M529 na Europa, encontrados em 10.7% e 13.2% dos potiguares testados, respectivamente:

https://www.the-incredible-shrinking-man.net/wp-content/uploads/2018/04/Haplogroup-IM-170-432x273.jpg

https://i.pinimg.com/originals/27/47/5b/27475bc02806a62196a69037294f27b5.jpg

Eu achei interessante que o Ceará nesse estudo puxou foi pra um excesso de marcadores da Europa Central, pensei que possivelmente os franceses se misturaram com as índias antes dos Luso-brasileiros vindos da Zona da Mata povoarem o Ceará.

Another example of differential haplogroup distribution in this region that may reflect historical occupations is the case of R1b-U152, which was observed four times more frequently in Ceará (12.2%) than in Rio Grande do Norte and Maranhão (31). This haplogroup is currently mostly found in Northern Italy, France and Germany (19).

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQdF9CNrCx7EoRs3gRVeiCn4PRNoxIEn nL1Zw&usqp=CAU

Tongio
03-26-2022, 11:02 PM
Para quem perdeu, eis um estudo recente (de 2020) constatando o impacto que os holandeses tiveram nas áreas de ocupação holandesa no nordeste:

https://www.theapricity.com/forum/showthread.php?314582-New-Northeast-Brazil-Genetic-Study-2020


Infelizmente o estudo não inclui um número significativo de pernambucanos, onde o impacto deve ser ainda maior. Mapa de frequência dos haplogrupos I-M170 e R1b-M529 na Europa, encontrados em 10.7% e 13.2% dos potiguares testados, respectivamente:

https://www.the-incredible-shrinking-man.net/wp-content/uploads/2018/04/Haplogroup-IM-170-432x273.jpg

https://i.pinimg.com/originals/27/47/5b/27475bc02806a62196a69037294f27b5.jpg

Meu bisavô materno era potiguar e R1b-L21 (segundo teste de um primo) a árvore genealógica é excepcionalmente bem documentada, em parte devido a endogamia muito presente. O ancestral paterno em questão era portugues dos Açores, ele teve muitos descendentes que por sua vez também procriaram como loucos, e dele partiu um efeito fundador muito forte no sertão nordestino de maneira que seu sobrenome é mais comum que mato na região(caso queiram saber o nome do ancestral , falo no privado apenas, pra evitar doxing).
Me parece que a presença do R1b-L21 é um tanto quanto menosprezada em Portugal.

Tongio
03-26-2022, 11:06 PM
Tambem tenho deste lado da família um ancestral que era I1 , esse realmente se desconhece a origem anterior a 1700 e pode descender por via paterna de algum holandês , mass o subclades dele também está presente nos Açores(Flamengos). Ressalto novamente a relevância do efeito fundador no sertão.

jeremy vaz
06-04-2022, 05:24 AM
Mais que a Itália e Portugal? Você não teria uma preferencia por nórdica?

Nada contra nossos irmãos lusitanos...mas definitivamente, a beleza não é o forte das portuguesas. Italianas eu já diria que sim.

jeremy vaz
06-04-2022, 05:30 AM
Onde eu tenho certeza que houve influência dos Países Baixos, mais especificamente dos vizinhos belgas na genética, são os Açores. A população daquele arquipélago demonstra uma pigmentação acima da média portuguesa de pele rosada e traços que parecem indicar um elemento ligeiramente alpino e nórdico submergido entre eles. Cheguei a esta conclusão assistindo os canais açorianos no YouTube. Além das açorianas serem mais bonitas que as portuguesas continentais. Lembram mais as espanholas. Isto se deve a influência genética de europeus não ibéricos que ajudaram a povoar as ilhas. Estes tipos migrações intra europeias também aconteceram na Espanha durante a Reconquista porém eu não sei até que ponto possa ter ocorrido tal fenômeno em Portugal. O que talvez explicaria as diferenças de fenótipo médio entre portugueses e espanhóis.

Donhueas
06-04-2022, 08:45 AM
Sempre ouvi dizer que os nordestinos tinham uma cabeça muito grande, até o Bolsonaro uma vez disse que para o nordestino ele tinha que crescer de cabeça.

Jingle Bell
01-06-2023, 01:52 AM
Não faço ideia da origem, aqui onde vivo é bem fácil notar de que a maioria absoluta são de Dolicocefalicos e Mesocefálicos, aqui se predominam tipos como Atlanto-Med, Gracile-Med, Sudanid, Dinaric, Senegalids, enfim tipos que por vez não são Braqui

jeremy vaz
01-07-2023, 01:13 AM
Mas só para deixar claro, as portuguesas não são feias como muitos dizem. Mas tem uma beleza apenas mediana pelo que vejo em vídeos.

luc2112
01-07-2023, 01:54 AM
Mas só para deixar claro, as portuguesas não são feias como muitos dizem. Mas tem uma beleza apenas mediana pelo que vejo em vídeos.

Neste caso o Brasil estaria muito pior. Se as portuguesas não são bonitas é pq não usam maquiagem...

jeremy vaz
01-09-2023, 02:37 AM
Neste caso o Brasil estaria muito pior. Se as portuguesas não são bonitas é pq não usam maquiagem...

Sim, eu estava assistindo alguns vídeos e não as achei feias não. Apenas pouco vaidosas, eu diria.

Kradion
01-09-2023, 08:59 AM
De tapuias, comum em todo interior do Brasil, não só no nordeste.

Cacique Juruna é uma figura pública bem clara desse tipo:

117036

Maurício de Sousa é outro bom exemplo:
117035

A notar, que outra característica bem típica, é o pescoço "curto".

Como disse inicialmente, é um tipo difundido em todo interior do Brasil mesclado com grupos tapuias.