PDA

View Full Version : Batalha de Alcácer-Quibir



2Cool
06-26-2012, 06:01 AM
http://aventar.eu/2011/11/03/alcacer-quibir/

Artigo interessante deste evento.

Damião de Góis
06-26-2012, 10:07 PM
Música sobre esse acontecimento, porque foi aí que tudo começou :(

wvYG8m-PllI

Vasconcelos
06-27-2012, 12:43 AM
É o que dá meter crianças à frente das coisas importantes, se ele tivesse ouvido os seus conselheiros nada daquela desgraça teria acontecido.
Enfim, foi o que foi.

2Cool
06-27-2012, 11:45 PM
É o que dá meter crianças à frente das coisas importantes, se ele tivesse ouvido os seus conselheiros nada daquela desgraça teria acontecido.
Enfim, foi o que foi.

A vida é assim. A realidade é que pensar no "what if" é ruim porque não sabemos o caminho que a história teria levado Portugal se esta guerra não tivesse acontecido ou se Portugal tivesse ganho. Podia até ter sido pior...

A única coisa que podemos fazer agora é aprender com os erros do passado para não repeti-las

Damião de Góis
06-27-2012, 11:49 PM
A vida é assim. A realidade é que pensar no "what if" é ruim porque não sabemos o caminho que a história teria levado Portugal se esta guerra não tivesse acontecida ou se Portugal tivesse ganho. Podia até ter sido pior...

A única coisa que podemos fazer agora é aprender com os erros do passado para não repeti-las

Esta batalha mudou tudo. Se Portugal a tivesse vencido ou ela não tivesse existido, não teria havido União Ibérica e reinados dos Felipes. E não teriamos tido a Holanda e a Inglaterra a atacarem as nossas colónias.

Vasconcelos
06-27-2012, 11:54 PM
Tudo verdade, mas foi o que aconteceu, não vale a pena pensar em cenários que não aconteceram.

2Cool
06-28-2012, 12:13 AM
Esta batalha mudou tudo. Se Portugal a tivesse vencido ou ela não tivesse existido, não teria havido União Ibérica e reinados dos Felipes. E não teriamos tido a Holanda e a Inglaterra a atacarem as nossas colónias.

Sim mas a União também aumentou o nacionalismo Português. A Holanda teria atacado há mesma, só mais tarde. A Inglaterra, não sei... sempre foi um certo falso amigo na minha opinião. A realidade é que nenhum país ia deixar o Mundo inteiro a Portugal e a Espanha. Sejam aliados, ou não.

E vamos supor que a Holanda nunca teria atacado as colónias do Oriente de Portugal. O que é que teria acontecido ao Brasil? Perder estas colónias foi das melhores coisas para o Brasil.

É melhor não pensar nestas coisas lol.

Damião de Góis
06-28-2012, 12:19 AM
Sim mas a União também aumentou o nacionalismo Português. A Holanda teria atacado há mesma, só mais tarde. A Inglaterra, não sei... sempre foi um certo falso amigo na minha opinião. A realidade é que nenhum país ia deixar o Mundo inteiro a Portugal e a Espanha. Sejam aliados, ou não.

Aumentou? :confused:
Não, a Holanda não teria atacado porque tinhamos uma aliança com os ingleses. Os ataques so começaram quando nos tornámos "espanhois". Quando obtivemos a independência, retomámos a aliança com a Inglaterra e os holandeses pararam (só aí). Essa do falso amigo aconteceu com o mapa côr-de-rosa, de resto até temos algumas coisas a agradecer a eles (aljubarrota e invasões francesas).


E vamos supor que a Holanda nunca teria atacado as colónias do Oriente de Portugal. O que é que teria acontecido ao Brasil? Perder estas colónias foi das melhores coisas para o Brasil.

É melhor não pensar nestas coisas lol.

Ambas as colónias eram nossas. Teriamos ficado com as duas.

2Cool
06-28-2012, 12:37 AM
Aumentou? :confused:
Não, a Holanda não teria atacado porque tinhamos uma aliança com os ingleses. Os ataques so começaram quando nos tornámos "espanhois". Quando obtivemos a independência, retomámos a aliança com a Inglaterra e os holandeses pararam (só aí). Essa do falso amigo aconteceu com o mapa côr-de-rosa, de resto até temos algumas coisas a agradecer a eles (aljubarrota e invasões francesas).



Ambas as colónias eram nossas. Teriamos ficado com as duas.

Portugal não tinha o poder suficiente para manter um Império tão grande. Isto já era aparente depois do reino de D. Manuel I.

Há outros exemplos sobre os falsos amigos. Sempre houve pirataria Inglesa contra os navios Portugueses e houve o tal tratato de Methuen por exemplo.

E sim, o nacionalismo Português aumentou e foi neste momento que o Reino Portugês começou a diferenciar-se da Espanha intencionalmente. É por isso que o estilo arquitectónico de Portugal e das suas colónias depois de 1640 foi diferente à da Espanha. A Espanha usava muito o barroco nessa altura e para contrastar isto, Portugal começou a usar o estilo chão.

Catrau
06-28-2012, 11:30 AM
Uma publicação que decerto interessa ao 2Cool:

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/Sebastio.jpg

2Cool
06-28-2012, 03:57 PM
^^

Eu queria comprar o livro Homens, Espadas e Tomates deste autor quando fui a Portugal o ano passado mas a livraria que eu fui estava fechada. Consegui encontrar outra mas eles não tinham o livro :( Isto era em Braga.

Gostaria de ver isto regressar a Portugal

http://i.imgur.com/6ymVc.jpg
http://i.imgur.com/GpEDB.jpg
http://i.imgur.com/rOVr7.jpg