Page 1 of 9 12345 ... LastLast
Results 1 to 10 of 87

Thread: Origem do sotaque brasileiro?

  1. #1
    Il Pensatore Apina's Avatar
    Join Date
    Mar 2012
    Last Online
    12-24-2012 @ 12:09 PM
    Location
    Ticino
    Meta-Ethnicity
    Romance
    Ethnicity
    Italiano, Francese, Svizzero-tedesco
    Country
    Italy
    Taxonomy
    Alpinid + Dinaro-Med
    Age
    24
    Gender
    Posts
    2,208
    Thumbs Up
    Received: 100
    Given: 0

    0 Not allowed!

    Default Origem do sotaque brasileiro?

    Alguém tem algumas teorias/ideias quanto ás origens do sotaque brasileiro (e as mudancas á gramática brasileira - ou seja, a falta de atencao prestada á gramática no portugues brasileiro ).

    As mudancas no sotaque sao simplesmente devido á mistura das línguas (africanas, indígenas, e outros que falaram muitos imigrantes brasileiros e.g. alemao, italiano etc).

    Obrigado e tenho muita vontade para ouvir as vossas opinioes

  2. #2
    Senior Member
    Join Date
    Feb 2012
    Last Online
    05-07-2013 @ 01:52 AM
    Meta-Ethnicity
    N/A
    Ethnicity
    N/A
    Gender
    Posts
    714
    Thumbs Up
    Received: 14
    Given: 0

    0 Not allowed!

    Default

    Estais correto quanto a origem do sotaque brasileiro. A diversidade de timbres de voz e a vivência coletiva e transitória entre brasileiros "nativos" e estrangeiros estabelecidos é a causa. Quanto a falta de respeito à gramática, é fruto principalmente da má educação e a grande riqueza estrutural da língua portuguesa (leia-se: complexidade). O grande problema é a falta de um padrão: um cidadão comum não entenderá bulhufas de um texto com mais de 60 anos de idade (o acordo ortográfico da década de 40 foi bem radical). Vou além: talvez capaz nem de entender textos anteriores ao acordo ortográfico firmado em 1970. Coco era escrito Côco por exêmplo.

    Minha humilde opinião é a de desalento pois tudo só tende a piorar, a melhora econômica tem por única vantagem, na visão do povo, o estímulo ao consumismo materialista. Lamentável.

  3. #3
    Iberian Member Catrau's Avatar
    Join Date
    Jan 2012
    Last Online
    02-12-2020 @ 06:55 PM
    Location
    Thomar
    Meta-Ethnicity
    Celticized Paleo European
    Ethnicity
    Lusitani
    Ancestry
    They are fully "Portuguese" for as many generations as I can go.
    Country
    Portugal
    Taxonomy
    Alpinized West-Med with Cromanid and Baskid influences
    Gender
    Posts
    2,494
    Blog Entries
    1
    Thumbs Up
    Received: 215
    Given: 77

    1 Not allowed!

    Default

    O Darcy Ribeiro acha que esse sotaque é antigo e que surge a partir do momento em que os índios começaram a falar português. Pouco depois foi influenciado também pela chegada dos africanos, essa mistura resultou no sotaque de hoje.
    Também já ouvi uma teoria qualquer de um italobrasileiro a dizer que o sotaque era de origem italiana e se parecia com o sotaque qualquer de uma região do norte da itália, a musicalidade, etc... parvoíce. Os italianos no Brasil precisam estar sempre no centro das atenções, é preciso saber viver com isso .

  4. #4
    Alma portuguesa Damião de Góis's Avatar
    Join Date
    Aug 2009
    Last Online
    04-03-2024 @ 09:57 PM
    Meta-Ethnicity
    Romance
    Ethnicity
    Portuguese
    Country
    Portugal
    Y-DNA
    R1b-DF27
    mtDNA
    J1c1
    Gender
    Posts
    22,320
    Thumbs Up
    Received: 13,747
    Given: 3,217

    0 Not allowed!

    Default

    Não sei mas é uma boa pergunta. Eu poderia fazer uma pergunta semelhante em relação aos diferentes sotaques em Portugal, e também não saberia a resposta.

  5. #5
    Iberian Member Catrau's Avatar
    Join Date
    Jan 2012
    Last Online
    02-12-2020 @ 06:55 PM
    Location
    Thomar
    Meta-Ethnicity
    Celticized Paleo European
    Ethnicity
    Lusitani
    Ancestry
    They are fully "Portuguese" for as many generations as I can go.
    Country
    Portugal
    Taxonomy
    Alpinized West-Med with Cromanid and Baskid influences
    Gender
    Posts
    2,494
    Blog Entries
    1
    Thumbs Up
    Received: 215
    Given: 77

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Alex Delarge View Post
    Não sei mas é uma boa pergunta. Eu poderia fazer uma pergunta semelhante em relação aos diferentes sotaques em Portugal, e também não saberia a resposta.
    Percebo pouco destas coisas mas eu diria que basicamente temos 2 sotaques. Um que aumenta de intensidade para norte e outro que aumenta para sul. Excluindo os Açores e a Madeira vejo as coisas mais ou menos assim. Na verdade se quisermos ser rigorosos é mais complexo do que isto. Parece-me que o centro sofre menos a influência destas duas tendências, em Coimbra não há sotaques, a única coisa é trocar os V pelos B em algumas aldeias da região. Isso não acontece em Tomar mas nas aldeiais há um sotaque que me parece mais aparentado com o Alentejano, mais sulista portanto. Não sei se a génese será histórica mas deve ter a ver com a ocupação do território por gente de diferentes proveniências mas depois essa teoria cai por terra com a reconquista. No final da reconquista o Algarve ficou quase despovoado e entrou em colapso económico será que os poucos "marafados" que ficaram foram suficientes para aguentarem aquele sotaque sulista???
    Nã façe a minime idea!!

  6. #6
    Banned
    Join Date
    Jun 2010
    Last Online
    06-22-2020 @ 07:44 PM
    Meta-Ethnicity
    Iberian
    Ethnicity
    Iberian
    Ancestry
    Beira Alta e Douro
    Country
    Portugal
    Region
    Asturias
    Y-DNA
    E-BY36858
    mtDNA
    H20
    Taxonomy
    Atlantid/Atlantomed + CM
    Hero
    old village folk
    Relationship Status
    In a civil union
    Gender
    Posts
    7,987
    Blog Entries
    1
    Thumbs Up
    Received: 4,263
    Given: 5,005

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Catrau View Post
    Percebo pouco destas coisas mas eu diria que basicamente temos 2 sotaques. Um que aumenta de intensidade para norte e outro que aumenta para sul
    Sim, também acho que isso é verdade, mas tendo em conta que por exemplo na Galiza diz-se muito X nos Ss (nota-se muito no Rajoy), e sempre B nos Vs, e tendo em conta que essas características também são fortes no Norte (nuns locais mais do que outros), leva-me a querer que esse é a origem do sotaque Português. Mas isto tudo se está a perder com o centralismo Lisboeta, até no Porto se ouve "Lisboeta" com muitas poucas diferenças ao da própria cidade.

  7. #7
    Send me $ and I'll place an ad of your choice here 2Cool's Avatar
    Join Date
    Feb 2012
    Last Online
    06-23-2013 @ 09:58 PM
    Meta-Ethnicity
    Romanticized Celtic-Germanic-Aryan master race
    Ethnicity
    Celtiberian
    Gender
    Posts
    1,876
    Thumbs Up
    Received: 40
    Given: 0

    0 Not allowed!

    Default

    O Brasil tem muitos sotaques diferentes. Mas o sotaque neutro (ele que se ouve na tv - ele de São Paulo) tem origem principalmente no sotaque que se falava em Portugal antes de ser influenciado pelo Francês (antes do século XVIII) e nas línguas de outro povos como os Africanos, os povos índicos e os imigrantes (principalmente os Italianos).
    Fernando Pessoa
    "O mar com fim será grego ou romano: O mar sem fim é português."

  8. #8
    Il Pensatore Apina's Avatar
    Join Date
    Mar 2012
    Last Online
    12-24-2012 @ 12:09 PM
    Location
    Ticino
    Meta-Ethnicity
    Romance
    Ethnicity
    Italiano, Francese, Svizzero-tedesco
    Country
    Italy
    Taxonomy
    Alpinid + Dinaro-Med
    Age
    24
    Gender
    Posts
    2,208
    Thumbs Up
    Received: 100
    Given: 0

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Vasconcelos View Post
    Sim, também acho que isso é verdade, mas tendo em conta que por exemplo na Galiza diz-se muito X nos Ss (nota-se muito no Rajoy), e sempre B nos Vs, e tendo em conta que essas características também são fortes no Norte (nuns locais mais do que outros), leva-me a querer que esse é a origem do sotaque Português. Mas isto tudo se está a perder com o centralismo Lisboeta, até no Porto se ouve "Lisboeta" com muitas poucas diferenças ao da própria cidade.
    Concordo com isso. Quando estava no Porto, eu nao percebi muito um sotaque diferente (comparado com o de Lisboa), só nalgumas pessoas (normalmente os velhos homens!), percebi uma diferenca (particularmente nas palavras com sons nasais -ao, -am etc.)
    Acho que diferencas nos sotaques enriquecem muito uma língua. É triste que estes sotaques estejam a desaparecer

    Quanto ao sotaque brasileiro, como um falante estrangeiro de portugues, eu sempre achei que o portugues brasileiro soa como se estrangeiros o estivessem a falar (sem ofender!), como é o caso como alguns dialectos de espanhol em Ámerica Latina. Isto levou-me a considerar que o sotaque brasileiro originou com a mistura das línguas nativas dos imigrantes e dos povos nativos.

  9. #9
    Alma portuguesa Damião de Góis's Avatar
    Join Date
    Aug 2009
    Last Online
    04-03-2024 @ 09:57 PM
    Meta-Ethnicity
    Romance
    Ethnicity
    Portuguese
    Country
    Portugal
    Y-DNA
    R1b-DF27
    mtDNA
    J1c1
    Gender
    Posts
    22,320
    Thumbs Up
    Received: 13,747
    Given: 3,217

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Apina View Post
    Concordo com isso. Quando estava no Porto, eu nao percebi muito um sotaque diferente (comparado com o de Lisboa), só nalgumas pessoas (normalmente os velhos homens!), percebi uma diferenca (particularmente nas palavras com sons nasais -ao, -am etc.)
    Acho que diferencas nos sotaques enriquecem muito uma língua. É triste que estes sotaques estejam a desaparecer
    Do you understand portuguese? If so, listen to the difference between the guy talking (Porto) and the woman interviewer (Lisbon). Should be clear.

    [YOUTUBE]ZwyEmAfNiPo[/YOUTUBE]

  10. #10
    Banned
    Join Date
    Jun 2010
    Last Online
    06-22-2020 @ 07:44 PM
    Meta-Ethnicity
    Iberian
    Ethnicity
    Iberian
    Ancestry
    Beira Alta e Douro
    Country
    Portugal
    Region
    Asturias
    Y-DNA
    E-BY36858
    mtDNA
    H20
    Taxonomy
    Atlantid/Atlantomed + CM
    Hero
    old village folk
    Relationship Status
    In a civil union
    Gender
    Posts
    7,987
    Blog Entries
    1
    Thumbs Up
    Received: 4,263
    Given: 5,005

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Alex Delarge View Post
    Do you understand portuguese? If so, listen to the difference between the guy talking (Porto) and the woman interviewer (Lisbon). Should be clear.
    O Madureira nem tem muito sotaque, se ouvisses os meus tios e a minha avó ias precisar de um tradutor

    E nem estou a brincar muito, é que a minha namorada (Ribatejana de gema) quase não os compreende.

Page 1 of 9 12345 ... LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. A Origem dos Portugueses
    By Damião de Góis in forum Portugal
    Replies: 39
    Last Post: 02-09-2012, 12:20 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •