Page 96 of 98 FirstFirst ... 468692939495969798 LastLast
Results 951 to 960 of 977

Thread: Quais imigrantes e ascendência é mais superestimada pelos brasileiros de forma geral?

  1. #951
    Banned
    Join Date
    Feb 2019
    Last Online
    10-01-2022 @ 12:19 PM
    Location
    Gomeslandia
    Meta-Ethnicity
    Romance - Native Brazilian - Celtic - North African - Mediterranean - African
    Ethnicity
    Coruscantian
    Country
    Brazil
    Hero
    Dom Pedro II
    Gender
    Posts
    5,935
    Thumbs Up
    Received: 2,702
    Given: 85

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Nossa cara, você realmente descreveu oque eu queria falar, eu vi que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais com vergonha de suas origens europeias, já vi um sulista com cara de Norte Italiano Nato dizer no reddit que era orgulhoso de suas origens do Veneto, e advinha os comentários? "Kkkk pardola se achando italiano lkk", "O mais ariano vira-lata do RS", é triste, eu acredito ser inveja, já que a maioria das pessoas que diziam esses comentário eram Pardos Lib-Left que talvez que por serem misturados por anos perderam exatamente um cultura/indentificação com suas origens, e descontam essa frustração nos outros que possuem orgulho. . .Eu só posso ser orgulhoso de minhas origens Galaico-Portuguesas neste fóruns, pois se eu falar na vida real eu sou totalmemente apedrejado chamado de "complexado", "Vira-Lata", " Neguinho Europeu", mesmo que eu tenha orgulho de ser nascido e crescido no Interior da Bahia, mesmo de eu ser orgulhoso de minha origens desde o Senegal até a Angola, pelo visto eu só posso ser orgulhoso esta parte, já que seria vira-latismo um Mulato ser orgulhoso de seus ancestrais portugueses e galegos, mas não é um Quadroon ser orgulhoso de seus ancestrais Angolanos . . .eu nunca fui alguém muito de política, mas essa esquerda já ta ficando ridícula.

    O Brasil vive um momento esquisito em que as pessoas pensam que valorizar seu lado africano é esconder ou atacar seu lado europeu. E isso é em praticamente tudo, não só na raça. Eu enfatizo mesmo, sempre bom estarmos nos policiando para não cairmos em radicalismos nem de direita e nem de esquerda.

  2. #952
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Yesterday @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    0 Not allowed!

    Default

    A Europa Oriental talvez, eu sempre achei estranho que no Gedmatch eu scorava mais que a média de DNA do Leste Europeu dos português (mesmo eu sendo apenas metade caucasiano), porém esse Europeu Central pode ser também dos Suevos/Godos, que tiveram mais impacto no Nordeste já que p'ra cá veio mais Galaico-Portugueses que já são mais Nort-Shifted por estes gene germânicos, memso que Haplogrupos possam ser meio tendeciosos e enganar um pouco, eu já vi um paraibano com um tipo de I2a que se originou e era mais forte na região da Suábia, eu também já vi um baiano com um Haplogrupo nórdico (I1a) que era de Vitória da Conquista, um lugar que nunca vieram Holandeses mas sim Minhotos.
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  3. #953
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Yesterday @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    0 Not allowed!

    Default

    Exatamente, eu até queria dar um Thumb no seu comentário mas eu sou bem lerdo e até hoje não aprendi como hahaha
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  4. #954
    Banned
    Join Date
    Feb 2019
    Last Online
    10-01-2022 @ 12:19 PM
    Location
    Gomeslandia
    Meta-Ethnicity
    Romance - Native Brazilian - Celtic - North African - Mediterranean - African
    Ethnicity
    Coruscantian
    Country
    Brazil
    Hero
    Dom Pedro II
    Gender
    Posts
    5,935
    Thumbs Up
    Received: 2,702
    Given: 85

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tenma de Pegasus View Post
    Pelo o que consigo lembrar agora, talvez não específicos, porém mais comuns no Ceará e Nordeste setentrional do que no resto do Brasil: Façanha (super específico), Mororó (super específico), Pontes, Gondim, Roncy (super específico), Holanda (menos específico, mas pico de incidência no Ceará), Fonteles, Montalverne (específico), Ximenes, Aguiar, Studart, Leitão, Freitas,
    Nobrega, Frota, Vasconcelos, Linhares, Landim, Gurgel, Dantas, Fontenele, Harrop, Nogueira (não específico, mas pico de incidência no Ceará), Pacohyba, Marques (pico no Ceará), Pinheiro, Portela, Saraiva, Lopes, Queirós, Brasileiro (but its probably a name of 1822), Nobre e Castelo talvez alguns dos mais interessantes porque dá pra ver no forebears nitidamente os sobrenomes Castelo, Holanda e Fonteles saindo do pico no Ceará e avançando pro Oeste na colonização da Amazônia.
    Falando em espanhóis no Nordeste, lembrei de outro:

    Uchôa é outro sobrenome super típico do Estado do Ceará.

    No mapa do forebears, o estado fica vermelhinho.

    Não sei se existe no norte de Portugal, tenho pra mim que esse sobrenome venha de coloniais bascos ou galegos que possuíam o sobrenome Uxoa e no Oeste do Ceará aportuguesaram para Uchôa.

  5. #955
    Banned
    Join Date
    Nov 2019
    Last Online
    03-02-2024 @ 09:34 PM
    Meta-Ethnicity
    Tropically adapted gallaeci
    Ethnicity
    Sleepless
    Country
    Brazil
    Region
    Sardinia
    Politics
    Fascism gets ignorant people fascinated
    Gender
    Posts
    1,962
    Thumbs Up
    Received: 1,238
    Given: 1,174

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Oh, obrigado pela correção haha, mas os colonizadores do Nordeste não eram Minhotos? A maioria das fontes que vejo falam isto, além disso os sobrenomes que eu vejo que são comuna na minha região são Pereira, Moura, Lima e etc, todos que são mais presentes no Norte.
    Minha vó é do nordeste, durante a pandemia trabalhei em sua árvore genealógica.A primeira leva de imigrantes(1500-1600) era massivamente do norte, principalmente Porto, Viana do castelo, Braga,mas também alguns de Lisboa.
    Mas pelo menos no nosso caso há uma segunda leva no século 18 de açoreanos e madeirenses, praticamente só de homens, que passou a compor quase 50% dos ancestrais de minha avó(todos pela via paterna), estes vinham trazendo tecnologias no cultivo da cana.
    não sabia que os Celtas eram E1b1b também
    E1b precede os celtas na Europa ocidental, estes teriam sido assimilados em pequeno número,sobreviventes neoliticos, mas alguns celtas podem ter carregado E1b-v13 que parece ter se espalhado com as migrações indo europeias.

  6. #956
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Yesterday @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    1 Not allowed!

    Default

    Interessantíssimo!
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  7. #957
    Veteran Member Tutankhamun's Avatar
    Join Date
    Sep 2020
    Last Online
    03-31-2024 @ 02:49 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Ancestry
    Portuguese (North and Azores) Italian (Veneto) Native and SSA minor
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Gender
    Posts
    2,034
    Thumbs Up
    Received: 1,745
    Given: 749

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by rossa-slongo View Post
    Parabens pela base e pela pesquisa, sério mesmo. Por como vc havia falado antes, e pelo que parece ser normal no fórum, achei que era bravata. Mesmo assim não vejo a imigração alemã como superestimada, ao menos no Sul, pelas razões que eu citei acima, a não ser que haja a crença no resto do Brasil de que a imigração de lá foi forte por todo o país.

    Estou curioso agora em relação á influência Argentina/Uruguaia no Rio Grande do Sul. Foi apenas cultural, o DNA Português domina até em Argentinos e Uruguaios da região (Uruguaios ao menos deve ter uma quantidade não-desprezível), ou o movimento tradicionalista gaúcho fabricou algumas coisas hoje consideradas tradição? Porque até as coisas mais ridículas, tipo esgrima crioula (briga de facão cerimonial) existem nos dois lados, e não imagino que o pessoal não se reproduzia entre fronteiras.

    Parabens pela base e pela pesquisa, sério mesmo. Por como vc havia falado antes, e pelo que parece ser normal no fórum, achei que era bravata.
    Tranquilo, não é minha intenção ser rude com ninguém aqui, talvez eu tenha sido direto demais mesmo lol. Mas sim, você tem razão, esse fórum é muito tóxico, um conselho que eu dou é, apenas ignore certos usuários.


    Estou curioso agora em relação á influência Argentina/Uruguaia no Rio Grande do Sul. Foi apenas cultural
    Eu diria que é mais uma questão geográfica mesmo, o Uruguai tem muita conexão com a história do Brasil, desde dos tempos coloniais, como a fundação da Colônia do Sacramento. Em outras palavras, houve muito intercâmbio cultural, por assim dizer.

    o DNA Português domina até em Argentinos e Uruguaios da região (Uruguaios ao menos deve ter uma quantidade não-desprezível)
    Como falei antes, no RS a ancestralidade espanhola colonial é inexistente, mas especificamente no Uruguai a ancestralidade portuguesa/brasileira e relativamente comum. Você que gosta de futebol, quantos jogadores de futebol uruguaios vc já viu com sobrenomes portugueses? Me lembro de uns anos atrás assistindo a Libertadores, de ver um treinador do Peñarol com o sobrenome ''Da Silva'' e outro jogador com o sobrenome ''Da Silveira'' provavelmente ambos são descendentes de algum português do período da Província Cisplatina, ou de algum brasileiro que se estabeleceu no Uruguai.

  8. #958
    Veteran Member Tutankhamun's Avatar
    Join Date
    Sep 2020
    Last Online
    03-31-2024 @ 02:49 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Ancestry
    Portuguese (North and Azores) Italian (Veneto) Native and SSA minor
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Gender
    Posts
    2,034
    Thumbs Up
    Received: 1,745
    Given: 749

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Holandesa (Colonial) - Ok Ok Ok obviamente ouve uma imigração de holandeses p'ra cá na invasão do Nordeste, mas sejamos sinceros, pouquíssimos guardam algum resquício significativo disso, eu conheci uma vez um rapaz Pernambucano que dizia ser descendente de holandeses pois sua avó era loira e de olhos verdes . . . mesmo que que o sobrenome deles fossem Barreto, Souza, Pinto e etc. .
    A ancestralidade holandesa no nordeste provém inclusivamente de holandeses (alguns alemães também) católicos que se estabeleceram com os portugueses na Capitania de Pernambuco no final do século 16. Do período da invasão holandesa (1630-1654) é inexistente, quase um mito pra falar a verdade. Nesses 24 anos de domínio holandês, os holandeses não conseguiram nem introduzir a sua religião (Calvinismo) e nem a sua língua. Porque a população local era extremamente 'lusófona' por assim dizer. A Insurreição Pernambucana é uma prova disso, índios católicos, escravos libertos, portugueses, luso-brasileiros, todos se juntaram para expulsar o ''inimigo'' holandês.

  9. #959
    Banned
    Join Date
    Nov 2019
    Last Online
    03-02-2024 @ 09:34 PM
    Meta-Ethnicity
    Tropically adapted gallaeci
    Ethnicity
    Sleepless
    Country
    Brazil
    Region
    Sardinia
    Politics
    Fascism gets ignorant people fascinated
    Gender
    Posts
    1,962
    Thumbs Up
    Received: 1,238
    Given: 1,174

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tutankhamun View Post
    A ancestralidade holandesa no nordeste provém inclusivamente de holandeses (alguns alemães também) católicos que se estabeleceram com os portugueses na Capitania de Pernambuco no final do século 16. Do período da invasão holandesa (1630-1654) é inexistente, quase um mito pra falar a verdade. Nesses 24 anos de domínio holandês, os holandeses não conseguiram nem introduzir a sua religião (Calvinismo) e nem a sua língua. Porque a população local era extremamente 'lusófona' por assim dizer. A Insurreição Pernambucana é uma prova disso, índios católicos, escravos libertos, portugueses, luso-brasileiros, todos se juntaram para expulsar o ''inimigo'' holandês.
    http://philolibrorum.blogspot.com/20...rdestinos.html


    "Ana Paes, filha de Jerônimo Paes e viúva de Pedro Correia da Silva, desceu de consideração ao matrimoniar-se com Carlos Tourlon, comandante da guarda de Nassau.

    O povo estigmatizou os defeitos, com exageros, da bela senhora do engenho Casa Forte que, sendo filha e irmã de nobres se fora amancebar com um hereje desde que casada por preticantes de outra seita, conforme opinara Frei Manuel Calado. E a indignação pública cresceu quando em terceiras núpcias casou-se Ana Paes com o Capitão Gilberto With.

    Não era só a ogerisa ao inimigo com o qual viviam harmonizados durante o armistício. Havia o caráter religioso.

    Durante quase todo o século XV, a colonização fora restrita aos católicos, como assinalou Handelman.

    O frade ia a bordo examinar a consciência, a fé, a religião, diz Gilberto Freyre.

    Causava verdadeira repugnância as damas que se passavam para os do rito reformado. Leonor Cabral decaiu ao casar-se com Adriano Van Trapper. Era menos conceituada do que quando, depois de viúva, teve filhos de João de Souza.

    O descrédito de Ana Paes foi igual ao das esposas de Hus, Goebell Will, Van Brolmd, Van der Hart, Van der Schomemborde.

    Não provocou a mesma antipatia o enlace de Gaspar van der lei, capitão de cavalaria, com Maria Melo, filha de Manuel Gomes de Melo e Adriana de Almeida.

    Substituira Matias de Albuquerque no comando de Serinhaem, e se portara com moderação. O principal motivo, foi, porém, o de ter-se convertido ao catolicismo.

    Não batemos palmas à conduta do nosso ascendente, de velha estirpe, amigo particular de João Maurício, a quem escolheu para padrinho de seu primeiro filho. Não foi fiel à sua gente tomando, no cêrco de Pontal de Nazaré e nas lutas que se seguiram, o nosso partido.

    A grande e influente descendência de Gaspar nada teve de flamenga. Seus 4 filhos, João Maurício, Gaspar, Manuel Gomes e Adriana tiveram educação quando já sua mãe contraíra novas núpcias com o guerreiro João Batista Accioli, também nosso ancestral. Casaram-se com brasileiras."


    "Poucas foram as ligações entre holandeses e brasileiras. Parece não haver exemplo de holandesas com espôsos brasileiros,
    apesar de interpretação dada a certa carta de Maurício de Nassau. O Marquês de Basto avalia em 20 os casos de patrícias nossas
    que escolheram maridos entre os adversários. Essas, mesmo no período do armistício, não continuaram a gozar do mesmo prestígio.
    Haja vista Ana Paes, filha de Jerônimo Paes e espôsa do fidalgo Pedro Corrêa da Silva. Morto êste, casou-se com o capitão Carlos Tourlon,
    que comandava a guarda do Conde Maurício de Nassau.
    O povo, escandalizado, exagerava os defeitos da bela pernambucana.
    Entre os holandeses do tempo de Nassau achava-se o capitão de cavalaria Ritmeester Gaspar van Nieuhotf van der Ley, fidalgo de Brandenburgo,
    conforme atestado do Conde João Maurício, e senhor dos engenhos Algodoais, Utinga de Baixo e Utinga de Cima.
    O van indica prefixo usado por nobres da Holanda. Em Pernambuco, entre outros, estiveram Van Bremont, van der Brande, van Broech, van Cels, van Ceulen,
    van Dockurn, van Goch, van Ghliessen, van der Hart, van Schomembork, van der Schkoppe, van der Venne, van der Hart, van der Ney, van der Koc.
    O casamento brasileo-flamengo que não provocou as antipatias causadas pelos de Hus, Traper, With e outros, foi o de Gaspar Wanderley com D. Maria de Melo,
    filha de Manoel Gomes de Melo e Adriana de Almeida, neta de João Gomes de Melo, Ana de Holanda, Baltazar de Almeida Botelho e Brites Lins.
    Grande descendência deixou o casal.

    Entretanto, apenas 4 filhos teve o velho holandês: Gaspar Wanderley (2.º), Manoel Gomes Wanderley, Adriana Wanderley, espôsa de
    André de Barros Rego, e João Maurício Wanderley. O primeiro deu-lhe 3 netos, o segundo 2 e o terceiro apenas um.

    Uma grande descendência, entretanto, provém de João Maurício Wanderley, que teve 15 filhos, entre os quais Sebastião Maurício Wanderley com
    12 e Gonçalo R. Wanderley com 23 filhos. Os da estirpe Wanderley se misturaram com as de Barros, Pimentel, Rocha, Lins, Paes Barreto.
    Êstes são descendentes de 2 filhos de Gaspar: João Maurício e Manoel G. Wanderley; e de 4 filhos de João Maurício: Rosa Maurícia,
    espôsa de Cristóvão P. Barreto, Cristóvão da Rocha Wanderley, Isabel Wanderley, casada com José de Barros Pimentel e Adriana Wanderley,
    consorte de Manoel Coelho Negromonte...."

    Esses são os exemplos mais notáveis, de pessoas da "nobreza", imagino que muita mistura ocorreu
    dos pé rapado invasores com as mulheres caboclas sem muita cobrança social .

  10. #960
    Veteran Member
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    capocannoniere's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    @
    Meta-Ethnicity
    North Occipitalian
    Ethnicity
    polenta
    Ancestry
    Triveneto and Lombardia
    Country
    Argentina
    Region
    Santa Catarina
    Hero
    JamesBond007, Roberto Baggio
    Gender
    Posts
    2,080
    Thumbs Up
    Received: 2,002
    Given: 1,852

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tutankhamun View Post
    Tranquilo, não é minha intenção ser rude com ninguém aqui, talvez eu tenha sido direto demais mesmo lol. Mas sim, você tem razão, esse fórum é muito tóxico, um conselho que eu dou é, apenas ignore certos usuários.




    Eu diria que é mais uma questão geográfica mesmo, o Uruguai tem muita conexão com a história do Brasil, desde dos tempos coloniais, como a fundação da Colônia do Sacramento. Em outras palavras, houve muito intercâmbio cultural, por assim dizer.



    Como falei antes, no RS a ancestralidade espanhola colonial é inexistente, mas especificamente no Uruguai a ancestralidade portuguesa/brasileira e relativamente comum. Você que gosta de futebol, quantos jogadores de futebol uruguaios vc já viu com sobrenomes portugueses? Me lembro de uns anos atrás assistindo a Libertadores, de ver um treinador do Peñarol com o sobrenome ''Da Silva'' e outro jogador com o sobrenome ''Da Silveira'' provavelmente ambos são descendentes de algum português do período da Província Cisplatina, ou de algum brasileiro que se estabeleceu no Uruguai.
    Sobre a primeira coisa, ignorar é o jeito mesmo. Tem gente que tem tesão por trollagem ou ad hominem. Tinha um doente na nossa parte Brasileira do fórum (que me parece que é banido e vai abrindo outras contas), que foi eu falar sobre a imigração no Sul que o subhumano colocou na assinatura o decreto do Vargas e ficou respondendo coisa falando mau dos colonos no fórum. Outro maluco que ficava afirmando com convicção que todos os italianos são Ruivos. Por essas coisas, a gente acaba presumindo má vontade. Me desculpo se fui pau no cu na resposta.

    E sim, no Uruguai tá cheio de sobrenomes Portugueses, na Argentina conheço alguns também. Tem um Uruguaio meio cigano no futebol Argentino chamado Santiago Silva, jogou no Boca em 2012 (e estava no 7a0 ). Varela, Pereira, Oliveira, Torreira, são nomes de jogadores da seleção Uruguaia também, que ao menos soam como portugueses.
    Quote Originally Posted by JamesBond007
    I got the spaghetti nigger blues I got the spaghetti nigger blues from the top of my hat to the bottom of my cowboy shoes. What kind of Catholic barbaric black art voodoo pills do you prescribe mister Dago ?

Page 96 of 98 FirstFirst ... 468692939495969798 LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 24
    Last Post: 06-16-2022, 02:28 PM
  2. Replies: 58
    Last Post: 12-03-2014, 11:29 PM
  3. Replies: 67
    Last Post: 11-09-2014, 04:15 PM
  4. Replies: 0
    Last Post: 08-31-2013, 11:37 PM
  5. Replies: 1
    Last Post: 10-28-2011, 08:03 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •