Page 3 of 5 FirstFirst 12345 LastLast
Results 21 to 30 of 43

Thread: Quais são os estados brasileiros mais culturalmente semelhantes entre si?

  1. #21
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    2 Not allowed!

    Default

    Vou começar pelo que eu conheço a fundo e pessoalmente:

    - São Paulo/Paraná/Mato Grosso do Sul (quando falo São Paulo é mais o interior, uma vez que a capital é mais semelhante a outras metrópoles cosmopolitas, dentro e fora do Brasil)

    - Minas eu não colocaria no geral com nenhum porque cada parte lembra um pouco outro estado, já que Minas é meio que o coração do Brasil (claro que tem a parte "mineira" de Minas, mas as divisas lembram os estados vizinhos):

    - Sul de Minas e Triângulo Mineiro/interior de São Paulo/interior de Goiás/Mato Grosso do Sul (Sim, Minas faz divisa com o MS). Fui para a região de Montes Claros (Norte Mineiro) e achei que lá lembra o Sertão Nordestino (o sotaque, o clima/vegetação).

    - O Centro-Oeste no geral eu achei bem parecido com o interior de São Paulo e essas regiões que eu citei de Minas (claro que tendo suas particularidades regionais), menos Brasília e as cidades goianas daquele entorno, que achei mais semelhante com a RMSP (embora não diria que são parecidas).

    Lugares que eu fui pouco:

    - Rio Grande do Sul/Santa Catarina. Conheço pouco (de visitar), mas percebi que tem semelhanças consideráveis. Olhando na internet e conversando com naturais desses locais, só confirmei que realmente são estados parecidos.

    - Nordeste. Viajei para as capitais e cidades do entorno, mas faz muito tempo. Notei que a Bahia (Salvador) era um pouco diferente das outras capitais nordestinas que eu visitei. Não notei diferenças tão significativas entre Natal e Fortaleza, mas já faz mais de 20 anos que visitei essas cidades, então posso estar falando besteira (algum nordestino me corrija se for o caso).

    Nunca fui para o Norte do país, então prefiro nem falar nada.

    Já fui para o Rio e achei aquele lugar diferente de tudo. Nem mesmo cidades litorâneas do Brasil (ou seja, com uma cultura de praia, por exemplo) eu achei alguma semelhança. Nunca fui para Juiz de Fora (em Minas), mas há uma brincadeira que fazem dizendo ser a cidade mais carioca fora do Rio (de fato o sotaque é parecido).

  2. #22
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 06:18 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Acho que Minas seria meio que dividida entre os estados vizinhos. Cada pedacinho lembra um pouco o outro estado fronteiriço.
    Sim, minas é ponto de encontro de quase todas as culturas do Brasil, o Norte e a Bahia, o Triangulo e os Caipiras, pessoal da Serra e do Rio/ES
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  3. #23
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    Vou fazer o contrário agora:

    Qual o estado brasileiro que menos se assemelha a outros estados?

    Difícil essa.

  4. #24
    Viscount of Sabugosa
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    Etelfrido's Avatar
    Join Date
    Jul 2023
    Last Online
    @
    Location
    Hy-Brasil
    Meta-Ethnicity
    Chimera
    Ethnicity
    Frankenstein's Creature
    Ancestry
    Elwetritsch
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Südatlantid/Pamp(as)id
    Gender
    Posts
    934
    Thumbs Up
    Received: 711
    Given: 660

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Vou começar pelo que eu conheço a fundo e pessoalmente:

    - São Paulo/Paraná/Mato Grosso do Sul (quando falo São Paulo é mais o interior, uma vez que a capital é mais semelhante a outras metrópoles cosmopolitas, dentro e fora do Brasil)

    - Minas eu não colocaria no geral com nenhum porque cada parte lembra um pouco outro estado, já que Minas é meio que o coração do Brasil (claro que tem a parte "mineira" de Minas, mas as divisas lembram os estados vizinhos):

    - Sul de Minas e Triângulo Mineiro/interior de São Paulo/interior de Goiás/Mato Grosso do Sul (Sim, Minas faz divisa com o MS). Fui para a região de Montes Claros (Norte Mineiro) e achei que lá lembra o Sertão Nordestino (o sotaque, o clima/vegetação).

    - O Centro-Oeste no geral eu achei bem parecido com o interior de São Paulo e essas regiões que eu citei de Minas (claro que tendo suas particularidades regionais), menos Brasília e as cidades goianas daquele entorno, que achei mais semelhante com a RMSP (embora não diria que são parecidas).

    Lugares que eu fui pouco:

    - Rio Grande do Sul/Santa Catarina. Conheço pouco (de visitar), mas percebi que tem semelhanças consideráveis. Olhando na internet e conversando com naturais desses locais, só confirmei que realmente são estados parecidos.

    - Nordeste. Viajei para as capitais e cidades do entorno, mas faz muito tempo. Notei que a Bahia (Salvador) era um pouco diferente das outras capitais nordestinas que eu visitei. Não notei diferenças tão significativas entre Natal e Fortaleza, mas já faz mais de 20 anos que visitei essas cidades, então posso estar falando besteira (algum nordestino me corrija se for o caso).

    Nunca fui para o Norte do país, então prefiro nem falar nada.

    Já fui para o Rio e achei aquele lugar diferente de tudo. Nem mesmo cidades litorâneas do Brasil (ou seja, com uma cultura de praia, por exemplo) eu achei alguma semelhança. Nunca fui para Juiz de Fora (em Minas), mas há uma brincadeira que fazem dizendo ser a cidade mais carioca fora do Rio (de fato o sotaque é parecido).
    Notou algo de influência Gaúcha no Centro-Oeste? A região foi povoada por Paulistas e Gaúchos (talvez possa-se dizer Sulistas no geral, muitos descendentes de Gaúchos que haviam se mudado para SC e PR) e ouvi falar de algumas pessoas de lá que há um pouco dessa cultura do churrasco, mate, das músicas tradicionalistas etc.


  5. #25
    Viscount of Sabugosa
    Apricity Funding Member
    "Friend of Apricity"

    Etelfrido's Avatar
    Join Date
    Jul 2023
    Last Online
    @
    Location
    Hy-Brasil
    Meta-Ethnicity
    Chimera
    Ethnicity
    Frankenstein's Creature
    Ancestry
    Elwetritsch
    Country
    Brazil
    Taxonomy
    Südatlantid/Pamp(as)id
    Gender
    Posts
    934
    Thumbs Up
    Received: 711
    Given: 660

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Vou fazer o contrário agora:

    Qual o estado brasileiro que menos se assemelha a outros estados?

    Difícil essa.
    O DF? Imagino que sua atmosfera como sede do poder central o faça seja distinta de seus arredores, vide a diferença de PIB per capita para os outros Estados do Centro-Oeste e Minas Gerais. Também acredito que não tenha uma cultura interiorana/sertaneja tão forte.

    Alternativamente, vejo a possibilidade de talvez serem Estados isolados como Roraima e Amapá que ainda por cima fazem fronteira com a Guiana e Guiana Francesa, respectivamente.

  6. #26
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 06:18 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Vou fazer o contrário agora:

    Qual o estado brasileiro que menos se assemelha a outros estados?

    Difícil essa.
    Talvez o Maranhão? Não parece com a cultura nordestina oriental como o Ceará, nem com a parte do MATOPIBA, e apesar da influencia amazônica ainda é muito diferente dos outros países amazônicos, e ainda uma influência Francesa e musicalmente influenciado pelo reggae que vc nao vê mais em lugar algum do Brasil, eles não são muito parecidos com ninguém nem seus próprios vizinhos.

    Quote Originally Posted by Etelfrido View Post
    O DF? Imagino que sua atmosfera como sede do poder central o faça seja distinta de seus arredores, vide a diferença de PIB per capita para os outros Estados do Centro-Oeste e Minas Gerais. Também acredito que não tenha uma cultura interiorana/sertaneja tão forte.

    Alternativamente, vejo a possibilidade de talvez serem Estados isolados como Roraima e Amapá que ainda por cima fazem fronteira com a Guiana e Guiana Francesa, respectivamente.
    Eu acho o DF justo o contrário, por ter sido uma metrópole bem diversa me lembra um pouco de cada parte do Brasil, até o sotaque brasiliense é bem neutro, todo mundo entende muito bem.
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  7. #27
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Etelfrido View Post
    Notou algo de influência Gaúcha no Centro-Oeste? A região foi povoada por Paulistas e Gaúchos (talvez possa-se dizer Sulistas no geral, muitos descendentes de Gaúchos que haviam se mudado para SC e PR) e ouvi falar de algumas pessoas de lá que há um pouco dessa cultura do churrasco, mate, das músicas tradicionalistas etc.

    Eu notei alguma coisa, sim, mas como muita coisa da cultura caipira e gaúcha acaba sendo semelhante, fica difícil, às vezes, traçar essa diferença em locais de influência mista. Uma coisa que notei é com relação ao mate, por exemplo: enquanto é mais tradicional a degustação de mate frio nessas regiões quentes (tererê), o pessoal de origem gaúcha tem o costume de, mesmo no calor, tomar o mate quente (chimarrão).

    Inclusive, curiosamente eu fui para Itu visitar minha família esses dias e conheci uma menina de Rondônia (que é no Norte, na verdade), que não tinha sotaque NENHUM do que eu imaginei para alguém daquele lugar (eu achei que ela era de São Paulo capital, inclusive). Perguntei para ela se ainda tinha muita gente do Sul lá, e ela disse que sim (a família dela era do Paraná, acho).

    Ela pensou que eu era gaúcho por causa do meu sotaque, aliás. Aqui nessa região de São Paulo as vogais são tônicas (leitE quentE) igual nessas áreas de "sotaque típico" do Sul. Porém, eu tenho notado que, tanto aqui quanto no Sul, as gerações mais novas tem perdido rapidamente esse sotaque, como essa menina , que mesmo de família sulista, já não tinha nenhum traço desse dialeto.

    Chega a ser engraçado, mas muita gente do Sul mesmo, principalmente do Norte do Paraná, que já não tem mais aquele sotaque típico que eu falei, me confunde com sulista por causa do jeito que eu falo. São pessoas de, no máximo, 25 anos, já com sotaque completamente diferente das gerações mais velhas. Eu tenho mais de 30 anos, então ainda carrego bem esse jeito de falar das gerações antigas, mas vejo o pessoal mais novo, mesmo lá em Sorocaba (que era famosa pelo sotaque) falar igual paulistano.

  8. #28
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Talvez o Maranhão? Não parece com a cultura nordestina oriental como o Ceará, nem com a parte do MATOPIBA, e apesar da influencia amazônica ainda é muito diferente dos outros países amazônicos, e ainda uma influência Francesa e musicalmente influenciado pelo reggae que vc nao vê mais em lugar algum do Brasil, eles não são muito parecidos com ninguém nem seus próprios vizinhos.



    Eu acho o DF justo o contrário, por ter sido uma metrópole bem diversa me lembra um pouco de cada parte do Brasil, até o sotaque brasiliense é bem neutro, todo mundo entende muito bem.
    Eu consigo notar um pouco de cada sotaque do Brasil (falando de forma bem generalizada) no sotaque dos brasilienses. Às vezes parece um nordestino, às vezes um mineiro, às vezes um paulistano e por aí vai.

    Só acho engraçado que não parece o carioca, mesmo todo o funcionarismo público do Rio (que era o DF até 1960) tendo se movido para lá.

  9. #29
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    O que eu falei lá do sotaque:



    O Herculano é um político famoso lá de Itu (ele é um parente bem distante meu, inclusive). Como eu sou da região, eu tenho dificuldade em notar muitas peculiaridades (já que é meu dialeto padrão, que eu ouço todo dia), mas entendo o porquê de algumas pessoas confundirem com sulista na questão das vogais serem pronunciadas de maneira forte em final de palavra e a não-palatalização de T e D (tia/dia e não "tchia/djia").

  10. #30
    Senior Member Generalissimo's Avatar
    Join Date
    Aug 2021
    Last Online
    Today @ 06:22 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    299
    Thumbs Up
    Received: 130
    Given: 87

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    O que eu falei lá do sotaque:

    O Herculano é um político famoso lá de Itu (ele é um parente bem distante meu, inclusive). Como eu sou da região, eu tenho dificuldade em notar muitas peculiaridades (já que é meu dialeto padrão, que eu ouço todo dia), mas entendo o porquê de algumas pessoas confundirem com sulista na questão das vogais serem pronunciadas de maneira forte em final de palavra e a não-palatalização de T e D (tia/dia e não "tchia/djia").
    Mas tal sotaque ainda é comum entre os "millennials" da região ou você faz parte de um ínfima minoria que ainda preserva?

Page 3 of 5 FirstFirst 12345 LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Qual é o país mais próximo culturalmente do Brasil?
    By meninodeengenho in forum Brazil
    Replies: 214
    Last Post: 02-22-2023, 10:54 PM
  2. Replies: 976
    Last Post: 02-19-2023, 04:22 PM
  3. Replies: 7
    Last Post: 02-16-2023, 02:29 AM
  4. Replies: 0
    Last Post: 01-20-2019, 05:51 PM
  5. Replies: 282
    Last Post: 01-18-2017, 11:01 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •