PDA

View Full Version : "E Portugal é… Espanha!"



Transmontano
10-03-2012, 05:58 PM
http://ensaiodeumcrimen.blogspot.com/2011/02/e-portugal-e-espanha-ou-pois-e-meus.html (http://ensaiodeumcrimen.blogspot.com/2011/02/e-portugal-e-espanha-ou-pois-e-meus.html)


http://2.bp.blogspot.com/_DrHEYCJXfoI/TUqu0c05woI/AAAAAAAAABE/EdCiR7XDRB8/s1600/escudo_de_armas_de_felipe_ii_a_carlos_ii.JPEG

Catrau
10-03-2012, 07:42 PM
http://ensaiodeumcrimen.blogspot.com/2011/02/e-portugal-e-espanha-ou-pois-e-meus.html (http://ensaiodeumcrimen.blogspot.com/2011/02/e-portugal-e-espanha-ou-pois-e-meus.html)


http://2.bp.blogspot.com/_DrHEYCJXfoI/TUqu0c05woI/AAAAAAAAABE/EdCiR7XDRB8/s1600/escudo_de_armas_de_felipe_ii_a_carlos_ii.JPEG

Gostei do teu post, vou ler outra vez com mais atenção.

Damião de Góis
10-03-2012, 10:19 PM
Bom texto. Agora, abdicarias da tua língua e cultura?

Transmontano
10-04-2012, 06:08 AM
Bom texto. Agora, abdicarias da tua língua e cultura?

Nao.

Riki
10-04-2012, 12:45 PM
Penso que o mesmo se pode aplicar a qualquer outra região Ibérica.
Não me parece que as varias regiões Espanholas vivam de braço dado sobre a sigla de Espanha.
A ibéria actual foi formada por motivos políticos e não de camaradagem.

Catrau
10-04-2012, 05:23 PM
Bom texto. Agora, abdicarias da tua língua e cultura?

Por mim NUNCA.
Apesar de gostar de olhar para as fronteiras numa perspectiva mais cultural e menos política, a frase "somos/fomos todos Leoneses" faz todo o sentido e se quisermos ser rigorosos devemos começar a pensar nisso. Foi de lá que viemos/regressámos apesar de no âmago lutarmos todos muito contra essa ideia/facto.

A política e os políticos fodem tudo, até a nossa história e a nossa cultura.

Catrau
10-04-2012, 05:27 PM
Transmontano conheces isto?

http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/Facebook/Tras-os-Montes%20e%20Alto%20Douro/305350_2411446324057_1188234743_2880674_1305247780 _n.jpg

Transmontano
10-04-2012, 08:17 PM
Transmontano conheces isto?

Nao mas ja vi essa fotografia ou outra parecida. Obrigado por compartires.

Alvarado
10-04-2012, 10:03 PM
O blog é bastante interessante mas estou um pouco desconcertado. Faz-se referência ao ódio quase visceral a Espanha, mas eu nunca percebi hostilidade em Portugal.

Chamou-me a atenção este fragmento:


Reparem no caso português: o seu “inimigo mortal” era Espanha e conseguiu pôr o povo todo a sentir um ódio de morte a este estado. Imaginem o terror que seria para este nosso povo pertencer a uma unidade ibérica: melhores salários, melhor justiça, melhor sistema de saúde, melhor desporto, produtos mais baratos, mais cultura, mais educação etc.

Eu acho que o povo português não ganharia nada da união com Espanha na actualidade.

Catrau
10-05-2012, 12:36 AM
Nao mas ja vi essa fotografia ou outra parecida. Obrigado por compartires.

Um bar dentro da muralha do castelo de Bragança.

Catrau
10-05-2012, 12:55 AM
O blog é bastante interessante mas estou um pouco desconcertado. Faz-se referência ao ódio quase visceral a Espanha, mas eu nunca percebi hostilidade em Portugal.



Nunca senti tal coisa no meio em que me movimento. Não há ódio algum aos espanhóis ou a qualquer outro povo. Haverá algum anti-espanholismo básico da parte de pessoas que nem sabem bem o que dizem, normalmente também desconhecem a Espanha e nunca conheceram um Espanhol, além disso, a maior parte das vezes, isto terá mais a ver com algum sentimento de rivalidade do que com ódio, que me parece uma palavra desproporcionada e sem sentido num contexto de vizinhança. A percentagem deste tipo de pessoas é perfeitamente residual. Na verdade e pelo contrário, existe uma percentagem de portugueses que oscila entre os 30 e os 40% que até veria com bons olhos uma federação. Não confundir com querer se Espanhol, aí isso, realmente, os portugueses dizem claramente que não, como se compreende. Mas certamente também diriam que não se lhes perguntassem se queriam ser franceses ou outra nacionalidade qualquer. Na verdade gostamos muito daquilo que somos, gostamos tanto que agora até pagamos e pagamos muito para continuar a ser Portugueses :D:D:D. Portanto, trata-se de uma fé inabalável e de um orgulho a toda a prova naquilo que visceralmente somos.

Saludos

Alvarado
10-05-2012, 01:29 AM
Nunca senti tal coisa no meio em que me movimento. Não há ódio algum aos espanhóis ou a qualquer outro povo. Haverá algum anti-espanholismo básico da parte de pessoas que nem sabem bem o que dizem, normalmente também desconhecem a Espanha e nunca conheceram um Espanhol, além disso, a maior parte das vezes, isto terá mais a ver com algum sentimento de rivalidade do que com ódio, que me parece uma palavra desproporcionada e sem sentido num contexto de vizinhança. A percentagem deste tipo de pessoas é perfeitamente residual. Na verdade e pelo contrário, existe uma percentagem de portugueses que oscila entre os 30 e os 40% que até veria com bons olhos uma federação. Não confundir com querer se Espanhol, aí isso, realmente, os portugueses dizem claramente que não, como se compreende. Mas certamente também diriam que não se lhes perguntassem se queriam ser franceses ou outra nacionalidade qualquer. Na verdade gostamos muito daquilo que somos, gostamos tanto que agora até pagamos e pagamos muito para continuar a ser Portugueses :D:D:D. Portanto, trata-se de uma fé inabalável e de um orgulho a toda a prova naquilo que visceralmente somos.

Saludos

A propósito, este verão estive em Tomar. O convento é muito mais espectacular por dentro do que parece por fora.

Catrau
10-05-2012, 01:36 AM
A propósito, este verão estive em Tomar. O convento é muito mais espectacular por dentro do que parece por fora.

Viste os monumentos da época Filipina? Em particular, gosto do Aqueduto dos Pegões.

Devias ter dito, tinha-te recebido em minha casa.

Alvarado
10-05-2012, 01:52 AM
Viste os monumentos da época Filipina? Em particular, gosto do Aqueduto dos Pegões.

Devias ter dito, tinha-te recebido em minha casa.

Tive pouco tempo, vi o convento pela manhã e depois dirigi-me para Batalha passando por Ourém. Gostei tanto que tentarei voltar. Da próxima vez já avisarei antecipadamente.

Xime
10-05-2012, 08:01 AM
O blog é bastante interessante mas estou um pouco desconcertado. Faz-se referência ao ódio quase visceral a Espanha, mas eu nunca percebi hostilidade em Portugal.

Chamou-me a atenção este fragmento:



Eu acho que o povo português não ganharia nada da união com Espanha na actualidade.



Sim, eu vi na internet, mas não odeio Espanha, mas Castilla. Eu vim através de Português, que quer uma pausa de Espanha com a Catalunha, País Basco e Galiza.

Xime
10-05-2012, 08:06 AM
Bom texto. Agora, abdicarias da tua língua e cultura?


Na Espanha mantêm a língua mais antiga da Europa nos últimos anos após o estabelecimento do 78, esta linguagem não só cresceu, mas também enriqueceu. Na França não legalizada

Alvarado
10-05-2012, 12:07 PM
Sim, eu vi na internet, mas não odeio Espanha, mas Castilla. Eu vim através de Português, que quer uma pausa de Espanha com a Catalunha, País Basco e Galiza.

Muitos dos que querem "dividir" Espanha são descendentes de castelhanos que vivem em outras regiões, não portugueses.

A realidade é que os próprios espanhóis odeiam mais a Espanha que os portugueses.

Damião de Góis
10-05-2012, 12:17 PM
Sim, eu vi na internet, mas não odeio Espanha, mas Castilla. Eu vim através de Português, que quer uma pausa de Espanha com a Catalunha, País Basco e Galiza.

Não entendo o que queres dizer com o teu post. Estás à vontade para escrever em castelhano se preferires.

Sobre o suposto ódio dos portugueses para com Espanha, este não existe. Talvez existisse há alguns séculos atrás. Mas agora posso confirmar que não existe tal coisa. Existem duas expressões que têm a ver com Espanha: "nuestros hermanos" e "de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos". A última quase que não é usada por ninguém, enquanto que a primeira aparece com frequência nos media.

Comte Arnau
10-05-2012, 07:34 PM
O português não é estúpido e sabe o que esconde a palavra iberismo...

Saramago não conta, ele tinha razões pessoais.

Xime
10-08-2012, 09:01 AM
A realidade é que os próprios espanhóis odeiam mais a Espanha que os portugueses.

Totalmente de acuerdo, que voy a decir a eso...

Xime
10-08-2012, 09:06 AM
Não entendo o que queres dizer com o teu post. Estás à vontade para escrever em castelhano se preferires.

Sobre o suposto ódio dos portugueses para com Espanha, este não existe. Talvez existisse há alguns séculos atrás. Mas agora posso confirmar que não existe tal coisa. Existem duas expressões que têm a ver com Espanha: "nuestros hermanos" e "de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos". A última quase que não é usada por ninguém, enquanto que a primeira aparece com frequência nos media.


Lo que te quiero decir es que aquí nadie deja su lengua, cultura etc...

Transmontano
10-09-2012, 11:08 AM
Quando vivia em Portugal (Chaves) nunca ouvi falar em nenhum odio aos espanhois. De longe a longe era capaz de ouvir algo mas era sempre algum velhote a mandar uma boca - e mesmo ai era quase sempre no riso.

Pessoalmente nao tenho nenhum odio aos espanhois e vejo-os como iguais. Ao fim ao cabo e basicamente a mesma merda ou quase a mesma dependendo da regiao. Mas so estive na Galicia, poucas vezes e por pouco tempo, quando era puto.

Havia um empregado numa loja que se ria comigo porque eu era chato e fazia lhe muitas perguntas em portugues "o que e isso? quanto custa aquilo?..."

Achei piada a isto...


bOIMeyOJSFo

HispaniaSagrada
09-13-2013, 04:01 PM
ddfdf

Vasconcelos
09-13-2013, 04:12 PM
The border was made purely due to political and military reasons, nothing else. They may make sense now due to centuries of separation, but at the time it really didn't matter for the common folk.

Lusos
09-13-2013, 04:15 PM
""E Portugal é… Espanha!"

Não. Mas e Ibéria,juntamente com todos os outros grupos Ibéricos.