PDA

View Full Version : Pardos braquificados? opiniões



Kriptc06
04-18-2019, 04:23 PM
Mas o que é um "pardo branquificado"? São pessoas pardas, que não passam exatamente como brancas, mas podem ser aceitas/vistas como brancas pelas ações ou atitudes que tomam. Algumas inclusive rejeitam e abominam cotas para pardos.

É basicamente alguém não branco, ou que quase passa como branco, mas que é culturamente "branco".

O que vocês acham desse fenômeno?? conhecem alguém que se encaixe?

JMack
04-18-2019, 04:29 PM
Conheço poucos ~pardos~ reais pessoalmente (por pardos reais me refiro a pessoas que estejam abaixo de 80% Euro), mas identidade cultural/social não é necessariamente atada a fenótipo ou ancestralidade real no Brasil. Aliás, esse termo ''pardo'' é horrível e não captura a realidade genética do Brasil. Pessoas ''pardas'' podem ter graus completamente diversos de ancestralidade europeia, africana e ameríndia e sequer existe uma 'identidade parda' (o mesmo vale para 'branco', ser 'branco' no Brasil não é a mesma coisa que nos EUA, onde o termo implica uma série de parâmetros culturais e identitários). Sequer existe uma definição universalmente aceita sobre quem é ''pardo'', ''branco'' ou ''negro'' no Brazilistão.

Argentano
04-18-2019, 04:32 PM
what you call "culturally white" is basically being culturally middle class?

Chaos One
04-18-2019, 04:43 PM
Tem um monte. Mas ao mesmo tempo a grande maioria dos brancos concorda com essa classificação. Eu posso falar por São Paulo, mas por conhecimento de causa as coisas basicamente se dividem entre negro e branco e você é negro se "passar das 6 da tarde" como se diz. É raro alguém se identificar como pardo, salvo se for alguém querendo se passar por pardo pra fugir da taxação de negro ou alguém que é classificado como branco mas enfatiza alguma descendência fora dela (eu entro nesse caso).

Catarinense1998
04-18-2019, 04:43 PM
Primeiramente, precisar-se-ia ficar aqui, até a eternidade, argumentando o que é um "pardo". Olhe as definições que eu encontrei: 1.de cor escura, entre o branco e o preto; 2.branco sujo, escurecido. É alguém miscigenado(a), mas sem ancestralidades específicas. No Brasil, a concepção prevalecente entre a maior parte da população sobre o termo está relacionado com a primeiro significado que eu postei. Então, caboclos ( Europeu + Nativo), mulatos (Europeu + Africano), balanceados, se aplicam nessa norma. Porém, eu realmente duvido que existam - somente - mulatos com ancestralidade europeia e africana; a maioria deles possui algum grau de ancestralidade indígena. O mesmo vale para os caboclos. Na sua obra Casa Grande e Senzala, o Gilberto Freyre nota que, muitos escravos fugidos raptavam índias e caboclas para suprir o baixo número de mulheres.

A respeito da tua pergunta, sim, eu conheço muitos. Meu primo é um exemplo: a mãe dele é branca, e o pai é negro (negro miscigenado; ele tem cabelo liso, nariz fino, lábios grossos e pele escura). Ele é pardo, mas na identidade consta "branco". Socialmente, ele nunca foi alvo de racismo. Na verdade, ele se refere às pessoas com traços mais africanas como "negão e nega". Se ele tiver filhos com uma mulher branca, a herança africana vai se diluir mais ainda. Eu tenho notado os traços dos haitianos que vivem aqui, e eu posso te garantir que eles são muitos mais próximos da matriz africana do que os negros brasileiros. Nenhum haitiano tem cabelo liso, nariz fino, e o tom de pele deles é muito mais escuro.

Catarinense1998
04-18-2019, 04:57 PM
]Mas o que é um "pardo branquificado"? São pessoas pardas, que não passam exatamente como brancas, mas podem ser aceitas/vistas como brancas pelas ações ou atitudes que tomam. Algumas inclusive rejeitam e abominam cotas para pardos.[/B]

É basicamente alguém não branco, ou que quase passa como branco, mas que é culturamente "branco".

O que vocês acham desse fenômeno?? conhecem alguém que se encaixe?

O Júlio Cocielo é um pardo branquificado. Existe uma espécie de espectro, eu acho. O Neymar seria um pardo mais escuro, assim, mais propenso a ser alvo de preconceito; enquanto a Dira Paes, por possuir um tom de pele mais claro, seria aceita em círculos racistas - mesmo ela mesma sendo cabocla.

Neymar: https://static1.purepeople.com.br/articles/7/25/52/07/@/2901828-bailarina-apontada-como-affair-de-neymar-950x0-2.jpg
Dira Paes: http://portalmakingof.com.br/uploads/posts/37733be37856ec31f886cfd30f2827e6.jpg

luc2112
04-18-2019, 04:57 PM
what you call "culturally white" is basically being culturally middle class?

Yes, plus better clothing and higher level of schooling, this Brazilian brown was identified and turned into the character of the writer Monteiro Lobato.
https://i.ytimg.com/vi/p8IcTfzqOQI/maxresdefault.jpg

https://http2.mlstatic.com/mazzaropi-jeca-tatu-S_713901-MLB25678131374_062017-F.jpg

Bolsonaro2018
04-18-2019, 04:59 PM
Eles existem, mas por conta de sua alta classe social, maioritariamente composta por brancos. O melhor exemplo que vem-me em mente é o FHC.

luc2112
04-18-2019, 05:02 PM
Mas o que é um "pardo branquificado"? São pessoas pardas, que não passam exatamente como brancas, mas podem ser aceitas/vistas como brancas pelas ações ou atitudes que tomam.
Não, são pessoas dificil de indentificar ou classificar é "branco" mais traz traços indigenas ou negro.


Algumas inclusive rejeitam e abominam cotas para pardos.


Cotas é um sistema idiota, obviamente tem muitas falhas.

luc2112
04-18-2019, 05:06 PM
Eles existem, mas por conta de sua alta classe social, maioritariamente composta por brancos. O melhor exemplo que vem-me em mente é o FHC.

FHC é branco ao meu ver, o vice Mourão se encaixa melhor em "pardo branco".

https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2019/01/bolsonaro-e-hamilton-mourao-910x607.jpg

Catarinense1998
04-18-2019, 05:10 PM
FHC é branco ao meu ver, o vice Mourão se encaixa melhor em "pardo branco".



FHC se autodeclarou um "mulato", por ter uma bisavó negra. Mesmo assim, ele é visto como branco por todos os brasileiros. Talvez ele tenha se declarado mulato não pelo fato dele parecer africano ou ter traços africanos, mas sim porque por uma questão de hereditariedade.

Bolsonaro2018
04-18-2019, 05:11 PM
FHC é branco ao meu ver, o vice Mourão se encaixa melhor em "pardo branco".


FHC é filho de mulata, é tão branco quanto o Ronaldo Nazário, mas é visto como se branco fosse por sua classe social de origens mais abastadas.

Quanto ao Mourão, parece indígena e o mesmo se auto-declara como tal, os traços são bem fortes, um looking bem atípico para o Brasil como um todo.

Catarinense1998
04-18-2019, 05:16 PM
FHC é filho de mulata, é tão branco quanto o Ronaldo Nazário, mas é visto como se branco fosse por sua classe social de origens mais abastadas.

Quanto ao Mourão, parece indígena e o mesmo se auto-declara como tal, os traços são bem fortes, um looking bem atípico para o Brasil como um todo.

A mãe dele não parece nem um pouco mulata. Provavelmente, essa bisavó "negra" era miscigenada. Olha só a foto da mãe e dos irmãos dele:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/Fernando_Henrique_Cardoso_com_sua_m%C3%A3e_e_irm%C 3%A3os.jpg

Bolsonaro2018
04-18-2019, 05:28 PM
A mãe dele não parece nem um pouco mulata. Provavelmente, essa bisavó "negra" era miscigenada. Olha só a foto da mãe e dos irmãos dele:


Acontece que essa bisavó negra vem da linha paterna dele, até porque por parte de pai a genealogia dele é bem conhecida por tratar-se de família de políticos imperiais, o que faz seu pai ser geneticamente octoorish. A linhagem materna dele é totalmente desconhecida, a única coisa que sabe-se é de sua procedência alagoana. FHC geneticamente não deve ser mais de 80% euro - famoso off-white - também podendo ser sinônimo de pardo branco

Catarinense1998
04-18-2019, 05:31 PM
Acontece que essa bisavó negra vem da linha paterna dele, até porque por parte de pai a genealogia dele é bem conhecida por trata-se de família de políticos imperiais, seu pai é octoroon. A linhagem materna dele é totalmente desconhecida, a única coisa que sabe-se é de sua procedência alagoana. FHC geneticamente não deve ser mais de 80% euro - famoso off-white - também podendo ser sinônimo de pardo branco

Interessante. Se tu comparas ele com os irmãos dele (ele é o da esquerda ali na foto que eu postei), ele parece o mais "off white". A irmã dele parece muito com algumas crianças portuguesas.

Bolsonaro2018
04-18-2019, 05:34 PM
Interessante. Se tu comparas ele com os irmãos dele (ele é o da esquerda ali na foto que eu postei), ele parece o mais "off white". A irmã dele parece muito com algumas crianças portuguesas.

Isso é algo corriqueiro. Um dos casos mais extremos que vi concernente a isso foi o de David Luiz e sua irmã.

https://pbs.twimg.com/media/BwyKHy4IgAAsTpX.jpg

Catarinense1998
04-18-2019, 05:36 PM
Isso é algo corriqueiro. Um dos casos mais extremos que vi concernente a isso foi o de David Luiz e sua irmã.

https://pbs.twimg.com/media/BwyKHy4IgAAsTpX.jpg

Meu deus kkkkkkkk É muita diferença. Eu não sabia disso. Vlw.

Chaos One
04-18-2019, 05:44 PM
Tem muito caso igual a esse do David Luiz. Desconsiderando o meu por sinal (que é bem menor a diferença mas é visível), minha irmã tinha uma amiga que era claramente negra mas a irmã era loira com pele tipo 2.

E nesse caso do David Luiz temos dois pardos, mas um seria classificado como branco e a irmã como negra, inclusive.

Kriptc06
04-18-2019, 09:59 PM
Primeiramente, precisar-se-ia ficar aqui, até a eternidade, argumentando o que é um "pardo". Olhe as definições que eu encontrei: 1.de cor escura, entre o branco e o preto; 2.branco sujo, escurecido. É alguém miscigenado(a), mas sem ancestralidades específicas. No Brasil, a concepção prevalecente entre a maior parte da população sobre o termo está relacionado com a primeiro significado que eu postei. Então, caboclos ( Europeu + Nativo), mulatos (Europeu + Africano), balanceados, se aplicam nessa norma. Porém, eu realmente duvido que existam - somente - mulatos com ancestralidade europeia e africana; a maioria deles possui algum grau de ancestralidade indígena. O mesmo vale para os caboclos. Na sua obra Casa Grande e Senzala, o Gilberto Freyre nota que, muitos escravos fugidos raptavam índias e caboclas para suprir o baixo número de mulheres.

A respeito da tua pergunta, sim, eu conheço muitos. Meu primo é um exemplo: a mãe dele é branca, e o pai é negro (negro miscigenado; ele tem cabelo liso, nariz fino, lábios grossos e pele escura). Ele é pardo, mas na identidade consta "branco". Socialmente, ele nunca foi alvo de racismo. Na verdade, ele se refere às pessoas com traços mais africanas como "negão e nega". Se ele tiver filhos com uma mulher branca, a herança africana vai se diluir mais ainda. Eu tenho notado os traços dos haitianos que vivem aqui, e eu posso te garantir que eles são muitos mais próximos da matriz africana do que os negros brasileiros. Nenhum haitiano tem cabelo liso, nariz fino, e o tom de pele deles é muito mais escuro.

Melhor post.

Kriptc06
04-18-2019, 10:02 PM
what you call "culturally white" is basically being culturally middle class?

not fully, but close to what I mean.

JMack
04-18-2019, 10:12 PM
LOL

FHC com certeza está bem acima dos 80% Euro. Se um indivíduo como o Marcos Palmeira é 96% europeu, certamente FHC pode estar nesse ''range''. Se a bisavó ''negra'' dele fosse geneticamente como o típico ''negro'' brasileiro e os outros familiares ''brancos'' dele idem, isso faria dele 5-8% SSA no máximo. Esse é o espectro de brasileiros brancos, não de brasileiros ''pardos''. Esse exemplo do FHC só mostra como auto-identificação e percepção entre os brasileiros é péssima. FHC é branco pra mim também.

Marcos Palmeira é um daqueles exemplos de alguém geneticamente branco mas que seria tomado por pardo por boa parte dos brasileiros.

A maioria dos ''brancos'' brasileiros fora das colônias no interior possuem alguma ancestralidade não-europeia, se for pra aplicar one-drop-rule quase ninguém é branco no Brasil. No máximo 10% da população.

Chaos One
04-19-2019, 12:11 AM
LOL

FHC com certeza está bem acima dos 80% Euro. Se um indivíduo como o Marcos Palmeira é 96% europeu, certamente FHC pode estar nesse ''range''. Se a bisavó ''negra'' dele fosse geneticamente como o típico ''negro'' brasileiro e os outros familiares ''brancos'' dele idem, isso faria dele 5-8% SSA no máximo. Esse é o espectro de brasileiros brancos, não de brasileiros ''pardos''. Esse exemplo do FHC só mostra como auto-identificação e percepção entre os brasileiros é péssima. FHC é branco pra mim também.

Marcos Palmeira é um daqueles exemplos de alguém geneticamente branco mas que seria tomado por pardo por boa parte dos brasileiros.

A maioria dos ''brancos'' brasileiros fora das colônias no interior possuem alguma ancestralidade não-europeia, se for pra aplicar one-drop-rule quase ninguém é branco no Brasil. No máximo 10% da população.

Bem, eu aparento ser mais branco que o Marcos Palmeira e sou 79% Europeu apenas (ainda que tenha + 12% de caucasiano na soma). Se o FHC é 75% Europeu com 15% Nativo e 10% Negro, o fenótipo dele não ficaria tão fora mesmo, já que exemplos assim existem.

Porém, em aparência o FHC é mais branco que outra coisa, inevitável. Já o Marcos Palmeira encaixa perfeitamente como o atípico que tanto falam.

Token
04-19-2019, 12:20 AM
Bem, eu aparento ser mais branco que o Marcos Palmeira e sou 79% Europeu apenas (ainda que tenha + 12% de caucasiano na soma). Se o FHC é 75% Europeu com 15% Nativo e 10% Negro, o fenótipo dele não ficaria tão fora mesmo, já que exemplos assim existem.

Porém, em aparência o FHC é mais branco que outra coisa, inevitável. Já o Marcos Palmeira encaixa perfeitamente como o atípico que tanto falam.

FHC com certeza não é menos que 85% Europeu.

Erronkari
04-19-2019, 01:39 AM
Marcos Palmeira é 4% SSA??

Joso
04-19-2019, 01:49 AM
Classificação que é bom, nada

Latinus
04-19-2019, 01:50 AM
Classificação que é bom, nada

https://www.theapricity.com/forum/image.php?u=20178&dateline=1554856702

^^^^^ Classifique o crânio acima.

Joso
04-19-2019, 01:51 AM
https://www.theapricity.com/forum/image.php?u=20178&dateline=1554856702

^^^^^ Classifique o crânio acima.

Neanderthal

JMack
04-19-2019, 02:08 AM
Marcos Palmeira é 4% SSA??

0%. De acordo com o teste que ele fez (não diz qual na reportagem), ele é 96% Euro e 4% Ameríndio.


Classificação que é bom, nada

Quando vi o tópico eu achei que era sobre 'pardos braquicefálicos' kkkk.

By the way, classificações sem auxílio da genética são pseudo-ciência.

Erronkari
04-19-2019, 02:44 AM
0%. De acordo com o teste que ele fez (não diz qual na reportagem), ele é 96% Euro e 4% Ameríndio.





Ah, obrigado pela ajuda, amigo!
No caso entao ele enquanto ao fenotipo é apenas como esses suleuropeus bem tipo "wog", como alguns Berid/Paleosardinean bem escuros (pele IV e V nos veroes) pois na verdade tracos nativos nao vejo.
E enquanto o Cardoso acho que para efeitos práticos (fenotipo) sería "branco" e enquanto a genetica minimo sería +90.

Chaos One
04-19-2019, 02:47 AM
Falando nisso do David Luiz, ele com o jogador Alex Kral, que é Tcheco:

https://maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/5cb8f7240cf20be17fda4e99/960

Joso
04-19-2019, 02:52 PM
O que seria braquificado? Braquicefalizado?

Latinus
04-19-2019, 03:29 PM
O que seria braquificado? Braquicefalizado?O OP explicou no post inicial do thread, volta lá e lê de novo.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk

Erronkari
04-20-2019, 12:29 AM
Falando nisso do David Luiz, ele com o jogador Alex Kral, que é Tcheco:

https://maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/5cb8f7240cf20be17fda4e99/960

David Luiz é outro que para efeitos práticos sería totalmente "branco" pra mim.

bjnorl
04-22-2019, 02:08 AM
Quanta besteira. Os pardos que são usados pela sociedade brasileira como bem entendem. Se querem que negros sejam os mais assassinados os somam lá.
Se querem dizer que o Brasil é racialmente igual a Nigéria os somam lá.
Se tem 10 pardos em uma faculdade e 1 um negro a faculdade só tem um negro.
Se 10 pardos morrem e 1 um negro morrem 11 negros morreram.
Se 10 atores pardos conseguiram papel de protagonista em tal novela = Novela não tem nenhum negro
Se 10 presidentes pardos ganharam a presidência = Brasil nunca teve presidente negro

Fernando Torres
04-22-2019, 02:18 AM
Mas o que é um "pardo branquificado"? São pessoas pardas, que não passam exatamente como brancas, mas podem ser aceitas/vistas como brancas pelas ações ou atitudes que tomam. Algumas inclusive rejeitam e abominam cotas para pardos.

É basicamente alguém não branco, ou que quase passa como branco, mas que é culturamente "branco".

O que vocês acham desse fenômeno?? conhecem alguém que se encaixe?

"podem ser aceitas/vistas como brancas pelas ações ou atitudes que tomam"
"É basicamente alguém não branco, ou que quase passa como branco, mas que é culturamente "branco"."

Não existe isso no Brasil!
Não temos essa cultura Americana de dizer que fulano act-white.

Pardos que passam como brancos são aqueles que possuem pele branca apenas, já que no Brasil o Colorismo é a norma.

Fernando Torres
04-22-2019, 02:20 AM
Quanta besteira. Os pardos que são usados pela sociedade brasileira como bem entendem. Se querem que negros sejam os mais assassinados os somam lá.
Se querem dizer que o Brasil é racialmente igual a Nigéria os somam lá.
Se tem 10 pardos em uma faculdade e 1 um negro a faculdade só tem um negro.
Se 10 pardos morrem e 1 um negro morrem 11 negros morreram.
Se 10 atores pardos conseguiram papel de protagonista em tal novela = Novela não tem nenhum negro
Se 10 presidentes pardos ganharam a presidência = Brasil nunca teve presidente negro

Exato... no final das contas são usados como peças pra mimimi de militante esquerdista.

Latinus
04-22-2019, 02:26 AM
"podem ser aceitas/vistas como brancas pelas ações ou atitudes que tomam"
"É basicamente alguém não branco, ou que quase passa como branco, mas que é culturamente "branco"."

Não existe isso no Brasil!
Não temos essa cultura Americana de dizer que fulano act-white.

Pardos que passam como brancos são aqueles que possuem pele branca apenas, já que no Brasil o Colorismo é a norma.

Assino embaixo.

Chaos One
04-22-2019, 03:08 AM
Pardos que passam como brancos são aqueles que possuem pele branca apenas, já que no Brasil o Colorismo é a norma.

A questão é definir o que pro brasileiro médio é pele branca. Na visão de alguns, até Tipo V passa como branco as vezes. Não tem um padrão definido.

Aodhan
04-22-2019, 03:10 AM
eu ae

Kriptc06
04-22-2019, 10:40 AM
"podem ser aceitas/vistas como brancas pelas ações ou atitudes que tomam"
"É basicamente alguém não branco, ou que quase passa como branco, mas que é culturamente "branco"."

Não existe isso no Brasil!
Não temos essa cultura Americana de dizer que fulano act-white.

Pardos que passam como brancos são aqueles que possuem pele branca apenas, já que no Brasil o Colorismo é a norma.

Discordo completamente.

Erronkari
04-22-2019, 10:46 AM
eu ae

Tu és branco...

bjnorl
04-22-2019, 02:16 PM
Ficou meio tosca essa colocação de pardos que agem como "branco". O que raios seria agir como branco? Os pardos no Brasil ficaram meio como os castizos na América Latina. Tipo uma "casta". Descendentes de africanos negros ou indígenas que por se miscigenarem por séculos com os europeus possuem traços caucasianos ou pele muito branca e usufruem de uma melhor mobilidade social. Camila Pitanga por exemplo. Pele clara, traços caucasianos. Na novela que ela fez era a filha do patrão. E as negras de pele escura eram as empregadas. Thaís Araújo outro exemplo da hipocrisia. Mulata de ascendência austríaca e traços mais brancos. Já fez papéis melhores que as outras atrizes negras de pele escura. Fala tanto do racismo mas não assume que sua descendência européia trouxe vantagem em relação aos atores de apenas origem africana.

Catarinense1998
04-22-2019, 03:23 PM
Ficou meio tosca essa colocação de pardos que agem como "branco". O que raios seria agir como branco? Os pardos no Brasil ficaram meio como os castizos na América Latina. Tipo uma "casta". Descendentes de africanos negros ou indígenas que por se miscigenarem por séculos com os europeus possuem traços caucasianos ou pele muito branca e usufruem de uma melhor mobilidade social. Camila Pitanga por exemplo. Pele clara, traços caucasianos. Na novela que ela fez era a filha do patrão. E as negras de pele escura eram as empregadas. Thaís Araújo outro exemplo da hipocrisia. Mulata de ascendência austríaca e traços mais brancos. Já fez papéis melhores que as outras atrizes negras de pele escura. Fala tanto do racismo mas não assume que sua descendência européia trouxe vantagem em relação aos atores de apenas origem africana.

Excelente comentário. Mas, os pardos não são os "castizos da América Latina". Tu estás se referindo aos pardos com pele mais clara? Pardos escuros são colocados no mesmo balaio que os negros.

Erronkari
04-22-2019, 03:27 PM
Excelente comentário. Mas, os pardos não são os "castizos da América Latina". Tu estás se referindo aos pardos com pele mais clara? Pardos escuros são colocados no mesmo balaio que os negros.

Eu imagino que deve estar falando de octoroons e quadroons tipo o Romário...

Catarinense1998
04-22-2019, 03:30 PM
Eu imagino que deve estar falando de octoroons e quadroons tipo o Romário...

Pois é. O Neymar é pardo, e eu não acho que ele seria tratado como branco. Olhe isso:
http://www.scielo.br/img/revistas/prc/v22n2/a13fig02.jpg

bjnorl
04-22-2019, 03:35 PM
Excelente comentário. Mas, os pardos não são os "castizos da América Latina". Tu estás se referindo aos pardos com pele mais clara? Pardos escuros são colocados no mesmo balaio que os negros.


Eu não disse que eles são como os castizos. Eu disse que se tornou uma casta semelhante aos castizos. No sentido de usufruirem de uma maior mobilidade social por ter traços muito caucasianos e pele muito clara. Obviamente não estou me referindo aos pardos escuros como negros. O Brasil era um país de fato de maioria negra depois da abolição da escravidão. A maioria da população era só mulatos ou caboclos que nasciam dos estupros dos portugueses aos escravos. Eles não conseguiram mobilidade social nenhuma e piorou com a chegada dos europeus. A miscigenação trouxe essa suposta mobilidade social e gerou os pardos. A miscigenação no Brasil foi pensada para diluir os africanos e tornar o país mais claro.

Catarinense1998
04-22-2019, 03:40 PM
Eu não disse que eles são como os castizos. Eu disse que se tornou uma casta semelhante aos castizos. No sentido de usufruirem de uma maior mobilidade social por ter traços muito caucasianos e pele muito clara. Obviamente não estou me referindo aos pardos escuros como negros. O Brasil era um país de fato de maioria negra depois da abolição da escravidão. A maioria da população era só mulatos ou caboclos que nasciam dos estupros dos portugueses aos escravos. Eles não conseguiram mobilidade social nenhuma e piorou com a chegada dos europeus. A miscigenação trouxe essa suposta mobilidade social e gerou os pardos. A miscigenação no Brasil foi pensada para diluir os africanos e tornar o país mais claro.

Isso de fato funcionou. Eu não acho que todos os pardos possuem muita mobilidade social - especialmente os mais escuros. Castizos, até onde eu sei, estão nas classes médias ou elites dos países da América Espanhola.

bjnorl
04-22-2019, 03:56 PM
Excelente comentário. Mas, os pardos não são os "castizos da América Latina". Tu estás se referindo aos pardos com pele mais clara? Pardos escuros são colocados no mesmo balaio que os negros.


Obviamente sim. Não me refiro aos pardos de pele escura. Os castizos se declaram como brancos nos países hispânicos. Mesmo sendo descendentes de ameríndios eles usufruem da mobilidade social que os brancos usufruem. O mesmo é com os pardos no Brasil só que no Brasil predomina a Africana. Acho que os negros têm ressentimento da mobilidade social que os pardos conseguiram e tentam a força colocá-los no mesmo grupo dos negros. Numa tentativa fracassada de tentar fazer a sociedade brasileira ver os pardos muito brancos ou claros como negros. Mas isso nunca vai acontecer.

Erronkari
04-22-2019, 04:12 PM
Isso de fato funcionou. Eu não acho que todos os pardos possuem muita mobilidade social - especialmente os mais escuros. Castizos, até onde eu sei, estão nas classes médias ou elites dos países da América Espanhola.

De fato hoje em dia a sentido da palavra castizo já não existe e não presta pelo fato que logo de tantas misturas é impossível saber quem é castizo e quem não.
Inicialmente era alguém com 3 avos espanhois e o outro avô indígena.
O indivíduo com 4 avôs espanhóis era "criollo".
Já logo se esse castizo casava com uma criolla por exemplo o filho era considerado "criollo de vuelta" e era considerado da mesma casta que os criollos sem mistura porém que era 87.5% Euro.
Agora o castizo para efeitos genéticos não seria apenas o 75% Euro, mas seria entre 70 e 85, menos de 70 seria harnizo ou euromestizo e mais de 85 seria criollo.
Mas isso agora, com esse monte de misturas não pode ser medido, só com um análise de DNA.
Alguns dizem que dois traços indígenas ou um mais outro ambíguo seria castizo mas são pessoas que gostam da antropologia deste tipo.
Na rua ninguém se importa disso e ninguém faz a mínima idéia.
E é mais, este país onde o castizo é o padrão e ninguém sabe o que a palavra quer dizer... assim que pode se imaginar. :p

bjnorl
04-22-2019, 04:28 PM
Isso de fato funcionou. Eu não acho que todos os pardos possuem muita mobilidade social - especialmente os mais escuros. Castizos, até onde eu sei, estão nas classes médias ou elites dos países da América Espanhola.

Claro que nem todos possuem. Um pardo é mais "aceito" entre os brancos e menos discriminado que um negro de pele escura e aparência muito africana no Brasil isso que eu quero dizer. Mestiços conseguem mais papéis de protagonista em novelas, no teatro por exemplo... Enquanto infelizmente a maioria dos atores negros só fazem papel de sofridos ou com pouca relevância.

luc2112
04-24-2019, 01:39 AM
O Brasil era um país de fato de maioria negra depois da abolição da escravidão.
Eram 20% da população, nunca foram maioria




A miscigenação no Brasil foi pensada para diluir os africanos e tornar o país mais claro.

Nunca houve um plano.

DraviXi99
02-22-2023, 07:19 PM
Yes, plus better clothing and higher level of schooling, this Brazilian brown was identified and turned into the character of the writer Monteiro Lobato.
https://i.ytimg.com/vi/p8IcTfzqOQI/maxresdefault.jpg

https://http2.mlstatic.com/mazzaropi-jeca-tatu-S_713901-MLB25678131374_062017-F.jpg

Mazzaropi é italiano.

Latinus
02-25-2023, 02:17 AM
Mazzaropi era 100% euro.

Filho de Bernardo Mazzaropi, imigrante italiano e Clara Ferreira, brasileira nascida em Taubaté (São Paulo), filha de imigrantes portugueses da ilha da Madeira.

arco
01-01-2024, 09:33 AM
mourao com certeza n se encaixa nessa definicao, ele eh distintamente pardo imo