Page 1 of 10 12345 ... LastLast
Results 1 to 10 of 93

Thread: De onde vem a 'cabeça chata' dos Nordestinos?

  1. #1
    Veteran Member Token's Avatar
    Join Date
    Feb 2015
    Last Online
    Today @ 01:47 AM
    Ethnicity
    Andean highlander
    Country
    Bolivia
    Gender
    Posts
    7,051
    Thumbs Up
    Received: 7,328
    Given: 2,699

    1 Not allowed!

    Default De onde vem a 'cabeça chata' dos Nordestinos?

    É recorrente aqui no sul referir-se aos nordestinos como 'cabeças chatas' pelo formato globular e achatado, e o rosto arrendado muito comum entre os mesmos. Na minha opinião, esse traço é uma das mais distintivas influências holandesas no nordeste. Baseado no excesso de haplogrupos tipicamente germânicos na região em relação a Portugal e o resto do Brasil - com excessão do sul - faz sentido que os holandeses também tenham deixado para trás influências morfométricas no crânio nordestino. Coon também notou a predominância de crânios sub-braquicefálicos e por vezes excepcionalmente baixos no sul da Holanda - de onde vieram a maioria dos holandeses que se assentaram no nordeste. Em contraste, os portugueses possuem crânios extremamente longos e arrendados e o mesmo pode ser dito dos africanos. Por exclusão, a cabeça paraíba é batava.

  2. #2
    Banned
    Join Date
    Feb 2018
    Last Online
    08-04-2021 @ 06:09 PM
    Location
    -
    Meta-Ethnicity
    -
    Ethnicity
    -
    Ancestry
    -
    Country
    Brazil
    Politics
    -
    Hero
    pulstar
    Religion
    -
    Relationship Status
    -
    Age
    -
    Gender
    Posts
    15,540
    Thumbs Up
    Received: 7,957
    Given: 57,209

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Token View Post
    É recorrente aqui no sul referir-se aos nordestinos como 'cabeças chatas' pelo formato globular e achatado, e o rosto arrendado muito comum entre os mesmos. Na minha opinião, esse traço é uma das mais distintivas influências holandesas no nordeste. Baseado no excesso de haplogrupos tipicamente germânicos na região em relação a Portugal e o resto do Brasil - com excessão do sul - faz sentido que os holandeses também tenham deixado para trás influências morfométricas no crânio nordestino. Coon também notou a predominância de crânios sub-braquicefálicos e por vezes excepcionalmente baixos no sul da Holanda - de onde vieram a maioria dos holandeses que se assentaram no nordeste. Em contraste, os portugueses possuem crânios extremamente longos e arrendados e o mesmo pode ser dito dos africanos. Por exclusão, a cabeça paraíba é batava.
    Eu li em algum lugar que a cabeça chata dos nordestinos pode ser por causa de alguns índios braquicefálicos que viviam no nordeste, não sei ao certo mas acho que essa teoria é mais provavel do que a da mistura holandesa

  3. #3
    Veteran Member luc2112's Avatar
    Join Date
    Dec 2018
    Last Online
    02-22-2024 @ 03:33 AM
    Ethnicity
    America Southern Cone
    Ancestry
    portuguese, italian, german
    Country
    Brazil
    Region
    Parana
    Politics
    One that works
    Gender
    Posts
    7,303
    Thumbs Up
    Received: 2,779
    Given: 208

    0 Not allowed!

    Default

    Vem dos índios amazônicos. Cabeça chata (redonda na verdade), ocorre com mais frequência nesses índios. Provavelmente tem alguma influencia do cranio Alpino Português de cabeça maior.

    Negroide: Cabeça pequena, dolicocefálico no geral. Características particulares: topo do cranio levemente pontudo, únicos globos oculares quadrados, parta traseira arredondado

    Nórdicos: Cabeça media ou grande, dolicocefálico e simétrico.

    Se o nordestino tivesse influencia desses dois grupos, seria mais alto.


    No sul vc vai encontrar cranio redondo nos Poloneses.

  4. #4
    Veteran Member Token's Avatar
    Join Date
    Feb 2015
    Last Online
    Today @ 01:47 AM
    Ethnicity
    Andean highlander
    Country
    Bolivia
    Gender
    Posts
    7,051
    Thumbs Up
    Received: 7,328
    Given: 2,699

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jolsonaro View Post
    Eu li em algum lugar que a cabeça chata dos nordestinos pode ser por causa de alguns índios braquicefálicos que viviam no nordeste, não sei ao certo mas acho que essa teoria é mais provavel do que a da mistura holandesa
    É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.

  5. #5
    Veteran Member Token's Avatar
    Join Date
    Feb 2015
    Last Online
    Today @ 01:47 AM
    Ethnicity
    Andean highlander
    Country
    Bolivia
    Gender
    Posts
    7,051
    Thumbs Up
    Received: 7,328
    Given: 2,699

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by luc2112 View Post
    Vem dos índios amazônicos. Cabeça chata (redonda na verdade), ocorre com mais frequência nesses índios. Provavelmente tem alguma influencia do cranio Alpino Português de cabeça maior.
    Fonte?

  6. #6
    Veteran Member luc2112's Avatar
    Join Date
    Dec 2018
    Last Online
    02-22-2024 @ 03:33 AM
    Ethnicity
    America Southern Cone
    Ancestry
    portuguese, italian, german
    Country
    Brazil
    Region
    Parana
    Politics
    One that works
    Gender
    Posts
    7,303
    Thumbs Up
    Received: 2,779
    Given: 208

    0 Not allowed!

    Default

    Eu não tenho fontes.
    Nordeste é o único em português + índio amazônico. Aqui no sul, alguns índios são de pele escura e mesocefálicos. Alguns nordestinos são braquicefálicos de cabeça grande.

    Outras regiões do brasil, não é o europeu português necessariamente.

  7. #7
    Banned
    Join Date
    Feb 2018
    Last Online
    08-04-2021 @ 06:09 PM
    Location
    -
    Meta-Ethnicity
    -
    Ethnicity
    -
    Ancestry
    -
    Country
    Brazil
    Politics
    -
    Hero
    pulstar
    Religion
    -
    Relationship Status
    -
    Age
    -
    Gender
    Posts
    15,540
    Thumbs Up
    Received: 7,957
    Given: 57,209

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Token View Post
    É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.
    Qual é a percentagem de genes holandeses em media nos nordestinos? Eu não acho que seja tanto a ponto de influenciar o fenótipo

  8. #8
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2018
    Last Online
    03-13-2024 @ 09:41 AM
    Ethnicity
    Not White
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    2,977
    Thumbs Up
    Received: 2,495
    Given: 884

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Token View Post
    É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.
    Talvez haja uma diferença bruta no tipo indígena de fato. Nisso, não só a própria taxonomia indígena mas a mescla étnica causou esse efeito. O fato de serem "todos Tupis" é muito genérico (tal como serem todos Eslavos ou todos Semitas) e muito provavelmente os Tupinambás podem ter traços próprios.

    Ou, em uma outra hipótese, isso pode advir dos Tapuias e não dos Tupis, que eram mais rústicos e não se misturavam.

  9. #9
    Banned
    Join Date
    Jun 2014
    Last Online
    02-13-2024 @ 02:18 PM
    Location
    In the absence of omnipresent
    Ethnicity
    Brazilian
    Ancestry
    Diverse
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Taxonomy
    North Pontid-Iranid-Faelid
    Politics
    Pragmathic
    Gender
    Posts
    8,447
    Thumbs Up
    Received: 4,154
    Given: 1,061

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Token View Post
    É possível, índios são predominantemente braquicefálicos em sua totalidade. Porém, a ancestralidade ameríndia não é maior no Nordeste do que em São Paulo, ou no Mato Grosso. Por quE o crânio braquicefálico é tão predominante no Nordeste mas não nesses outros estados? Esse é o problema com essa teoria.
    É? E o que o índice cefálico que é uma medida das laterais do crânio tem a ver com o topo?

  10. #10
    Veteran Member Token's Avatar
    Join Date
    Feb 2015
    Last Online
    Today @ 01:47 AM
    Ethnicity
    Andean highlander
    Country
    Bolivia
    Gender
    Posts
    7,051
    Thumbs Up
    Received: 7,328
    Given: 2,699

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jolsonaro View Post
    Qual é a percentagem de genes holandeses em media nos nordestinos? Eu não acho que seja tanto a ponto de influenciar o fenótipo
    Ainda não há nenhum estudo abordando esse assunto, mas o Nordeste tem uma maior incidência de haplogrupos tipicamente norte-europeus que o resto do país, com excessão do Sul. Se me recordo, a porcentagem de haplogrupo I1 é 6% maior no Nordeste que em Portugal e o resto do país. No sul há um excesso de 15%.

Page 1 of 10 12345 ... LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 58
    Last Post: 05-09-2023, 04:34 PM
  2. Replies: 1
    Last Post: 10-07-2018, 01:09 AM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •