Results 1 to 5 of 5

Thread: Maior estudo sobre dna brasileiro em todas as regiões!

  1. #1
    Veteran Member zueira's Avatar
    Join Date
    Oct 2020
    Last Online
    Today @ 10:09 PM
    Meta-Ethnicity
    brazilian
    Ethnicity
    brazil
    Country
    Brazil
    Religion
    atheism
    Gender
    Posts
    1,050
    Thumbs Up
    Received: 136
    Given: 3

    0 Not allowed!

    Default Maior estudo sobre dna brasileiro em todas as regiões!

    Texto muito interessante sobre dna dos Estados e regiões do Brasil que segundo o artigo foram testados mais de 260 mil DNA pela genera:
    https://www.terra.com.br/nos/nordest...5rw30iu52.html
    Opiniões sobre as alegações do texto e tb da genera?

  2. #2
    Veteran Member zueira's Avatar
    Join Date
    Oct 2020
    Last Online
    Today @ 10:09 PM
    Meta-Ethnicity
    brazilian
    Ethnicity
    brazil
    Country
    Brazil
    Religion
    atheism
    Gender
    Posts
    1,050
    Thumbs Up
    Received: 136
    Given: 3

    0 Not allowed!

    Default

    Texto com os dados no site da genera:
    https://www.genera.com.br/blog/haplogrupos-linhagens/

  3. #3
    Member Zumbi's Avatar
    Join Date
    Mar 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 08:37 PM
    Ethnicity
    BR
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    183
    Thumbs Up
    Received: 117
    Given: 187

    1 Not allowed!

    Default

    Eu pessoalmente não acho que o estudo representa o Brasil como um todo em ancestralidade,a média europeia é maior do que a vemos tipicamente em outros estudos.
    Por essa estudo a média seria acima de 80% euro(O Genera mistura DNA Euro com judaico e MENA na calculadora).
    Eu pessoalmente não acho que o Brasil como um todo bata 80% euro,creio que só a Região Sul poderia chegar a isso na média geral;o DNA africano sendo 11% me parece muito baixo também,se esse fosse o caso não existira uma população gigante com traços negroides no Brasil(que sabemos que existe e é numerosa).

  4. #4
    Veteran Member zueira's Avatar
    Join Date
    Oct 2020
    Last Online
    Today @ 10:09 PM
    Meta-Ethnicity
    brazilian
    Ethnicity
    brazil
    Country
    Brazil
    Religion
    atheism
    Gender
    Posts
    1,050
    Thumbs Up
    Received: 136
    Given: 3

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Zumbi View Post
    Eu pessoalmente não acho que o estudo representa o Brasil como um todo em ancestralidade,a média europeia é maior do que a vemos tipicamente em outros estudos.
    Por essa estudo a média seria acima de 80% euro(O Genera mistura DNA Euro com judaico e MENA na calculadora).
    Eu pessoalmente não acho que o Brasil como um todo bata 80% euro,creio que só a Região Sul poderia chegar a isso na média geral;o DNA africano sendo 11% me parece muito baixo também,se esse fosse o caso não existira uma população gigante com traços negroides no Brasil(que sabemos que existe e é numerosa).
    Eu não ligo muito pra autossomico prefiro ver os haplogrupos que são bem mais interessantes! O nordeste tem mais de 40% africano pela parte materna! O norte tem mais de 40% nativo, o sul é o unico lugar onde o europeu é mais de 50% no teste!

  5. #5
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    Vou dar meu pitaco sobre o assunto.

    Como eu já falei em vários threads aqui, eu fico sempre com um pé atrás nesses estudos genéticos sobre regiões porque eles geralmente fazem os testes em umas 2 ou 3 cidades de cada estado (quando muito) e jogam para o total da região, e sabemos que as regiões brasileiras não tem população homogênea (nem mesmo o Sul, que tem maioria branca autodeclarada por volta de 70%). Eu mesmo prefiro os poucos estudos que são "quebrados" em pequenas regiões, como aquele de 2013 que fez isso.

    Porém, a maioria dos estudos são feitos em alguns milhares de pessoas (números ínfimos), mas esse aí foi feito em mais de 250 mil pessoas. Então eu vou dar um ponto positivo para ele nesse quesito, já que estudos que se dizem feitos para representar uma população no geral deveriam ser feitos com um número bem alto de pessoas.

    Sobre os resultados do estudo em si, eu concordo com o Zumbi que a porcentagem europeia está muito alta no geral, mas como esse teste foi feito por uma empresa particular, acredito que a maioria dos testados são pelo menos de classe-média, explicando essa elevada porcentagem (além do que ele falou, da mistura de MENA com Europeu)

    A linhagem materna não foge tanto do que eu geralmente vejo por aí, apesar que em outros estudos que eu vi, no Sul a taxa de ancestralidade europeia era maior (não lembro de cabeça, mas era bem acima de 60%), embora os estudos tivessem sido feitos acho que só no Rio Grande do Sul (como eu disse, não se pode levar um estado como o representante da região no geral, ainda mais se o estudo foi realizado em poucas cidades).

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Replies: 9
    Last Post: 03-05-2023, 04:36 PM
  2. Replies: 3
    Last Post: 03-21-2022, 09:52 PM
  3. Replies: 12
    Last Post: 11-21-2020, 11:51 AM
  4. Replies: 0
    Last Post: 10-09-2018, 10:49 PM
  5. Beyoncé maior assassina de todos os tempos!
    By Heather Duval in forum Celebrities
    Replies: 39
    Last Post: 05-18-2018, 04:47 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •