Page 1 of 11 12345 ... LastLast
Results 1 to 10 of 110

Thread: Brancos da Região Sudeste:

  1. #1
    Veteran Member Catarinense1998's Avatar
    Join Date
    Nov 2017
    Last Online
    04-13-2024 @ 09:33 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Santa Catarina
    Y-DNA
    E-M81 (E1b1b1b)
    mtDNA
    K1a
    Religion
    Roman Catholic
    Gender
    Posts
    10,218
    Thumbs Up
    Received: 5,529
    Given: 1,986

    0 Not allowed!

    Default Brancos da Região Sudeste:

    Recentemente, minha tia viajou para Ouro Preto (MG), para conhecer a cidade. Eu perguntei a ela se tinha muitos brancos lá - sim eu perguntei -, e ela me disse que viu muitos entre a população local. Isso me deixou muito confuso. Eu sei que São Paulo e Minas Gerais receberam muitos imigrantes europeus (o primeiro mais italiano, e o segundo mais português), mas, eu tenho a tendência de caracterizá-los como dois estados pardos.

    De acordo com dados, o estado de São Paulo recebeu 70% de todos os imigrantes italianos no Brasil. Em 1916, perto de 35% da população da cidade de São Paulo era formado por imigrantes/filhos de imigrantes italianos. O número total chega à cifra de 1.078.437 imigrantes italianos só em São Paulo, até o ano de 1920. Eu sei que SP também recebeu muitos espanhóis, alemães, japoneses, etc.

    Já os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, foram os portugueses os mais numerosos. Os estados também receberam outros grupos (italianos, por exemplo), mas eu quero focar naqueles mais numerosos.

    Minha pergunta é a seguinte: Quais as regiões dentro do Sudeste com altas porcentagens de populações brancas? Vocês que moram aí, me falem um pouco sobre o estado do RJ (tirando a cidade), o interior de SP, Minas Gerais (estado gigante, então deve ter muitas diferenças), e Espírito Santo (nunca ouvi nada sobre isso). A cidade do Rio tem muitos pardos e negros, mas, o mesmo é valido para o estado do RJ inteiro?

  2. #2
    Junior Member Fernando Torres's Avatar
    Join Date
    Sep 2018
    Last Online
    01-24-2022 @ 11:01 AM
    Location
    São Paulo
    Meta-Ethnicity
    Mediterranean
    Ethnicity
    Iberian-Brazilian
    Ancestry
    Portugal. Spain. Some Middle Eastern Maybe.
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Politics
    Freedom
    Religion
    Roman Catholicism
    Age
    21
    Gender
    Posts
    56
    Thumbs Up
    Received: 25
    Given: 29

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Catarinense1998 View Post
    Recentemente, minha tia viajou para Ouro Preto (MG), para conhecer a cidade. Eu perguntei a ela se tinha muitos brancos lá - sim eu perguntei -, e ela me disse que viu muitos entre a população local. Isso me deixou muito confuso. Eu sei que São Paulo e Minas Gerais receberam muitos imigrantes europeus (o primeiro mais italiano, e o segundo mais português), mas, eu tenho a tendência de caracterizá-los como dois estados pardos.

    De acordo com dados, o estado de São Paulo recebeu 70% de todos os imigrantes italianos no Brasil. Em 1916, perto de 35% da população da cidade de São Paulo era formado por imigrantes/filhos de imigrantes italianos. O número total chega à cifra de 1.078.437 imigrantes italianos só em São Paulo, até o ano de 1920. Eu sei que SP também recebeu muitos espanhóis, alemães, japoneses, etc.

    Já os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, foram os portugueses os mais numerosos. Os estados também receberam outros grupos (italianos, por exemplo), mas eu quero focar naqueles mais numerosos.

    Minha pergunta é a seguinte: Quais as regiões dentro do Sudeste com altas porcentagens de populações brancas? Vocês que moram aí, me falem um pouco sobre o estado do RJ (tirando a cidade), o interior de SP, Minas Gerais (estado gigante, então deve ter muitas diferenças), e Espírito Santo (nunca ouvi nada sobre isso). A cidade do Rio tem muitos pardos e negros, mas, o mesmo é valido para o estado do RJ inteiro?
    "Eu sei que São Paulo e Minas Gerais receberam muitos imigrantes europeus (o primeiro mais italiano, e o segundo mais português), mas, eu tenho a tendência de caracterizá-los como dois estados pardos."
    Está precisando passar menos tempo no The Apricity e viajar mais.

  3. #3
    Veteran Member Catarinense1998's Avatar
    Join Date
    Nov 2017
    Last Online
    04-13-2024 @ 09:33 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Santa Catarina
    Y-DNA
    E-M81 (E1b1b1b)
    mtDNA
    K1a
    Religion
    Roman Catholic
    Gender
    Posts
    10,218
    Thumbs Up
    Received: 5,529
    Given: 1,986

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Fernando Torres View Post
    "Eu sei que São Paulo e Minas Gerais receberam muitos imigrantes europeus (o primeiro mais italiano, e o segundo mais português), mas, eu tenho a tendência de caracterizá-los como dois estados pardos."
    Está precisando passar menos tempo no The Apricity e viajar mais.
    O estados de São Paulo e Minas Gerais não são majoritariamente pardos? Eu sei que existem muitos brancos ali, mas, maioria branca?

    Eu já tive muita vontade de sair de Santa Catarina e conhecer outros lugares pelo Brasil, mas, depois de tanto tempo isolado aqui, eu meio que fiz desse isolacionismo um motivo de orgulho. Só sairei da ilha depois de morto.

  4. #4
    Banned
    Join Date
    Feb 2019
    Last Online
    10-01-2022 @ 12:19 PM
    Location
    Gomeslandia
    Meta-Ethnicity
    Romance - Native Brazilian - Celtic - North African - Mediterranean - African
    Ethnicity
    Coruscantian
    Country
    Brazil
    Hero
    Dom Pedro II
    Gender
    Posts
    5,935
    Thumbs Up
    Received: 2,702
    Given: 85

    0 Not allowed!

    Default

    Eu pensava que o Espírito Santo era de maioria italiana. Pelo oq sei os brancos de lá não são ibéricos, mas na verdade de origem diversa. Ja vi em algum canto que 65% da população do Estado tem ascendencia italiana, oq achei bastante assustador pra um Estado acima do Rio de Janeiro. O interior deles também tem um bom número de alemães pomeranos até com língua própria. Provavelmente só Vitória deve ser íberica, imagino uma capital estilo Rio de Janeiro.

  5. #5
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2018
    Last Online
    03-13-2024 @ 09:41 AM
    Ethnicity
    Not White
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    2,977
    Thumbs Up
    Received: 2,495
    Given: 884

    3 Not allowed!

    Default

    O interior de SP e as regiões ricas da cidade de SP somadas com boa parte do ABC são de maioria branca.

    Ocorre que a capital tem gente de todo lado do país, e por motivos óbvios tem áreas de maioria parda assim como áreas de maioria branca. O mesmo ocorre em certas cidades de Grande SP, como Diadema, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, etc.

    Isso significa que se você trabalhar com uma divisão de 50-50 na população de SP (Interior x Capital), a maioria é branca porque mesmo que a capital seja literalmente dividida no meio, as regiões do ABC e o Interior alavancam pra cima os números.

    No caso de Minas, a maior concentração de imigração Italiana foi no sul do estado. Se você for pro norte, lá a maioria é parda.

  6. #6
    Veteran Member Catarinense1998's Avatar
    Join Date
    Nov 2017
    Last Online
    04-13-2024 @ 09:33 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Santa Catarina
    Y-DNA
    E-M81 (E1b1b1b)
    mtDNA
    K1a
    Religion
    Roman Catholic
    Gender
    Posts
    10,218
    Thumbs Up
    Received: 5,529
    Given: 1,986

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Chaos One View Post
    O interior de SP e as regiões ricas da cidade de SP somadas com boa parte do ABC são de maioria branca.

    Ocorre que a capital tem gente de todo lado do país, e por motivos óbvios tem áreas de maioria parda assim como áreas de maioria branca. O mesmo ocorre em certas cidades de Grande SP, como Diadema, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, etc.

    Isso significa que se você trabalhar com uma divisão de 50-50 na população de SP (Interior x Capital), a maioria é branca porque mesmo que a capital seja literalmente dividida no meio, as regiões do ABC e o Interior alavancam pra cima os números.

    No caso de Minas, a maior concentração de imigração Italiana foi no sul do estado. Se você for pro norte, lá a maioria é parda.
    Muito boa a resposta. Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, são majoritariamente brancos? E se essas cidades são majoritariamente brancas, então, o é pelo fato da imigração italiana? Eu sempre pensei que a imigração italiana para São Paulo (estado) teve um caráter bem urbano.

  7. #7
    Veteran Member Catarinense1998's Avatar
    Join Date
    Nov 2017
    Last Online
    04-13-2024 @ 09:33 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Santa Catarina
    Y-DNA
    E-M81 (E1b1b1b)
    mtDNA
    K1a
    Religion
    Roman Catholic
    Gender
    Posts
    10,218
    Thumbs Up
    Received: 5,529
    Given: 1,986

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tenma de Pegasus View Post
    Eu pensava que o Espírito Santo era de maioria italiana. Pelo oq sei os brancos de lá não são ibéricos, mas na verdade de origem diversa. Ja vi em algum canto que 65% da população do Estado tem ascendencia italiana, oq achei bastante assustador pra um Estado acima do Rio de Janeiro. O interior deles também tem um bom número de alemães pomeranos até com língua própria. Provavelmente só Vitória deve ser íberica, imagino uma capital estilo Rio de Janeiro.
    ES recebeu pomeranos, italianos, mas ninguém quase fala do ES; então, meio que que fica esquecido. Os membros portugueses falaram que Vitória lembra muito algumas cidades portuguesas.

  8. #8
    Banned
    Join Date
    Sep 2017
    Last Online
    07-23-2019 @ 10:22 PM
    Ethnicity
    Brasiliensium
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    845
    Thumbs Up
    Received: 625
    Given: 346

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Chaos One View Post
    O interior de SP e as regiões ricas da cidade de SP somadas com boa parte do ABC são de maioria branca.

    Ocorre que a capital tem gente de todo lado do país, e por motivos óbvios tem áreas de maioria parda assim como áreas de maioria branca. O mesmo ocorre em certas cidades de Grande SP, como Diadema, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, etc.

    Isso significa que se você trabalhar com uma divisão de 50-50 na população de SP (Interior x Capital), a maioria é branca porque mesmo que a capital seja literalmente dividida no meio, as regiões do ABC e o Interior alavancam pra cima os números.

    No caso de Minas, a maior concentração de imigração Italiana foi no sul do estado. Se você for pro norte, lá a maioria é parda.
    Tive o privilégio de conhecer todo o Estado de SP, minha impressão é que a RMSP é predominantemente parda, assim como o litoral paulista (talvez, exceto pelo litoral norte), acrescentaria também a Região Metropolitana de Campinas.

    Ao contrário do senso comum, a região mais nordestina de S.P não é São Paulo ou Carapicuíba, mas Hortolândia e Sumaré, na RMC.

    RMC é bem diversa neste sentido, cidades como Piracicaba e Americana lembram muito as cidades do Sul do Brasil, enquanto Hortolândia e Sumaré parecem uma extensão do Nordeste.

    Sorocaba, Itapetininga, Bauru, Assis, Botucatu, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto não perdem em nada para as cidades paranaenses.

    Quote Originally Posted by Tenma de Pegasus View Post
    Eu pensava que o Espírito Santo era de maioria italiana. Pelo oq sei os brancos de lá não são ibéricos, mas na verdade de origem diversa. Ja vi em algum canto que 65% da população do Estado tem ascendencia italiana, oq achei bastante assustador pra um Estado acima do Rio de Janeiro. O interior deles também tem um bom número de alemães pomeranos até com língua própria. Provavelmente só Vitória deve ser íberica, imagino uma capital estilo Rio de Janeiro.
    Espírito Santo não tem segredo, a zona litorânea onde mora a maioria da população é predominantemente trirracial, a região serrana é predominantemente européia.
    Last edited by Bolsonaro2018; 04-30-2019 at 04:52 PM.

  9. #9
    Veteran Member Catarinense1998's Avatar
    Join Date
    Nov 2017
    Last Online
    04-13-2024 @ 09:33 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Santa Catarina
    Y-DNA
    E-M81 (E1b1b1b)
    mtDNA
    K1a
    Religion
    Roman Catholic
    Gender
    Posts
    10,218
    Thumbs Up
    Received: 5,529
    Given: 1,986

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Bolsonaro2018 View Post
    Tive o privilégio de conhecer todo o Estado de SP, minha impressão é que a RMSP é predominantemente parda, assim como o litoral paulista (talvez, exceto pelo litoral norte), acrescentaria também a Região Metropolitana de Campinas.

    Ao contrário do senso comum, a região mais nordestina de S.P não é São Paulo ou Carapicuíba, mas Hortolândia e Sumaré, na RMC.

    RMC é bem diversa neste sentido, cidades como Piracicaba e Americana lembram muito as cidades do Sul do Brasil, enquanto Hortolândia e Sumaré parecem uma extensão do Nordeste.

    Sorocaba, Itapetininga, Bauru, Assis, Botucatu, Presidente Prudente, São José dos Campos e Ribeirão Preto não perdem em nada para as cidades paranaenses.



    Espírito Santo não tem segredo, a zona litorânea onde mora a maioria da população é predominantemente trirracial, a região serrana é predominantemente européia.
    Eu achei que só a cidade de SP que tinha recebido muitos nordestinos. Pelo visto, eles se espalharam por todo o estado.

  10. #10
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2018
    Last Online
    03-13-2024 @ 09:41 AM
    Ethnicity
    Not White
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    2,977
    Thumbs Up
    Received: 2,495
    Given: 884

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Catarinense1998 View Post
    Muito boa a resposta. Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, são majoritariamente brancos? E se essas cidades são majoritariamente brancas, então, o é pelo fato da imigração italiana? Eu sempre pensei que a imigração italiana para São Paulo (estado) teve um caráter bem urbano.
    Sim, o Interior de SP junto do Sul de Minas teve uma imigração italiana muito forte principalmente para trabalhar no cultivo de café. Fora que nesses locais ainda havia um contingente de outras ondas imigratórias como Americanos, Suíços, Holandeses, Alemães, etc. Essas populações se mesclaram com os Coloniais Brancos que viviam por ali já.

Page 1 of 11 12345 ... LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Pergunta pra portugueses e brancos brasileiros
    By Tooting Carmen in forum Portugal
    Replies: 58
    Last Post: 09-06-2023, 10:02 PM
  2. Replies: 3
    Last Post: 01-22-2019, 09:45 PM
  3. Replies: 19
    Last Post: 11-23-2018, 05:46 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •