PDA

View Full Version : Evolution of the Portuguese Flag



Gaijin
05-18-2013, 03:00 PM
EVOLUTION OF THE NATIONAL FLAG (http://www.portugal.gov.pt/en/portuguese-democracy/simbolos-nacionais/evolucao-da-bandeira-nacional.aspx)

http://1.bp.blogspot.com/_UmDH9a6wY1M/S4FJ7ptLX8I/AAAAAAAAABY/kBSdFMtMZ8A/s400/digitalizar0015.jpg


King Afonso Henriques (1143-1185)
According to tradition, during the first struggles for the independence of Portugal, King Afonso Henriques is said to have used a white shield bearing a blue cross, like his father, Count Henrique, whose coat of arms was a cross on a silver field.

King Sancho I (1185-1211),
King Afonso II (1211-1223), King Sancho III (1223-1248)
At that time the royal coat of arms was five small blue escutcheons arrayed in a cross on a silver field, with the lateral ones placed horizontally and pointing to the center. Each escutcheon was dotted with a large, indeterminate number of silver bezants. There are many theories about the origin and symbolism of these escutcheons: according to the two best-known ones, the escutcheons allude either to the five wounds which King Afonso Henriques suffered at the Battle of Ourique, or the five wounds of Christ's crucifixion.

King Afonso III (1248-1279),
King Dinis (1279-1325), King Afonso IV (1325-1357), King Pedro (1357-1367), King Fernando (1367-1383)
Under King Afonso III a red border was added to the kingdom's coat of arms. The border was dotted with an indeterminate number of golden castles - a symbol that was chosen in memory of the king's grandfather, King Alfonso III of Castile. The trend towards fixed numbers, which was a common tendency in heraldry, led to a stabilization of the number of bezants on the escutcheons, which became fixed at a total of five in a two-one-two pattern.

http://www.portugal.gov.pt/ImageGen.ashx?image=/media/334785/bandeiras_01.png&class=themeImage

King João I (1385-1432),
King Duarte (1433-1438), King Afonso V (1438-1481)
During this period the royal coat of arms was silver, with five blue escutcheons arrayed in a cross, with the lateral ones placed horizontally and pointing to the center. The number of bezants on each escutcheon was definitively fixed at five, placed in a saltire pattern. The first known references to the escutcheons as "quinas" date from this time. The coat of arms also had a red border set with golden castles, and around it, the flowery green points of the Order of Avis.

King João II (1481-1495)
King João II had the fleur-de-lys cross removed from the royal coat of arms and the lateral "quinas" changed from the horizontal to the vertical. The red border continued to be charged with golden castles, although they tended to number seven or eight on the flags that were used at the time.

King João I (1385-1432),
King Duarte (1433-1438), King Afonso V (1438-1481)
During this period the royal coat of arms was silver, with five blue escutcheons arrayed in a cross, with the lateral ones placed horizontally and pointing to the center. The number of bezants on each escutcheon was definitively fixed at five, placed in a saltire pattern. The first known references to the escutcheons as "quinas" date from this time. The coat of arms also had a red border set with golden castles, and around it, the flowery green points of the Order of Avis.

http://www.portugal.gov.pt/ImageGen.ashx?image=/media/334804/bandeiras_02.png&class=themeImage

King Sebastião (1557-1578),
King Henrique (1578-1580), Filipe I (1580-1598), Filipe II (1598-1621, Filipe III (1621-1640)
At the end of the reign of King Sebastião, the crown above the shield was replaced by a closed royal crown. The flags of the time initially bore closed crowns with either one or three visible arches. Later, this was changed to five visible arches, which were retained until the end of the monarchy. The addition of the closed crown was linked to a strengthening of royal power. During the Philippine Dynasty (which also ruled the Spanish monarchy), the Portuguese shield was not changed, given that the two monarchies' coats of arms were always kept separate.

King João IV (1640-1656),
King Afonso VI (1656-1683), King Pedro II (1683-1706), King João V (1706-1750), King José (1750-1777), Queen Maria I (1777-1816), King Pedro IV (1826), the Regencies (1826-1828), King Miguel I (1828-1834)
When João IV was acclaimed king, the white flag with the national shield surmounted by the closed, visible five-arched royal crown was the symbol of the Restoration. Although no significant changes were made to the flag during this period, in the reign of King João V the shield was altered to reflect a fantasy of the taste of the day, with the lower rim ending in a counter-curved point, and a red or purple beret was added to the crown.

King João VI (1816-1826)
During the reign of King João VI a golden armillary sphere on a blue field, which symbolized the Kingdom of Brazil, was placed behind the shield and surmounted by a closed royal crown. After the king's death, the armillary sphere was removed from the coat of arms and the royal symbol returned to its previous form, some of the versions of which employed an elliptical shield with the vertical as the longer axis.

http://www.portugal.gov.pt/ImageGen.ashx?image=/media/367712/bandeiras_03english.png&class=themeImage

Queen Maria II (1834-1853),
Regency (1853-1855), King Pedro V (1855-1861), King Luís (1861-1889), King Carlos (1889-1908), King Manuel II (1908-1910)
The decree appointing Dona Maria II Regent, which was issued on 18 October 1830, ordered that the National Flag be divided vertically into blue and white, with the blue on the hoist side and the Royal Coat of Arms in the center, half resting on each of the colours.

The Republican Regime (since 1910)
Following the creation of the republican regime, the National Flag became vertically divided into two fundamental colours - dark green and scarlet, with the green on the hoist side. The colour boundary is superimposed by the shield bearing the national coat of arms, rimmed in white and resting on the Manueline armillary sphere in yellow and highlighted in black.

http://www.portugal.gov.pt/ImageGen.ashx?image=/media/367131/bandeiras_04english.png&class=themeImage

HispaniaSagrada
05-19-2013, 03:19 AM
Por acaso acho que gosto mais das bandeiras antigas.

Diërker
05-19-2013, 03:25 AM
Por Cassa Es Habla Espanol?

Lusos
05-19-2013, 09:18 AM
Por Cassa Es Habla Espanol?

ForumRegionalThe Apricity Regional Portugal

Damião de Góis
05-19-2013, 11:46 AM
Any of these now would be fine by me:

http://www.portugal.gov.pt/ImageGen.ashx?image=/media/334804/bandeiras_02.png&class=themeImage

They represent our golden age.

Catrau
05-21-2013, 09:52 PM
http://www.portugal.gov.pt/ImageGen.ashx?image=/media/367131/bandeiras_04english.png&class=themeImage

Bom trabalho. Por acaso há uma teoria nova relaativamente ao aparecimento das quinas que parece ter sido um acaso da fadiga de materiais.... acredito mais nisso do que nos dinheiros e nas chagas de cristo...

Cá pra mim corria com a esfera armilar e metia um trisquel.... sacrilégio pagão!!!

https://www.puntmagicbarcelona.com/sites/default/files/Druprossana_master/trisquel.jpg

Não verdade e como sabem, eu bania essas cores maçónicas e paneleiras do verde e do vermelho juntas daquela maneira.

Gaijin
05-22-2013, 12:12 PM
Bom trabalho. Por acaso há uma teoria nova relaativamente ao aparecimento das quinas que parece ter sido um acaso da fadiga de materiais.... acredito mais nisso do que nos dinheiros e nas chagas de cristo...

Cá pra mim corria com a esfera armilar e metia um trisquel.... sacrilégio pagão!!!

https://www.puntmagicbarcelona.com/sites/default/files/Druprossana_master/trisquel.jpg

Bandeira da comunidade regional Lusitana. :thumb001:
Não sei porque é que adoptaram o vermelho e o verde, também.
http://aceltrebopala.no.sapo.pt/Scan0161.JPG

Não sei se estas aqui abaixo são oficiais.
http://tantramuna.home.sapo.pt/Scan0002plasticregi.jpg
http://aceltrebopala.no.sapo.pt/Scan0001plasticprov.jpg

Damião de Góis
05-22-2013, 09:03 PM
Não creio que esse triskel seja um símbolo nacional, da nação que começou em 1143. Além de que, se é por ser lusitano, os lusitanos estavam reduzidos às beiras.

Catrau
05-22-2013, 09:50 PM
Opiniões respeitáveis… mas

Esse símbolo aparece um pouco por todo o lado e nem sequer é nas Beiras que é mais frequente mas sim no norte. Mais uma vez, o peso populacional não é directamente proporcional à superfície ocupada. A metade norte sem Lisboa vale uns 7/10 do total. A tradição do norte vale mais que a do resto. Mesmo gostando de todas tenho que reconhecer isto.

Pessoalmente nunca gostei de fronteiras políticas, na verdade as culturais são muito mais importantes, sérias e verdadeiras. Só sou Português porque vivo numa terra que hoje se chama Portugal mas já foi outras coisas e isso é que nos enriquece. O que somos hoje é o corolário de tudo o que fomos no passado e o trisquel é um símbolo supremo desse passado, tão importante como a cruz cristã hoje em dia. Há dezenas de bandeiras com cruzes e outros símbolos milenares. Para meia Europa o trisquel é um dos símbolos mais importantes e revelador das origens do povo do Arco do Atlântico e nós somos herdeiros directos de quem usou este símbolo durante muitos séculos.

Não vejo razão para ser um símbolo desconsiderado, mais uma vez culpo “Lisboa” por isso, como lá não há trisquel… é para esquecer. Aposto que 90% dos Portugueses nem sabe o que isso é. Nunca veio num livro de história do 5ºano e só aparece publicado em livros isotéricos ou para “cromos” quando, na realidade, deveria ser ensinado aos miúdos desde a escola primária. É o que temos, se formos à Galiza ou às Asturias, essas terras de onde viemos, vendem-se a cada esquina, andam colados nos carros e aparecem em bandeirinhas nas praças. Parece-me que nós não nascemos simplórios, antes querem que sejamos simplórios e normalizados à força de ditames de gente que “não sabe nem sonha” e que normalmente ocupa as esferas de decisão… perdoai-lhes Senhor! E depois admiram-se que, no norte, lhes chamem mouros… dantes não gostava nada disso. Hoje continuo a não gostar que um Político rabeta de Vila Nova de Gaia, que ocupa um assento no senado da nação, festeje a vitória do Porto no campeonato chamando magrebinos aos Lisboetas (em que não me incluo) e aos Benfiquistas (em que me incluo), enfim um palhaço… mas, por outro lado, não desgosto, quando, à guisa de brincadeira, se chamam mouros àqueles que persistem em nos uniformizar. Trata-se de um salutar e necessário contraditório muito à imagem da também salutar boa disposição e fanfarronice nortenha. Eu que sou um Beirão, gosto disso, acho piada. Somos um país culturalmente diverso e isso É MUITO BOM, ao contrário do que uns bananas pensam e persistem.

Lembrança..
Ler mais
http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/celtas4-1.jpg

Saber mais:
http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/Estela_Lusitana.jpg

Descontracção e espírito aberto à verdade, são precisos:
http://i1074.photobucket.com/albums/w420/1Catrau/trisquel_zpsf2b10bb8.jpg

Lindo meus irmãos...

Damião de Góis
05-22-2013, 09:58 PM
Aposto que 90% dos Portugueses nem sabe o que isso é. Nunca veio num livro de história do 5ºano e só aparece publicado em livros isotéricos ou para “cromos” quando, na realidade, deveria ser ensinado aos miúdos desde a escola primária.

Sim, eu acho que o vi pela primeira vez num destes forums.


E depois admiram-se que, no norte, lhes chamem mouros… dantes não gostava nada disso. Hoje continuo a não gostar que um Político rabeta de Vila Nova de Gaia, que ocupa um assento no senado da nação, festeje a vitória no campeonato do Porto chamando magrebinos aos Lisboetas (em que não me incluo) e aos Benfiquistas (em que me incluo), enfim um palhaço… mas, por outro lado, não desgosto, quando, à guisa de brincadeira, se chamam mouros àqueles que persistem nos uniformizar.

lol, o problema é que ele não deve ter espelhos em casa. Cara de magrebino tem ele, e dos escurinhos... penso que faria sucesso a vender flores em Lisboa.

Lusos
05-22-2013, 10:01 PM
Engraçado que todos os "Celtas" do Norte que eu vejo são bem mais escuros que eu.O Mouro de Lisboa.

Damião de Góis
05-22-2013, 10:03 PM
Engraçado que todos os "Celtas" do Norte que eu vejo são bem mais escuros que eu.O Mouro de Lisboa.

Sim, é uma raça curiosa...

Catrau
05-22-2013, 10:16 PM
Celta não tem a ver com raça mas antes com cultura.

Provavelmente vieste de Trás-os-Montes...;) ou melhor ainda, das Beiras, aqui não há vestígios de mouros nem subsarianos :D

Coimbra é um bom exemplo.

Viva as Beiras caraças!!! o último requício daquilo que fomos :thumb001:

Gaijin
05-22-2013, 10:28 PM
Hehe, os mour(o/as) fazem parte da Mitologia Galaica e Cultura Castra.
Talves devessemos ver esse delito de forma positiva.

Abaixo uma pequena introdução. Documentário em Espanhol

http://www.youtube.com/watch?v=ee_iLexM55E

Catrau
05-22-2013, 10:36 PM
Não posso ver isto agora, é muito longo. Vejo depois.

Sabes que o aparecimento desses nomes todos que incluem a palavra mouro, moura, mouros vem precisamente substituir palavras e nomes "fantásticos" da mitologia original... os gajos deviam ser maus como as cobras de forma que o medo e o terror por um lado e as mouras boas por outro, formaram um imaginário fantástico.
Que lógica tem tanto nome de mouros no Minho e quase nenhum (que eu me lembre nenhum) no Algarve??

Lusos
05-22-2013, 10:42 PM
Celta não tem a ver com raça mas antes com cultura.

Provavelmente vieste de Trás-os-Montes...;) ou melhor ainda, das Beiras, aqui não há vestígios de mouros nem subsarianos :D

Coimbra é um bom exemplo.

Viva as Beiras caraças!!! o último requício daquilo que fomos :thumb001:


Tens razão.Mas tem que vender essa Sardinha no Norte.E que eles não sabem isso.Dai eles nos chamarem de Mouros.

Lusos
05-22-2013, 10:43 PM
Hehe, os mour(o/as) fazem parte da Mitologia Galaica e Cultura Castra.
Talves devessemos ver esse delito de forma positiva.

Abaixo uma pequena introdução. Documentário em Espanhol

http://www.youtube.com/watch?v=ee_iLexM55E

O ser Humano e exímio em tornar algo positivo em negativo.

Vasconcelos
05-22-2013, 10:55 PM
Tens razão.Mas tem que vender essa Sardinha no Norte.E que eles não sabem isso.Dai eles nos chamarem de Mouros.

Isso tem a ver com o centralismo Lisboeta, que desperta alguma frustração/raiva no Porto. Hás-de reparar que são mais os Portuenses que usam esse termo, não Minhotos, Transmontanos ou Beirões.

Lusos
05-22-2013, 11:04 PM
A parvoíce e que se viram para o Cidadão comum.Quando isso não tem nada a ver connosco.Isso são politicas.

Vasconcelos
05-23-2013, 01:42 AM
A parvoíce e que se viram para o Cidadão comum.Quando isso não tem nada a ver connosco.Isso são politicas.

Verdade, mas acho que se nota um "egocentrismo Lisboeta" em muitas pessoas aqui em Lisboa, eu pelo menos acho isso relativamente comum.

Isso faz-me lembrar um grande amigo meu, "Lisbocêntrico" nascido em Lisboa mas cuja família toda é de uma pequena aldeia nos arredores do Fundão (terra gira, e come-se uns maranhos fantásticos) que ironicamente o centralismo do país está lentamente a matar. Ele nunca foi muito à bola com o pessoal do "Norte" - uma generalização da cidade do Porto - mas quando a rivalidade SLB/FCP começou a crescer ele tornou-se algo insuportável quando se fala no assunto lol

Catrau
05-23-2013, 12:54 PM
Verdade, mas acho que se nota um "egocentrismo Lisboeta" em muitas pessoas aqui em Lisboa, eu pelo menos acho isso relativamente comum.



"Lisboa é Portugal e o resto é paisagem"
LOLOLOL

Grande engano, acho que é precisamente o contrário.

Lusos
05-23-2013, 05:43 PM
Lisboa" e" a Londres,Paris de Portugal.Portanto e o centro de negocio,como acontece em todos os Países e normal que seja centralizado.
Parece-me por vezes mais "Dor de cotovelo" que outra coisa.(Que ate se torna ridículo.)
Caiem no ridículo sejam alfacinhas ou tripeiro,quando se põe nessas disputas,nem se enxergam o quanto "Atrasados"no tempo se parecem.
Quando vejo debates do tipo,por vezes dou razao aos aos "Branca de neve".(Se e que me entendem.)

HispaniaSagrada
05-23-2013, 05:48 PM
E depois admiram-se que, no norte, lhes chamem mouros… dantes não gostava nada disso.

Se alguem e mouro sao os do norte e pessoalmente nao me importa nada que me chamem mouro porque eu sei o que isso e e originalmente nao tinha nada a ver com os muculmanos.

Vasconcelos
05-23-2013, 06:06 PM
Lisboa" e" a Londres,Paris de Portugal.Portanto e o centro de negocio,como acontece em todos os Países e normal que seja centralizado.

A maior parte dos países mais desenvolvidos, por exemplo os Nórdicos, são muito pouco centralizados. Tens n exemplos de países onde a capital nem é a principal/maior cidade do país. Não precisas de ir muito longe, a Galiza é um deles.



Se alguem e mouro sao os do norte

Não percebi essa.

Lusos
05-23-2013, 07:17 PM
A maior parte dos países mais desenvolvidos, por exemplo os Nórdicos, são muito pouco centralizados. Tens n exemplos de países onde a capital nem é a principal/maior cidade do país. Não precisas de ir muito longe, a Galiza é um deles.







Não percebi essa.


Deve-se tar a referir a Genética de há 20-30.000 atrás.
Não há em Portugal Mouros em nenhum lado.
Muçulmanos existem a granel por toda a Europa.Mas nem por isso aqui.
Aqui há" Berids,Med,Atlan."De uma ponta a outra.
E "todos" nos sabemos o que e o "Berid".

HispaniaSagrada
05-23-2013, 11:29 PM
Deve-se tar a referir a Genética de há 20-30.000 atrás.

Qualquer coisa assim ou assado, evidentemente.

Damião de Góis
05-23-2013, 11:31 PM
"Lisboa é Portugal e o resto é paisagem"
LOLOLOL

Grande engano, acho que é precisamente o contrário.

Se de repente Portugal ficasse sem Lisboa perdia-se muita coisa...

Vasconcelos
05-24-2013, 12:04 AM
Deve-se tar a referir a Genética de há 20-30.000 atrás.
Não há em Portugal Mouros em nenhum lado.
Muçulmanos existem a granel por toda a Europa.Mas nem por isso aqui.
Aqui há" Berids,Med,Atlan."De uma ponta a outra.
E "todos" nos sabemos o que e o "Berid".

Pois és capaz de ter razão, não deixa de ser um mau argumento especialmente tendo em conta que a esmagadora maioria dos "mouros" eram autóctones. A conversa dos "mouros" por parte dos Portuenses é apenas um insulto barato visto que aquando da independência do país o Sul estava sob controlo Muçulmano.

Tirando um ou outro macaco, como o líder parlamentar do PSD, não vês Nortenhos a chamar Magrebinos aos Lisboetas ou adeptos do Benfica.

istripador
05-24-2013, 12:15 AM
qual o significado das cores da bandeira de Portugal? a alguma rivalidade entre entre o norte o centro e o sul de Portugal?

Vasconcelos
05-24-2013, 12:26 AM
qual o significado das cores da bandeira de Portugal?
Na realidade não existem, foram apenas usadas por serem as cores da Carbonária, e seguidamente do Partido Republicano. Quando chegaram ao poder apenas limitaram-se a substituir as cores históricas do país pelas suas. É algo típico de ditaduras, e pessoalmente acho vergonhoso que a maior parte dos portugueses ache realmente estas cores as representativas do país.

Historicamente nem o vermelho nem o verde foram cores do país até 1910 (ou 1911, que foi a data da implementação oficial da bandeira). Se quiseres saber a desculpa que costumam enfiar-nos pela garganta abaixo é: vermelho - sangue derramado, verde - esperança.




há alguma rivalidade entre entre o norte o centro e o sul de Portugal?
O Centro do país é algo difícil de definir, geralmente o país divide-se em Norte e Sul (a fronteira é altamente discutível e sinceramente algo irrelevante). A rivalidade existe, mas honestamente acho que é apenas uma extrapolação da rivalidade entre Lisboa e Porto.

Catrau
05-24-2013, 12:41 AM
Se de repente Portugal ficasse sem Lisboa perdia-se muita coisa...

Se tal acontecesse com Tomar, Guimarães ou Leiria também se perdia muita coisa.
Acho essa expressão muito sobranceira. De facto acho-a tão depreciativa como chamar aos Lisboetas mouros.

Nestas guerras de alecrim e manjerona qundo me refiro a Lisboa, obviamente que é entre aspas, nada me move contra as pessoas, refiro-me sempre ao poder central, demasiado centralizado e asfixiante para o resto do país. Não se ganha nada com isso, só se perde.

Catrau
05-24-2013, 12:50 AM
qual o significado das cores da bandeira de Portugal?

Essas cores apareceram com o advento do espírito republicano. Os republicanos Portugueses e Espanhóis eram muito chegados e também muito Iberistas. Advogavam a união de Portugal e de Espanha sob uma grande república Ibérica. Isto insere-se também na corrente desse tempo que defendia que os países se deviam unir para terem maior massa crítica e poder negocial, é desta altura o conceito de Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). O verde e o vermelho vem desse espírito Iberista e representa Portugal (verde) e Espanha (vermelho) unidos na tal Ibéria republicana, estas cores foram usadas pela primeira vez no Grémio Republicano de Badajoz. É preciso dizer e repetir até à exaustão que os republicanos tinham 7% dos votos quando tomaram o poder à força e mudaram as cores da bandeira -puta que os pariu-

istripador
05-24-2013, 01:28 AM
qual o nível de influencia galega na população portuguesa? principalmente no norte? ouvi dizer que durante seculos galegos imigraram para Portugal? eu não sei se vocês portugueses sabem mas a esmagadora 80% a 90% maioria dos portugueses que vieram para o brasil durante o período colonial eram do extremo norte do país, pessoas do norte e nordeste principalmente usam esse nome para se referir a pessoas de cabelos castanho claro e loiro com olhos claros.

Vasconcelos
05-24-2013, 02:23 AM
É difícil dizer, muitos dos nomes de família usados pelos Galegos também existem em Portugal, por exemplo Fonseca ou Garcia. Os países sempre foram muito próximos, e algumas movimentações existiram (principalmente para o Minho e Douro se não estou em erro), mas tendo em conta que as populações de ambos os lados da raia virtualmente são iguais isso em termos genéticos pouco ou nada importa.

O facto de os Galegos e Portugueses do Norte serem mais "loiros" é extremamente exagerado em sites parvos como este, eu não noto praticamente nenhuma diferença quando vou lá acima, só no último ano fui lá umas 4 ou 5 vezes.

istripador
05-24-2013, 02:34 AM
É difícil dizer, muitos dos nomes de família usados pelos Galegos também existem em Portugal, por exemplo Fonseca ou Garcia. Os países sempre foram muito próximos, e algumas movimentações existiram (principalmente para o Minho e Douro se não estou em erro), mas tendo em conta que as populações de ambos os lados da raia virtualmente são iguais isso em termos genéticos pouco ou nada importa.

O facto de os Galegos e Portugueses do Norte serem mais "loiros" é extremamente exagerado em sites parvos como este, eu não noto praticamente nenhuma diferença quando vou lá acima, só no último ano fui lá umas 4 ou 5 vezes.

cara dizem que toda lenda tem um fundo de verdade, eu acho que é bem provável que os galegos comparados ao resto da península tenha mais pessoas loiras e de olhos claros, dizem que lá você acha também os tipos com peles mais leves da península que olham mais central Europa, pelo que eu vejo não é somente no brasil que essa lenda se espalhou, tente dar um volta pelo interior e costa, isso também é um dos motivos que o brasil tem menos da metade dos sobrenomes encontrados em Portugal.

Vasconcelos
05-24-2013, 02:55 AM
cara dizem que toda lenda tem um fundo de verdade, eu acho que é bem provável que os galegos comparados ao resto da península tenha mais pessoas loiras e de olhos claros, dizem que lá você acha também os tipos com peles mais leves da península que olham mais central Europa, pelo que eu vejo não é somente no brasil que essa lenda se espalhou, tente dar um volta pelo interior e costa, isso também é um dos motivos que o brasil tem menos da metade dos sobrenomes encontrados em Portugal.

Diz-se muita merda em sites deste género, especialmente pessoas que nunca puseram os pés dos locais que falam.

Guapo
05-24-2013, 02:57 AM
Diz-se muita merda em sites deste género, especialmente pessoas que nunca puseram os pés dos locais que falam.

Isso é muito verdadeiro o meu irmão.

istripador
05-24-2013, 03:13 AM
Diz-se muita merda em sites deste gênero, especialmente pessoas que nunca puseram os pés dos locais que falam.

então de onde você acha que esse esteriótipo se originou? aonde em Portugal você acha que existe mais olhos claros falando de uma região especifica?

Vasconcelos
05-24-2013, 03:58 AM
então de onde você acha que esse esteriótipo se originou? aonde em Portugal você acha que existe mais olhos claros falando de uma região especifica?

Sei lá, o país é muito homogéneo e qualquer diferença que possa existir é pequena e marginal.

Catrau
05-24-2013, 02:44 PM
qual o nível de influencia galega na população portuguesa? principalmente no norte? ouvi dizer que durante seculos galegos imigraram para Portugal? .

Eu não poria as coisas dessa maneira. Antes de Portugal ser Portugal já o repovoamento se fazia com gente do norte. O repovoamento daquilo que hoje é Portugal iniciou-se pelo Norte (acima do Douro), como é óbvio, mas ele foi quase simultâneo na metade norte acima do Tejo. Essas terras a norte do Tejo foram subtraídas aos mouros muito cedo, sobretudo as do interior. Elas foram despovoadas com a invasão militar vinda do Norte de África e demoraram cerca de 200 anos até serem novamente ocupadas com gente do Norte. Essa gente veio das Astúrias, de Leão e da Galiza e também do norte de Portugal, só que nessa altura não havia Portugal como país. Havia o condado de Portuscale no norte e o condado de Coimbra no centro. O condado de Coimbra foi instituído no final do sec. IX. Coimbra foi conquistada em 871 segundo a maioria das fontes mas também já li 878. O rei das Astúrias não pôde efectivar totalmente esse domínio porque as terras deste condado, no seu limite sul estão a cerca de 500 km da capital desse reino em Gijón. Os caciques que ficaram a dominar o condado de Coimbra não prestavam uma vassalagem total a Afonso Magno das Astúrias, eles permaneceram com contactos comerciais importantes com os Mouros do sul como já acontecia desde que eles haviam chegado aqui. Essa sempre foi uma característica importante dos moçárabes: aproveitar o melhor dos dois mundos - cristão e islâmico.

Temos muita tendência para pensar em Portugal e nos Portugueses apenas após a formação do reino mas por aqui andamos há 40000 anos e de facto, pensando em termos mais recentes, reocupamos a as nossas terras bem antes de sermos Portugueses, nessa altura seríamos todos Asturianos e Leoneses. Ou seja, descemos do norte e voltámos a casa. Isto é uma verdade compreensível até para um leigo e nem sequer é preciso grandes estudos. Para quem quiser e conhecer o terreno, é apenas senso comum. Estas terras estavam perfeitamente consolidadas do lado cristão, tanto assim é que quando o nosso 1º rei tomou o poder do condado de Portuscale, imediatamente (no ano seguinte) transferiu a capital de Guimarães no Minho para Coimbra na Beira, sem que haja notícias de quaisquer combates, batalhas ou escaramuças. Nos primeiros anos foram gastos recursos na consolidação da fronteira do Tejo em Montalvão, Amieira, Belver, Abrantes, Tomar e Almourol. Só depois se iniciou a 2ª fase com a conquista de Santarém e de Lisboa (os bastiões mouros mais a norte) e depois numa 3ª fase a conquista do Alentejo. Isto só era economicamente viável com as terras conquistadas em plena contribuição económica: agricultura, pesca ribeirinha, minas e pedreiras a produzir valor acrescentado para financiar a marcha para sul e o esforço de construção de fortalezas de fronteira.

Na verdade, o Vasconcelos não se lembrou que um dos grandes grupos de apelidos Portugueses (juntamente com os patronímicos e com os toponímicos), os mais antigos, são originários do Norte, de uma Grande Galiza, chamemos-lhe assim, que incluiria as terras a norte do Douro incluindo a Galiza actual. Esses são os nomes com a terminação "eira" e "eiro" que estão estudados pelo menos até à alta idade média (sec. VI) a maior parte deles são de árvores como por exemplo: Pereira, Nogueira, (A)Moreira, Oliveira, Silveira, Pinheiro, Macieira, Figueira, Teixeira, e também Carvalho, Sobreiro, Macedo, Azevedo, Silva. Já Sequeira, Ferreira, Pedreira, Barreira, Dantas, Castro, Ribeiro, Vale etc. são Toponímicos. A esmagadora maioria destes nomes persiste na Galiza e portanto, para além da língua e da cultura, aí está outra grande conexão, a herança genética… mesmo sem fazer testes genéticos.

Na toponímia existem também no centro de Portugal, muitos mas muitos mesmo muitos, nomes de aldeias com a palavra Galego/Galega/Galegos/Galegas. Algumas delas, quando ganharam alguma dimensão, apressaram-se a trocar esses nomes. O caso mais conhecido é o do Montijo às portas de Lisboa que se chamava Aldeia Galega do Ribatejo. Isto denota uma triste rejeição das raízes só aceitável num contexto de negação do passado como se fosse proibido e inaceitável ter como origem aquilo que hoje é outro país, mas na altura, provavelmente ainda não seria.

Respondendo de forma directa à tua pergunta, a verdade histórica e não a que querem contar os dois países, levam-me a dizer que Portugueses e Galegos são o mesmo povo e que não faz sentido falar em influência Galega em Portugal, ela é o treshold (o valor de referência em si mesmo). Não faz sentido sequer referi-la. Agora, esta é uma verdade inconveniente, um Português dizer que já fomos Leoneses ou sequer que as suas raízes nacionais estão noutro país (mesmo sabendo que primeiro nós fugimos para lá) é, para algumas pessoas, uma espécie de heresia, é assim ao ponto de, excepto os círculos académicos, muito poucas pessoas pensarem desta maneira, sobretudo o poder central. Nada disto se ensina na escola. Parece-me também que algumas pessoas persistem numa negação que é compreensivelmente seguidista só por termos sido ensinados de maneira diferente. Sendo assim, essa fase da nossa história torna-se inconveniente e… execrável. Não me preocupa nada, o tempo, a formação e o gosto pelas raizes que passo a passo vamos desenvolvendo, vai-se encarregar de repor a verdade.

Existiu também uma forte migração Galega para Portugal no século XIX, altura em que se deu um grande impulso económico em Portugal (também naquela altura à custa de muito endividamento) que atraiu Galegos a Lisboa. Eles começaram a vender água, carvão, peixe e fruta na rua e terminaram com tabernas, e restaurantes. Hoje há muitas figuras públicas Portuguesas descendentes desses emigrantes galegos desse tempo. Não tem nada a ver com o nosso substracto étnico mas, por outro lado, eles são indiferenciáveis cultural e geneticamente. Somos verdadeiros irmãos. Quem não gosta dessa ideia pode pô-la de lado mas mais tarde ou mais cedo "o azeite vem sempre à tona".

Lusos
05-24-2013, 06:05 PM
Parece-me a mim que o Brazuca esta equivocado em relação a Portugal.

Não Zuca. Português não e Espanhol nem Galego.

Tens que entender que a Península Ibérica tem sido a nossa Casa por Milhares de Séculos.(As diferenças são pouquíssimas ).

Mais Loiros no Norte??
Como??Se o Português tem andado de baixo para cima a Séculos.
E nos Português não temos nenhum Interesse em ser Loiros ou ter uma pele pálida que parece Doença.
Aqui acima de tudo temos orgulho nas nossas raízes. Mediterrâneo, Nórdico, Atlântico, ou o que quer que seja.
Aqui preocupamos-nos mais com outras cousas,tal como Sociedade,Moral e etc.

Portugal e Pátria Mãe.

Damião de Góis
05-24-2013, 07:57 PM
Se tal acontecesse com Tomar, Guimarães ou Leiria também se perdia muita coisa.
Acho essa expressão muito sobranceira. De facto acho-a tão depreciativa como chamar aos Lisboetas mouros.


Eu nem sou lisboeta, apenas faço a minha vida lá. O que eu disse não tem nada de sobranceiro, é um facto tendo em conta a riqueza da cidade. Riqueza em vários aspectos.

HispaniaSagrada
05-25-2013, 07:41 PM
qual o significado das cores da bandeira de Portugal?

Se me lembro bem o vermelho e suposto simbolizar o sangue e o verde a terra, mas nao tenho a certeza.


a alguma rivalidade entre entre o norte o centro e o sul de Portugal?

o_O ???

Nao.

HispaniaSagrada
05-25-2013, 07:54 PM
qual o nível de influencia galega na população portuguesa?

Nao existe influencia nenhuma. As duas veem da mesma fonte, isso sim.

Antigamente O norte de Portugal e a Galiza (como tambem parte das Asturias e Leon etc) era a Gallaecia e naturalmente compartem bastante especialmente a fala galega e rural nortenha portuguesa e quase igual. Desde que existe fronteira politica nao ha influencia nenhuma. Separaram-se. Agora a galiza e as restantes partes da antiga gallaecia pertencem ao estado politico Castelao e Portugal e Portugal.


eu não sei se vocês portugueses sabem mas a esmagadora 80% a 90% maioria dos portugueses que vieram para o brasil durante o período colonial eram do extremo norte do país,

Mas tambem foram muitos espanhois e muitos desses eram galegos que foram pras cidades brasileiras e eram frequentemente confundidos com portugueses.


pessoas do norte e nordeste principalmente usam esse nome para se referir a pessoas de cabelos castanho claro e loiro com olhos claros.

Sei la. Acho que nao ha diferencas muito notaveis em geral um Portuguese de gema do norte, centro ou do sul.

HispaniaSagrada
05-25-2013, 08:09 PM
cara dizem que toda lenda tem um fundo de verdade,

Pois eu tambem ja ouvi dizer isso, quer dizer que e sempre verdade?


eu acho que é bem provável que os galegos comparados ao resto da península tenha mais pessoas loiras e de olhos claros, dizem que lá você

Nunca conhecestes muito andaluzes atao.


acha também os tipos com peles mais leves da península que olham mais central Europa,

Achas mas parece que nao sabes nem baseias as opinioes em algo substantivo.


pelo que eu vejo não é somente no brasil que essa lenda se espalhou, tente dar um volta pelo interior e costa, isso também é um dos motivos que o brasil tem menos da metade dos sobrenomes encontrados em Portugal.

E gente do campo tambem costuma ser mais morena e como ja te disse os galegos foram principalmente pras areas urbanas. Acho que e uma boa hipotese tambem estou com gana de achar agora.

Damião de Góis
05-25-2013, 08:25 PM
"Peles leves"? Isso é o quê, uma mistura entre brazuca e google translate?

HispaniaSagrada
05-25-2013, 08:48 PM
"Peles leves"? Isso é o quê, uma mistura entre brazuca e google translate?

"Light" quer dizer luz, leve e claro. Acho que tens razao.

A nao ser que ele queira dizer que nao somos la muito peludos xD Eu pelo menos quando levo um corte de pelo a cabeca fica me muito mais levezinha ate durmo melhor mas se for no inverno ai ja me vejo fodido. Quando esta frio e melhor ser lanudo.

Damião de Góis
05-25-2013, 08:51 PM
Quem tem a pele mais leve no nosso país? Essa é a questão...

http://pt.dreamstime.com/magro-e-gordo-thumb6236049.jpg

Já para não falar no pessoal que "olha" mais centro europa.

HispaniaSagrada
05-25-2013, 09:06 PM
Quem tem a pele mais leve no nosso país? Essa é a questão...

As gajas - melhor pra nos e pior pra elas!

Catrau
05-26-2013, 01:14 AM
Eu nem sou lisboeta, apenas faço a minha vida lá. O que eu disse não tem nada de sobranceiro, é um facto tendo em conta a riqueza da cidade. Riqueza em vários aspectos.

Percebeste mal, não me estava a referir ao que disseste mas antes à expressão: "Lisboa é Portugal e o resto é Paisagem"

Lusos
05-26-2013, 12:50 PM
""Lisboa é Portugal e o resto é Paisagem"

Que parvoice.Eu tambem acho.

Mas os Londrinos dizem algo parecido em relacao a Londres.