PDA

View Full Version : A Origem dos Portugueses



Damião de Góis
02-04-2012, 11:48 PM
Encontrei algo muito estranho que achei que devia partilhar:


Ao Contrário do que muitos portugueses pensam, a Lusitânia não é todo o Portugal, ou seja, ser Lusitano não é o mesmo que ser Português, mas esta designação tem vindo a ser adoptada desde os tempos das batalhas com os Romanos. Segundo os Romanos, de todos os povos em Portugal, os Lusitanos eram os mais bravos e com mais caracter, quando finalmente foram derrotados pelos Romanos, estes em sua honra, apelidaram todo o Portugal de Lusitânia.

Mas para se perceber ao certo como estava dividido Portugal, retirei este mapa, segundo um estudo feito pela Universidade de Coimbra com base em genes encontrados nos diversos povos de Portugal.

http://2.bp.blogspot.com/_ufmSZypDgog/TODwrq4yGCI/AAAAAAAAAco/yRhmUkbtV3s/s1600/mapa+portugal.JPG

a) Lusitanos e Turdúlos étnicamente puros da Beira interior e seus descendentes directos.

b) Calaicos são os descendentes dos povos Ligures, Celtas e Germânicos pré-romanos a norte do rio Douro.

c) Cónios são os descendentes dos Cónios propriamente ditos, mais os dos Túrdulos e de outros povos Ibéricos.

d) Portugueses étnicamente mestiços e culturalmente neo-latinos são os descendentes dos romanos e das tribos franco-germanas vassalas destes.

e) Semitas são os descendentes dos povos fenícios, mouros, árabes e bérberes islamizados, assim como judeus.

f) Germanos são os descendentes dos povos bárbaro-germânicos que embora aliados substituiram mais tarde estes na administração do território ocupado.

g) Mistos designa a população de um determinado território ou região, demasiado crioulizada ou cujo grupo étnico não tem uma maioria significativa nessa mesma área, resumidamente se pode definir essas populações na maioria dos casos como sendo descendentes de Lusitanos e Túrdulos no centro e de Cónios e Semitas no sul.

Curisosamente, segundo esta estimativa, os portugueses propriamente ditos são muito poucos.

Actualmente a distribuição da população em Portugal é a seguinte:

População Lusitana nativa encontra-se essencialmente nos distritos da Guarda (com uma população lusitana de 99%), Viseu (mais de 92% de lusitanos) e Castelo Branco (com cerca de 90% de lusitanos), em Castelo Branco a população é racialmente Ibérica pura com influência cultural Indo-Europeia (Celta) em mais de de 90%.

Na região a norte do Douro (Minho e Trás-os-montes), a população é de origem Calaica pura (só em termos genéricos se denomina esta população de Lusitana) é cerca de 80%, mas com uma influência étnica Celta e Ligur muito acentuada.

Na região Alentejana (norte) e Ribatejana, a população de origem Lusa é cerca de 70% mas com uma forte influência Semita, Fenícia e Céltica no sul.

Na região da Beira litoral a população de origem Túrdula pura é cerca de 60% mas com uma influência cultural de origem Oestrimnía e Celta acentuada.

Na região Algarvia (e sul do Alentejo), nesta região predomina a população de origem Cónia (são cerca de 30% da população algarvia e vivem no interior da serra algarvia e sul de Beja) e Fenícia, mas o litoral algarvio já não tem população nativa pura, na maioria são mestiços portugueses ou de outra origem estrangeira.

Na área da grande Lisboa predominam os mistos Lusitanos e Portugueses (estes últimos são as elites portuguesas de origem estrangeira sem origem étnica Lusitana), ou são mestiços de origem Arabe-Fenícia ou então descendentes de origem latino-romana.

No grande Porto a população de Lusa é mesmo inferior a 1%, os Calaicos puros são menos de 5% (na maioria emigrantes que vieram do Minho), contudo existem cerca de 80% de Calaicos mestiços.

Para ser mais fácil a percepção da distribuição etnica nos dias que correm, coloco aqui este quadro com a estimativa efectuada há relativamente poucos anos:

Calaicos (1)................................30%
Túrdulos (2)................................20%
Lusitanos mestiços (3)..................10%
Misto de povos nativos (4).........................8%
Célticos (5)....................................7%
Portugueses mestiços (6).....................5,5%
Lusitanos puros (7)....................................5%
Portugueses neolatinos (8).......................4,5%
Árabe-Berbero-Fenícios (9).........................4%
Portugueses estrangeiros (10)......................3%
Saloios (11).............................................2 %
Cónios (12)..........................................1%




1) Calaicos puros e mestiços (espalhados um pouco por todo o Portugal, vivem maioritariamente a norte do Douro).

2) Túrdulos puros e mestiços (vivem fundamentalmente na Beira litoral).

3) Lusitanos mestiços (mestiçados com outros povos nativos que não o português, vivem nas grandes cidades de Portugal).

4) Misto de povos nativos indeterminados (vivem nos grandes centros urbanos do país, genéricamente podem-se denominar de mestiços Lusitanos e sem qualquer sangue português, embora seja difícil determinar qual a sua etnia nativa básica ou a assumida).

5) Célticos mestiços (vivem maioritariamente no norte e centro do Alentejo, parte do Ribatejo e na província da Estremadura).

6) Portugueses mestiços (vivem essencialmente nas grandes cidades do Porto, Lisboa, Coimbra, litoral Algarvio, capitais de distrito e alguns municípios, estes são os mestiços de Tugas com Lusos e outros povos nativos, são os chamados apadrinhados pela nossa comunidade e trabalham na administração do Estado, assumem-se como Tugas e renegam a parte nativa das suas raízes).

7) Lusitanos puros (vivem essencialmente nos três distritos da Beira interior, excepto nas suas capitais, a mesma população de há dois mil anos, nunca foram assimilados nem assimiladores, serão cerca de meio milhão).

8) Portugueses neolatinos "puros" (estes são os descendentes directos dos povos invasores como os romanos, godo-germânicos, árabes, judeus, etc., e representam as elites ou as classes alto-médias mais favorecidas portuguesas, embora ultimamente tenham adquerido pelo casamento sangue de outros povos do norte europeu, não têm qualquer tipo de sangue nativo, serão quase meio milhão).

9) Misto Árabe-Berbere-Fenícios (uma mistura de povos Hamito-Semitas com nativos, vivem essencialmente no litoral sul e fronteiriço do país, no norte a mais importante comunidade de origem semita existe no distrito de Viseu).

10) Portugueses naturalizados (trata-se de cidadãos imigrantes estrangeiros mais recentes e filhos destes que desfrutam de todos os direitos e têm a cidadania portuguesa, adquerida no último século XX).

11) Saloios (descendentes puros dos primeiros povos Hititas e Indo-europeus a chegarem ao nosso território, são principalmente Licianos e Estrimníos, vivem fundamentalmente no interior da zona saloia Oeste a norte de Lisboa e sul do distrito de Leiria, número difícil de determinar nos nossos cálculos serão mais de duzentos mil, mas uma estimativa mais optimista aponta para quase meio milhão se incluirmos os mestiços saloios com outros nativos).

12) Cónios mestiços (são os últimos descendentes directos dos antigos Cónios, vivem essencialmente no barrocal norte Algarvio e no sul do distrito de Beja, serão cerca de 150 mil e não deverão ultrapassar os duzentos mil segundo uma estimativa mais optimista).

Damião de Góis
02-05-2012, 12:02 AM
De acordo com isto, eu seria um Céltico mestiço :D

Vasconcelos
02-05-2012, 12:03 AM
Desconfio da veracidade disso, pelo olhar da coisa seria de entender que há grandes diferenças dentro do país lol mas eu também não sou expert na matéria..

Segundo isso eu seria um misto de Calaico+Lusitano+Germano+"Português".
Enfim..

Catrau
02-06-2012, 09:28 PM
Encontrei algo muito estranho que achei que devia partilhar:

Isto não vem em nenhuma publicação, não pode. Ainda por cima a Universidade de Coimbra, só pode ser tanga.
Tenho ideia que já vi isto num daqueles sites em que uns tipos escrevem em "Lusitano" e advogam a criação da Leukitanea, até já têm passaportes e tudo rsrsrsrsrs.
Eu estou ali na fronteira do pedigree Lusitano.
O que mais achei piada foi aos cagalhotos semitas semeados aqui e ali.
Alex, somos misturados mas não tanto.

Damião de Góis
02-06-2012, 09:33 PM
Isto não vem em nenhuma publicação, não pode. Ainda por cima a Universidade de Coimbra, só pode ser tanga.
Tenho ideia que já vi isto num daqueles sites em que uns tipos escrevem em "Lusitano" e advogam a criação da Leukitanea, até já têm passaportes e tudo

Sim, encontrei num blog. Isto era mais para criar discussão e não tanto para levar a sério. Se bem que tem umas coisas interessantes se leres.


rsrsrsrsrs.

Épa os brasileiros é que se riem assim :p


O que mais achei piada foi aos cagalhotos semitas semeados aqui e ali.
Alex, somos misturados mas não tanto.

lol :D

Vasconcelos
02-06-2012, 09:35 PM
É, não tem cabimento, hoje somos muito homogéneos.

Também já tive a infelicidade de tropeçar nessa parvoíce da Leukitanea (nome provavelmente inventado), é quase tão mau como uns mecos querem criar um império Nazi Galaico do Mondego à Corunha lol

Damião de Góis
02-06-2012, 09:38 PM
Também já tive a infelicidade de tropeçar nessa parvoíce da Leukitanea (nome provavelmente inventado), é quase tão mau como uns mecos querem criar um império Nazi Galaico do Mondego à Corunha lol

E isso da Leukitanea é o que mesmo? Eu uma vez vi um forum nacionalista "Galaico-português", onde pessoal que norte escrevia que se queriam juntar à Galiza e que não queriam cá misturas com o pessoal do sul. É esse?

Vasconcelos
02-06-2012, 09:40 PM
É pior ainda :lol:

Catrau
02-06-2012, 09:57 PM
E isso da Leukitanea é o que mesmo? Eu uma vez vi um forum nacionalista "Galaico-português", onde pessoal que norte escrevia que se queriam juntar à Galiza e que não queriam cá misturas com o pessoal do sul. É esse?

Aqui vai uma amostra, este não é o dos passaportes.

http://flnlbltl.fortunecity.com/

http://flnlbltl.fortunecity.com/leukanturi.html

Damião de Góis
02-06-2012, 10:01 PM
Aqui vai uma amostra, este não é o dos passaportes.

http://flnlbltl.fortunecity.com/

http://flnlbltl.fortunecity.com/leukanturi.html

Isso é pessoal a gozar com o bascos. Não creio que seja sério. :p

Catrau
02-06-2012, 10:15 PM
Bem, "a pedido de varias famílias" aqui fica o ignóbil estudo feito não sei como.
Trata-se de percentagem na população actual, nada de pré 1500.
A % subsaarina deve-se à incorporação de escravos que chegaram a ser 10% da população no sul/Algarve.

Divirtam-se.

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/U6-e-L.jpg

Vasconcelos
02-06-2012, 10:24 PM
Isso é pessoal a gozar com o bascos. Não creio que seja sério. :p

Infelizmente acho que é a "sério" lol

O que não deixa de ser engraçado, porque os Lusitanos são capaz de ser, dos principais povos "celtas" (ou celtizado/pre-celta/whatever) do actual território nacional, o menos explorado e conhecido, apesar de toda a fanfarra dos políticos em quererem associar o país inteiro a esse povo por ser o que mais luta deu na península. Nem se sabe ao certo quais eram as suas terras para além de "algures" na beira interior, mas esses heróis até dão fronteiras bem delimitadas!
Isto é o cabaret.

Damião de Góis
02-06-2012, 10:29 PM
Bem, "a pedido de varias famílias" aqui fica o ignóbil estudo feito não sei como.
Trata-se de percentagem na população actual, nada de pré 1500.
A % subsaarina deve-se à incorporação de escravos que chegaram a ser 10% da população no sul/Algarve.

Divirtam-se.

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/U6-e-L.jpg

Ainda ando a ver se me calha alguem no 23andme com mtDNA L. Até agora nada... Mas sim, já vi uma reportagem sobre uma aldeola perto de Alcácer em que a população era claramente mestiça, historicamente descendentes de escravos... Agora se vão tirar amostras dessa gente e as colocam como "portuguesas" isso já não sei.

Catrau
02-06-2012, 10:33 PM
Isso é pessoal a gozar com o bascos. Não creio que seja sério. :p

Há malukos para tudo!!

Ibericus
02-06-2012, 10:38 PM
Bem, "a pedido de varias famílias" aqui fica o ignóbil estudo feito não sei como.
Trata-se de percentagem na população actual, nada de pré 1500.
A % subsaarina deve-se à incorporação de escravos que chegaram a ser 10% da população no sul/Algarve.

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/U6-e-L.jpg
Atención, esto viene solo del estudio de Pereira et al. 2005 que incluye la población de Alcacer Do Sal, con una historia de descendientes de esclavos Africanos.

Catrau
02-06-2012, 10:41 PM
Ainda ando a ver se me calha alguem no 23andme com mtDNA L. Até agora nada... Mas sim, já vi uma reportagem sobre uma aldeola perto de Alcácer em que a população era claramente mestiça, historicamente descendentes de escravos... Agora se vão tirar amostras dessa gente e as colocam como "portuguesas" isso já não sei.

Eu vi essa reportagem, acho que não eram mestiços. Há uns 60 ou 70 anos eram mesmo comunidades fechadas que viviam numas ilhotas no meio do Sado, eles eram bem africanos pelo que se via nas foto da época mas agora já se misturarm com a população local.

No livro diz que mesmo em Lisboa a percentagem de escravos negos chegou a ser de 10%, isso não quer dizer que o contributo tenha sido dessa ordem. o mtDNA apanha as linhagens de pai e mãe certo? Provavelmente se fossem marcadores Y a percentagem seria mínima. Eles dizem que os escravos seriam de ambos os sexos mas sobretudo homens.

Damião de Góis
02-06-2012, 10:43 PM
Atención, esto viene solo del estudio de Pereira et al. 2005 que incluye la población de Alcacer Do Sal, con una historia de descendientes de esclavos Africanos.

Não é bem em Alcácer do Sal, é uma aldeia (pueblo?) perto de Alcácer. As gentes de Álcacer (cidade) não são diferentes dos seus vizinhos. Já lá estive e este video mostra isso bem:

Kdp1an1kkQM

Catrau
02-06-2012, 10:45 PM
Dassse, devia ter adivinhado. Não me lembro de ter lido no livro mas aqui está a resposta. Em vez de amostrarem a população em geral vão amostrar populações com características muito específicas. Parece que as do livro fora outra vez Mértola e ... Belmonte. Mértola é a terra mais misturada de Portugal com marcadores do próximo oriente (não de Judeus mas de Fenícios que eram vizinhos dos judeus) e Belmonte que para além de ser a terra do Cabral é onde existe uma grande comunidade de garranos ou judeus sefarditas... "de puta madre!!"

ler:
http://movv.org/2009/11/15/segundo-um-estudo-os-genes-dos-portugueses-sao-muito-mais-diversificados-do-que-se-pensava-anteriormente/

Damião de Góis
02-06-2012, 10:46 PM
Eu vi essa reportagem, acho que não eram mestiços. Há uns 60 ou 70 anos eram mesmo comunidades fechadas que viviam numas ilhotas no meio do Sado, eles eram bem africanos pelo que se via nas foto da época mas agora já se misturarm com a população local.

No livro diz que mesmo em Lisboa a percentagem de escravos negos chegou a ser de 10%, isso não quer dizer que o contributo tenha sido dessa ordem. o mtDNA apanha as linhagens de pai e mãe certo? Provavelmente se fossem marcadores Y a percentagem seria mínima. Eles dizem que os escravos seriam de ambos os sexos mas sobretudo homens.

mtDNA : Linhagem materna
Y-DNA : Linhagem paterna

Por exemplo, eu fiz um teste e sou:

mtDNA: J1c1
Y-DNA: R1b1b2a1a2

O que isto quer dizer é que as misturas foram sobretudo com mulheres escravas, acho eu.

Catrau
02-06-2012, 10:48 PM
mtDNA : Linhagem materna
Y-DNA : Linhagem paterna

Por exemplo, eu fiz um teste e sou:

mtDNA: J1c1
Y-DNA: R1b1b2a1a2

O que isto quer dizer é que as misturas foram sobretudo com mulheres escravas, acho eu.

Claro que sim.. "a escravidão é fudida!"

Catrau
02-06-2012, 10:50 PM
mtDNA : Linhagem materna
Y-DNA : Linhagem paterna

Por exemplo, eu fiz um teste e sou:

mtDNA: J1c1
Y-DNA: R1b1b2a1a2

O que isto quer dizer é que as misturas foram sobretudo com mulheres escravas, acho eu.

O J mtDNA vem de onde?

Damião de Góis
02-06-2012, 10:54 PM
O J mtDNA vem de onde?

Não sei bem. No site do 23andme dizem isto:

http://oi41.tinypic.com/mukccz.jpg

http://oi39.tinypic.com/29p69vm.jpg

Kadu
02-06-2012, 10:57 PM
... e Belmonte que para além de ser a terra do Cabral é onde existe uma grande comunidade de garranos ou judeus sefarditas... "de puta madre!!"


Só uma achega...



Isto são garranos


http://ipt.olhares.com/data/big/130/1307286.jpg


garranos≠Marranos

Vasconcelos
02-06-2012, 10:59 PM
Bleh, e se por acaso tivesses um que fosse mais comum da África negra? Não creio que nos devamos deixar influenciar pessoalmente por termos este ou aquele gene, com muita gente neste forum faz, é apenas uma migalha. Somos o que somos hoje.

Catrau
02-06-2012, 11:01 PM
Só uma achega...



Isto são garranos


http://ipt.olhares.com/data/big/130/1307286.jpg


garranos≠Marranos

Linda foto. Foi dislexia.. como trocar plágio por Pelágio.
Foi só para ver se estavas atento.

Catrau
02-06-2012, 11:04 PM
Não sei bem. No site do 23andme dizem isto:

http://oi41.tinypic.com/mukccz.jpg

http://oi39.tinypic.com/29p69vm.jpg

Tenho aqui um que diz que é Basco.

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/mtDNA_J1c.jpg

Catrau
02-06-2012, 11:07 PM
Bleh, e se por acaso tivesses um que fosse mais comum da África negra? Não creio que nos devamos deixar influenciar pessoalmente por termos este ou aquele gene, com muita gente neste forum faz, é apenas uma migalha. Somos o que somos hoje.

Eu também acho isso. A minha pergunta foi pura curiosidade porque realmente não fazia a mínima ideia.

Damião de Góis
02-06-2012, 11:08 PM
Tenho aqui um que diz que é Basco.

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/mtDNA_J1c.jpg

Não creio que seja. Até porque de acordo com outros estudos em que participei (Eurogenes e Dodecad), eu não tenho muita relação com Bascos. Além disso, esse mapa não está de acordo com o meu acima. E também, há que ter em atenção que o meu é J1c1 e esse mapa é para J1c. Há muitos J1c's: J1c1, J1c2, J1c3, etc.

Catrau
02-06-2012, 11:12 PM
Não é bem em Alcácer do Sal, é uma aldeia (pueblo?) perto de Alcácer. As gentes de Álcacer (cidade) não são diferentes dos seus vizinhos. Já lá estive e este video mostra isso bem:

Kdp1an1kkQM

Desculpa lá Alex mas isto é no Bairro da Tijuca, hehehehe.
O pessoal lá tem o pé leve.

Catrau
02-06-2012, 11:14 PM
Não creio que seja. Até porque de acordo com outros estudos em que participei (Eurogenes e Dodecad), eu não tenho muita relação com Bascos. Além disso, esse mapa não está de acordo com o meu acima. E também, há que ter em atenção que o meu é J1c1 e esse mapa é para J1c. Há muitos J1c's: J1c1, J1c2, J1c3, etc.

Eh pá tens razão, não é bem a mesma coisa.

Catrau
02-08-2012, 10:17 PM
Isso é pessoal a gozar com o bascos. Não creio que seja sério. :p

Ora aí está, chegou frequinho.

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/Leukitanea2.jpg

Damião de Góis
02-08-2012, 10:28 PM
Lisia, Caetobriga e Olisipo. Muito bom :D
De onde vem Lisia? Inventaram eles?

Catrau
02-08-2012, 11:48 PM
Lisia, Caetobriga e Olisipo. Muito bom :D
De onde vem Lisia? Inventaram eles?

Lísia deve ser Extremadura em Lusitano.
Eu sou de Sélio (a cidade romana chamava-se Sellium), parece que perdi o pedigree Lusitano, agora sou da Keltikia. 'Tá bem esgalhado. As cores da bandeira portuguesa ao contrário é que é falta de imaginação ou então é provocação.

Alvarado
02-09-2012, 12:08 AM
Encontrei este vídeo, parece uma apologia da miscigenação.

C6gaO1EvrKU

Damião de Góis
02-09-2012, 12:12 AM
Encontrei este vídeo, parece uma apologia da miscigenação.


Obrigado! Essa era a tal aldeia de que falava.

Gargoris
02-09-2012, 12:54 AM
Boas ! Novo sangue aqui no forúm, sendo este o meu primeiro post (excepto a introdução), pareceu-me apropriada ser feita entre compatriotas.
Antes demais pareceu-me ridículo este "estudo da Universidade de Coimbra" , pois sou lá estudante e anulava imediatamente a matrícula se isto fosse verídico :D.

Relativamente ao mapa que localiza muito particularmente o território Lusitano, e diferencia-os dos "portugueses" e celtas, parece-me algo curioso que o próprio grande líder lusitano,Viriato, tenha sido descrito como tendo características muito celtas que encaixavam na perfeição a descrição de um "rei celta.

Acho que isto realmente é pura ficção sem qualquer fundamento, segundo o mapa seria um "português mestiço" o quer que isso seja :P ....

heyaitsme
02-09-2012, 01:23 AM
Sou da área verde.. então eu sou lusitano?? lol mas não acredito essa mapa. :P

Vasconcelos
02-09-2012, 02:20 AM
Somos Portugueses..não Lusitanos, Calaicos ou o que quer que seja. É muito interessante estudarmos estes nossos antepassados (que são de todos e não apenas das pessoas que moram em A ou em B) as suas crenças e tudo o mais, mas com juízo...esta ideia das pessoas se identificarem com povos de há 2500 anos e quase esquecerem o que aconteceu às pessoas depois disso é bastante imbecil, e em forums deste tipo há muitos mecos assim.

É como alguns ingleses que por aí andam, que se auto-intitularem de anglo-saxões, como se esse povo quase substituísse as pessoas que lá moravam antes. São eles tanto anglo-saxões como nós suevo-visigóticos - pouco. Faz parte da herança, mas não É a herança.



Quando ao mapa, penso que um "lol" basta para o qualificar.

heyaitsme
02-09-2012, 02:57 AM
ya.. parece muito arcaico esse mapa. penso que somos Portugueses e so issoo nada mais, nao sei muito sobre a história de Portugueses com exceção de os Lusitanos, Visigoths, Sephardic Jews, Romanos e os mouros.

Catrau
02-09-2012, 12:20 PM
Somos Portugueses..não Lusitanos, Calaicos ou o que quer que seja. É muito interessante estudarmos estes nossos antepassados (que são de todos e não apenas das pessoas que moram em A ou em B) as suas crenças e tudo o mais, mas com juízo...esta ideia das pessoas se identificarem com povos de há 2500 anos e quase esquecerem o que aconteceu às pessoas depois disso é bastante imbecil, e em forums deste tipo há muitos mecos assim.

É como alguns ingleses que por aí andam, que se auto-intitularem de anglo-saxões, como se esse povo quase substituísse as pessoas que lá moravam antes. São eles tanto anglo-saxões como nós suevo-visigóticos - pouco. Faz parte da herança, mas não É a herança.



Quando ao mapa, penso que um "lol" basta para o qualificar.

Basicamente, concordo contigo, a prova está na rua, no passeio somos basicamente os mesmos de norte a sul com uma franja estatisticamente mais relevantes no norte e menos no sul e vice-versa para a outra mas o núcleo da herança genética é muito grande e comum a todos. Também não sabemos se esses povos do passado seriam assim tão diferentes uns dos outros, o mais provável é que não.
Por outro lado, e aí não concordo tanto contigo, parece-me que basicamente continuamos a ser as mesmas pessoas de um passado já algo distante, apesar da passagem de outros povos e do genocídio da época romana há quem assinale que mesmo em pequenas zonas a herança é longínqua. O fundamento disto baseia-se no estudo das ossadas de algumas sepulturas e a comparação com os habitantes locais de hoje. Se viram aquele programa da NGS (se não estou em erro) que comparava os restos de uma sepultura vizinha de Stonehenge e encontraram nos habitantes do local herdeiros diretos, é um dos exemplos e tratava-se de uma sepultura bem mais antiga que a idade da distribuição étnica do pseudomapa de cima.