Page 4 of 5 FirstFirst 12345 LastLast
Results 31 to 40 of 43

Thread: Quais são os estados brasileiros mais culturalmente semelhantes entre si?

  1. #31
    Viscount of Sabugosa
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    Etelfrido's Avatar
    Join Date
    Jul 2023
    Last Online
    @
    Location
    Hy-Brasil
    Meta-Ethnicity
    Chimera
    Ethnicity
    Frankenstein's Creature
    Ancestry
    Elwetritsch
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Südatlantid/Pamp(as)id
    Gender
    Posts
    934
    Thumbs Up
    Received: 712
    Given: 660

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Eu consigo notar um pouco de cada sotaque do Brasil (falando de forma bem generalizada) no sotaque dos brasilienses. Às vezes parece um nordestino, às vezes um mineiro, às vezes um paulistano e por aí vai.

    Só acho engraçado que não parece o carioca, mesmo todo o funcionarismo público do Rio (que era o DF até 1960) tendo se movido para lá.
    A semelhança que percebo entre o sotaque Brasiliense e o Carioca (e em comum também com o de quase todo país à exceção do Sul e São Paulo) é o R gutural antes de consoantes e ao final de palavras.

  2. #32
    Senior Member Generalissimo's Avatar
    Join Date
    Aug 2021
    Last Online
    Yesterday @ 01:57 AM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    300
    Thumbs Up
    Received: 130
    Given: 87

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Etelfrido View Post
    A semelhança que percebo entre o sotaque Brasiliense e o Carioca (e em comum também com o de quase todo país à exceção do Sul e São Paulo) é o R gutural antes de consoantes e ao final de palavras.
    Realmente a semelhança é a pronuncia fricativa do /r/ em posição de coda contudo a diferença é que no sotaque carioca há a ocorrência da fricativa velar o que não ocorre na maioria dos estados do país os quais favorecem a fricativa glotal que é tida como mas suave como essa famosa reportagem do Jornal Hoje aponta (aos 3:37):


  3. #33
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 82
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Generalissimo View Post
    Mas tal sotaque ainda é comum entre os "millennials" da região ou você faz parte de um ínfima minoria que ainda preserva?
    Eu já vi gente nova com esse sotaque mais caipira, mas a maioria fala com aquele jeito de paulistano. E não necessariamente só aqui na região. Conheço gente do Norte do Paraná (que é uma região de influência paulista forte) que fala "paulistanês", também (quando eles deveriam falar com algum dialeto caipira de lá ou de alguma região paulista ali próxima). Já vi até gente de Curitiba falando assim (ou quase assim, com aquele sotaque característico deles praticamente sumindo). Não sei o porquê, mas o pessoal nascido de 2000 para cá tem essa tendência. Acredito que seja influência dessas mídias sociais que eles não largam por nada desde criança (que fazem o papel da televisão para a gente que nasceu nos anos 80 e 90).

    Uma coisa que eu reparei é que, como eu tenho o sotaque bem forte ainda, às vezes vejo o pessoal mais novo puxando um pouco para o meu dialeto (não sei se inconscientemente) quando ficam muito tempo conversando comigo. E, claro, já vi gente tentando imitar meu jeito de falar, de forma bem grosseira e engraçada.

  4. #34
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 82
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    Aliás, eu tenho notado esse enfraquecimento desses dialetos mais característicos nas gerações mais novas (não só aqui em São Paulo). O pessoal que eu conheço do Sul (principalmente da região serrana do Rio Grande do Sul) tem o sotaque bem mais "fraco" se comparado com as gerações mais velhas.

  5. #35
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 82
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Generalissimo View Post
    Realmente a semelhança é a pronuncia fricativa do /r/ em posição de coda contudo a diferença é que no sotaque carioca há a ocorrência da fricativa velar o que não ocorre na maioria dos estados do país os quais favorecem a fricativa glotal que é tida como mas suave como essa famosa reportagem do Jornal Hoje aponta (aos 3:37):

    É engraçado que o Rio, que foi durante muitas décadas a capital e meio que o "modelo" do Brasil nunca tenha conseguido influenciar de maneira concreta os dialetos do país (tirando talvez o capixaba e a região ali de Juiz de Fora, em Minas), mesmo na época do rádio. Lembrando que, até um tempo atrás, muitos linguistas consideravam a norma culta do dialeto carioca como a pronúncia padrão e mais "correta" do português no Brasil, sendo considerado meio que o exemplo a ser seguido.

    Falo do rádio porque esse veículo teve uma importância cultura avassaladora até a difusão da televisão a partir dos anos 50. O grande número de torcedores de times cariocas por todo o país (especialmente no Nordeste) se dá ao fato das transmissões das partidas dos clubes cariocas para os outros estados nesse período.

  6. #36
    Member
    Join Date
    Mar 2023
    Last Online
    Today @ 03:59 PM
    Ethnicity
    Flathead
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    151
    Thumbs Up
    Received: 52
    Given: 75

    0 Not allowed!

    Default

    Dizem que o sotaque carioca influenciou na palatalização do ti/di em outros lugares.
    Quote Originally Posted by Richmondbread View Post
    No, it really isn't. That doesn't measure your body fat and anyone knows this. It was created by Jews and only works for small Chinese females. You can have a "healthy" BMI and be too fat or vice versa.
    Quote Originally Posted by Gallop View Post
    What are you saying, that man is ugly for Spain. It does not look Spanish at all.

  7. #37
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 11:35 AM
    Meta-Ethnicity
    Latin-American, Romance.
    Ethnicity
    7/8 Colonial Baiano, 1/8 Portuguese.
    Ancestry
    (BR) Recôncavo & Agreste (PT) Aveiro & Ílhavo.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,750
    Thumbs Up
    Received: 3,422
    Given: 4,234

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Aliás, eu tenho notado esse enfraquecimento desses dialetos mais característicos nas gerações mais novas (não só aqui em São Paulo). O pessoal que eu conheço do Sul (principalmente da região serrana do Rio Grande do Sul) tem o sotaque bem mais "fraco" se comparado com as gerações mais velhas.
    Até aqui no Nordeste, eu mesmo tenho bastante pouco sotaque, só falo "Oxente", "Oxe", ao inves de "Comendo" falo "Comeno", ou as vezes pronuncio palavras como "Barbante" como "Barbanti", mas muito menos que meus avós e bisavós, acredito q com o tempo quase todo o Brasil vai acabar falando algo parecido com o "Brasiliense" do DF, acredito que principalmente pela difusão desde do governo Vargas de uma identidade muito mais "nacional" do que "regional", com bandeiras estaduais sendo até proibidas como formas de evitar nacionalismo regionais intra-brasilicos, ou mesmo as músicas MPB/Rock Brasileiro/Bossa Nova que simplesmente moldaram as ultimas gerações dessa terra, que tinham seu centro cultural nos 3 grandes polos da Bahia, Rio De Janeiro, e menos influentemente São Paulo/Distrito Federal, que eram mais centros econômicos que como consequência acabaram influenciando culturalmente o resto do país, dos 100 maiores artistas brasileiros segundo a Rolling Stone 70 eram da Bahia, RJ ou SP, e mesmo os que eram de outras regiões cantavam canções de origem sotero-carioca/litoranêa, do top 10 todos são fluminenses, baianos ou capixabas, regiões que são todas falantes da variantes meridional do Brasil, e bem parecidas em formação, que quase que criaram um português brasileiro "padrão", com as variantes antes prestigiadas como o Caipira, o Gaúcho e o Nordestino perdendo espaço nacional e cada vez mais sendo influenciado pelos mesmos.
    Last edited by Jingle Bell; 02-27-2024 at 06:51 PM.
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  8. #38
    Bateman DraviXi99's Avatar
    Join Date
    Sep 2022
    Last Online
    05-11-2024 @ 11:11 PM
    Ethnicity
    Roman
    Ancestry
    Veneto,Lombardia,Sicilia
    Country
    Italy
    Region
    Tuscany
    Taxonomy
    Schizopid + Delusionoid + Minor Hallucidid
    Politics
    Ave Caesar
    Hero
    Caesar
    Age
    18
    Gender
    Posts
    1,810
    Thumbs Up
    Received: 446
    Given: 2,364

    0 Not allowed!

    Default

    Todo o Centro - Oeste

    Minas Gerais

    São Paulo

    Todos estes dividem um pouco da belíssima cultura caipira.

  9. #39
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 82
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Até aqui no Nordeste, eu mesmo tenho bastante pouco sotaque, só falo "Oxente", "Oxe", ao inves de "Comendo" falo "Comeno", ou as vezes pronuncio palavras como "Barbante" como "Barbanti", mas muito menos que meus avós e bisavós, acredito q com o tempo quase todo o Brasil vai acabar falando algo parecido com o "Brasiliense" do DF, acredito que principalmente pela difusão desde do governo Vargas de uma identidade muito mais "nacional" do que "regional", com bandeiras estaduais sendo até proibidas como formas de evitar nacionalismo regionais intra-brasilicos, ou mesmo as músicas MPB/Rock Brasileiro/Bossa Nova que simplesmente moldaram as ultimas gerações dessa terra, que tinham seu centro cultural nos 3 grandes polos da Bahia, Rio De Janeiro, e menos influentemente São Paulo/Distrito Federal, que eram mais centros econômicos que como consequência acabaram influenciando culturalmente o resto do país, dos 100 maiores artistas brasileiros segundo a Rolling Stone 70 eram da Bahia, RJ ou SP, e mesmo os que eram de outras regiões cantavam canções de origem sotero-carioca/litoranêa, do top 10 todos são fluminenses, baianos ou capixabas, regiões que são todas falantes da variantes meridional do Brasil, e bem parecidas em formação, que quase que criaram um português brasileiro "padrão", com as variantes antes prestigiadas como o Caipira, o Gaúcho e o Nordestino perdendo espaço nacional e cada vez mais sendo influenciado pelos mesmos.
    Não imaginava que no Nordeste essa mudança também estivesse ocorrendo assim tão rápido. Mas pior que é um fenômeno natural essa mudança de dialetos. Os ingleses de hoje não falam igual no século XVIII, por exemplo. Portugal mesmo sofreu uma grande mudança dialetal a partir do século XVIII (por influência francesa).

    O próprio dialeto paulistano de 100 anos atrás é completamente diferente do atual. Também há diferença no dialeto carioca antigo para o de hoje.

  10. #40
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 82
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    O que vocês acham dos capixabas? Se parecem mais com algum vizinho?

    Eu nunca fui ao Espírito Santo, mas já conheci algumas pessoas de lá. Achei que a maioria tinha um sotaque mais parecido com o mineiro do que com o carioca. Eram da capital e arredores.

    Alguns capixabas com sotaque mais parecido com o carioca são o Roberto Carlos (cantor) e o Stênio Garcia, mas como eles são artistas, devem morar no Rio há muitas décadas. A cidade deles fica na parte Sul do estado, então pode ser que tenha mais influência fluminense naquela região, também.

Page 4 of 5 FirstFirst 12345 LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Qual é o país mais próximo culturalmente do Brasil?
    By meninodeengenho in forum Brazil
    Replies: 214
    Last Post: 02-22-2023, 10:54 PM
  2. Replies: 976
    Last Post: 02-19-2023, 04:22 PM
  3. Replies: 7
    Last Post: 02-16-2023, 02:29 AM
  4. Replies: 0
    Last Post: 01-20-2019, 05:51 PM
  5. Replies: 282
    Last Post: 01-18-2017, 11:01 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •