PDA

View Full Version : Em qual região brasileira a herança portuguesa é maior entre os brancos?



Catarinense1998
01-03-2019, 03:26 PM
O título ficou gigante, desculpem-me. Eu estava pensando nesta questão ontem. Mesmo sendo uma região fortemente miscigenada, eu acho que o Nordeste possui - por porcentagem - o maior número de brancos de origem ibérica. Não tenho conhecimento de nenhum movimento migratório importante (italiano, espanhol, etc) para os estados nordestinos, então, presumo que os brancos de lá sejam somente de origem portuguesa. O que vocês acham? Talvez a região norte também?

bjnorl
01-22-2019, 09:09 PM
O que eu li foi que o Nordeste tem muitos descendentes de espanhóis, holandeses e franceses. Esses são os países europeus que mais invadiram o Nordeste. O sudeste tem mais influência portuguesa ( na minha opinião)

Comocudostrouxas
01-22-2019, 09:20 PM
Sudeste e Nordeste em proporções iguais imo.

Mesmo em São Paulo e no Espírito Santo uma grande parte dos descendentes de italianos e outros europeus não-ibéricos descendem parcialmente de brasileiros coloniais de origem portuguesa.

Se for por volume/população absoluta o estado mais português do Brasil é Minas Gerais, que não recebeu tanta migração portuguesa recente, mas recebeu milhares de portugueses (e galegos também) no séc. XVIII.

Estudos de DNA vêm demonstrando que a proporção de sangue ''flamengo'' (i.e. vários tipos de norte-europeus) foi importante no sertão nordestino. Provavelmente eles se assimilaram às populações do interior após a derrocada do Brasil Holandês.

Token
01-22-2019, 09:45 PM
Sudeste e Nordeste em proporções iguais imo.

Mesmo em São Paulo e no Espírito Santo uma grande parte dos descendentes de italianos e outros europeus não-ibéricos descendem parcialmente de brasileiros coloniais de origem portuguesa.

Se for por volume/população absoluta o estado mais português do Brasil é Minas Gerais, que não recebeu tanta migração portuguesa recente, mas recebeu milhares de portugueses (e galegos também) no séc. XVIII.

Estudos de DNA vêm demonstrando que a proporção de sangue ''flamengo'' (i.e. vários tipos de norte-europeus) foi importante no sertão nordestino. Provavelmente eles se assimilaram às populações do interior após a derrocada do Brasil Holandês.
Concordo. Sobre o último parágrafo, acredito que a contribuição holandesa esteja concentrada nas regiões costeiras do Nordeste (Olinda, Salvador, Recife) e diminua conforme desloca-se para oeste. Uma boa analogia seria a contribuição normanda na Sicília, concentrada na área de Trapani e diminuindo gradativamente até praticamente zero em Siracusa.