Results 1 to 9 of 9

Thread: Cultures/Ethnic groups of Brazil

  1. #1
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    1 Not allowed!

    Default Cultures/Ethnic groups of Brazil

    A thread for share the many cultures, dialects and traditions of all Brazil, for Brazilians and others persons also interested, since the Pampas gaúchos to the extreme north of Amazonia.







    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  2. #2
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Horse riding is a common practice in the interior of São Paulo state to remember the tropeiro era, when tropeiros moved large herds of livestock from town to town. Some companies organize annual meetings, like this one in Sorocaba:










  3. #3
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Horse riding is a common practice in the interior of São Paulo state to remember the tropeiro era, when tropeiros moved large herds of livestock from town to town. Some companies organize annual meetings, like this one in Sorocaba:









    Acho muito bonito quando as pessoas realmente se esforçam pra manter a própria cultura viva, gostaria que nesse quesito o Nordeste aprendesse com o Sul/Sudeste e tivesse menos vergonha de si próprio.
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  4. #4
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Acho muito bonito quando as pessoas realmente se esforçam pra manter a própria cultura viva, gostaria que nesse quesito o Nordeste aprendesse com o Sul/Sudeste e tivesse menos vergonha de si próprio.
    Eu achava que era comum esse tipo de festival por aí. Vira e mexe eu lia notícias sobre festivais de Vaquejada onde o pessoal até usava roupas típicas, mas talvez seja mais comum em cidades menores.

    Sei que quanto mais forem crescendo as cidades, mais difícil fica para manter essas tradições. Fora a influência externa também, principalmente dos EUA, em alguns segmentos culturais. Por exemplo o uso de jeans, substituindo as calças de couro dos vaqueiros do Nordeste ou o algodão dos tropeiros do Centro-Sul.

  5. #5
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Eu costumo ir muito para Itu (morei muitos anos na cidade, já que a maior parte da minha família é de lá), então eu ia direto no rodeio da cidade. Enquanto muita coisa se mantém de maneira tradicional (algumas provas a cavalo, por exemplo), tem muita coisa que já se perdeu, tipo os shows musicais, que geralmente eram de cantores sertanejo (e, mesmo assim, já não mais de música caipira tradicional), sendo trocados por cantores absolutamente nada a ver com essa cultura. Teve show até do Alok (música eletrônica) no último rodeio, para você ter uma ideia.

    Mesmo nas cavalgadas, você vê que algumas pessoas procuram manter vestimentas mais tradicionais, enquanto outras vão com roupas completamente "normais", que se não fosse o cavalo, você nem imaginaria que estão em cavalgada.








  6. #6
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Eu achava que era comum esse tipo de festival por aí. Vira e mexe eu lia notícias sobre festivais de Vaquejada onde o pessoal até usava roupas típicas, mas talvez seja mais comum em cidades menores.

    Sei que quanto mais forem crescendo as cidades, mais difícil fica para manter essas tradições. Fora a influência externa também, principalmente dos EUA, em alguns segmentos culturais. Por exemplo o uso de jeans, substituindo as calças de couro dos vaqueiros do Nordeste ou o algodão dos tropeiros do Centro-Sul.
    Infelizmente elas estão cada vez menores ou mais assimiladas á cultura Ocidental-Americana, até temos em teoria festas como o São João e a vaquejada de Serrinha que deveriam ser tradicionais, mas não passam de festinhas modernas cheias de Vapes, Vodka, Drogas e já não mais se vê as vestimentas de couro, o milho, a fogueira, os cordeis, nossa cultura está morrendo, e hoje em dia é motivo de ridicularização pelos nossos próprios nordestinos, só consigo me lembrar so trecho de "O tempo não para" - "Transformam o país inteiro num puteiro pois assim se ganha mais dinheiro", e é verdade, hoje em dia nossa sociedade por extinto vira-lata não pode ver um costume americano que já quer fazer igual no Brasil ao invés de preservar a rica cultura que já existe, não sou tão tradicionalista como o Suassuna, globalização tem lá seus benefícios, mas sinto falta das casinhas barrocas que costumava ver no interiores, não me sinto mais brasileiro e sim "brazilian".
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  7. #7
    "Preta, Preta, Pretinha . . ." Jingle Bell's Avatar
    Join Date
    Aug 2022
    Last Online
    Today @ 07:38 PM
    Meta-Ethnicity
    Sertanejo Nordestino, Crioulo, Romance.
    Ethnicity
    Bahian (Agreste & Zona da Mata), Portuguese (Center & North).
    Ancestry
    (BR) Sesmaria de Peixoto Viegas & Recôncavo, (PT) Aveiro, Porto.
    Country
    Brazil
    Y-DNA
    E-L515.
    mtDNA
    L2c4.
    Taxonomy
    Mulatto (Med + Sudanid).
    Hero
    Novos Baianos.
    Gender
    Posts
    3,749
    Thumbs Up
    Received: 3,420
    Given: 4,234

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Camargo View Post
    Eu costumo ir muito para Itu (morei muitos anos na cidade, já que a maior parte da minha família é de lá), então eu ia direto no rodeio da cidade. Enquanto muita coisa se mantém de maneira tradicional (algumas provas a cavalo, por exemplo), tem muita coisa que já se perdeu, tipo os shows musicais, que geralmente eram de cantores sertanejo (e, mesmo assim, já não mais de música caipira tradicional), sendo trocados por cantores absolutamente nada a ver com essa cultura. Teve show até do Alok (música eletrônica) no último rodeio, para você ter uma ideia.

    Mesmo nas cavalgadas, você vê que algumas pessoas procuram manter vestimentas mais tradicionais, enquanto outras vão com roupas completamente "normais", que se não fosse o cavalo, você nem imaginaria que estão em cavalgada.







    Acho belíssima essas cavalgadas, quando as vejo só consigo me lembrar dos bandeirantes e tropeiros rumo ao Sertão, espero que elas estejam salvas do vira-latismo brasileiro de desprezar sua própria cultura.
    More Details about my Bahian & Portuguese ancestry:
    Spoiler!

  8. #8
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    1 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Infelizmente elas estão cada vez menores ou mais assimiladas á cultura Ocidental-Americana, até temos em teoria festas como o São João e a vaquejada de Serrinha que deveriam ser tradicionais, mas não passam de festinhas modernas cheias de Vapes, Vodka, Drogas e já não mais se vê as vestimentas de couro, o milho, a fogueira, os cordeis, nossa cultura está morrendo, e hoje em dia é motivo de ridicularização pelos nossos próprios nordestinos, só consigo me lembrar so trecho de "O tempo não para" - "Transformam o país inteiro num puteiro pois assim se ganha mais dinheiro", e é verdade, hoje em dia nossa sociedade por extinto vira-lata não pode ver um costume americano que já quer fazer igual no Brasil ao invés de preservar a rica cultura que já existe, não sou tão tradicionalista como o Suassuna, globalização tem lá seus benefícios, mas sinto falta das casinhas barrocas que costumava ver no interiores, não me sinto mais brasileiro e sim "brazilian".
    Sim, infelizmente isso acontece em todo o Brasil (ou todo o mundo). O pessoal vai nessas festas tradicionais mais para encher a cara e "pegar mulher".

  9. #9
    Junior Member
    Join Date
    Jul 2022
    Last Online
    04-13-2024 @ 02:07 PM
    Ethnicity
    Mameluco paulista
    Country
    Brazil
    Gender
    Posts
    98
    Thumbs Up
    Received: 81
    Given: 54

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Jingle Bell View Post
    Acho belíssima essas cavalgadas, quando as vejo só consigo me lembrar dos bandeirantes e tropeiros rumo ao Sertão, espero que elas estejam salvas do vira-latismo brasileiro de desprezar sua própria cultura.
    Pelo que eu vejo aqui na região (e no interior de São Paulo no geral, já que eu viajava muito) é o pessoal, mesmo os mais novos, respeitar essas tradições, mesmo que não sejam tão ligados no dia-a-dia.

    Eu tenho amigos que tocam em banda de Heavy Metal, vivenciam mesmo essa cultura headbanger, usando camisa de banda/jaqueta de couro preto etc. mas que quando chega no final de semana, vão pro sitio pescar, andar de cavalo etc. usando chapéu de feltro e camisa de algodão.

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. Who would you rather be out of these ethnic groups?
    By black hole in forum The Lounge
    Replies: 39
    Last Post: 08-22-2022, 05:47 AM
  2. Replies: 10
    Last Post: 04-16-2020, 01:58 PM
  3. Which Germanic Ethnic Groups/Cultures Is Your Most Favorite?
    By Kamal900 in forum European Culture
    Replies: 30
    Last Post: 02-26-2019, 12:37 PM
  4. IQ for ethnic groups in the U.K
    By StonyArabia in forum United Kingdom
    Replies: 16
    Last Post: 06-05-2015, 06:29 PM
  5. What ethnic groups do I look like?
    By The Exiled King in forum Taxonomy
    Replies: 17
    Last Post: 03-19-2012, 08:59 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •