PDA

View Full Version : Com que meta-etnia mais se identificam?



Rouxinol
04-05-2012, 11:02 PM
Pergunto isto porque tenho visto que muitos membros portugueses - e espanhóis também - colocam "Celta" no campo "Meta-Ethnicity".

Pessoalmente não sinto muita ligação à cultura e "meta-etnia" (utilizando a terminologia do fórum) céltica. Vejo-a como algo histórico, sobre o qual já li há muito tempo nos livros de história (onde também não se vai muito para além de referir que tribos celtas/celtibéricas cá estavam antes da chegada dos romanos), mas que pouco ou nada está presente no meu quotidiano. Provavelmente será diferente em outras regiões do país, nomeadamente Minho e Trás-os-Montes, mas como sempre vivi em Lisboa, e o meu pai apesar de ser natural do Minho, veio ainda cedo para Lisboa, não tenho a noção exacta do impacto cultural/herança celta nessas regiões em termos de tradições - sei que existem, mas não criei laços com elas, por assim dizer.

Identifico-me com a "meta-etnia" românica, porque falo uma língua latina e, no fundo, a nossa cultura foi bastante influenciada e moldada pela romanização da península ibérica (p.e., Cristianismo). Do meu ponto de vista - leigo, não sou nenhum historiador - essa constitui a base sobre a qual se edificou, mais tarde, após germânicos e mouros, a nação portuguesa. Daí colocar "Romance" no campo relativo à "meta-etnia".

Opiniões?

Damião de Góis
04-05-2012, 11:09 PM
A minha sempre foi "Romance". Quanto a ter "Celtici" na minha etnia, esta foi posta por piada juntamente com alguns membros espanhois, após vermos a paixão com que alguns estrangeiros negavam qualquer presença celta na península ibérica.

De resto não sei muito sobre os Celtici, apenas sei que povoaram a região onde vivo e tenho raízes.

Sebastianus Rex
04-05-2012, 11:50 PM
Sempre me considerei, assim como ao povo português, latinos (romance).

Foi da romanização que herdámos grande parte da nossa cultura.

Culturalmente algumas influências celtas mas nada de muito marcante, somos um povo latino.

Damião de Góis
04-05-2012, 11:54 PM
Por outro lado o nosso sangue é mais celta do que romano. Disso não tenho dúvidas.

Alvarado
04-06-2012, 12:13 AM
No meu caso, é apenas uma maneira de irritar alguns estrangeiros. Na verdade, a minha região nunca foi habitada pelos Celtíberos.

2Cool
04-06-2012, 03:12 AM
Sinto laços mais fortes com os outros povos latinos, principalmente com os Espanhóis e Italianos. Nunca tive um grande interesse no povo ou cultura Celta. Deve ser porque tem uma associação tão forte com o Reino Unido (cuja cultura acho bastante diferente da minha).

Sebastianus Rex
04-06-2012, 03:19 AM
Por outro lado o nosso sangue é mais celta do que romano. Disso não tenho dúvidas.

É verdade, não há dúvidas.

Mas fenotipicamente estamos mais próximos dos italianos (sejam do sul ou do norte). Também acho os gregos um povo razoávelmente parecido connosco. A maioria passam despercebidos, assim como nós lá.

Damião de Góis
04-06-2012, 03:27 AM
É verdade, não há dúvidas.

Mas fenotipicamente estamos mais próximos dos italianos (sejam do sul ou do norte). Também acho os gregos um povo razoávelmente parecido connosco. A maioria passam despercebidos, assim como nós lá.

Sim mas eu quando digo "celta" refiro-me aos de aqui, não a galeses ou irlandeses... Porque quando os romanos aqui vieram, já cá vivia muita gente e grande parte deles falavam línguas celtas.

Vasconcelos
04-06-2012, 03:27 AM
Por outro lado o nosso sangue é mais celta do que romano. Disso não tenho dúvidas.

É esta a razão porque meto Celtic e não Romance, dos Romanos herdamos a cultura e a língua, mas eu sou/nós somos mais do que isso.

Para além disso sempre gostei da civilização celta, e sempre tive alguma empatia com os povos das ilhas britânicas.

Rouxinol
04-06-2012, 10:12 AM
É verdade, não há dúvidas.

Mas fenotipicamente estamos mais próximos dos italianos (sejam do sul ou do norte). Também acho os gregos um povo razoávelmente parecido connosco. A maioria passam despercebidos, assim como nós lá.

Com os italianos do sul não acho que sejamos muito parecidos em termos de fenótipo. Os mais parecidos - tanto em fenótipo quanto em genótipo - serão os italianos do centro para cima, segundo o que observo. Quanto aos do sul, quase sempre consigo detectá-los pelo formato do nariz, que é raro ver-se em Portugal, e "salta à vista".

Sebastianus Rex
04-06-2012, 03:49 PM
Com os italianos do sul não acho que sejamos muito parecidos em termos de fenótipo. Os mais parecidos - tanto em fenótipo quanto em genótipo - serão os italianos do centro para cima, segundo o que observo. Quanto aos do sul, quase sempre consigo detectá-los pelo formato do nariz, que é raro ver-se em Portugal, e "salta à vista".

Hmmm...não é tanto assim, o pessoal aqui nestes sites exagera um bocado e empola as diferenças e tendem a colocar fotos de pessoas com certos traços marcados. Já estive na Itália de norte a sul e no local as coisas são diferentes do que aqui fazem parecer.

Na Itália há muita diversidade de fenótipos(vê-se quase de tudo), do centro para cima tem uma percentagem maior de gente com olhos claros e tipos nórdicos que em Portugal. No sul há uma percentagem maior de pessoas com um tipo semita que em PT, mas as diferenças não são assim tão grandes como alguns querem fazer crer, a esmagadora maioria encaixam-se uns nos outros.

Mas como acontece em Portugal e muitos outros países houve grandes deslocamentos de pessoas. Por exemplo vivem milhões pessoas originárias do sul da Itália no Norte, que migraram para trabalhar nas indústrias. E já casaram uns com os outros etc...

Zephyr
04-09-2012, 05:36 PM
A nossa Meta-Etnia é qualquer coisa um bocado difícil de catalogar. "Southwestern" é suficiente.

Digamos que pertencemos ao mundo Celto-Românico Ocidental.

Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas que antes do influxo nórdico e germânico nas ilhas britânicas, toda aquela gente era muito semelhante a nós. Isso ainda é comprovável nos testes de DNA, visto que há até mais semelhança no genótipo do que fenótipo.

O termo "Britânico" vem daqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Britain_%28name%29

Culturalmente, depois de 2000 anos passados estamos no espectro galo-ibérico, obviamente. Para bem ou para mal, a "Romanitas" é indelével.

Catrau
04-09-2012, 11:45 PM
Vejo-a como algo histórico, sobre o qual já li há muito tempo nos livros de história (onde também não se vai muito para além de referir que tribos celtas/celtibéricas cá estavam antes da chegada dos romanos), mas que pouco ou nada está presente no meu quotidiano.

Opiniões?

Qualquer livro de história do 5º ano não reserva mais do que uma página aos celtas e mete no mesmo saco os bárbaros... talvez por isso os portugueses são uns perfeitos ignorantes acerca daquilo que realmente são. Acho isso deprimente. Se juntarmos o facto de que a maioria dos historiadores e dos professores de história são no mínimo vagamente esquerdolas (do género Bloco de Esquerda) não admira que tenhamos que ser mouros e romanos à força. Se de de uns guardámos basicamente a língua e a lei dos outros não herdámos basicamente nada, pelo menos a esmagadora maioria dos portugueses não herdou. Em relação àquilo que verdadeiramente somos... nem palavra... os esquerdolas não querem descender de bárbaros incultos e que tresandavam. :D

Peyrol
04-09-2012, 11:50 PM
Incredibile...riesco a comprendere il 90% di quello che scrivete :D

Catrau
04-09-2012, 11:57 PM
Incredibile...riesco a comprendere il 90% di quello che scrivete :D

An talian friend of mine told me after reading portuguese the same thing and that he understood it (written) better than spanish. So I belive you.:thumbs up

Damião de Góis
04-10-2012, 12:07 AM
Incredibile...riesco a comprendere il 90% di quello che scrivete :D

I can read the italian forum too, but don't tell anyone :D

Prince Carlo
04-11-2012, 07:00 AM
Quanto aos do sul, quase sempre consigo detectá-los pelo formato do nariz, que é raro ver-se em Portugal, e "salta à vista".

Olá amigo. Personally I think that less than 10% of S.Italians have a hooked nose.

Rouxinol
04-11-2012, 12:46 PM
Olá amigo. Personally I think that less than 10% of S.Italians have a hooked nose.

Provavelmente... A minha afirmação baseou-se no que tenho visto nestes fóruns (não devia) e já se sabe como são estes fóruns - exagerados e pouco fiáveis. ;)

Riki
04-11-2012, 01:19 PM
Sinto laços mais fortes com os outros povos latinos, principalmente com os Espanhóis e Italianos. Nunca tive um grande interesse no povo ou cultura Celta. Deve ser porque tem uma associação tão forte com o Reino Unido (cuja cultura acho bastante diferente da minha).

Não te podes esquecer que Celta e Celtibero são duas Culturas(Povos) distinta/os.

Vasconcelos
04-11-2012, 08:52 PM
Não te podes esquecer que Celta e Celtibero são duas Culturas(Povos) distinta/os.

É complicado, mas os Celtiberos (próprios) nunca estiveram no actual território Português. O Celta da Iberia era diferente do Celta da Gália, que também era diferente do Celta da Hibernia (Irlanda), da Bretanha, da Bélgica, da Helvécia e do norte de Itália.

Aliás, dentro de cada região a Celticidade varia consoante os povos, não é algo fixo e uno, cada povo tinha as suas peculiaridades. Por exemplo, aquilo que melhor identifica os Galaicos eram os castros (um dos mais conhecidos pode ser visto no meu perfil), no entanto este tipo de estruturas já existiam no final da Era do Bronze, antes da (teórica) chegada dos Celtas à península, apenas foi mantida nos séculos seguintes até à Romanização do norte de Portugal no último século antes de Cristo.


Este tipo de coisas aconteceu em toda a Europa Atlântica.

Vasconcelos
04-12-2012, 05:08 PM
No meu caso, é apenas uma maneira de irritar alguns estrangeiros.

Cada vez gosto mais deste ponto de vista :D

Damião de Góis
04-12-2012, 09:07 PM
Cada vez gosto mais deste ponto de vista :D

Claro, eu uso a minha com orgulho :D

Riki
04-14-2012, 01:50 PM
É complicado, mas os Celtiberos (próprios) nunca estiveram no actual território Português. O Celta da Iberia era diferente do Celta da Gália, que também era diferente do Celta da Hibernia (Irlanda), da Bretanha, da Bélgica, da Helvécia e do norte de Itália.

Aliás, dentro de cada região a Celticidade varia consoante os povos, não é algo fixo e uno, cada povo tinha as suas peculiaridades. Por exemplo, aquilo que melhor identifica os Galaicos eram os castros (um dos mais conhecidos pode ser visto no meu perfil), no entanto este tipo de estruturas já existiam no final da Era do Bronze, antes da (teórica) chegada dos Celtas à península, apenas foi mantida nos séculos seguintes até à Romanização do norte de Portugal no último século antes de Cristo.


Este tipo de coisas aconteceu em toda a Europa Atlântica.

Entendo.Dai não se saber a origem dos Lusitanos.Ja li (Algures)que a origem e possível que seja do Norte de África.
Ou será esta tese mais uma tentativa de agradar certas hostes?

Vasconcelos
04-14-2012, 07:30 PM
Ou será esta tese mais uma tentativa de agradar certas hostes?

É, disso não tenhas dúvidas lol

Os Lusitanos eram claramente Indo-Europeus vindos da Europa Central, a cultura deles é menos mediterrânea que muitas outras na península, a hipótese mais aceite actualmente é que eles vieram dos Alpes, provavelmente Suíça, mas nada disto é certo..se eram Celtas ou Pre-Celtas, não se sabe, porque a língua deles parece ter influências Itálicas e outras Celtas, mas a verdade é que os (cinco) achados lusitanos com escrita já são da época romana, e esta influência Itálica pode muito bem ser devido à presença do Latim...ou pode ser anterior, não se sabe.



EDIT: Há que ler as coisas com um pouco de cepticismo, especialmente porque sempre houve uma ligação política entre os Lusitanos e Portugal, algo que na realidade é completamente artificial porque os Lusitanos foram O grande inimigo romano na península, e politicamente dava jeito ligar o país a esse povo. É óbvio que eles são nossos antepassados, mas provavelmente nem são o povo da época que representa a maior parte deles, os Lusitanos habitavam apenas na zona da Beira Interior, todos os outros eram apenas aliados ou povos conquistados (por exemplo eles controlaram o Alentejo na época da guerra com os Romanos e destruíram a capital dos Conii no Algarve)..e como se sabe do resto da história de Portugal durante a Reconquista, houve um grande repovoamento com o sentido Norte-Sul, em que o Norte era antigamente habitado por povos Galaicos.


Não vale a pena ligar Portugal mais aos Lusitanos, aos Galaicos ou aos Célticos, hoje somos todos descendentes destes povos (e outros menos relevantes historicamente), que se calhar até eles tinham ligações de sangue.