Page 3 of 9 FirstFirst 1234567 ... LastLast
Results 21 to 30 of 87

Thread: Origem do sotaque brasileiro?

  1. #21
    Banned
    Join Date
    Feb 2013
    Last Online
    07-13-2014 @ 06:42 AM
    Location
    brazil, são paulo, campinas
    Meta-Ethnicity
    brazilian
    Ethnicity
    brazilian pardo
    Ancestry
    brasil
    Religion
    atheist
    Age
    19
    Gender
    Posts
    608
    Thumbs Up
    Received: 106
    Given: 2

    0 Not allowed!

    Default

    desculpem ressuscitar o tópico mas o sotaque brasileiro surgiu ja no seculo 16 esse sotaque provavelmente é o primeiro do brasil mistura de nativos com portugueses:

    a influencia negra no sotaque é baixa são mais nas palavras do que na fala, ainda sim é bem menor do que a indígena, todos meus amigos estrangeiros não entendem nada do que portugueses falam. porque vocês não pronunciam as vogais e falam chiando..

  2. #22
    Banned
    Join Date
    Sep 2010
    Last Online
    11-03-2013 @ 01:24 AM
    Meta-Ethnicity
    .........................
    Ethnicity
    ............................
    Ancestry
    Basse-Normandie, Hessen, Lombardia + Salzburg
    Country
    France
    Taxonomy
    Faelid
    Religion
    ........
    Age
    29
    Gender
    Posts
    1,556
    Thumbs Up
    Received: 26
    Given: 0

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by 2Cool View Post
    O Brasil tem muitos sotaques diferentes. Mas o sotaque neutro (ele que se ouve na tv - ele de São Paulo) tem origem principalmente no sotaque que se falava em Portugal antes de ser influenciado pelo Francês (antes do século XVIII) e nas línguas de outro povos como os Africanos, os povos índicos e os imigrantes (principalmente os Italianos).
    Na verdade, na Tv brasileira existe uma padronização de sotaques. Todos tendem a falar de um jeito parecido. Mas, eu diria que, o sotaque neutro(sem as gírias), seria o carioca. Pelo fato do Rio ter sido capital por séculos e ter a maior leva de imigrantes portugueses no Brasil.

    As nuâncias do sotaque, que variam para cada região, se deve ao fluxo imigratório de vários povos, como: italianos, alemães, franceses, espanhóis, poloneses e a mistura com africanos e índios.

    Em relação à gramática, se deve, de fato, a complexidade do idioma e a falta de instrução do povo
    Last edited by Laubach; 05-01-2013 at 10:28 AM.

  3. #23
    Banned
    Join Date
    Sep 2010
    Last Online
    11-03-2013 @ 01:24 AM
    Meta-Ethnicity
    .........................
    Ethnicity
    ............................
    Ancestry
    Basse-Normandie, Hessen, Lombardia + Salzburg
    Country
    France
    Taxonomy
    Faelid
    Religion
    ........
    Age
    29
    Gender
    Posts
    1,556
    Thumbs Up
    Received: 26
    Given: 0

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by istripador View Post
    desculpem ressuscitar o tópico mas o sotaque brasileiro surgiu ja no seculo 16 esse sotaque provavelmente é o primeiro do brasil mistura de nativos com portugueses:

    a influencia negra no sotaque é baixa são mais nas palavras do que na fala, ainda sim é bem menor do que a indígena, todos meus amigos estrangeiros não entendem nada do que portugueses falam. porque vocês não pronunciam as vogais e falam chiando..
    De acordo com à Wikipédia, a cidade de Piracicaba foi fundada em 1767, séc. XVIII, portanto esse sotaque não poderia ser o primeiro.

    O modo de falar "chiando" é como os cariocas falam e também o costume de não pronunciar as vogais.

    Esse sotaque de Piracicaba eu não entendi bulhufas.

    Sobre o sotaque português, o de Lisboa eu entendo perfeitamente o do Porto, já tive mais dificuldade para entender.

    Lembro que, certa vez, viajando pela TAP, eu conseguia entender melhor o comandante, quando ele falava em espanhol do que em português. No final do vôo, pedi para conhecer a cabine do avião( eu tenho esse hábito) e comecei a conversar com ele e me disse que era de Trás-os-Montes, logo entendi o porque não compreendia muito bem o sotaque dele

  4. #24
    Banned
    Join Date
    Feb 2013
    Last Online
    07-13-2014 @ 06:42 AM
    Location
    brazil, são paulo, campinas
    Meta-Ethnicity
    brazilian
    Ethnicity
    brazilian pardo
    Ancestry
    brasil
    Religion
    atheist
    Age
    19
    Gender
    Posts
    608
    Thumbs Up
    Received: 106
    Given: 2

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Laubach View Post
    De acordo com à Wikipédia, a cidade de Piracicaba foi fundada em 1767, séc. XVIII, portanto esse sotaque não poderia ser o primeiro.

    O modo de falar "chiando" é como os cariocas falam e também o costume de não pronunciar as vogais.

    Esse sotaque de Piracicaba eu não entendi bulhufas.

    Sobre o sotaque português, o de Lisboa eu entendo perfeitamente o do Porto, já tive mais dificuldade para entender.

    Lembro que, certa vez, viajando pela TAP, eu conseguia entender melhor o comandante, quando ele falava em espanhol do que em português. No final do vôo, pedi para conhecer a cabine do avião( eu tenho esse hábito) e comecei a conversar com ele e me disse que era de Trás-os-Montes, logo entendi o porque não compreendia muito bem o sotaque dele
    cara eu disse que esse é o primeiro sotaque do brasil é assim que se falava em são paulo a 150 anos atrás mas sobreviveu no interior do estado de são paulo provavelmente e o sotaque mais conhecido do país e estereotipado, o sotaque carioca é o padrão da rede globo mas as outras emissoras o sotaque é o paulistano que segundo pesquisas o povo do brasil acha que é o mais correto do país!!

  5. #25
    Banned
    Join Date
    Sep 2010
    Last Online
    11-03-2013 @ 01:24 AM
    Meta-Ethnicity
    .........................
    Ethnicity
    ............................
    Ancestry
    Basse-Normandie, Hessen, Lombardia + Salzburg
    Country
    France
    Taxonomy
    Faelid
    Religion
    ........
    Age
    29
    Gender
    Posts
    1,556
    Thumbs Up
    Received: 26
    Given: 0

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by istripador View Post
    cara eu disse que esse é o primeiro sotaque do brasil é assim que se falava em são paulo a 150 anos atrás mas sobreviveu no interior do estado de são paulo provavelmente e o sotaque mais conhecido do país e estereotipado, o sotaque carioca é o padrão da rede globo mas as outras emissoras o sotaque é o paulistano que segundo pesquisas o povo do brasil acha que é o mais correto do país!!
    150 anos atrás é séc. XIX, já havia sotaques no Brasil antes desse. Os sotaques se originaram no período colonial.

    Eu creio que o mais estereotipado seja o nordestino. O sotaque "caipira" de São Paulo é comum no interior de Minas Gerais e no Paraná, mas da Bahia pra cima é tudo a mesma coisa. Todo mundo sabe que é nordestino, só não acerta o estado. Agora o do Rio é único.

    O que menos têm na rede globo, nos dias de hoje, são cariocas.

    E as pesquisas refletem o que a maioria está acostumada a ouvir, grande parte das pessoas que trabalham com tv são de Sp. Mas, não significa que seja o "correto" ou o mais "próximo" do português de Portugal

  6. #26
    Banned
    Join Date
    Feb 2013
    Last Online
    07-13-2014 @ 06:42 AM
    Location
    brazil, são paulo, campinas
    Meta-Ethnicity
    brazilian
    Ethnicity
    brazilian pardo
    Ancestry
    brasil
    Religion
    atheist
    Age
    19
    Gender
    Posts
    608
    Thumbs Up
    Received: 106
    Given: 2

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Laubach View Post
    150 anos atrás é séc. XIX, já havia sotaques no Brasil antes desse. Os sotaques se originaram no período colonial.

    Eu creio que o mais estereotipado seja o nordestino. O sotaque "caipira" de São Paulo é comum no interior de Minas Gerais e no Paraná, mas da Bahia pra cima é tudo a mesma coisa. Todo mundo sabe que é nordestino, só não acerta o estado. Agora o do Rio é único.

    O que menos têm na rede globo, nos dias de hoje, são cariocas.

    E as pesquisas refletem o que a maioria está acostumada a ouvir, grande parte das pessoas que trabalham com tv são de Sp. Mas, não significa que seja o "correto" ou o mais "próximo" do português de Portugal
    não cara esse é o primeiro sotaque conhecido do brasil já havia documentos do seculo 16 falando sobre esse jeito de falar, os sotaques de minas, parana, sul, centro oeste se desenvolveram a partir desse sotaque caipira as TV de são paulo falam no dialeto paulistano, o padrão da globo fala com o sotaque do sul do rio de janeiro, chamada padrão da globo mas o povo acha que o sotaque paulistano é o "correto" no brasil não existe esse conceito de mais próximo de Portugal o sotaque deles pouco importa para um brasileiro a maioria dos brasileiros nunca ouviram um português falar, lembre-se que a cidade de são paulo é a mais importante e rica do país o poder de influencia é muito grande sobre o país

  7. #27
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    0 Not allowed!

    Default

    Não há um único sotaque brasileiro. Existem muitos, e muito diferentes entre si. Então é difícil dizer que há uma só razão. Existem várias, a variedade é resultado de complexos e vários fatores, inclusive evolução histórica de cada lugar, impacto de imigrantes, etc.

    Tão grande é a variação que pessoas do interior do estado de São Paulo, por exemplo, e que não vivem longe da região metropolitana da cidade de São Paulo, têm um sotaque muito diferente dos habitantes da cidade. O Rio, que não fica longe de São Paulo, também tem sotaque muito diferente ao de São Paulo, tanto o da cidade como o do interior do estado de São Paulo, com marcadas diferenças em termos de maneirismos, maneira de se comportar, etc.

    Esse paulistano aqui (paulistano é o natural da cidade de São Paulo), conhecido pelo apelido de "Thunderbird", tem uma maneira muito paulistana de falar e de se comportar (é o homem com óculos no vídeo abaixo):



    O carioca Alexandre Frota, de outro lado, é um típico carioca (natural do Rio), incluído aí o jeito "malandro" (http://en.wikipedia.org/wiki/Malandragem) :



    No Nordeste do Brasil, os naturais de Paraíba/Pernambuco são conhecidos como "gente arretada", por conta da maneira de ser e falar mais "quente" e "explosiva". Esse dramaturgo, o Ariano Suassuna, paraibano típico, tem maneira de falar bem própria daquelas bandas:



    Eduardo Bueno, por outro lado, é um típico gaúcho, natural do estado do Rio Grande do Sul (ele é um jornalista muito conhecido por seus livros sobre a história do Brasil, e é conhecido também por conta da sua paixão pelo Grêmio, time de futebol de Porto Alegre):



    O Carlos Drummond de Andrade, poeta famoso, natural de Minas Gerais, tem o sotaque e jeito bem típicos de Minas (mais introvertido, melancólico, fechado). No vídeo abaixo ele lê um dos seus poemas mais famosos, o "E agora, José?":



    Carlos Drummond de Andrade sendo entrevistado (em uma das raras entrevistas que concedeu):



    Outro sotaque bem típico é o do estado do Ceará, no Norteste do Brasil. Abaixo, um vídeo com o sotaque do Ceará, ele conta a história do Padre Cícero, figura religiosa do Ceará, e um símbolo da cultura popular daquela região.



    Existem muitos outros exemplos, devendo ser notado que há variação também entre as diversas classes sociais.
    Last edited by curupira; 05-06-2013 at 08:52 PM.

  8. #28
    Veteran Member
    Join Date
    Mar 2011
    Last Online
    11-06-2016 @ 10:36 PM
    Ethnicity
    Brazilian
    Country
    Brazil
    Region
    Minas Gerais
    Gender
    Posts
    5,615
    Thumbs Up
    Received: 4,467
    Given: 3,569

    0 Not allowed!

    Default

    ............

  9. #29
    Iberian Menber Lusos's Avatar
    Join Date
    Feb 2013
    Last Online
    10-12-2016 @ 03:53 PM
    Meta-Ethnicity
    Iberian
    Ethnicity
    Portuguese
    Ancestry
    Portuguese.(Porto/Tomar/Viseu/Lisboa)
    Country
    Portugal
    Gender
    Posts
    3,204
    Thumbs Up
    Received: 1,792
    Given: 1,603

    0 Not allowed!

    Default

    Vejam la se entendem.
    Não há Pais nenhum(Ou se houver são poucos) onde a pronuncia seja uniforme para toda a Região.
    Num Pais pequeno como Portugal, nota-se logo diferença na pronuncia assim que se sai de Lisboa.E só chegar a Setúbal.(Pertinho)
    Em Viseu por exemplo;chiam de tal maneira que por vezes ate assobiam.

  10. #30
    Banned
    Join Date
    Jun 2010
    Last Online
    06-22-2020 @ 07:44 PM
    Meta-Ethnicity
    Iberian
    Ethnicity
    Iberian
    Ancestry
    Beira Alta e Douro
    Country
    Portugal
    Region
    Asturias
    Y-DNA
    E-BY36858
    mtDNA
    H20
    Taxonomy
    Atlantid/Atlantomed + CM
    Hero
    old village folk
    Relationship Status
    In a civil union
    Gender
    Posts
    7,987
    Blog Entries
    1
    Thumbs Up
    Received: 4,263
    Given: 5,005

    0 Not allowed!

    Default

    Quote Originally Posted by Lusos View Post
    Em Viseu por exemplo;chiam de tal maneira que por vezes ate assobiam.
    Não é só em Viseu, há zonas no "resto do norte" de Portugal onde isso também acontece, por exemplo no Alto Minho, em zonas rurais. Os Galegos, por exemplo, também o fazem.

Page 3 of 9 FirstFirst 1234567 ... LastLast

Thread Information

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Similar Threads

  1. A Origem dos Portugueses
    By Damião de Góis in forum Portugal
    Replies: 39
    Last Post: 02-09-2012, 12:20 PM

Bookmarks

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •