Results 1 to 2 of 2

Thread: A presença de escravos no interior de Portugal

  1. #1
    Member
    Join Date
    Nov 2019
    Last Online
    03-08-2024 @ 02:13 PM
    Ethnicity
    Portuguese
    Country
    United States
    Gender
    Posts
    177
    Thumbs Up
    Received: 111
    Given: 5

    0 Not allowed!

    Default A presença de escravos no interior de Portugal

    Nos últimos anos tenho feito uma pesquisa sobre a minha árvore genealógica, utilizando os registos paroquiais que se encontram na Torre do Tombo, e tenho ajudado alguns familiares com as árvores deles. Um segundo primo meu, também nascido dos Estados Unidos pediu-me que o ajudasse a fazer uma pesquisa do lado da mãe dele. Fiquei surpreendido quando encontrei que no registo batismal do tetravô de 1827, que mãe dele era natural do Vila Rica nas Minas Gerais no Brasil. Com o nome pouco vulgar de Inocência, não foi muito difícil encontrar o registo dela nos arquivos Brasileiros. No inicio pensei que talvez ela teria sido filha de colonos regressados, mas quando encontramos o registo dela da Vila Rica vimos que nasceu em 1806 filha duma escrava crioula e pai incógnito. Não sabemos quando entrou em Portugal, apenas que casou-se em Portugal 1825 e teve o primeiro filho poucos meses depois.

    Isto não seria surpreendente se teria acontecido em Lisboa, na Madeira ou mesmo Lagos onde já vi muitos registos com nomes de escravos, mas isto foi na pequena aldeia de Abrã, localizada no distrito de Santarém. Nos registos esta mulata foi dada o nome de "Mineira" em vez do apelido dos Santos. Ela teve três filhos, morrendo no parto do último. Dos dois filhos que sobreviveram houve 7 filhos e 47 netos. Não sabemos quantos bisnetos porque apenas consultamos os registos paroquias anteriores a 1911.

    Noutra pequena aldeia da região, Malhou, também encontrei registos de escravos, mas estes nascidos em Malhou. Em 14 de Fevereiro de 1707 foi batizado "Manoel filho de Inês Maria, mulher preta escrava de João Henriques". Em 1717 ainda estava residente no Malhou esta escrava teve uma filha, chamada Thereza. Em ambos casos o pai e incógnito, mas o dono aparece como padrinho. Neste ultimo registo, nota se que ele era "Capitão". No caso desta escrava não fiz nenhuma pesquisa sobre os descendentes, mas achei interessante que mesmo numa pequena aldeia longe de Lisboa haviam escravos negros. E seria interessante ver se os filhos tiveram descendentes e deixaram um pequeno legado na genético nesta aldeia.

  2. #2
    Veteran Member luc2112's Avatar
    Join Date
    Dec 2018
    Last Online
    02-22-2024 @ 03:33 AM
    Ethnicity
    America Southern Cone
    Ancestry
    portuguese, italian, german
    Country
    Brazil
    Region
    Parana
    Politics
    One that works
    Gender
    Posts
    7,303
    Thumbs Up
    Received: 2,779
    Given: 208

    0 Not allowed!

    Default

    Seria SSA colonial acredito que muitos poucos retornaram. No Brasil, a 1° Opção de imigrante/colono europeu era uma branca. 2° Opção india livre que também aconteceu com holandeses na ocupação do nordeste, Minas Gerias não havia ameríndio então faz sentido.

    Os Brasileiros autodeclarados brancos com maior porcentagem Euro marcam o ameríndio como outra raça. Rio de Janeiro autodeclarados brancos SSA/Amerindio de forma igual para parte não Euro.

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 65
    Last Post: 02-18-2024, 07:48 PM
  2. Queijos de Portugal/Cheeses of Portugal
    By Rouxinol in forum Portugal
    Replies: 17
    Last Post: 12-24-2021, 02:12 AM
  3. how to find interior designer
    By MarkCross in forum Off-topic
    Replies: 1
    Last Post: 04-24-2020, 07:20 AM
  4. Interior Designer thread
    By Wildland in forum Architecture
    Replies: 1
    Last Post: 05-19-2018, 12:18 PM
  5. Interior Ministry to probe ban of far-right NPD
    By European blood in forum Politics & Ideology
    Replies: 2
    Last Post: 11-25-2011, 08:40 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •