Page 3 of 98 FirstFirst 12345671353 ... LastLast
Results 21 to 30 of 977

Thread: Quais imigrantes e ascendência é mais superestimada pelos brasileiros de forma geral?

  1. #21
    Veteran Member SupaThug's Avatar
    Join Date
    Dec 2014
    Last Online
    03-03-2019 @ 05:36 PM
    Ethnicity
    -
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Gender
    Posts
    4,535
    Thumbs Up
    Received: 3,370
    Given: 2,411

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    Eu concordo com tudo isso que falou, mas há vários outros lados da questão, também, por assim dizer. Há um aspecto que você talvez não conheça, e a maior parte dos brasileiros não. O forte sentimento anti-brasileiro em Portugal, que é maior até, eu diria, do que o sentimento negativo que eles têm com relação a Cabo Verde e Angola, por exemplo. Brasileiros são os mais maltratados em Portugal, e o retrato do Brasil, nas redes de comunicação portuguesa, é, no geral, negativo. Não há como negar que os italianos são mais simpáticos aos brasileiros, de longe, do que os portugueses, que estão, facilmente, entre os mais hostis a nós (e já pude constatar isso pessoalmente inclusive no Brasil mas também no exterior; e por isso mesmo não fui nem irei a Portugal).

    Concordo que no Brasil as ancestralidades italiana e alemã são privilegiadas, em detrimento da portuguesa. Vejo isso fácil no meu círculo de relacionamentos. Mas há outras razões por trás disso. No período colonial, os brasileiros de origem portuguesa eram maltratados e não tinham condições de ascender no aparato estatal por terem nascido no Brasil. Então há um longo ressentimento aí, e uma história difícil e complicada. Minha ancestralidade, por exemplo, é quase toda portuguesa, mas meus avós nunca falaram em portugueses, e sempre mudaram a conversa quando o assunto era antepassados. Não fossem as minhas próprias pesquisas, teste de DNA, não saberia que minha ancestralidade é quase toda portuguesa. Já o único antepassado alemão que tenho, um tataravô, é super mencionado no meu círculo familiar paterno. Tenho tio que aprendeu alemão, outros que buscaram os documentos dele, etc.

    Esses textos aqui mostram a tensão no período colonial, mas eu poderia incluir outros.

    Essa narrativa de Bento Furtado Fernandes de Mendonça é muito clara sobre as tensões que existiam (e se projetaram depois). Ele era filho do descobrido de riquezas mineirais Salvador Furtado Fernandes de Mendonça, de Taubaté:


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Emboabas
    Relatos Sertanistas, Afonso de E. Taunay, Ed. da Universidade de São Paulo

    Assim é que Pedro Taques de Almeida Paes Leme descreveu Domingos Rodrigues do Prado, um luso-brasileiro importante no período colonial, que foi maltratado pela administração, e reagir, mandando bala no insolente militar:


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo...igues_do_Prado

    Não se pode deixar de mencionar, também, que a exaltação do elemento português imediatamente coloca a questão africana e indígena. Os mais africanos e indígenas tendem a ter ressentimento, também, compreensivelmente. É só você se colocar no lugar deles para entender isso.
    Todos os portugueses que conheço são gentis comigo.Nunca estive em Portugal,mas tenho muita vontade de estar.Não acredito que realmente exista um sentimento anti-brasileiro forte em Portugal e se existir talvez os portugueses tenham um fundo de razão,é só ver o quão desrespeitosa aquela idiota da Maitê Proença foi com eles.

  2. #22
    Loved by all portuguese members Tobi's Avatar
    Join Date
    Sep 2014
    Last Online
    12-24-2017 @ 12:54 AM
    Ethnicity
    Portuguese, 1/8 Hungarian
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Atlanto-Med
    Age
    16
    Gender
    Posts
    4,864
    Thumbs Up
    Received: 4,381
    Given: 5,681

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by LESM View Post
    Todos os portugueses que conheço são gentis comigo.Nunca estive em Portugal,mas tenho muita vontade de estar.Não acredito que realmente exista um sentimento anti-brasileiro forte em Portugal e se existir talvez os portugueses tenham um fundo de razão,é só ver o quão desrespeitosa aquela idiota da Maitê Proença foi com eles.
    Sim, ele existe. Uma pessoa da minha família foi passar férias em Portugal e disse ter sido muito mal tratada. Eu não tenho nenhuma reclamação a fazer dos portugueses que conheço pessoalmente, mas nunca fui á Portugal também para saber como é de fato as coisas por lá.

  3. #23
    Veteran Member SupaThug's Avatar
    Join Date
    Dec 2014
    Last Online
    03-03-2019 @ 05:36 PM
    Ethnicity
    -
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Gender
    Posts
    4,535
    Thumbs Up
    Received: 3,370
    Given: 2,411

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tobi View Post
    Sim, ele existe. Uma pessoa da minha família foi passar férias em Portugal e disse ter sido muito mal tratada. Eu não tenho nenhuma reclamação a fazer dos portugueses que conheço pessoalmente, mas nunca fui á Portugal também para saber como é de fato as coisas por lá.
    Pode até existir,mas não acredito que seja tão forte como geralmente propagam pela internet.Os brasileiros que moram em Portugal não tem uma boa fama,ouvi dizer que boa parte da população carcerária em Portugal é formada por brasileiros e que quase todo assalto a banco(que são raros em Portugal) tem algum brasileiro envolvido.Antes de ir aos EUA eu escutava que os americanos de estados menos turísticos como a Carolina do Sul eram super hostis a estrangeiros,o que vi quando estive lá foi algo completamente diferente.

  4. #24
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    0 Not allowed!

    Default

    ^ A maior parte dos brasileiros não sabe dessa hostilidade.

  5. #25
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    0 Not allowed!

    Default

    Ela é fortíssima, pode ter certeza disso. Não há nenhuma invenção nisso.

    Quote Originally Posted by LESM View Post
    Pode até existir,mas não acredito que seja tão forte como geralmente propagam pela internet.
    Last edited by curupira; 01-30-2015 at 02:42 PM.

  6. #26
    Veteran Member SupaThug's Avatar
    Join Date
    Dec 2014
    Last Online
    03-03-2019 @ 05:36 PM
    Ethnicity
    -
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Gender
    Posts
    4,535
    Thumbs Up
    Received: 3,370
    Given: 2,411

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    Ela é fortíssima, poder ter certeza disso. Não há nenhuma invenção nisso.
    Mesmo se for forte,tem um pouco de base,não há como negar!Eu tenho muita vontade de conhecer Portugal e esse sentimento não vai me impedir de conhecer Portugal.

  7. #27
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by LESM View Post
    Mesmo se for forte,tem um pouco de base
    Concordo. Mas nem sempre há esse "pouco de base", às vezes é totalmente sem base, como aconteceu com uma brasileira, filha de açoriano. Veja esse link: http://noticias.uol.com.br/ultnot/in...t1859u205.jhtm .

    Uma outra coisa, e mudando de assunto, eu acho que os japoneses são meio esquecidos na televisão. Não vejo muitos atores japoneses em novelas, nem apresentadores. O que acham?
    Last edited by curupira; 01-30-2015 at 03:02 PM.

  8. #28
    Veteran Member SupaThug's Avatar
    Join Date
    Dec 2014
    Last Online
    03-03-2019 @ 05:36 PM
    Ethnicity
    -
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Gender
    Posts
    4,535
    Thumbs Up
    Received: 3,370
    Given: 2,411

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    Uma outra coisa, e mudando de assunto, eu acho que os japoneses são meio esquecidos na televisão. Não vejo muitos atores japoneses em novelas, nem apresentadores. O que acham?
    No meio midático,sim,concordo que sejam esquecidos!Mas o impacto deles não é,principalmente aqui em SP.

  9. #29
    Loved by all portuguese members Tobi's Avatar
    Join Date
    Sep 2014
    Last Online
    12-24-2017 @ 12:54 AM
    Ethnicity
    Portuguese, 1/8 Hungarian
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Atlanto-Med
    Age
    16
    Gender
    Posts
    4,864
    Thumbs Up
    Received: 4,381
    Given: 5,681

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by curupira View Post
    Uma outra coisa, e mudando de assunto, eu acho que os japoneses são meio esquecidos na televisão. Não vejo muitos atores japoneses em novelas, nem apresentadores. O que acham?
    Na mídia nacional em geral sim, mas por aqui eles se fazem presente. Tanto na mídia, quanto em festas regionais, personalidades, arquitetura, etc. Fora que ser japonês aqui é quase sinônimo de rico e inteligente, Hahaha É um povo com uma "fama" positiva.

  10. #30
    Loved by all portuguese members Tobi's Avatar
    Join Date
    Sep 2014
    Last Online
    12-24-2017 @ 12:54 AM
    Ethnicity
    Portuguese, 1/8 Hungarian
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Atlanto-Med
    Age
    16
    Gender
    Posts
    4,864
    Thumbs Up
    Received: 4,381
    Given: 5,681

    3 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by LESM View Post
    No meio midático,sim,concordo que sejam esquecidos!Mas o impacto deles não é,principalmente aqui em SP.
    Os húngaros são os mais esquecidos, coitada da minha bisavó, mal sabem no Brasil que eles existem

Page 3 of 98 FirstFirst 12345671353 ... LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 24
    Last Post: 06-16-2022, 02:28 PM
  2. Replies: 58
    Last Post: 12-03-2014, 11:29 PM
  3. Replies: 67
    Last Post: 11-09-2014, 04:15 PM
  4. Replies: 0
    Last Post: 08-31-2013, 11:37 PM
  5. Replies: 1
    Last Post: 10-28-2011, 08:03 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •