Page 94 of 98 FirstFirst ... 4484909192939495969798 LastLast
Results 931 to 940 of 977

Thread: Quais imigrantes e ascendência é mais superestimada pelos brasileiros de forma geral?

  1. #931
    Veteran Member Latinus's Avatar
    Join Date
    Dec 2017
    Last Online
    03-21-2023 @ 02:22 PM
    Location
    Rio de Janeiro, Brazil
    Meta-Ethnicity
    Latin
    Ethnicity
    Brazilian
    Ancestry
    Latin.
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Taxonomy
    Alpinized Gracile-Med
    Politics
    I don't give a fuck about it.
    Hero
    Nobody
    Religion
    Atheist
    Age
    26
    Gender
    Posts
    16,091
    Thumbs Up
    Received: 9,836
    Given: 5,025

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tenma de Pegasus View Post
    Interessante, posso confirmar que no Nordeste não temos esses sobrenomes coloniais entre nós, tem outros específicos.
    Cite-os, por favor. Não sabia que existiam sobrenomes ibéricos coloniais mais comuns em certas regiões que outras.

  2. #932
    Banned
    Join Date
    Feb 2019
    Last Online
    10-01-2022 @ 12:19 PM
    Location
    Gomeslandia
    Meta-Ethnicity
    Romance - Native Brazilian - Celtic - North African - Mediterranean - African
    Ethnicity
    Coruscantian
    Country
    Brazil
    Hero
    Dom Pedro II
    Gender
    Posts
    5,935
    Thumbs Up
    Received: 2,702
    Given: 85

    2 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Latinus View Post
    Cite-os, por favor. Não sabia que existiam sobrenomes ibéricos coloniais mais comuns em certas regiões que outras.
    Pelo o que consigo lembrar agora, talvez não específicos, porém mais comuns no Ceará e Nordeste setentrional do que no resto do Brasil: Façanha (super específico), Mororó (super específico), Pontes, Gondim, Roncy (super específico), Holanda (menos específico, mas pico de incidência no Ceará), Fonteles, Montalverne (específico), Ximenes, Aguiar, Studart, Leitão, Freitas,
    Nobrega, Frota, Vasconcelos, Linhares, Landim, Gurgel, Dantas, Fontenele, Harrop, Nogueira (não específico, mas pico de incidência no Ceará), Pacohyba, Marques (pico no Ceará), Pinheiro, Portela, Saraiva, Lopes, Queirós, Brasileiro (but its probably a name of 1822), Nobre e Castelo talvez alguns dos mais interessantes porque dá pra ver no forebears nitidamente os sobrenomes Castelo, Holanda e Fonteles saindo do pico no Ceará e avançando pro Oeste na colonização da Amazônia.
    Last edited by Tenma de Pegasus; 09-19-2022 at 10:38 AM.

  3. #933
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    3 Not allowed!

    Default

    Mais Superestimada:
    Alemã - Há cerca de 3,6M de descendentes de Alemães no Brasil porém a maioria só possui um bisavó ou coisa do tipo que veio da Alemanha, mas talvez para se sentir diferente se declaram assim, a elite brasileira também é dominada por Teuto-Brasileiros então isso dá a impressão de que eles são numerosos já que são uns dos que mais aparecem nas Tv's da nossa Ilha de Vera cruz.
    Holandesa (Colonial) - Ok Ok Ok obviamente ouve uma imigração de holandeses p'ra cá na invasão do Nordeste, mas sejamos sinceros, pouquíssimos guardam algum resquício significativo disso, eu conheci uma vez um rapaz Pernambucano que dizia ser descendente de holandeses pois sua avó era loira e de olhos verdes . . . mesmo que que o sobrenome deles fossem Barreto, Souza, Pinto e etc. .
    Subestimadas:
    Espanhola- Essa é um clássico, vieram uma porrada de espanhóis p'ra essas bandas, porém vagamente você verá alguma influência deles em vossa cultura atual, a ponto de serem esquecidos pela mídia, eu mesmo fiquei pasmo quando descobri que a Ivete era 1/2 Galega, talvez pois a cultura e língua deles eram bem parecidas com a nossa (Ao menos nos tempos mais antigos) e assim eles se esconderam bem da mídia que estava mais interessada em italianos e alemães, eu mesmo, um mulato comum baiano, acabei descobrindo uma origem espanhola na nossa família que vieram de fidalgos de Zaragoza hehe
    OBS: vejo que alguns falam sobre a subestimação com a imigração portuguesa também, porém acredito que a mesma seja bem representada no Brasil, a elite brasileira é também de luso-brasileiros recentes, muitos netos ou até filhos dos Lusitanos, e sejamos francos, acho que todo brasileiro sabe de sua origem no Minho ou Lisboa, até mesmo o mais esquerdista anti-portugal deve saber disso, falamos português, herdamos nossos traços deles, possuímos até hoje haplogrupos que remetem à invasão celta na península ibérica (R1b e R1a), e a cereja do bolo é que um brasileiro médio é quase 65% Português pós-reconquista (Que inclui a DNA majoritário nativo português como o Galaico e Lusitano, mas inclui o Mouro e judeu que há principalmente no Nordeste).
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  4. #934
    Veteran Member
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    capocannoniere's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    @
    Meta-Ethnicity
    North Occipitalian
    Ethnicity
    polenta
    Ancestry
    Triveneto and Lombardia
    Country
    Argentina
    Region
    Santa Catarina
    Hero
    JamesBond007, Roberto Baggio
    Gender
    Posts
    2,080
    Thumbs Up
    Received: 2,002
    Given: 1,852

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tutankhamun View Post
    Deixa eu explicar melhor. Quando eu falo ''artificial'' é porque a Oktoberfest é uma festa tradicional da região da Baviera na Alemanha. E o Brasil praticamente não recebeu imigrantes bávaros, tanto que os teuto-brasileiros de Blumenau possuem origem principalmente no que hoje é o estado de Turíngia na Alemanha. E por último mas não menos importante, a Oktoberfest de Blumenau por exemplo, foi criada nos anos 1980 com o único intuito de atrair turistas.

    Eu falo no sentido de povoamento, em povoamento (antes das imigrações europeias pós independência) o RS foi povoado por famílias paulistas, açorianos e claro africanos escravizados. Apenas a região oeste do estado (missões) era espanhol, mas quase não era povoado, em 1801 com o tratado de badajoz essa região se tornou portuguesa. E foi completamente repovoada por casais açorianos e mais famílias de cidades luso-brasileiras como Viamão, Rio Grande, Gravataí etc.

    Pergunte pra qualquer genealogista sério do RS, não pra larp de internet, que ele vai dizer a mesma coisa sobre o povoamento do RS. Aqui temos uma membra gaúcha que é pouco ativa, ela tem origem colonial e italiana, uma vez ela falou sobre a sua genealogia, ela podia traçar seus ancestrais coloniais até João Ramalho, uma figura bastante conhecida na história de São Paulo.

    Vou citar mais dois exemplo, os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart. Ambos eram de São Borja no RS, região das missões, antiga possessão espanhola. Se você vê a arvore genealógica deles você verá que não tem nenhum antepassado espanhol recente, apenas açorianos, paulistas e até alguns mineiros.

    Esses são ''sobrenomes paulistas'' oriundos de famílias paulistas que se estabeleceram no RS. os Godoy por exemplo, tem origem em Baltazar de Godoy, um castelhano que se estabeleceu em São Paulo no período da União Ibérica e se casou com as filhas do governador português local da época.
    Parabens pela base e pela pesquisa, sério mesmo. Por como vc havia falado antes, e pelo que parece ser normal no fórum, achei que era bravata. Mesmo assim não vejo a imigração alemã como superestimada, ao menos no Sul, pelas razões que eu citei acima, a não ser que haja a crença no resto do Brasil de que a imigração de lá foi forte por todo o país.

    Estou curioso agora em relação á influência Argentina/Uruguaia no Rio Grande do Sul. Foi apenas cultural, o DNA Português domina até em Argentinos e Uruguaios da região (Uruguaios ao menos deve ter uma quantidade não-desprezível), ou o movimento tradicionalista gaúcho fabricou algumas coisas hoje consideradas tradição? Porque até as coisas mais ridículas, tipo esgrima crioula (briga de facão cerimonial) existem nos dois lados, e não imagino que o pessoal não se reproduzia entre fronteiras.
    Quote Originally Posted by JamesBond007
    I got the spaghetti nigger blues I got the spaghetti nigger blues from the top of my hat to the bottom of my cowboy shoes. What kind of Catholic barbaric black art voodoo pills do you prescribe mister Dago ?

  5. #935
    Banned
    Join Date
    Feb 2019
    Last Online
    10-01-2022 @ 12:19 PM
    Location
    Gomeslandia
    Meta-Ethnicity
    Romance - Native Brazilian - Celtic - North African - Mediterranean - African
    Ethnicity
    Coruscantian
    Country
    Brazil
    Hero
    Dom Pedro II
    Gender
    Posts
    5,935
    Thumbs Up
    Received: 2,702
    Given: 85

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Latinus View Post
    Cite-os, por favor. Não sabia que existiam sobrenomes ibéricos coloniais mais comuns em certas regiões que outras.
    Cada sobrenome desse tem o pico de incidência numa parte do Estado, geralmente no Oeste e alguns no Sul, mas em Fortaleza estão todos. Acontece do povo aqui ouvir um sobrenome X e já falar logo: "ah tua família é de Sobral ne (oeste do Estado em geral)" ou "Ibiapaba" e já acertar.

    PS: os sobrenomes do Leste do Estado não são específicos e possuem menos relação com a localidade, por isso não dá pra adivinhar.

  6. #936
    Veteran Member
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    capocannoniere's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    @
    Meta-Ethnicity
    North Occipitalian
    Ethnicity
    polenta
    Ancestry
    Triveneto and Lombardia
    Country
    Argentina
    Region
    Santa Catarina
    Hero
    JamesBond007, Roberto Baggio
    Gender
    Posts
    2,080
    Thumbs Up
    Received: 2,002
    Given: 1,852

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Mais Superestimada:

    Espanhola- Essa é um clássico, vieram uma porrada de espanhóis p'ra essas bandas, porém vagamente você verá alguma influência deles em vossa cultura atual, a ponto de serem esquecidos pela mídia, eu mesmo fiquei pasmo quando descobri que a Ivete era 1/2 Galega, talvez pois a cultura e língua deles eram bem parecidas com a nossa (Ao menos nos tempos mais antigos) e assim eles se esconderam bem da mídia que estava mais interessada em italianos e alemães, eu mesmo, um mulato comum baiano, acabei descobrindo uma origem espanhola na nossa família que vieram de fidalgos de Zaragoza hehe
    A dupla sertaneja muito popular na sua época Tonico & Tinoco é 50% Espanhola (os dois são, no caso) e o Raul Gil é filho de dois imigrantes de Murcia.
    Quote Originally Posted by JamesBond007
    I got the spaghetti nigger blues I got the spaghetti nigger blues from the top of my hat to the bottom of my cowboy shoes. What kind of Catholic barbaric black art voodoo pills do you prescribe mister Dago ?

  7. #937
    Banned
    Join Date
    Nov 2019
    Last Online
    03-02-2024 @ 09:34 PM
    Meta-Ethnicity
    Tropically adapted gallaeci
    Ethnicity
    Sleepless
    Country
    Brazil
    Region
    Sardinia
    Politics
    Fascism gets ignorant people fascinated
    Gender
    Posts
    1,962
    Thumbs Up
    Received: 1,238
    Given: 1,174

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    OBS: vejo que alguns falam sobre a subestimação com a imigração portuguesa também, porém acredito que a mesma seja bem representada no Brasil, a elite brasileira é também de luso-brasileiros recentes, muitos netos ou até filhos dos Lusitanos, e sejamos francos, acho que todo brasileiro sabe de sua origem no Minho ou Lisboa, até mesmo o mais esquerdista anti-portugal deve saber disso, falamos português, herdamos nossos traços deles, possuímos até hoje haplogrupos que remetem à invasão celta na península ibérica (R1b e R1a), e a cereja do bolo é que um brasileiro médio é quase 65% Português pós-reconquista (Que inclui a DNA majoritário nativo português como o Galaico e Lusitano, mas inclui o Mouro e judeu que há principalmente no Nordeste).
    R1a não é um haplogrupo celta, estes eram massivamente R1b-L151, com concentrações significativas de G2a, I1,I2 e menos significativas porém presentes de clados de E1b, J2 (L25, L283).
    R1a é mais conectado aos eslavos do que tudo,e em segunda instância também aos iranianos,povos bálticos e germanicos.
    O DNA norte africano já estava presente em níveis altos na península desde o período romano(um dos esqueletos analisados chegava a ser 25% N.A. , o q pode indicar ancestralidade norafricana recente,no período romano), o que revela que o grosso não veio das invasões mouras.Apesar disso, os sefarditas em Portugal e no Brasil são sim um grupo numeroso ainda que não sejam assim tão distintos geneticamente dos portugueses.
    De resto bom comentário, a herança holandesa se faz presente, mas é realmente ínfima e exagerada pois , os nordestinos desconhecem que seus ancestrais açorianos já tinham sangue flamengo, e
    que famílias como os Lins (alemães)e os de Holanda , antecedem a invasão, daí em grande parte a maior frequência de traços claros.

  8. #938
    Veteran Member Rafael Passoni's Avatar
    Join Date
    Oct 2020
    Last Online
    Today @ 08:32 PM
    Ethnicity
    West-Eurasian
    Ancestry
    Algeria, Europe and Syria
    Country
    Syria
    Y-DNA
    R1b1a1b1a1a2b or U152 (Christovano Barattini -Suna)
    mtDNA
    me: U1a1a1 (Buza Maggiori-Italy); dad: I1b (Pied-Noir)
    Politics
    Ancap
    Hero
    Jeffrey Sachs
    Relationship Status
    Fatti gli affari tuoi!
    Gender
    Posts
    4,310
    Thumbs Up
    Received: 2,821
    Given: 11,620

    1 Not allowed!
    Spoiler!

  9. #939
    Veteran Member
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    capocannoniere's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    @
    Meta-Ethnicity
    North Occipitalian
    Ethnicity
    polenta
    Ancestry
    Triveneto and Lombardia
    Country
    Argentina
    Region
    Santa Catarina
    Hero
    JamesBond007, Roberto Baggio
    Gender
    Posts
    2,080
    Thumbs Up
    Received: 2,002
    Given: 1,852

    1 Not allowed!

    Default

    Essa thread tem 51 páginas, ou seja, não lerei todas nem se minha vida depender disso, então nem que algo haja sido desmentido, discutido ou decidido, deixo minha opinião sobre o que eu vi aqui da imigração italiana ser superestimada:

    Primeiro de tudo, tem um problema semântico (em falta de uma palavra melhor) aqui, porque se discute tanto cultura como genética. Por dados de 2015, 30 milhões de Brasileiros, 15% da população geral tem vínculo com a Itália a ponto de ter direito à cidadania. Não é nada perto da Argentina, onde 25 milhões de Argentinos, ou seja, 62,5% da população, tem ancestralidade italiana, mas a ideia de que esse grupo migratório é superestimado geneticamente no Brasil é mentira. A maior cidade do país, São Paulo, é famosa por sua "italianidade", e em qualquer lugar das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até certo ponto, um sobrenome Italiano é algo totalmente comum.

    Culturalmente, vejo que são outros quinhentos. A influência no idioma é muito pouca, a culinária italiana no dia-a-dia não passa muito de pizza e massa (ambos específicos de certas regiões e feitos "à brasileira", sem a ortodoxia da cozinha de lá), e o que se convenciona como "arte brasileira" não tem o elemento italiano explícito como na Argentina, onde se nota nos escritores, músicos, artistas plásticos, seja em forma ou simplesmente na ancestralidade desses indivíduos.

    E a minha experiência como parte da coletividade é que perdura da identidade o que a repressão da Segunda Guerra não pôde freiar. O bilinguismo acabou como algo tácito e natural nas gerações de 60 e 70, a cultura colonial obviamente perdeu força com a globalização e o êxodo rural, música, dança e semelhantes são artificiais e esporádicos até nos lugares onde nossa presença é mais forte e o Catolicismo Romano segue sendo a religião dos que ainda têm religião, colono crente é um negócio inimaginável pra mim. O que segue muito popular é a culinária adaptada do que se comia no Norte da Itália para o que está disponível aqui. Ainda que várias coisas ou se percam ou pela complexidade se hajam tornado comida de datas especiais, Cucas, salames, polenta, galetos e chimia por exemplo ainda são onipresentes, até na mesa dos que não são Italianos. O que anda desaparecendo são as formas de massa autóctones como agnolini, tortéi, taiadelli (equivalentes a capeletti, tortelli e tagliatelle), doces como grostoli, mandolate, sfregolá, sagu de vinho, e o próprio consumo do vinho como algo comum. Se aprecia o vinho colonial mas não é mais o "staple" que era. Prevejo que a não ser que haja uma volta ao interesse tanto genealógico como cultural sobre o próprio passado, nossa "Italianidade" vai ser algo 100% arcaico e reservado à datas específicas. Eu quero aprender o dialeto e gostaria de manter minha família italiana, mas ambos são difíceis, especialmente a segunda coisa porque nem faz tanto sentido assim.
    Quote Originally Posted by JamesBond007
    I got the spaghetti nigger blues I got the spaghetti nigger blues from the top of my hat to the bottom of my cowboy shoes. What kind of Catholic barbaric black art voodoo pills do you prescribe mister Dago ?

  10. #940
    Veteran Member Rafael Passoni's Avatar
    Join Date
    Oct 2020
    Last Online
    Today @ 08:32 PM
    Ethnicity
    West-Eurasian
    Ancestry
    Algeria, Europe and Syria
    Country
    Syria
    Y-DNA
    R1b1a1b1a1a2b or U152 (Christovano Barattini -Suna)
    mtDNA
    me: U1a1a1 (Buza Maggiori-Italy); dad: I1b (Pied-Noir)
    Politics
    Ancap
    Hero
    Jeffrey Sachs
    Relationship Status
    Fatti gli affari tuoi!
    Gender
    Posts
    4,310
    Thumbs Up
    Received: 2,821
    Given: 11,620

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by rossa-slongo View Post
    (...).
    Concordo, em São Paulo, se você excluir quem veio de outros estados, é super comum encontrar alguém que tenha ancestralidade italiana em algum grau. Só checar listas de aprovados da USP da década de 70-80 (quando não tinha tanta gente assim de fora) para constatar pelos sobrenomes. Eu acho que a influência cultural foi forte até meados de 1970, quando a italianada ainda era viva.
    Spoiler!

Page 94 of 98 FirstFirst ... 4484909192939495969798 LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 24
    Last Post: 06-16-2022, 02:28 PM
  2. Replies: 58
    Last Post: 12-03-2014, 11:29 PM
  3. Replies: 67
    Last Post: 11-09-2014, 04:15 PM
  4. Replies: 0
    Last Post: 08-31-2013, 11:37 PM
  5. Replies: 1
    Last Post: 10-28-2011, 08:03 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •