Page 15 of 15 FirstFirst ... 51112131415
Results 141 to 144 of 144

Thread: Ancestry in Brazil. Maps made with latest recopilation study

  1. #141
    Banned
    Join Date
    Feb 2019
    Last Online
    10-01-2022 @ 12:19 PM
    Location
    Gomeslandia
    Meta-Ethnicity
    Romance - Native Brazilian - Celtic - North African - Mediterranean - African
    Ethnicity
    Coruscantian
    Country
    Brazil
    Hero
    Dom Pedro II
    Gender
    Posts
    5,935
    Thumbs Up
    Received: 2,702
    Given: 85

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Sasaolo68 View Post
    Até onde eu sei a região do Sertão e do Cerrado da Bahia chegou a fazer parte de Pernambuco durante a tentativa de Independência do estado e eu acredito que seja área mais semelhante com o resto do Nordeste.

    O resto do estado da Bahia possui uma cultura bem diferente dos outros estados do Nordeste. Como o Tutankâmon afirmou, eu conheço alguns cearenses e alguns deles realmente não gostam de serem confundidos com Baianos, Paraibanos ou com outros nordestinos.


    Enviado de meu SM-A105M usando o Tapatalk
    Talvez eles não gostam porque sabem que o Ceará não tem nada a ver culturalmente ou racialmente com a Bahia. Isso acarreta no espírito do cearense ser altamente elétrico/desesperado/agitado/impaciente ou afobado/avexado no idioma daqui de fala veloz em quanto o baiano tem estereótipo de ser lento e calmo por exemplo.

    Nordestinos em geral também não gostam de serem chamados Paraíba e mesmo assim a Paraíba é bem querida aqui.

    Então, talvez não seja um ódio aos baianos.
    Last edited by Tenma de Pegasus; 08-10-2021 at 10:17 PM.

  2. #142
    Veteran Member Tutankhamun's Avatar
    Join Date
    Sep 2020
    Last Online
    03-31-2024 @ 02:49 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Ancestry
    Portuguese (North and Azores) Italian (Veneto) Native and SSA minor
    Country
    Brazil
    Region
    Sao Paulo
    Gender
    Posts
    2,034
    Thumbs Up
    Received: 1,745
    Given: 749

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Tenma de Pegasus View Post
    Nossa... não posso nem confirmar nem desconfirmar se a gente faz isso. Já vi cearenses falando mal e bem da Bahia, minha família gosta, só acha a parte do litoral/Salvador bem alien, porém linda. Mas o sertão baiano é mais parecido com os outros estados do Nordeste.
    Sim, e foi mais por parte da minha família que mora ai e alguns locais também.

  3. #143
    Viscount of Sabugosa
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    Etelfrido's Avatar
    Join Date
    Jul 2023
    Last Online
    @
    Location
    Hy-Brasil
    Meta-Ethnicity
    Chimera
    Ethnicity
    Frankenstein's Creature
    Ancestry
    Elwetritsch
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Südatlantid/Pamp(as)id
    Gender
    Posts
    934
    Thumbs Up
    Received: 710
    Given: 660

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Latinus View Post
    That is true. That would make some paulistas/paulistanos on the web less arrogant, since many are Italian wannabe, despite the fact that the capital received tons of terrones that are genetically less western/northern than Iberians and Polentones.
    Extremely few people make that distinction in real life and even fewer outside Italy. Furthermore, many Italian-Brazilians don't even know which region their antenati came from.

    I don't see any problem with that and I don't know why you do as it's not the first time you show your hatred for Southern Italians. Some of them became really influential people in Brazil, maybe even more than Northern Italians in a proportional level.

    Quote Originally Posted by Latinus View Post
    Eles falam da ascendência italiana como se fosse algo super exótico para a América Latina, quando os italianos, culturalmente e geneticamente (em genética mais os norte italianos, que são próximos dos ibéricos, os terrones são majoritariamente East Med e mais próximos de gregos insulares e libaneses) falando, são primos dos ibéricos, e portugueses e espanhóis formam o grosso do elemento euro ao sul do Rio Grande/Bravo.

    Se querem se gabar, deveriam inventar que são descendentes de quatrocentões, mas é aquilo, chique no Brasil é ter sobrenome não ibérico, e quatrocentões são mais portugueses que qualquer outra coisa.
    Apesar dos Italianos serem muito próximos aos outros Europeus Meridionais, isso não invalida que eles ainda são de certo modo exóticos à América Latina como um todo. E caso não sejam, qual o problema em ter orgulho de suas raízes?

  4. #144
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    Estava lendo o thread aqui e vi que muita gente relatou haver uma diferença grande das populações do litoral/capitais para o interior dos estados, e isso é verdade. É impressionante o quanto o Brasil varia não só de uma grande região para outra, mas dentro dos próprios estados.

    Esse estudo abaixo, que já foi discutido aqui nesse fórum anos atrás, foi feito principalmente com dados coletados no Rio Grande do Sul, como o mapa do meio mostra (cada ponto é a cidade onde foram coletadas informações). Sim, o estudo é um pouco antigo (2014, acho), mas coloco aqui porque é um dos poucos que você consegue encontrar dados coletados nas cidades do interior de um modo geral.



    Dá pra notar claras diferenças, por exemplo: Interior de São Paulo e cidade de São Paulo; Sudoeste Gaúcho e restante do Rio Grande do Sul; Sul da Bahia/Sertão Baiano e Salvador; dentro de Minas, também se nota algumas diferenças.

    Não sei com relação aos outros estados, mas em São Paulo, quase todos os estudos que são feitos tomam dados coletados na capital. Esse foi um dos poucos estudos que eu achei que não se confinou à capital, por exemplo.
    Attached Thumbnails Attached Thumbnails Click image for larger version. 

Name:	1920px-Geographic_ancestry_distribution_of_Brazil.jpg 
Views:	2 
Size:	36.0 KB 
ID:	126047  

Page 15 of 15 FirstFirst ... 51112131415

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Maps of Immigration Brazil
    By Tenma de Pegasus in forum Brazil
    Replies: 131
    Last Post: 01-24-2023, 02:41 AM
  2. Maps which I made for various TA Users
    By Robocop in forum Anthropology
    Replies: 381
    Last Post: 04-08-2022, 07:27 PM
  3. Replies: 101
    Last Post: 06-24-2020, 02:32 PM
  4. Replies: 101
    Last Post: 11-17-2017, 11:33 PM
  5. Replies: 0
    Last Post: 10-03-2017, 05:57 AM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •