Page 9 of 91 FirstFirst ... 56789101112131959 ... LastLast
Results 81 to 90 of 910

Thread: Porque apenas o lado negro e africano do Brasil é mostrado no exterior?

  1. #81
    Banned
    Join Date
    Jan 2019
    Last Online
    01-23-2019 @ 05:55 PM
    Ethnicity
    Canarian
    Country
    Canary Islands
    Gender
    Posts
    93
    Thumbs Up
    Received: 65
    Given: 1

    2 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Sebastianus Rex View Post
    Talvez não tenhas bem a perspectiva comparativa mas claramente a imagem que deixa para um extrangeiro é precisamente de uma sociedade muito segregada socialmente e por inerência racialmente (tendo em conta a demografia racial do país). Não acho normal que um país de maioria parda/mulata existam shoppings (os de maior poder aquisitivo) onde praticamente só se vê brancos, enquanto noutros quase não se vê brancos. Claro que é reflexo de um apartheid social. E essa realidade ninguém me desmente porque vi com os meus próprios olhos. Não estou a emitir quaisquer juízo de valor, estou apenas a relatar a realidade que vi.

    Nunca vi muitos brancos em bairros pobres ou periféricos para ser sincero, em bairros de classe média-baixa (algo como classe C) ainda sim em número significativo, m as s daí para baixo não.

    Eu atirei 5% para o conjunto do norte e nordeste, mas mesmo em cidades como Natal, Fortaleza, Salvador, Recife etc...não creio que tenha visto uma percentagem de brancos muito superior. Fora das zonas mais nobres vê-se muito poucos brancos. Agora isto também vai do que cada um entende como branco e como é obvio as minhas estimativas são fruto do olhómetro, nada têm de científico.

    Falei com imensa gente de ancestralidade directa europeia, sem grandes raízes coloniais, ou pelo menos era o que me contavam...
    Dificilmente se pode contar o Brasil como um país de ''maioria mulata'' lol. A impressão que sua narrativa passa é que em cada esquina existem sujeitos como Ronaldinhos e similares. lol A maioria é certamente miscigenada, mas em diferentes gradações e não só Euro + SSA, para começo de conversa. O Brasileiro médio é por volta de 70/20/10 euro, ssa e ameríndio. Boa parte do nordeste sequer possui população mulata/negra considerável.

    Bem, grandes cidades não são os lugares mais representativos da população de um país (nem toda a França é como Paris, por exemplo), visitar alguns bairros nobres e periferias de Natal, Recife, Salvador e concluir que o Nordeste inteiro é formado por uma minoria de brancos que domina uma maioria de mulatos não é lá uma metodologia muito científica. Não sou do nordeste e sequer tenho qualquer relação com a região, mas já fui muitas vezes a trabalho e é definitivamente uma das regiões brasileiras mais distorcidas por olhar externo. Se tens um fenótipo sul-europeu dificilmente será visto como estrangeiro ou mesmo apenas como ''brasileiro rico'' no nordeste. Se até indivíduos que são puramente europeus como a Ivete Sangaloo podem ser encontrados nas classes baixas do nordeste, não é nada raro encontrar muitos indivíduos acima de 70-80% Euro, ainda que não seja a maioria. Inclusive, há mesmo traços de ancestralidade norte-europeia no sertão do nordeste, reminiscente do período colonial holandês.

    Mas concordo com seu ponto sobre as classes sociais em certo sentido, existe disparidade racial no Brasil, mas não segregação. São coisas diferentes.

    Eu estimaria que as classes A e B são uns 80-90% fenotipicamente brancas, classe C (maioria da população) por volta de 40-50% e as classes D e E por volta de 20% brancas. Mas é claro que existe variação regional.

    Classe E de Santa Catarina será diferente da classe E de Manaus que será diferente da classe E do Rio. A primeira será mais branca, a segunda mais cabocla e mesmo ameríndia (sim, existem ameríndios assimilados semi-puros que se declaram ''pardos'' no censo) e a terceira predominantemente mulata/negra.

  2. #82
    Banned
    Join Date
    Sep 2017
    Last Online
    07-23-2019 @ 10:22 PM
    Ethnicity
    Brasiliensium
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    845
    Thumbs Up
    Received: 625
    Given: 346

    0 Not allowed!

    Default

    A contribuição africana no Brasil é realmente superestimada em muitas vertentes, eu não digo geneticamente. Ouvi de professor que feijoada foi um prato inventado por escravos que ficavam com o restante dos alimentos, assim como já ouvi que o Carnaval (sua origem é o período festivo onde os católicos - embora não seja um feriado cristão - aproveitavam para festarem antes dos 40 dias de quaresma), há sentido, por isso tal ocorre em fevereiro/março e termina na Páscoa. Há uma série de fatos, expressões, vestimentas, pratos e costumes que são creditados aos africanos - embora não o são - quanto a demografia, isso não acontece só aqui, os equatorianos também têm essa fama (com exceção nos países vizinhos e Espanha), ao final das contas penso que isso tudo se deve aos times que vão representar em copas, o Brasil só tinha o goleiro Alisson na equipe titular que não era mulato.

  3. #83
    Banned
    Join Date
    Jun 2018
    Last Online
    03-24-2019 @ 04:29 AM
    Ethnicity
    brazilian
    Country
    Brazil
    Religion
    atheist
    Gender
    Posts
    940
    Thumbs Up
    Received: 97
    Given: 2

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Sebastianus Rex View Post
    Sim claro, o sonho de qualquer turista estrangeiro quando viaja para o Brasil é ir direito a São Paulo.

    Imbecil, além do "turismo" de negócios qual é o turismo que tem São Paulo ?

    E além disso, estar a chamar à segunda cidade Brasileira (que foi capital até 1960, continua a ser culturalmente a mais relevante e é o cartão de visita do Brasil para o mundo) de periferia é idiótico. As outras são o quê ? Aldeias ?
    Estou falando em questão de viver no Brasil não turismo, além do q a referência cultural dentro do Brasil e são paulo não o Rio desde música, gírias, televisão! O q os estrangeiros pensam não significa nada para os brasileiros dentro do brasil

  4. #84
    Banned
    Join Date
    Jan 2019
    Last Online
    01-23-2019 @ 05:55 PM
    Ethnicity
    Canarian
    Country
    Canary Islands
    Gender
    Posts
    93
    Thumbs Up
    Received: 65
    Given: 1

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by lisarb View Post
    Estou falando em questão de viver no Brasil não turismo, além do q a referência cultural dentro do Brasil e são paulo não o Rio desde música, gírias, televisão!
    Falso, minha família é na maior parte do interior de São Paulo, mas isso não é verdade. Existe uma competição entre Rio e São Paulo pela predominância cultural no Brasil (infelizmente, já que ambos são duas grandes bostas). São Paulo é um estado que tem que ser sangrado, só gerou merda para esse país (politicamente falando). Aliás, Sudeste do Brasil reúne uma oligarquia podre que tem que ser demolida.

  5. #85
    Senior Member bjnorl's Avatar
    Join Date
    Nov 2018
    Last Online
    11-16-2023 @ 11:03 PM
    Ethnicity
    mixed
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    339
    Thumbs Up
    Received: 77
    Given: 5

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Sebastianus Rex View Post
    T
    Eu atirei 5% para o conjunto do norte e nordeste, mas mesmo em cidades como Natal, Fortaleza, Salvador, Recife etc...não creio que tenha visto uma percentagem de brancos muito superior. Fora das zonas mais nobres vê-se muito poucos brancos. Agora isto também vai do que cada um entende como branco e como é obvio as minhas estimativas são fruto do olhómetro, nada têm de científico.
    O Brasil tem 206 milhões de habitantes 27 estados... 5.565 mil municípios no total.... ai a pessoa visita umas 10 cidades e tira suas conclusões ali. Claro que tem cidade que tem poucas pessoas brancas. Outras não. Tem de tudo. Os brancos descendente de europeus são maioria na elite do Brasil e na América Latina. Isso é em todos os países latinos ( infelizmente). Por terem a maior fatia do bolo da elite é normal que estejam mais presentes em lugares nobres. O Brasil têm desigualdade racial e não segregação racial. É raro ver médicos negros no Brasil por questões históricas e bla bla bla... mas segregação racial é outra coisa. É como se existisse uma lei que proibisse negros de cursar medicina. Nenhuma raça no Brasil tem é impedida de fazer alguma coisa . Se não consegue fazer é pela desigualdade racial e não segregação. Segregação seria impedir negros de ir a escola, cursar faculdade.

  6. #86
    I was blind but now I see
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    Sebastianus Rex's Avatar
    Join Date
    Oct 2011
    Last Online
    04-10-2024 @ 03:48 AM
    Ethnicity
    Portuguese
    Country
    Portugal
    Gender
    Posts
    10,330
    Thumbs Up
    Received: 8,666
    Given: 5,623

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by lisarb View Post
    Estou falando em questão de viver no Brasil não turismo, além do q a referência cultural dentro do Brasil e são paulo não o Rio desde música, gírias, televisão! O q os estrangeiros pensam não significa nada para os brasileiros dentro do brasil
    Irrelevante no contexto de ataque mesquinho que estavas mais uma vez a fazer aos Portugueses. Expats temporários que trabalham para multinacionais, é natural que hajam mais em SP, que é o motor económico do Brasil onde estão localizadas mais empresas.

    A realidade é que para visitar ninguém quer saber de SP, que é para qualuer pessoa com o minímo de se sentido estético, uma cidade horrorosa. Quem vai, vai por obrigação ou por dinheiro.

    Falando de projeção internacional o Rio é amplamente superior, pelos melhores e piores motivos.

  7. #87
    Veteran Member Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"


    Join Date
    Oct 2013
    Last Online
    Today @ 09:05 AM
    Ethnicity
    British and Colombian
    Country
    Wales
    Gender
    Posts
    74,351
    Thumbs Up
    Received: 26,240
    Given: 43,791

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by bjnorl View Post
    O Brasil tem 206 milhões de habitantes 27 estados... 5.565 mil municípios no total.... ai a pessoa visita umas 10 cidades e tira suas conclusões ali. Claro que tem cidade que tem poucas pessoas brancas. Outras não. Tem de tudo. Os brancos descendente de europeus são maioria na elite do Brasil e na América Latina. Isso é em todos os países latinos ( infelizmente). Por terem a maior fatia do bolo da elite é normal que estejam mais presentes em lugares nobres. O Brasil têm desigualdade racial e não segregação racial. É raro ver médicos negros no Brasil por questões históricas e bla bla bla... mas segregação racial é outra coisa. É como se existisse uma lei que proibisse negros de cursar medicina. Nenhuma raça no Brasil tem é impedida de fazer alguma coisa . Se não consegue fazer é pela desigualdade racial e não segregação. Segregação seria impedir negros de ir a escola, cursar faculdade.
    Mas por que e tao raro procurar-se medicos negros no Brasil, dado que la populacao negra e elevada no pais e a escravidao acabou ha dois seculos? Nao obstante, essa distincao entre desigualdade racial e segregacao racial sim entendo ate certo ponto: nao ha tantos enclavos etnicos nem de guettos negros, nem de Chinatowns, Little Italies, Japantowns etc. como existem e.g. nos Estados Unidos. No Brasil, se tem dinheiro, mora num bairro rico. Se nao tem dinheiro, mora num bairro pobre, e ja.

  8. #88
    Banned
    Join Date
    Jun 2018
    Last Online
    03-24-2019 @ 04:29 AM
    Ethnicity
    brazilian
    Country
    Brazil
    Religion
    atheist
    Gender
    Posts
    940
    Thumbs Up
    Received: 97
    Given: 2

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Comocudostrouxas View Post
    Falso, minha família é na maior parte do interior de São Paulo, mas isso não é verdade. Existe uma competição entre Rio e São Paulo pela predominância cultural no Brasil (infelizmente, já que ambos são duas grandes bostas). São Paulo é um estado que tem que ser sangrado, só gerou merda para esse país (politicamente falando). Aliás, Sudeste do Brasil reúne uma oligarquia podre que tem que ser demolida.
    Quase todas as emissoras tem sede em SP e medem sua audiência a partir dela, sertanejo e música de SP todas as gírias famosas vem de sp

  9. #89
    Banned
    Join Date
    Jun 2018
    Last Online
    03-24-2019 @ 04:29 AM
    Ethnicity
    brazilian
    Country
    Brazil
    Religion
    atheist
    Gender
    Posts
    940
    Thumbs Up
    Received: 97
    Given: 2

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tooting Carmen View Post
    Mas por que e tao raro procurar-se medicos negros no Brasil, dado que la populacao negra e elevada no pais e a escravidao acabou ha dois seculos? Nao obstante, essa distincao entre desigualdade racial e segregacao racial sim entendo ate certo ponto: nao ha tantos enclavos etnicos nem de guettos negros, nem de Chinatowns, Little Italies, Japantowns etc. como existem e.g. nos Estados Unidos. No Brasil, se tem dinheiro, mora num bairro rico. Se nao tem dinheiro, mora num bairro pobre, e ja.
    Tem mais negros na Colômbia, e a maioria dos negros não tem estudos no brasil

  10. #90
    I was blind but now I see
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    Sebastianus Rex's Avatar
    Join Date
    Oct 2011
    Last Online
    04-10-2024 @ 03:48 AM
    Ethnicity
    Portuguese
    Country
    Portugal
    Gender
    Posts
    10,330
    Thumbs Up
    Received: 8,666
    Given: 5,623

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Comocudostrouxas View Post
    Dificilmente se pode contar o Brasil como um país de ''maioria mulata'' lol. A impressão que sua narrativa passa é que em cada esquina existem sujeitos como Ronaldinhos e similares. lol A maioria é certamente miscigenada, mas em diferentes gradações e não só Euro + SSA, para começo de conversa. O Brasileiro médio é por volta de 70/20/10 euro, ssa e ameríndio. Boa parte do nordeste sequer possui população mulata/negra considerável.

    Bem, grandes cidades não são os lugares mais representativos da população de um país (nem toda a França é como Paris, por exemplo), visitar alguns bairros nobres e periferias de Natal, Recife, Salvador e concluir que o Nordeste inteiro é formado por uma minoria de brancos que domina uma maioria de mulatos não é lá uma metodologia muito científica. Não sou do nordeste e sequer tenho qualquer relação com a região, mas já fui muitas vezes a trabalho e é definitivamente uma das regiões brasileiras mais distorcidas por olhar externo. Se tens um fenótipo sul-europeu dificilmente será visto como estrangeiro ou mesmo apenas como ''brasileiro rico'' no nordeste. Se até indivíduos que são puramente europeus como a Ivete Sangaloo podem ser encontrados nas classes baixas do nordeste, não é nada raro encontrar muitos indivíduos acima de 70-80% Euro, ainda que não seja a maioria. Inclusive, há mesmo traços de ancestralidade norte-europeia no sertão do nordeste, reminiscente do período colonial holandês.

    Mas concordo com seu ponto sobre as classes sociais em certo sentido, existe disparidade racial no Brasil, mas não segregação. São coisas diferentes.

    Eu estimaria que as classes A e B são uns 80-90% fenotipicamente brancas, classe C (maioria da população) por volta de 40-50% e as classes D e E por volta de 20% brancas. Mas é claro que existe variação regional.

    Classe E de Santa Catarina será diferente da classe E de Manaus que será diferente da classe E do Rio. A primeira será mais branca, a segunda mais cabocla e mesmo ameríndia (sim, existem ameríndios assimilados semi-puros que se declaram ''pardos'' no censo) e a terceira predominantemente mulata/negra.
    Eu escrevi de maioria parda/mulata, ou seja, não branca. Acho que não estou incorrecto, até porque uma percentagem razoável dos brasileiros brancos são mestiços. De qualquer forma não sou particularmente purista, se alguém se identifica como branco e é predominantemente branco para mim é branco...mesmo que genéticamente seja mais complicado.

    20% de brancos nas classes D e E ? Com toda a humildade, não estou a ver como.

    Bem contados, brancos brancos no Brasil inteiro não deverão ser mais de 30-35%.

    Mas reitero, existe sem dúvida um grau de subjectividade elevado nos conceitos que estamos a discutir.

Page 9 of 91 FirstFirst ... 56789101112131959 ... LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 9
    Last Post: 01-27-2019, 04:04 PM
  2. Replies: 5
    Last Post: 01-25-2018, 05:09 AM
  3. Guerra Civil. Que lado prefieres
    By pinguino in forum España
    Replies: 2
    Last Post: 01-05-2013, 03:20 AM
  4. Building Exterior Trademark Rights
    By Osweo in forum Law & Concepts
    Replies: 2
    Last Post: 09-22-2011, 02:14 AM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •