PDA

View Full Version : Recursos para apreender as culturas indígenas?

manedwolf
03-05-2019, 12:11 PM
Comecei a interessar-me pela minha ancestralidade e conclui possuir ascendência indígena (da região do sudeste), o que engendrou em mim um certo interesse pelas culturas. Mas fazendo algumas pesquisas, só encontrei recursos escolares supérfluos para alunos de quinta série, junto com aquela aparente falsa empatia de academicos pela opressão do liberalismo sobre esses povos, que pra mim, não contribui muito para a imagem dos aborígines, talvez até piore. Ao invés de honrar a cultura como um bom romanticista, eles vitimizam e esperam a empatia dos outros.

Ademais, no meio dessa jornada eu li, pela primeira vez, o livro Iracema por José de Alencar, não sei o quanto desse enredo se baseia em fatos reais, mas respeito a iniciativa de criar um romanticismo brasileiro. Espero que os meios de compreensão não estejam perdidos. Se a memória não me falha, os jesuítas estudavam a cultura e até sabiam falar a lingua deles, ou não? Creio que possam ter documentado algumas das tradições. Em suma, gostaria que alguém me indicasse fontes de estudo para que eu tenha um entendimento mais aprofundado desses povos.

Obrigado.